Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Mauri
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Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Mensagem por Mauri »

Olá pessoal, Vamos para mais uma montagem, dessa vez do kit IPANEMA EMB 202B, com 130 cm de envergadura feito em isopor T4F e partes internas em compensado 3 mm, o protótipo já voou muito bem e este vai ser o segundo aero que monto, então vamos a sequencia da montagem.

Foto do Protótipo:

WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
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SITE: http://www.proaero.com.br

Segue o link com imagens de onde me baseei para fazer o grafismo, foi trabalhoso, mas muito compensador.

https://pt.flightsim.to/file/25126/pp-z ... ipanema-8k



Peças que compõem o kit.




Vídeo de estréia do protótipo:

https://www.youtube.com/watch?v=imNdffmCuDQ

Outro vídeo dele:

https://www.youtube.com/watch?v=SIH8wEg3zi0

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Dimensões do kit (Depois de montado)

Asa: 130 cm
Fuselagem: 84 cm (Incluindo o leme)

Peso do kit:
170 grs.

Depois de montado pronto para voo:
900 grs.

Eletrônica recomendada:

1- Motor Brushless 3530 ou 6 de 900 a 1500 kv
1- Hélice (De acordo com o kv do motor)
1- Esc 40A /50A
1- Bateria de 3s 2200 mAh max.
4- Servos de 9 grs de boa qualidade
1- Radio transmissor/ receptor com pelo menos 4 canais

Partes em compensado 3 mm que compõem o kit.



IMPORTANTE:

Para uma boa montagem é essencial que se use as colas certas para cada situação, no caso esses 4 tipos de colas são necessárias:

Cola de isopor: Para colar as peças de isopor (USAR COMO COLA DE CONTATO) ou seja, passar nas duas partes a serem coladas, esperar uns 2 ou 3 minutos e depois unir as partes (TAMBÉM SERVE PARA COLAR ISOPOR COM MADEIRA).
Cola PVA branca ou amarela, tipo Cascorez: Para colar as varetas de reforço da fuselagem, da asa e das partes de Depron.
Cola Epóxi: Para colar as partes de madeira no isopor e/ou outros partes que necessitem de maior reforço Exemplo: Parede de fogo.
Cola C.A. Tipo Super Bonder: Para colar madeira com madeira, NÃO USE DE FORMA ALGUMA NO ISOPOR.




Comece pelas partes frontais da fuselagem para fazer os cortes necessários para o encaixe da parede de fogo.



Com uma caneta faça um risco no meio do corte frontal da peça.



E outro risco de 3 mm na parte interna.



Com um estilete de lamina NOVA, faça os cortes (Repita esse processo também na outra lateral).





Encaixe PROVISORIAMENTE a parede de fogo nas peças para conferir o resultado (Não cole nada por enquanto).



Com a peça de compensado abaixo faça a marcação no lado oposto da mesma peça.



Faça um corte de 6 mm de profundidade.



Faça outra marcação conforme foto abaixo.



Repita o processo na outra parte e corte as duas peças.



Separe as 3 peças de compensado abaixo.



Apenas encaixe as 3 peças "NÃO AS COLE POR ENQUANTO".



Com a cola CA (Tipo Super Bonder) cole apenas a peça separada centralizada no seu lugar, conforme as fotos abaixo.





Posicione e cole, com cola de (ou para isopor) as partes em compensado com a lateral frontal esquerda em isopor da fuselagem.





Encaixe PROVISORIAMENTE e prenda com fita crepe a lateral lado direito da fuselagem até a secagem da cola do lado esquerdo conforme fotos abaixo.







Retire a lateral de isopor lado direito para dar sequencia a montagem, posicione e cole centralizado com cola de isopor as 2 peças de compensado conforme fotos abaixo.







