Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por Andre Mauricio »

Olá, galera!

Depois de montar um Tractor 25 e construir um Stick 150cm, dediquei um tempo aos helis, coloquei um 550E em voo, mas o aerococos, até então inerte dentro de mim, resolveu se manifestar. Veio a vontade de montar outro avião.

Tractor 25 da Flying Circus, primeiro kit cortado a laser que montei. Ainda com meu jurássico DX6i DSM2.


Stick 150cm full balsa, à partir da planta (como me acostumei a construir).


550E em revisão. Comprei usado e vasculhei todos os rolamentos, dampers, parafusos etc antes de voar.


A ideia é não gastar muito com eletrônica, então resolvi vasculhar o que tenho por aqui para montar um avião, e tenho quase toda a eletrônica:

1x ESC 90A com BEC de 20A Castle Creations
2x Baterias Li-Po 6s 3.300 mAh 40C Lion Power
4x Servos DS610 Align (12kg de torque em 6v, com engrenagens de titânio; um exagero, mas servem)
1x RX FrSky X8R

6s, 90A... já vi 20cc voando com isso. 150 a 200cm de envergadura, dependendo do avião. 150cm seria um 3D, talvez um Sbach ou Extra300 desenhado para receber um 20cc. Mas não é o estilo de voo que busco, queria algo mais sport, de preferência asa alta. Um Ugly Stick maior que o 150cm, ou até mesmo um Tractor maior que meu 25. Fui para o bom e velho Excel, montei uma planilha e comecei a inserir dados de possíveis modelos. Busquei aviões já bem difundidos, de boas fabricantes e com os quais já tive alguma experiência.



Aqueles que mais me chamaram atenção foram o Tractor 90 e o Stick 180 da Vortice (que recentemente recebeu algumas alterações estéticas pelo Marcelo do Aeromodelismo é Assim e é comercializado pelo site do AeA). Quando montados com DLE 20, ambos têm pesos semelhantes. Apesar de demandar a compra de, pelo menos, dois servos (flaps), o Tractor é R$ 137 mais barato, e também pesa na balança o visual do modelo, com motor “guardado” na fuselagem, janelas, silhueta (...) realmente parecendo um full escala.

A ideia, a princípio, é montar o Tractor 90 (2m de envergadura, quase 5kg, será o maior que já tive). Para isso, comecei a buscar por um motor que entregue desempenho semelhante ao DLE 20, mas com a limitação dos componentes que tenho aqui: bateria 6s, ESC 90A. Gosto de trabalhar com uma margem de 30% no ESC, então o motor tem que ter corrente contínua máxima de ~70A.

Pesquisei as especificações do DLE, e encontrei dados bem divergentes. Apesar das dificuldades, encontrei alguns testes realizados por pessoas diferentes que trouxeram dados mais consistentes: com uma hélice 16x6, o motor entregou de 9000 a 9700rpm (dependendo do teste), e algo entorno de 13.2 lb de empuxo estático (5.987g). Estes serão os dados que utilizarei como base.

Dentre os brushless que encontrei, um motor na Banggood me chamou atenção pelo desempenho e pela riqueza de dados que a fabricante traz no anúncio: AT4125 540KV. Com uma 16x6 e 6s, ele entrega 6.618g de empuxo estático consumindo ~70A. Um desempenho melhor que aquele do DLE, e ainda dentro da limitação do ESC.



O peso do modelo montando com DLE 20 é de aproximadamente 4.500g (acredito o dono utilizou baterias pequenas e não pesou com o tanque em 100%). Então, calculei qual seria o peso aproximado do setup mínimo do DLE 20 (motor + tanque 10 oz + li-fe 2s 1500 para RX e li-fe 2s 850 para ignição); e qual seria o peso do setup elétrico com o 4125.

A nível de curiosidade: descontando o peso do conjunto motopropulsor à gasolina, o modelo teria 3.162g. Montado o setup elétrico, ele teria 4.153g. O setup elétrico ficaria 347 mais leve, entregando 631g a mais de empuxo estático.



Todavia, o motor custa R$ 520,00. Mais que o próprio kit, e quase o mesmo que meu Radiomaster. Uma opção seria buscar um exemplar no mercado de usados, mas, por enquanto, a ideia fica em stand-by.

Continuei as buscas e encontrei o Turnigy SK3 5055 430kv, de qualidade inferior, construção menos robusta e mais antigo. Entretanto, encontrei algumas conversões gasolina-elétrico que utilizaram esse motor (um exemplo: Sbach 20cc convertido com esse motor: https://www.wattflyer.com/forums/showthread.php?t=76385).

Os dados do Turnigy são mais obscuros, a fabricante não traz uma tabela detalhada com os dados de testes, tive que recorrer aos testes postados por usuários em fóruns. Encontrei testes nos quais foram utilizadas hélices de 15” a 18”, e um teste em específico me chamou atenção: com uma hélice 18x8 XOAR (madeira) e bateria 6S 40c, entregou 5900g empuxo estático. O usuário que fez o teste, inclusive, recomendou o motor para o Osiris 62”:



Para um avião com ~4.5kg já está EXCELENTE. A Turnigy informa consumo de 70A mas, mesmo que consumo real supere um pouco, o ESC de 90A trabalhará “folgado”. Se encaixa bem no meu setup. Além disso, mesmo com o dólar beirando os R$ 6, o motor sai por ~300,00 na HK (https://hobbyking.com/pt_pt/turnigy-aer ... t_products)

Hora de voltar pra planilha e inserir os dados o Turnigy.



Faltam dados de RPM, mas vamos fazer mais uma conta de padaria. Então, considerando: constante de tensão (KV) x tensão de operação (V) x eficiência informada (%), temos o cálculo: 470 x 22.2 x 0.85 = 8.868 RPM.

Uma questão relevante é a autonomia. Estimo algo próximo aos 5min com o Turnigy, abusando do motor, mas dados consistentes só serão possíveis testando o modelo pronto (o X8R me entrega a tensão célula por célula até 6s, vai ajudar no dimensionamento do tempo de voo). É importante ressaltar que o setup elétrico provavelmente ficará mais leve e entregará mais potência, o que abre brecha para, no futuro, uso de uma bateria com mais capacidade.

Se alguém conhecer algum motor de desempenho e valor semelhantes, mas que tenha dados mais fidedignos apresentados pelo fabricante (especialmente recomendação de hélice, dados de empuxo e consumo), estou aberto a recomendações!

A ideia é fazer o Tractor 90. Desenhei um padrão de entelagem que “roubei” da própria Flying Circus, me falaram que parecia muito com o Bellanca Decathlon e logo apelidaram de “DeTractor”. Dando uma viajada com alemão: DER TRAKTOR. Com potência de sobra, faria jus ao nome e seria um ótimo rebocador.



Numa madrugada doente e com insônia, desenhei alguns instrumentos, baseados no J3. A ideia é desenvolver um painel "escala" pro tractor. Vou buscar alguma forma de disponibilizar com maior qualidade, caso alguém também queira utilizar.



Até o momento, a ideia é montar o Tractor 90, com: Turnigy 5055 470KV + XOAR 18x8 (ou menor), 6s 3300 40C, ESC 90A com BEC 20A, 4x DS610 + 2 servos STD para flaps. Com a reanálise dos dados e considerando dicas e sugestões dos colegas do fórum, posso decidir por outro modelo. O Stick demandaria um motor mais "fraco", e também podem ser sugeridos outros kits.
Editado pela última vez por Andre Mauricio em Dom Ago 29, 2021 2:23 pm, em um total de 10 vezes.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Re: Projeto 6s - Tractor 90 ou Stick 180?

Mensagem por johnny2008 »

chegou ver o Yak que postei ? É para 28cc mas sua eletronica atende com sobra de motor. É basicamente um 3D perfilado com asa baionetada. O projeto já está pronto para corte a laser. Só enviar para alguem que corte e montar o kit. Eu até cortaria, mas por hora estou me empenhando em meus projetos já definidos e até que acabe todos, não vou pegar mais nada p fazer!

Com 6s e um motor parecido com o seu montei um piper para motor .91 4T ! sobrou motor. Sua configuração é para um modelo bem grande.

Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Projeto 6s - Tractor 90 ou Stick 180?

Mensagem por Andre Mauricio »

johnny2008 escreveu:chegou ver o Yak que postei ? É para 28cc mas sua eletronica atende com sobra de motor. É basicamente um 3D perfilado com asa baionetada. O projeto já está pronto para corte a laser. Só enviar para alguem que corte e montar o kit. Eu até cortaria, mas por hora estou me empenhando em meus projetos já definidos e até que acabe todos, não vou pegar mais nada p fazer!

Com 6s e um motor parecido com o seu montei um piper para motor .91 4T ! sobrou motor. Sua configuração é para um modelo bem grande.


Jala johnny, beleza? Vi sua publicação e achei muito bacana o projeto! Mas foge um pouco do estilo de avião que eu quero, um avião treinador/sport, de preferência com asa alta. E ainda tem o fator tamanho, os 2m de envergadura do Tractor me deixam animado! hahaha
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Projeto 6s - Tractor 90 ou Stick 180?

Mensagem por Andre Mauricio »

Galera, disponibilizei os instrumentos lá no drive para quem quiser:

https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing











Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Projeto 6s - Tractor 90 ou Stick 180?

Mensagem por Andre Mauricio »

Boa noite, galera!

Assim que cheguei do trabalho, me debrucei sobre o projeto. Resolvi vasculhar detalhes do Tractor e do Stick, por conta de um problema que eu já havia enfrentado com o Tractor 25: a conversão para elétrico. São, claramente, aviões desenhados para receber motores combustão, mas que podem ser convertidos para a motorização elétrica. Mas, essa conversão esbarra em adaptações, que serão mais simples ou mais complexas, a depender do kit.

O Tractor tem um manual, e o Stick ainda não. Mas o Marcelo do AeA foi muito solícito, me enviou imagens do avião de uso próprio dele e me tirou algumas dúvidas sobre o modelo.

O tractor terá um acesso precário à bateria. Originalmente existe uma janela de inspeção no intradorso do modelo, que leva ao suporte do tanque, instalado no topo da fuselagem, provavelmente o tanque fica "pendurado". Precisaria adaptar todo um "deck" para a bateria, além de criar uma nova janela de acesso que permita a colocação de uma 6s. Alé m do problema da bateria, precisaria, ainda, adaptar um montante para levar o motor mais à frente, na distância correta; e o ESC provavelmente seria instalado bem próximo, dentro do cowl. No meu .25 fiz uma adaptação com barra roscada, mas não foi a solução mais bonita.



Fotos do manual.

Por sua vez, o stick tem uma janela de inspeção muito grande no topo do nariz. A base que sustenta o tanque poderia ser deslocada para a frente, permitindo a instalação da bateria logo atrás da parede de fogo, com o ESC por baixo desse "deck", montagem idêntica àquela que me acostumei a fazer em meus sticks menores. A montagem do motor seria muito mais simples, diretamente na parede de fogo.


Foto enviada pelo Marcelo.

Todavia, o Stick tem um problema "crônico" quando montado elétrico: o nariz curto e a gigantesca corda do modelo dificultam o acerto do CG. Provavelmente precisaria deslocar ao menos um servo para uma mesa abaixo da asa, "avançar" o motor com um montante para aproveitar o momento da força do motor deslocado à frente, e, provavelmente, utilizar chumbo. Chegou aos meus ouvidos que o Thiago, designer e dono da Vortice, montou uma versão elétrica, mas com baterias de 5000 mAh. Vou entrar em contato para tentar descobrir mais detalhes dessa montagem.

Stick da Vortice


Tractor 90
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por Andre Mauricio »

E aí galera! Depois de uma ajuda MONSTRA que o Thobias me deu (não sei se alguém conhece, mas o cara é uma enciclopédia), escolhi o Tractor mesmo. Deve chegar já na semana que vem! :D


Uma imagem que traz felicidade! :lol:




A eletrônica já foi revisada, está tudo funcionando, só preciso buscar braços novos para esses servos. Além disso, vasculhando as tralhas aqui, ainda encontrei um EMAX ES9257, que pretendo utilizar na bequilha com linkagem pull-pull (para não fazer aquela "gambi" que a fábrica sugere). Faltam dois servos STD para os flaps.


Para quem não conhece o Tractor, a fábrica sugere que a bequilha tenha um sistema pull-pull conectado ao leme. Você precisa fixar um arame de aço no leme e atravessar toda a fuselagem; adaptar um braço de servo na outra ponta e fazer a linkagem com a bequilha. Usei exatamente o mesmo esquema no meu .25, e não gostei. É trabalhoso para montar e dar manutenção, agrega peso e fica com cara de gambiarra.



A ajuda monstra do Thobias foi principalmente com o motor e as baterias. Apesar do custo mais elevado, acabei escolhendo o T-MOTOR mesmo, por ter melhor desempenho e menor consumo. Esse motor vai me permitir mais tempo de voo e me entregar mais potência, exigindo menos do ESC. Consideramos os Turnigy SK3 e NTM, mas o desempenho do T-MOTOR é imbatível. O danado do motor é bom mesmo. 8)




Voltemos à planilha para revisar o setup. Com uma bateria apenas (3300 mAh), tenho um conjunto de 991g, 347g mais leve que o setup mínimo do DLE20.




Pensando em tempo de voo, margem de segurança do ESC e tempo de vida útil de componentes, o mais provável é que eu utilize uma XOAR 15x7, que me entregará 5.537g de empuxo estático. Porém, existe a possibilidade de utilizar uma XOAR 16x8, que me entrega 6.618g. Mas, para ter uma autonomia razoável com a hélice maior, precisaria utilizar as duas baterias num pack 6s de 6600 mAh (o conjunto ficaria com ~1.5kg , próximo ao peso do conjunto de um DLE :!: ). O jeito é comprar ambas as hélices e testar com o avião montado. :roll:




Bônus 1: Uma coisa que me incomodou, e incomoda muita gente, são os manuais da fábrica. São apenas PDFs com fotos, sem descrição nenhuma. No caso do Tractor 90, é uma pasta de fotos (inclusive com algumas fotos desfocadas). Mas o avião é muito bom e merece um carinho maior, então decidi escrever um "Manual Não Oficial" do avião. Quando estiver concluído, vou disponibilizar gratuitamente aqui, e também apresentar ao dono da fábrica.


Bônus2: Sofri para fazer cortes e furos no compensado durante a montagem do meu Tractor 25 (precisou de algumas adaptações na montagem elétrica). Para não sofrer de novo, investi numa ferramenta nova pra oficina. Não é uma Dremel, mas vai quebrar um galho. :D



Enquanto o kit não chega, é só. Mas se alguém tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, é só deixar aqui. :D
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por Andre Mauricio »

O kit chegou na segunda, e comecei a montar na noite do mesmo dia. Me dediquei à montagem todas as noites da semana e finalizei hoje (quinta). Deu bem mais trabalho que meu 25, até porque o avião é absurdamente maior.

A caixa tem o mesmo tamanho da caixa do .25, as chapas são do mesmo tamanho, óbvio. Mas é muito mais pesada.


Só para ter uma noção de onde eu estava me metendo.


Gosto de destacar todas as peças, lixar todas as rebarbas e, só após, iniciar a montagem. Em kits mais complexos não é muito bom fazer isso, mas no Tractor não me traz grandes dificuldades.


As peças desse avião são realmente grandes, e seria muito difícil colar tudo com CA sem errar. Utilizei muito mais cola amarela do que estava acostumado. E ajudou bastante! Sempre "ponteando" com CA para não colar nada fora de posição.





A portinha de acesso mequetrefe para o tanque.


O tanque é preso na parte superior do "capô", e o acesso é feito por baixo, por uma porta pequena. Manutenção não vai ser muito simples.



Apesar do acesso precário, o avião tem muito espaço interno. Inserindo o braço pela parte superior da cabine, consigo levar minha mão até o fim da cauda, e até a parede de fogo.


O projeto do avião e o estilo dos cortes torna praticamente impossível montar o modelo torto. E mais uma vez a cola amarela mostra-se a melhor escolha, no "abre e fecha" de porções da fuselagem para inserir cavernas e fazer ajustes. Com CA, seria muito mais difícil montar tudo. Depois de tudo seco, passei CA por todos os cantos.


Os vidros de acetato já vêm cortados, facilita muito. As sobras de acetato serão muito bem vindas na construção do painel.


Em uma noite, já tinha a fuselagem pronta.


Hora de partir para a empenagem, e aqui já deixo uma dica valiosa: cubra sua planta com fita adesiva (ou papel contact transparente) e não sofrerá mais com suas peças grudadas no papel.


Antes de fazer a montagem, gosto de destacar todas as peças da chapa, lixar as rebarbas com lixa 220 e limpar, com um pano umedecido com álcool, toda a área carbonizada pelo laser. Todo esse trabalho garante uma montagem mais limpa e muito mais segura.


É tudo bem simples de montar.


Fim da noite de terça, já tinha a empenagem pronta e dei início à montagem das asas.


Destaco, limpo, lixo, organizo...


Asas são, de longe, a parte mais trabalhosa da montagem. Tomam bastante tempo e demandam paciência. O avião é bem grande e tem duas baionetas de alumínio. Com a estrutura básica das asas já montada, aproveitei para medir o comprimento das baionetas e fazer o corte (elas vêm maiores que o necessário). Não aguentei e tive que montar pra ver como ficaria... :D


Depois de mais um pouco de trabalho, flaps e ailerons montados. Mesmo acabamento algum, estrutura fica bonita.


E cheguei ao fim da montagem "básica" do kit, que é a parte mais fácil e rápida. Agora vêm todo o acabamento, furações, adaptações. Quero dar um acabamento mais bonito ao nariz do avião, fazer um painel, piloto, polainas e por aí vai.


E aí, 2m de envergadura é giant, ou não? Uma coisa é certa, com motor e spinner, a fuselagem fica maior que eu. A envergadura já supera minha altura! :lol:


Uma informação que pesquisei muito e não encontrei, espero que ajude outras pessoas. Esse é o peso do Tractor 90 "pelado", apenas as madeiras coladas e as baionetas cortadas no tamanho adequado. 2kg.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por Andre Mauricio »

Durante a montagem surgiu uma questão importante. Eu ainda não sabia que era tão difícil encontrar equipamentos para elétricos desse tamanho aqui no Brasil. Carregador, motor, hélice, conectores, etc. Quando encontro algo, é com preço exorbitante. :(

É um sonho antigo meu montar um elétrico desse porte, mas, devido às dificuldades técnicas, é bem provável que o avião seja montado com motor gasolina, um DLE 20. Que também seria muito legal, pois seria meu primeiro avião à gasolina.

Vendendo minhas 6s e o Castle, já teria um bom capital para buscar um 20cc seminovo. :)
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por Mauri »

Excelente tópico e belíssima construção André, eu já pilotei um Tractor 90 com DLE 20 RA de um amigo e estava show, sobra potencia, segundo ele tbm pelo fato do motor ter a saída traseira o que melhora seu desempenho.

Como bem disse, eletrificar um aero desse porte no atual momento esta bem difícil $$.. Portanto a opção de ir para uma motorização a gasolina é muito boa, só tome cuidado em pegar motores usados, tem muita bomba por aqui..

Abrs.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por Andre Mauricio »

Mauri escreveu:Excelente tópico e belíssima construção André, eu já pilotei um Tractor 90 com DLE 20 RA de um amigo e estava show, sobra potencia, segundo ele tbm pelo fato do motor ter a saída traseira o que melhora seu desempenho.


Fiz uma busca na internet e conversei com alguns colegas, e o mais comum é montarem com o .90 com 20cc, e muitos montam o .120 com 30cc. E realmente fica muito bom, o avião voa com menos de 50% de máquina, tanto que dimensionei o setup elétrico com base no DLE20.

Mauri escreveu:Como bem disse, eletrificar um aero desse porte no atual momento esta bem difícil $$.. Portanto a opção de ir para uma motorização a gasolina é muito boa, só tome cuidado em pegar motores usados, tem muita bomba por aqui..


Obrigado pelo toque, Mauri! Tô pesquisando bastante antes de pegar meu primeiro motor, antes mesmo de vender os componentes que já tinha para montar elétrico. Vou ficar na torcida para alguém que eu conheça e confie coloque um 20cc à venda :lol:
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder