Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
MARCEL YANN
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagem por MARCEL YANN »

Confesso que pensei nisso, todas as redes caíram, mas o velho E-voo tá aí. Vou tentar vir com mais frequência. Também não havia pensado na possibilidade de alterar o carregador, mas aí entra o valor (não sei se você já possui um com tanta potência) do carregador e talvez o valor do combustão se torne mais atrativo. Apesar que um carregador de melhor qualidade é agregador, mais ferramenta pro restante.
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Andre Mauricio
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagem por Andre Mauricio »

MARCEL YANN escreveu:Confesso que pensei nisso, todas as redes caíram, mas o velho E-voo tá aí. Vou tentar vir com mais frequência.


E-voo chegou na internet quando tudo era mato. Respeira o vovô 8)

MARCEL YANN escreveu:Também não havia pensado na possibilidade de alterar o carregador, mas aí entra o valor (não sei se você já possui um com tanta potência) do carregador e talvez o valor do combustão se torne mais atrativo. Apesar que um carregador de melhor qualidade é agregador, mais ferramenta pro restante.


O meu carregador novo já tá no buraco negro de Curitiba, deve chegar na semana que vem. Ainda tem feriado... Pra tocar dois conjuntos de 12s seria legal ter dois dele, mas dá pra se divertir com um só. A evolução "natural" saindo do Tractor (20cc elétrico) seria pular pro 30cc, teria compatibilidade de baterias com o Tractor (dá pra voar 30cc com 6s!) e o carregador daria conta legal. Mas apareceu a oportunidade do Extrão e vou acabar pulando uma etapa :lol:
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johnny2008
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagem por johnny2008 »

voei esse mesmo modelo com motor Eletrico G50 ( similar ao AXI 4130-16) , bateria 6s 5000ma 40c e helice 16x8 . Não precisa usar mais do que isso ! Pendurava o modelo fácil. Usei todos servos STD futaba S3151. Modelo top!

É um modelo Glow na faixa de motor .61 2T e .91 4T.

Pelo tamanho do cowl o pessoal enfiava um 26cc a gasolina e matava o modelo, voava igual uma bigorna.

segue abaixo o video do extra para comparar o setup.

Mesma configuração usada pelo Reinaldo Martins , antigo dono da HobbyDelivery

https://www.youtube.com/watch?v=8TBDNaKzCyI
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johnny2008
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagem por johnny2008 »

Tópico original do extra 330l Do Reinaldo Martins :

http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=18863
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Andre Mauricio
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagem por Andre Mauricio »

johnny2008 escreveu: É um modelo Glow na faixa de motor .61 2T e .91 4T.


Esse do vídeo é a versão menor do modelo, de 65 polegadas (1,65m), realmente para motores da classe 60 a 90, 15/20cc ou elétricos equivalentes.
https://www.theworldmodels.com/store/?a ... il&id=4907

O modelo que peguei é o 28% de escala, de 90 polegadas (2,29m), para motores da classe 55-60cc.
https://www.theworldmodels.com/store/pr ... -60cc-Blue

Um G50 + 6s e hélice de 16" não toca esse avião. Precisaria de um GA6000 (160KV) + 12s ou outro setup semelhante, com hélices de 24".

Também está se tornando mais comum o uso de motores brushless grandes com redução, alguns motores da Hacker vêm com redução de fábrica. Estou dando uma estudada nisso... Esses motores com menos polos trabalham com uma tensão mais baixa e têm consumo mais baixo, características que deixam o projeto mais barato e com mais autonomia. Têm aparecido alguns relatos de 35% com motores reduzidos voando por volta de 10 minutos com 12s.

Hacker A40 com redução de fábrica.
https://www.hacker-motor-shop.com/Brush ... log&p=2570
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Sanderval
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagem por Sanderval »

Bom dia Amigos!

André, estou acompanhando ansioso a evolução dessa máquina!

Também quero montar algo parecido, mas menor no máximo 25%, dai fiz várias pesquisas de motores e demais setups e fiquei numa dúvida após ver alguns dados que você colocou aqui!

DLE 55
Empuxo estático: 14.5kg/100 metros | 12.8kg/1800 metros

Dualsky GA6000 180KV (12s) + XOAR 24x10CF
Potência máxima: 6800W (15s) – (vi que pretende usar 12s certo?)
Empuxo Estático: 18kg

Vejo que o GA6000 tem um empuxo maior que o DLE55! Porém nas tabelas do GA4000 por exemplo encontro alguns dados de empuxo por volta de 13kg com hélice APC 21x12 e 12s, com consumo bem menor que o GA6000 (140A vs 95A), sendo que o GA4000 entrega empuxo bem parecido do DLE55! A ideia de optar pelo GA6000 seria por conta de o modelo ser recomendado para motores 60cc, será que o GA4000 não dava conta?

Um ponto interessante que vi é que quando estava procurando por setup para modelos 25%, encontrei o EMAX GT 5345, que promete 13KG de empuxo com uma Hélice 24x10 e consumindo 80ª com 12s, achei muito estranho, pois ele não parece ter “tamanho” para isso tudo! será que o dado do EMAX está meio furado??
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Matheus_13
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Re: Levantando um Extra 330L Worl Models "Arriado"

Mensagem por Matheus_13 »

Andre Mauricio escreveu:Quanto à motorização, vamos colocar "na ponta do lápis". Dois caminhos podem ser seguidos: Elétrico e Gasolina. A partir disso, montei dois setups, considerando apenas os equipamentos "principais", desconsiderando alguns acessórios. Baterias nada mais são que combustível adiantado, então entram num cálculo à parte, junto com a gasolina.

Setup Elétrico:
Dualsky GA6000 180KV (12s) + XOAR 24x10CF
Potência máxima: 6800W (15s)
Consumo máximo: 140A (15s)
Empuxo Estático: 18kg
R$ 1295

T-MOTOR Flame 180A
Corrente: 180A
Pico: 200A
R$ 768

Total:
R$ 2063

Conectores não entraram na conta.
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Setup Gasolina:
DLE 55
Potência 5.5HP/8500rpm
Empuxo estático: 14.5kg/100 metros | 12.8kg/1800 metros
Hélices recomendadas: 22x8 ; 22x10 ; 23x8 ; 23x10
R$ 2000

Tanque Transparente 500ml
R$ 120

Servos Digitais Acelerador e Afogador
R$ 250

Total:
R$ 2370

Baterias, linkagem e mangueiras não entraram na conta.
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Custo por Voo

HRB 6s 5000mAh 50C (Par)
R$ 700 (x2 = 1400)
Cada par de baterias LiPO bem cuidadas fariam, em média, 500 ciclos cada. Seriam 1000 ciclos totais. Cada voo custaria R$ 1,40.

Motul 800 (1L): R$ 130 + Podium (40L - média de R$ 7 por litro): R$ 280 | Total: 410
Donos de aviões 30%, me falaram de uma média de 250ml de mistura 40:1 consumidos em um voo de 10 minutos. Com esta média, são aproximadamente 164 voos com 41L de mistura 40:1. Cada voo custa R$ 2,50.

Para chegar perto dos 1000 ciclos das LiPO, seriam necessários 240L de Podium + 6L de Motul 800, ao custo de R$ 2400. Cada voo custaria R$ 2,40.

O custo inicial do elétrico é maior, porém, seu custo à médio/longo prazo é inferior ao do setup gasolina; além disso, o dono dificilmente terá gastos com manutenção, além de ter outros benefícios do elétrico (mais potência, maior confiabilidade etc). Mas "cada caso é um caso", e é comum aparecerem motores gasolina usados com preços convidativos. Equipamentos para elétricos deste porte não são tão comuns assim no mercado de usados. Inicialmente, será elétrico, a não ser que apareça uma boa oportunidade.



Bom dia, muito legal você estar revivendo esse aero, é um avião que fez bastante sucesso na época em que a Hobby Delivery comercializava!

Por experiência própria (posso ser crucificado por isso kkk) avião elétrico fica "legal" até 30cc que dai a relação peso x potência é maior no elétrico, de 50cc pra cima eu sempre escolheria motorização gasolina.. É outro voo, aero voa liso e mais rápido mesmo com potência reduzida, similar ao full escala.. No elétrico pra voar da mesma maneira vai precisar usar mais potência sempre, o que faz despencar a autonomia. No 3d vai muito de gosto, eu prefiro gasolina também.. Mas dai é questão de gosto, pois a diferença na prática não é tão notória como no voo em si.

PS: É bom estar de volta, minha última postagem aqui foi em 2012 :wink:
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