Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por Andre Mauricio »

Tinha umas chapas de balsa aqui em casa e uma vontade de construir algo novo. Sem inventar moda, decidi por um Ugly Stick, mas dessa vez com vontade de caprichar.

Inicialmente vou utilizar um motor que dá 2.2kg de empuxo, girando uma 12x6 com 3s. O manual pede um ESC de 45A, mas é um componente que gosto que trabalhe com uma boa folga, então uso de 50A. Não sei se esse conjunto vai entregar um bom desempenho, talvez tenha que partir para um motor maior e/ou uma 4s. Veremos.

Obrigado por ter criado essa obra-prima, Phil!


"Por que 148 cm?" Porque dimensionando a "planta-base" para esta envergadura, eu conseguiria construir o charuto da fuselagem sem fazer emendas nas chapas de balsa que eu tinha disponíveis.

Iniciei a construção pela fuselagem, era o que dava pra fazer com a balsa que eu tinha aqui. Depois de pouco mais de duas horas de trabalho, duas chapas e alguns retalhos de balsa e compensado, charuto já estava pronto.

A porta de acesso é fixada por ímans, mas preciso colocar ao menos alguns pinos por segurança.


Sempre dou preferência por internalizar a linkagem, o avião fica esteticamente mais limpo.


Terminado o charuto, foi hora de partir para a empenagem. A planta que serviu de base trazia estabilizadores e comandos construídos em chapas inteiriças, Facilitaria muito o trabalho, mas agregaria peso à cauda. Com um conjunto motopropulsor leve, traria problemas ao ajuste do CG. Sendo assim, fiz uma adaptação tendo como base a planta do Stick 120 da Flying Circus.



Era o que eu tinha de balsa por aqui, então comecei o projeto da asa e a entelagem do que tinha pronto. Depois de passar sufoco transportando a asa inteiriça do meu Stick 170, resolvi adotar uma asa baionetada. Agrega peso, mas esse avião é leve e tem uma área alar enorme, fará pouca diferença.


Quem curte metal clássico vai pegar a referência.


O Stick 170 e sua gigantesca asa inteiriça de 170cm. Construído em depron e balsa, ficou com 1.6kg em ordem de voo, uma delícia de avião.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por Andre Mauricio »

Tive um probleminha com a balsa que comprei para asa e acabei recebendo o pedido errado, mas deu para adiantar muita coisa da asa com a madeira que chegou. O vendedor é muito gente fina e assim que percebeu o erro tratou de resolver. Já dizia o pagode: todo mundo erra.

Começando pela planta. Desenho a maioria das minhas plantas à mão, não tenho paciência para ficar horas na frente do computador aprendendo a mexer nesses programas. Com esquadro e caneta sai muito mais rápido. Aqui ela já está detonada pelo uso (não tomo o menor cuidado com as plantas), mas cumpriu bem o seu papel.




Só tem duas coisas em construção que eu não gosto: adaptar as dobradiças e cortar as nervuras! Cortar nervuras é um trabalho minucioso e repetitivo mas, no fim, é gratificante.



O mais difícil foi a furação da baioneta. Precisa ser 100% centralizada. E fazer furo redondo à mão dá um trabalho do cão.


Hora de conferir se todos os encaixes estão, ok.


Tudo certo, é hora de colar. Os bordos precisarão de um trabalho com taco de lixa para nivelar tudo, mas pra resolver é dois palito.


Agora é aguardar chegar a balsa para chapear.


Hora de calçar a criança.


Se eu uso tênis bom, ele também merecer andar bem calçado. Gosto de rodas grandes, porque é bom de mais voar em roça, pousar na grama...


Montei tudo para conferir os encaixes. Tem uma mínima folga entre a asa e a fuselagem, que deve ser compensada pelo chapeamento. Caso não compense, o ajuste é simples.


Ganhou cara de avião. Achei por bem adicionar um reforço ao bordo de fuga próximo à inserção dos parafusos, percebi que é uma região sujeita à torção e resolvi não arriscar apenas na estrutura desenhada originalmente.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
GabrielPHahn
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Set 05, 2012 1:27 am
Localização: São José - SC

Re: Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por GabrielPHahn »

Sei que comentários vazios apenas elogiando não agregam muito, mas como é bom ver uma construção dessas aqui novamente!
Muuuuito bom!
Ah! E eu entendi a referência, tenho um pingente deles com essa arte comprado em Porto Alegre na tour The End, em 2016. ^^
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por LaercioLMB »

É bom ver construções sendo postadas novamente. Mas nem tudo é só elogios. Faltou diedro nas asas. O diedro ajuda muito a estabilizar o voo e faz falta sim principalmente nos pousos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por Andre Mauricio »

Ontem recebi a balsa e dei prosseguimento à construção: chapeamento da asa e finalização dos ailerons.