É a hora de escolher qual lado irá fazer a tampa de acesso a bateria, no meu caso sempre que possível escolho por faze-la na parte inferior da fuselagem por questão de estética então, neste caso o Esc ficará na parte superior do suporte interno da bateria, caso venha a optar por colocar a bateria na parte de cima da fuselagem evidentemente o Esc ficará alojado na parte inferior da mesma.

ATENÇÃO: O velcro não vai no kit.





Agora sim iremos unir em definitivo com cola CA as 3 peças em compensado conforme fotos abaixo (Cuidado para não deixar cair a cola CA no isopor).







Testando o compartimento interno com uma 3s 2200 mAh que é a bateria de tamanho máximo recomendada para este kit.



Separe as empenagens H. e V. e na vertical faça um risco conforme fotos abaixo e encaixe uma a outra.







Junte PROVISORIAMENTE com fita crepe as 2 laterais traseiras da fuselagem conforme fotos abaixo.





Encaixe o conjunto de empenagens na fuselagem, faça as marcações e depois faça o corte conforme fotos abaixo.







Resultado esperado após o corte.



Vamos unir com cola de isopor as partes central e traseira esquerda da fuselagem.



Colar no veio interno da fuselagem a vareta de fibra de reforço com cola PVA tipo (Cascorez) deixando a vareta com 20 mm para fora na parte frontal e 10 mm para dentro na parte traseira.



Como a fuselagem tem seu formato interno em concha é normal a vareta querer sair do encaixe, então foi usado um palito de dente para fixação central e fita crepe nas pontas até secagem final conforme fotos abaixo.





Repita o mesmo processo com a lateral direita.



Vamos unir com cola de isopor as laterais central e traseira lado esquerdo a lateral frontal do mesmo lado.





Chegou a vez da mesa dos servos, cole uma peça de compensado a outra 90° com cola CA depois as duas no seu respectivo lugar com cola de isopor, conforme fotos a seguir.





Colar com cola de isopor as partes em Depron 5 mm que compõem a cabine do piloto e também a caverna traseira no seu respectivo lugar conforme fotos a seguir.

ATENÇÃO: VERIFICAR O POSICIONAMENTO DAS MEIA LUAS DAS CAVERNAS CENTRAL E TRASEIRA QUE DEVEM FICAR POSICIONADAS PARA BAIXO OU SEJA, OBSERVE AS SETAS NAS FOTOS ABAIXO.













IMPORTANTE: Não cole, apenas Encaixe PROVISORIAMENTE a parte direita da fuselagem e prenda a mesma com fita crepe até a secagem das partes internas que foram coladas na lateral esquerda.



Após secagem retire novamente a lateral direita para dar sequencia a montagem, hora de colocar os conduítes internos.



Recorte um dos lados uns 10 a 15 mm para que um conduíte se encaixe ao outro, depois passe um pedaço de fita durex para fixar ambos repita o processo com o outro par conforme fotos abaixo.





Fazer as marcações para os furos das passagens dos conduítes para fora da fuselagem.

Primeira, LADO ESQUERDO DA FUSELAGEM 25 mm (Marcação).



Segunda, LADO ESQUERDO DA FUSELAGEM (FURO) 72 mm.



Terceira, LADO DIREITO DA FUSELAGEM 11 mm (Marcação).



Quarta, LADO DIREITO DA FUSELAGEM (FURO) 100 mm.



Com um arame de aço fino quente fazer a furação nos lugares marcados para fazer os furos. (TODO CUIDADO AO MEXER COM FOGO).







Coloque os conduítes em suas posições conforme fotos a seguir e depois os cole com cola Epóxi (Tipo Araldite).











Unir com cola de isopor as partes traseira e central lado direito a parte frontal do mesmo.











Hora de fechar em definitivo a fuselagem, identificar onde são todos os pontos de contato nos dois lados e passar cola de isopor em pelo menos um dos lados.

ATENÇÃO: Não esquecer de forma alguma de antes de fechar a fuselagem colocar o conduíte para fora do lado direito.









ATENÇÃO: Não esquecer de forma alguma de antes de fechar a fuselagem de colocar o conduíte para fora do lado direito.



Comece por travar a parte frontal superior e inferior da fuselagem com fita crepe.



Atenção ao fixar essa parte tanto superior como inferior, deixar o mais alinhado o possível pois é essencial esse ajuste para que a fuselagem fique o mais reta o possível.



Deixe secar bem por um tempo em alguma superfície plana.



Separar as peças em compensado que irão fixar a parte do Bordo de fuga da asa a fuselagem.



Com cola CA posicionar e unir as partes o MAIS CENTRADO O POSSÍVEL A FURAÇÃO DOS MESMOS.



TODO CUIDADO POSSÍVEL PARA NÃO DEIXAR IR COLA NA ROSCA DA PORCA OU PARAFUSO.





Depois de colado, REFORÇAR A COLAGEM dessas peças por fora porque, caso venha a soltar, dará um trabalhão para consertar isso depois do aero finalizado.



Faça o teste final da rosca dos parafusos para se certificar que ficou tudo certo.



Posicionar e colar o conjunto a fuselagem com cola Epóxi, NÃO ECONOMIZE COLA nesse ponto inclusive passe cola também na parte traseira da peça para fixação da mesma a caverna de Depron.







Unir e colar as partes de isopor e Depron que compõem o Cowl da fuselagem com cola de isopor.







OPCIONAL: Você pode colar o Cowl a fuselagem depois caso prefira, eu resolvi fazer isso agora pois, alem de já ter os furos da fixação do motor (Classe 28) na parede de fogo, também o espaço interno para manuseio e manutenção é relativamente grande, por isso optei por já colar as peças em definitivo, ou até a 1° lenha frontal... :)





Terá continuidade... :wink:
Editado pela última vez por Mauri em Qui Nov 09, 2023 4:20 pm, em um total de 25 vezes.
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Re: Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC

Mensagem por Andre Mauricio »

Excelente, como sempre! Bem que eu estava procurando um bom kit do Ipanema nos últimos dias, mas achei alguns bem simples (aqueles blocos quadradões) e pequenos. Parece que agora encontrei o ideal 8)
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Antonio Carlos
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Re: Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC

Mensagem por Antonio Carlos »

Parabéns!!! Bela montagem e ótima escolha!!!
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
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Mauri
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Re: Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC

Mensagem por Mauri »

Andre Mauricio escreveu:Excelente, como sempre! Bem que eu estava procurando um bom kit do Ipanema nos últimos dias, mas achei alguns bem simples (aqueles blocos quadradões) e pequenos. Parece que agora encontrei o ideal 8)

Valeu mesmo pelo elogio André, seria uma honra ver um kit meu montado por um construtor tão detalhista e caprichoso como você, Seus tópicos são sempre impecavíes e inspiradores. Abrs.

Antonio Carlos escreveu:Parabéns!!! Bela montagem e ótima escolha!!!

Obrigado meu amigo, sim o Ipanema foi escolhido a dedo pois alem de um produto nacional também é bonito, Grande abraço!

Continuando...

Proteger provisoriamente com uma fita crepe as pontas para evitar que quebrem enquanto trabalha na fuselagem.



Fazer a marcação do corte da tampa da bateria, (No meu caso) foi na parte inferior da fuselagem.





Tampa cortada.



OPCIONAL: Caso queira proteger melhor os cantos do corte pode usar balsa de 1 mm caso tenha ou então papel cartão como o que foi usado para demonstrar.



Colado com cola de isopor.



Fazer nas 3 laterais de isopor.



Bordas da tampa coladas, lembre de que, dependo do material que for usado deverá descontar a espessura do material na tampa.



Colocação do pino frontal da tampa, colado com cola Epóxi.





Testando o encaixe.





ESTE VIDEO MOSTRA COMO FIXAR O TREM DE POUSO NA FUSELAGEM (ESTA PARTE PODE SER FEITA AGORA, POREM SERIA MELHOR FAZER DEPOIS DA FUSELAGEM JÁ ENTELADA).

SEGUE VÍDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=2vS8D-WprWk

MONTAGEM DA ASA:



Fazer a marcação no local indicado e paralelo a parte reta inferior do perfil. deixando o pino com 15 mm para fora da asa.





Como o pino tem 4 mm de diâmetro, fazer o corte em forma de triangulo com 2 mm de profundidade.





Fazer um corte igual na outra parte.



Cole as parte sendo que o pino pelo menos deverá ser colado com cola Epóxi e o restante da asa poderá ser com cola de isopor.





Trave bem as partes com fita crepe por cima e por baixo para manter o diedro original até a secagem.



Cole as outras partes da asa com cola de isopor.



Trave bem as partes com fita crepe por cima e por baixo para manter a união das mesmas retas.



Com um lado encostado na mesa a ponta do outro lado deverá ficar com aproximadamente 100 mm.



É hora de colocar as varetas de reforço, (NÃO USE COLA DE ISOPOR) deverá usar cola PVA, comece por colar as varetas da frente sendo a de cima e logo em seguida a de baixo da asa.



Passe cola PVA no veio e com uma chave de fenda vá apertando a vareta para o encaixe, faça o mesmo na parte inferior da asa.



Repare que no meio da vareta na parte superiro da asa fica saindo para fora, então será preciso costurar ela com a debaixo.



Com um pedaço de vareta de fibra, com fio dental dobrado em 4 partes ou um barbante fure ao lado da vareta no centro da asa na parte INFERIOR até sair na parte superior da asa.



Vareta com o fio apontando na parte superior da asa.



Agora cruzando o fio com a vareta faça o mesmo processo voltando a ponta do fio para a parte inferior da asa.



Já com os 2 fios na parte inferior da asa agora dê alguns nós e coloque um pingo de CA, depois corte as sobras do fio.



Centro da vareta superior depois de colada.



Com as 2 sobras das varetas vamos cola-las nos veios traseiros fazendo mesmo processo conforme fotos abaixo.







Testando o encaixe da asa na fuselagem.



SEGUE VÍDEO DA COLAGEM DO COMPENSADO (ARRUELA) DOS PARAFUSOS QUE PRENDEM A ASA.

https://www.youtube.com/watch?v=7MdzjHo8LzY

ESTABILIZADOR HORIZONTAL E VERTICAL:



Comece por fazer as marcações de corte e colocação das varetas de reforço.



ATENÇÃO: É essencial que o profundor tenha 3 varetas de reforno porque alem de ajudar a travar e dar uma boa resistência mecânica a peça também ajuda no ajuste do CG do aeromodelo.
Evidentemente esta parte das varetas ficará virado para baixo do aeromodelo.





OPCIONAL: Eu sempre gosto de arredondar as bordas dos estabilizadores dos meus aeros para dar um melhor acabamento, caso resolva fazer isso também utilize uma lixa 180 e depois uma 220 e faça com muito cuidado para não danificar as peças.





Nos lugares marcados, com um estilete de lamina nova, faça cortes com aprox. 2 a 3 mm de profundidade, depois utilize alguma ferramenta ou ferro com a medida um pouco mais largo que a vareta para aumentar os veios conforme fotos a seguir.





Testando a profundidade do veio para o encaixe definitivo.



Com as varetas coladas, deixar secando em uma superfície plana de preferencia com alguns pesos nas pontas e no meio para que fique reta.



Faça o mesmo processo com o estabilizador vertical conforme fotos a seguir.











Fazer os cortes de 45° nas partes móveis dos estabilizadores.







Com cuidado, dar uma Lixada para um melhor acerto do corte.





I'll be back... :twisted:
Editado pela última vez por Mauri em Qui Ago 17, 2023 11:54 am, em um total de 3 vezes.
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Re: Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC ** Vídeo do Voo **

Mensagem por Mauri »

Continuando...

Comece por fixar provisoriamente as partes moveis por cima com fita crepe.



Corte o arame de aço que acompanha o kit com 100 mm e dobre com 20 mm, 60 mm e 20 mm respectivamente conforme foto abaixo, posicione no centro da peça e marque com uma caneta e em seguida faça um corte de aprox. 2 mm de profundidade.





Com o próprio arame alargue o rasgo.



Coloque o arame em seu lugar (Sem colar por enquanto) e marque na parte fixa do estabilizador para fazer o corte.



Faça o corte em 45°





Cole o arame de aço em definitivo com cola Epóxi.





Retire a fita crepe e posicione a parte móvel centralizada e a 1 mm max. de distancia uma peça da outra.



Fixe as partes com a fita durex e depois corte o excesso.



Faça o mesmo procedimento com a parte inferior.



ENTELAGEM DO ESTABILIZADOR HORIZONTAL.



Comece por marcar com um lápis a peça no vinil e depois corte com uns 5 ou 6 mm para o lado de fora da mesma.



Retire o papel do vinil coloque-o na mesa e por cima coloque a peça centralizada.



Com um ferro de entelagem ou similar a media temperatura e protegido com um pano (Faça testes antes) comece por entelar primeiro no centro depois indo para as pontas até dobrar os cantos para o lado inferior da peça.



Parte superior pronta.



Faça o mesmo processo com a parte inferior só que dividindo em duas partes, primeiro entelando parte ixa depois com a móvel.



ENTELAGEM DO ESTABILIZADOR VERTICAL.

Use o mesmo processo usado no estabilizador horizontal como mostra fotos a seguir.

















Estabilizadores prontos.



Testando na fuselagem.

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Re: Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC ** Vídeo do Voo **

Mensagem por nery »

Bom trabalho !!! vai ficar um bom aeromodelo !!!
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Re: Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC ** Vídeo do Voo **

Mensagem por Mauri »

nery escreveu:Bom trabalho !!! vai ficar um bom aeromodelo !!!



Valeu mesmo Nery!! Sim, inclusive Ja fez outros voos e se saiu muito bem, segue um novo vídeo dele feito agora pouco.

Abrs.

https://www.youtube.com/watch?v=SIH8wEg3zi0
Editado pela última vez por Mauri em Sáb Mar 05, 2022 7:09 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC ** Vídeo do Voo **

Mensagem por Mauri »

Para quem já esta mais adiantado na montagem do kit estou colocando as medidas do trem de pouso a ser feito com o arame de aço 3 mm que acompanha o mesmo, fazer com altura de 85 mm para hélices 8 ou 9, para 10 ou 11 aumentar a altura para 100 mm.

Obs: Para executar essas dobraduras com ângulos como os da foto é necessário o uso de uma morsa e um martelo.





Continuando...

PREPARANDO PARA ENTELAGEM DA ASA:

ATENÇÃO: NÃO DESTACAR O AILERON DA ASA, DEVERÁ SER ENTELADO COM ELE EM SEU LUGAR.


IMPORTANTE: FAÇA USO DE MASCARA PARA FAZER O LIXAMENTO TANTO DO ISOPOR BEM COMO DA MASSA CASO RESOLVA USAR.


Procure utilizar uma prancha de lixamento de preferencia com as bordas arredondadas e use lixas com graduação entre 180 a 220.



Inicie por colocar uma fita crepe nos cantos dos ailerons para não correr o risco de danificar durante o lixamento da asa.



De uma lixada por completo na asa tanto por cima quanto por baixo da asa.



Passe um pano úmido (Não muito) para tirar o pó da mesma.



Se quiser dar um ótimo acabamento sem praticamente agregar peso a asa deverá usar uma massa do tipo "Massa leve", tem de varias marcas, de todas que já experimentei essa da Atlas é disparada a melhor, muito fácil de aplicar e lixar.



De uma demão completa na parte superior da asa e espere secar um 1 hora aprox. depois lixe toda a superfície.



E em seguida passe novamente um pano não muito úmido para retirar o pó.



Aplique uma segunda demão com o mesmo procedimento da primeira e faça o mesmo depois na parte inferior da asa.



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Lixe novamente a asa, eu costumo encerrar com 2 mãos na parte superior e 1 na parte inferior, se quiser uma maior perfeição passe uma mão a mais de massa em cada parte.



Em seguida passe novamente um pano não muito úmido para retirar o pó.



Para uma melhor aderência do vinil é recomendado passar uma demão pelo menos de cola PVA (Não precisa ser de secagem rápida) diluída com água na proporção de 50%.



Aplicar com um pincel ou rolinho e deixar secar por completo, depois lixar levemente toda a superfície com lixa 220 ou mais apenas para tirar a rugosidade da cola, após isso passar um pano pouco úmido para retirar o pó e assim estará pronta para a entelagem.







Asa pronta para entelar.



ENTELAGEM DA ASA:

Materiais necessários:

Vinil fino de boa qualidade ou fita durex larga.
Ferro para entelagem
Estilete
Tesoura
Caneta
Régua de ferro de 60 cm ou mais
Lixa 220



Inicie sempre por entelar a metade superior, coloque-a sobre o vinil e marque o tamanho da meia asa.



faça uma marcação com 10 cm para fora do tamanho original.



Retire o papel do vinil e posicione na mesma para vir com a asa centrada por cima.





Comece por passar o ferro a media temperatura e com um pano de proteção (Faça testes antes) na superfície começando do centro para as pontas.





Com o ferro dobre e cole e as sobras do vinil para o lado inferior da asa tanto no bordo de ataque bem como no bordo de fuga.







Parte superior da asa pronta.



Com o vinil já fazendo a função de dobradiça, dobre o aileron para cima "quebrando" a fina camada de isopor restante.



Lixe levemente para retirar as pequenas rebarbas resultantes da quebra do isopor (Cuidado para não lixa o vinil (dobradiça) do outro lado.



Recorte um pedaço de 500 X 80 mm de vinil e aplique na parte inferior da asa.







Faça o mesmo com a outra parte.



Recorte um pedaço de vinil de 290 x 50 mm e aplique na parte central da asa.



Encape o restante da parte inferior bem como feito na superior mas sem os 10 cm a mais feitos na parte superior.

Editado pela última vez por Mauri em Seg Out 03, 2022 5:00 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC ** Vídeo do Voo **

Mensagem por Mauri »

Continuando...

Faça o mesmo procedimento que foi utilizado para preparar a asa, agora na fuselagem.

Obs: Usei duas mãos de massa tipo massa leve tal qual foi utilizado na parte superior da asa e para mim foi o bastante em termos de acabamento.

Fuselagem pronta para entelar.





OPCIONAL:

Caso queira afinar para dar um melhor acabamento nas bordas da cabine do piloto utilize um estilete pequeno com lamina nova e faça como nas fotos abaixo.









Faça o mesmo com o outro lado.



Este é o protótipo que foi construído e com ele realizado os testes e os videos do inicio deste tutorial.

Procurei por dias na Web por um grafismo que fizesse com que o aero Ipanema (Que ao meu ver não era um avião tão lindo assim) mudasse minha opinião e após encontrar esse, aconteceu... :D

Existe um avião real com esse grafismo.

Segue o link com imagens de onde me baseei para fazer o grafismo, foi trabalhoso, mas muito compensador.

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Continua...
Editado pela última vez por Mauri em Sáb Mar 19, 2022 3:15 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC ** Vídeo do Voo **

Mensagem por LaercioLMB »

Não sei se ajuda, mas na maioria das vezes, somente lixar o isopor com lixa 280 e água, não precisa de massa nenhuma. O isopor fica bem lisinho e com ótimo acabamento, sem falar que o pó do isopor se inalado, não desmancha dentro do organismo humano.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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