Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Andre Mauricio
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Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor Andre Mauricio » 02 Out 2021 23:07

Há algum tempo já estava procurando um avião para dar os primeiros passos no IMAC. ARF novo nos dias de hoje seria impossível, por volta de R$ 5000 um 50cc ARF. Pensei em cortar algum kit, pegar algum usado... Aparecem alguns completos pelo mesmo preço de um kit novo. Mas, inesperadamente, me apareceu uma oportunidade ainda mais viável. Um amigo estava se desfazendo de um Extra 330L World Models Lenhado, com alguns danos na fuselagem e sem entelagem, mas nada muito significativo. Resolvi pegar o desafio da restauração.

O avião tem danos na fuselagem, principalmente na parede de fogo, berço do trem de pouso e turtledeck. Outro problema será remover as sobras da entelagem.



O manual do fabricante recomenda um motor gasolina 60cc mas, de acordo com o último dono, esse avião voava 3D muito bem com um DLE55. Caso resolva montar gasolina, já tenho o caminho a seguir. Mas é provável que o avião seja convertido para elétrico.

Por curiosidade, li o manual de serviço do 330L, e também o manual do 330L Worl Models, alguns dados são interessantes:

De acordo com o Manual de Serviço da Extra Aircraft, são medidas do 330L:
Comprimento: 6.69m
Envergadura: 8.0m
Área Alar: 10.7m² (115.17ft²)
Peso: 640kg min. 740kg max. (capacidade total do tanque: 171L; densidade da AVGAS: 0.72 kg/L; peso mínimo abastecido: 763.12kg; peso máximo abastecido: 863.12kg)
-----
Motorização:
Motores/Potência:
Lycoming AEIO-540 8.874cc 6 cilindros ~300hp
Lycoming AEIO-580-B1A - 315hp/2700rpm (versão mais potente montada de frábrica)
Relação Peso/Potência (kg/hp): 2.42 kg/hp (mínimo abastecido); 2.74 kg/hp (máximo abastecido)

De acordo com o manual do Extra 330L 28% da World Models, essas são suas medidas:
Comprimento: 2.02m
Envergadura: 2.29m
Área Alar: 1482 sq in
Peso: 8.4kg (pronto para voo)
-----
Motorização:
Motores/Potência:
DLE 55cc (motor utilizado pelo primeiro dono): 5.5HP/8500rpm
DLE 61cc: 6HP/7500rpm
DLE 60cc (twin): 7HP/8500rpm
Relação Peso/Potência (kg/hp):
DLE 55cc: 1,5 kg/hp
DLE 61cc: 1,4 kg/hp
DELE 60cc (twin): 1,2 kg/hp

Em escala:
Comprimento: 30.19%
Envergadura: 28.62%
Peso: 0.97%
Potência: 2.2%
Diferença Percentual na Relação Peso/Potência: +128.33% (modelo: 1,2 kg/hp | full escala: 2.74 kg/hp)
Editado pela última vez por Andre Mauricio em 04 Out 2021 10:05, em um total de 3 vezes.
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Re: Levantando um Extra 330L Worl Models "Arriado"

Mensagempor Andre Mauricio » 03 Out 2021 00:00

Quanto à motorização, vamos colocar "na ponta do lápis". Dois caminhos podem ser seguidos: Elétrico e Gasolina. A partir disso, montei dois setups, considerando apenas os equipamentos "principais", desconsiderando alguns acessórios. Baterias nada mais são que combustível adiantado, então entram num cálculo à parte, junto com a gasolina.

Setup Elétrico:
Dualsky GA6000 180KV (12s) + XOAR 24x10CF
Potência máxima: 6800W (15s)
Consumo máximo: 140A (15s)
Empuxo Estático: 18kg
R$ 1295

T-MOTOR Flame 180A
Corrente: 180A
Pico: 200A
R$ 768

Total:
R$ 2063

Conectores não entraram na conta.
------------------------------------------------------------

Setup Gasolina:
DLE 55
Potência 5.5HP/8500rpm
Empuxo estático: 14.5kg/100 metros | 12.8kg/1800 metros
Hélices recomendadas: 22x8 ; 22x10 ; 23x8 ; 23x10
R$ 2000

Tanque Transparente 500ml
R$ 120

Servos Digitais Acelerador e Afogador
R$ 250

Total:
R$ 2370

Baterias, linkagem e mangueiras não entraram na conta.
------------------------------------------------------------

Custo por Voo

HRB 6s 5000mAh 50C (Par)
R$ 700 (x2 = 1400)
Cada par de baterias LiPO bem cuidadas fariam, em média, 500 ciclos cada. Seriam 1000 ciclos totais. Cada voo custaria R$ 1,40.

Motul 800 (1L): R$ 130 + Podium (40L - média de R$ 7 por litro): R$ 280 | Total: 410
Donos de aviões 30%, me falaram de uma média de 250ml de mistura 40:1 consumidos em um voo de 10 minutos. Com esta média, são aproximadamente 164 voos com 41L de mistura 40:1. Cada voo custa R$ 2,50.

Para chegar perto dos 1000 ciclos das LiPO, seriam necessários 240L de Podium + 6L de Motul 800, ao custo de R$ 2400. Cada voo custaria R$ 2,40.

O custo inicial do elétrico é maior, porém, seu custo à médio/longo prazo é inferior ao do setup gasolina; além disso, o dono dificilmente terá gastos com manutenção, além de ter outros benefícios do elétrico (mais potência, maior confiabilidade etc). Mas "cada caso é um caso", e é comum aparecerem motores gasolina usados com preços convidativos. Equipamentos para elétricos deste porte não são tão comuns assim no mercado de usados. Inicialmente, será elétrico, a não ser que apareça uma boa oportunidade.
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Re: Levantando um Extra 330L Worl Models "Arriado"

Mensagempor Wesley_Sniper » 03 Out 2021 04:54

Faltou somar o preço das baterias...

Provavelmente você já tenha, mas se é uma comparação teria que levar em conta.
:D

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Re: Levantando um Extra 330L Worl Models "Arriado"

Mensagempor Andre Mauricio » 03 Out 2021 12:46

Wesley_Sniper escreveu:Faltou somar o preço das baterias...

Provavelmente você já tenha, mas se é uma comparação teria que levar em conta.


Já está somado. 700 é o custo de um par, 1400 o preço dos dois pares.

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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor Paulinho » 04 Out 2021 13:34

Que show, voar aeromodelos maiores é show! Chegou a calcular o tempo de voo com as 6S? Há um outro detalhe a se levar em conta, o clube possui energia elétrica para recarregar suas baterias, tem fonte e carregadores proporcionais para carregar duas ao mesmo tempo e em pouco tempo? Já estraguei bateria de carro carregando baterias 6S do meu T-Rex HV...
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor Andre Mauricio » 04 Out 2021 15:20

Paulinho escreveu:Que show, voar aeromodelos maiores é show!


Fala Paulinho, beleza? Depois da experiência de voo com o Tractor, vi como é bom voar avião grande. Extremamente estável, preciso... Dão mais trabalho para guardar e transportar, mas têm seu espaço.

Paulinho escreveu:Chegou a calcular o tempo de voo com as 6S?


Um amigo voa um Yak-55 para a mesma motorização (gasolina) do Extra, e com a mesma configuração de baterias (HRB 12s 5000mAh) consegue até 6 minutos no limite da bateria (storage), e por volta de 5 minutos com uma folga maior. Considerando que duas tentativas seguidas da sequência básica do IMAC duram por volta de 4 minutos, já é autonomia suficiente. Mas não pretendo fazer as duas tentativas da bateria em sequência. Na minha visão o ideal é decolar, fazer uma tentativa, voltar para a filar e fazer a segunda... Mas preciso "bolar" um setup elétrico com mais calma, calculando tudo com paciência. O que coloquei anteriormente foi meio genérico só para base de cálculo.

Paulinho escreveu:Há um outro detalhe a se levar em conta, o clube possui energia elétrica para recarregar suas baterias, tem fonte e carregadores proporcionais para carregar duas ao mesmo tempo e em pouco tempo?


A ABRA-DF tem uma estrutura muito boa, sob as duas coberturas devem haver (aproximadamente) 12~14 bancadas, cada uma delas com duas tomadas 220V (padrão do DF), e mais algumas tomadas em algumas das pilastras centrais. E também tem uma cobertura um pouco mais afastada para voo de helis, também com suas bancadas e tomadas. Já estou esperando chegar um Toolkit M6D (500W 15A) mas, acredito que para 4x 6s, o ideal seria dobrar essa capacidade de carregamento. Mas não é essencial e o projeto será longo, dá para incluir no planejamento.
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor Paulinho » 04 Out 2021 16:47

Muito show seu empenho em destrinchar ao máximo seu projeto. Quanto mais detalhes positivos obter menor será sua frustração! Parabéns! Uma sugestão que te dou é de tentar, primeiramente, com um motor à gasolina e posteriormente, se não for de seu gosto, converter... Se for participar de uma competição terá que pensar em dias de treinos e depender de carregar baterias irá voar pouco nestes dias, diferentemente em dias de competições que tem a programação das suas janelas. Parabéns novamente!!!
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor MARCEL YANN » 04 Out 2021 17:05

Verdade André, conversando nos grupos eu nunca parei pra pensar nessa possibilidade. Se vai usar no Imac, pra treinar você tem baterias extras pra ter uma rotina efetiva de treino? Realmente se o intuito for esse, acho que vale a pena levar em conta. Aproveitando, as redes sociais caíram mas queria agradecer, chegaram hoje os adesivos. Muito obrigado brother, boa sorte no projeto, tenho certeza que ficará incrível!

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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor Andre Mauricio » 04 Out 2021 18:00

Paulinho escreveu:Se for participar de uma competição terá que pensar em dias de treinos e depender de carregar baterias irá voar pouco nestes dias, diferentemente em dias de competições que tem a programação das suas janelas.


É um ponto importante, não tinha visto por essa perspectiva! Pode ser que dois conjuntos de baterias suportando 5C de carga, aliados à boa "usina de força" com 1000W totais me deem um bom ritmo de treinos sem "alugar" a pista. Com as 6s do Tractor eu consigo manter um ritmo de voos interessante. Mas o gasolina também não tá descartado. Já vi alguns DLE55 e DA60 anunciados na casa de R$ 1900~2000. Na conta entram servos, tanque, duas Li-Fe, mangueiras etc, mas não descarto a ideia de seguir o caminho mais tradicional.
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor Andre Mauricio » 04 Out 2021 18:05

MARCEL YANN escreveu:Verdade André, conversando nos grupos eu nunca parei pra pensar nessa possibilidade. Se vai usar no Imac, pra treinar você tem baterias extras pra ter uma rotina efetiva de treino? Realmente se o intuito for esse, acho que vale a pena levar em conta.


Eu acho que, com dois conjuntos 12s suportando 5C de carga e os dois carregadores, consigo um ritmo legal, sem muitos intervalos. Tendo quem encha a caixa d'água, pode gastar água a vontade! :lol: Vou trocar uma ideia com o Thobias pra ver o ritmo que ele consegue treinar com o Yakão.

MARCEL YANN escreveu:Aproveitando, as redes sociais caíram mas queria agradecer, chegaram hoje os adesivos. Muito obrigado brother, boa sorte no projeto, tenho certeza que ficará incrível!


Será que agora que o WhatsApp caiu a galera resolve voltar a usar o fórum? :D
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor MARCEL YANN » 04 Out 2021 18:13

Confesso que pensei nisso, todas as redes caíram, mas o velho E-voo tá aí. Vou tentar vir com mais frequência. Também não havia pensado na possibilidade de alterar o carregador, mas aí entra o valor (não sei se você já possui um com tanta potência) do carregador e talvez o valor do combustão se torne mais atrativo. Apesar que um carregador de melhor qualidade é agregador, mais ferramenta pro restante.

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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor Andre Mauricio » 04 Out 2021 18:26

MARCEL YANN escreveu:Confesso que pensei nisso, todas as redes caíram, mas o velho E-voo tá aí. Vou tentar vir com mais frequência.


E-voo chegou na internet quando tudo era mato. Respeira o vovô 8)

MARCEL YANN escreveu:Também não havia pensado na possibilidade de alterar o carregador, mas aí entra o valor (não sei se você já possui um com tanta potência) do carregador e talvez o valor do combustão se torne mais atrativo. Apesar que um carregador de melhor qualidade é agregador, mais ferramenta pro restante.


O meu carregador novo já tá no buraco negro de Curitiba, deve chegar na semana que vem. Ainda tem feriado... Pra tocar dois conjuntos de 12s seria legal ter dois dele, mas dá pra se divertir com um só. A evolução "natural" saindo do Tractor (20cc elétrico) seria pular pro 30cc, teria compatibilidade de baterias com o Tractor (dá pra voar 30cc com 6s!) e o carregador daria conta legal. Mas apareceu a oportunidade do Extrão e vou acabar pulando uma etapa :lol:
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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor johnny2008 » 07 Out 2021 10:42

voei esse mesmo modelo com motor Eletrico G50 ( similar ao AXI 4130-16) , bateria 6s 5000ma 40c e helice 16x8 . Não precisa usar mais do que isso ! Pendurava o modelo fácil. Usei todos servos STD futaba S3151. Modelo top!

É um modelo Glow na faixa de motor .61 2T e .91 4T.

Pelo tamanho do cowl o pessoal enfiava um 26cc a gasolina e matava o modelo, voava igual uma bigorna.

segue abaixo o video do extra para comparar o setup.

Mesma configuração usada pelo Reinaldo Martins , antigo dono da HobbyDelivery

https://www.youtube.com/watch?v=8TBDNaKzCyI

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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor johnny2008 » 07 Out 2021 10:48

Tópico original do extra 330l Do Reinaldo Martins :

http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=18863

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Re: Levantando um Extra 330L 28% World Models "Arriado"

Mensagempor Andre Mauricio » 07 Out 2021 14:49

johnny2008 escreveu: É um modelo Glow na faixa de motor .61 2T e .91 4T.


Esse do vídeo é a versão menor do modelo, de 65 polegadas (1,65m), realmente para motores da classe 60 a 90, 15/20cc ou elétricos equivalentes.
https://www.theworldmodels.com/store/?a ... il&id=4907

O modelo que peguei é o 28% de escala, de 90 polegadas (2,29m), para motores da classe 55-60cc.
https://www.theworldmodels.com/store/pr ... -60cc-Blue

Um G50 + 6s e hélice de 16" não toca esse avião. Precisaria de um GA6000 (160KV) + 12s ou outro setup semelhante, com hélices de 24".

Também está se tornando mais comum o uso de motores brushless grandes com redução, alguns motores da Hacker vêm com redução de fábrica. Estou dando uma estudada nisso... Esses motores com menos polos trabalham com uma tensão mais baixa e têm consumo mais baixo, características que deixam o projeto mais barato e com mais autonomia. Têm aparecido alguns relatos de 35% com motores reduzidos voando por volta de 10 minutos com 12s.

Hacker A40 com redução de fábrica.
https://www.hacker-motor-shop.com/Brush ... log&p=2570
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