Asas chapeadas, aguardando o trabalho de lixa. Torção ZERO, muito feliz!


Tinha muita preocupação com a torção das semi-asas, mas felizmente ficaram alinhadas. Dei muita atenção aos encaixes e ao corte do bordo de fuga.
(No fundo da imagem tem um projetinho que tava parado, jogado em cima do armário. Nos próximos dias eu mexo nele).


A ideia era fazer os alierons seguindo o perfil da asa, ao invés de usar aquela simples chapa reta. Inicialmente faria eles estruturados: duas chapas com nervuras no interior. Mas as ondulações características do stick me dariam dor de cabeça para construir dessa forma. Resolvi aliviar as chapas e fazer sólido. Depois que secar, estilete e lixa...


Nesse estado ficaram com 35 e 37 gramas. Vou remover bastante material, ficarão leves, apesar do método.


O avião até agora (com os alierons nesse estado, sem entelagem nas asas, e com uma bateria 3s de 4000mAh), está pesando 1.8 kg. Pesquisei alguns modelos como referência e encontrei o Stick 45 da Flying Circus, que curiosamente tem a mesma envergadura que o meu. O fabricante informa no site que o modelo pesa "2650g com motor glow".

Mesmo que eu redimensione a eletrônica para 6s e um motor de + ou - 750W, meu avião não chega nesse peso. :D

Estou pensando em fazer algumas alterações na eletrônica: instalar um receptor satélite, um BEC e uma bateria dedicada ao RX. Esse avião tem que durar uns 10 anos! :lol:
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por Andre Mauricio »

GabrielPHahn escreveu:Sei que comentários vazios apenas elogiando não agregam muito, mas como é bom ver uma construção dessas aqui novamente!
Muuuuito bom!
Ah! E eu entendi a referência, tenho um pingente deles com essa arte comprado em Porto Alegre na tour The End, em 2016. ^^


Sou da época dos Extras do Beto, XF-11 do Charles, Tucano do Saratiel (...) obras de arte! Sinto muita falta de ver construções assim nos fóruns, e até mesmo nos grupos de WhatsApp e YouTube. Hoje em dia vejo pouca gente "construindo", entre aspas mesmo porque é quase sempre montagem de kit.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por Andre Mauricio »

LaercioLMB escreveu:É bom ver construções sendo postadas novamente. Mas nem tudo é só elogios. Faltou diedro nas asas. O diedro ajuda muito a estabilizar o voo e faz falta sim principalmente nos pousos.


Sem dúvidas,o diedro ajuda muito. Mas sem desafio, não tem graça! :lol:
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por LaercioLMB »

Andre Mauricio escreveu:
LaercioLMB escreveu:É bom ver construções sendo postadas novamente. Mas nem tudo é só elogios. Faltou diedro nas asas. O diedro ajuda muito a estabilizar o voo e faz falta sim principalmente nos pousos.


Sem dúvidas,o diedro ajuda muito. Mas sem desafio, não tem graça! :lol:


O desafio vem com as manobras ousadas e não com a instabilidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por Andre Mauricio »

Finalizei os alierons e iniciei a linkagem das asas. Cometi um erro ao não alinhar os alívios dos alierons com a linkagem, tive que fazer um "enxerto" de compensado para fixar os horns nos pontos certos.

Ailerons lixados.


Foram duas lâminas de compensado "sanduichando" uma de balsa, para chegar à espessura do comando.


Protegendo as adjacências para poder lixar a nova estrutura.


Tudo no lugar.


Aproveitei o embalo dos ailerons para adiantar a linkagem.





Apanhei na hora de desenhar e executar o "berço" desses servos das asas. Esse primeiro ficou cheio de remendos, mas depois de lixado e entelado, a feiura não deve dar mais as caras. Optei por ancorar toda essa estrutura na longarina inferior, e não só na nervura; essa decisão acabou deixando o servo distante do comando e a linkagem ficou longa. No próximo projeto, faço diferente.


Não está uma maravilha de construção, mas tudo se encaixou bem. Avião sólido e sem torções. Agora é tentar salvar a aparência com o acabamento.


No gancho do acabamento, aproveitei alguns retalhos de chinakote que tenho aqui para iniciar as cirurgias plásticas pela pior parte: base dos servos.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Stick Elétrico Em Balsa - 148cm

Mensagem por Andre Mauricio »

No teste de linkagem, a única folga que observei é do próprio servo. Sem folgas entre clevis-horn/link-stopper/stopper-braço de servo.
https://youtu.be/VKBeX-7r68E
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder