Extra Ton Versão 2022

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Extra Ton Versão 2022

Mensagem por Andre Mauricio »

Entrei no fórum só para postar essa construção e descobri que agora sou Moderador Global :lol: mas uma coisa de cada vez.

Há muitos anos atrás acompanhei diversas construções dos extras do beto, e extras da planta do Ton. Sempre babei esses aeros, mas nunca construí um pra mim. De uns dias pra cá comecei a ter vontade de aprender um pouco de 3D, e ressuscitei essa planta do Ton. Fiz algumas alterações estruturais, mas nada muito drástico.

A construção tem um "núcleo" de balsa e compensado, chapeado com depron 5mm. A asa foi cortada em isopor P3 pelo Rodrigo da MR Modelismo e deve chegar nos próximos dias.

Para encontrar a planta, simplesmente busquei por "planta extra ton e-voo" no google, e apareceram arquivos em diversos sites. É a planta clássica, que o pessoal mais antigo deve lembrar muito bem.


O "núcleo" de madeira compreende as cavernas, parede de fogo, suporte para eletrônica e "berço" do trem de pouso. Utilizei compensado de 3mm na parede de fogo e região do trem de pouso, e balsa de 2,5mm no restante.







Resolvi colocar pelo menos o servo do leme no centro da fuselagem, por preocupação com o CG. Mas deixei instalado um conduíte para linkagem do profundor, caso seja necessário recuar este servo no futuro. Também utilizei alguns reforços de varetas de fibra de vidro.



O processo de curvar o depron é relativamente simples. Cobri a parte externa das peças com fita adesiva para evitar quebras, e fui curvando o material com auxílio de um secador de cabelo até chegar em um formato próximo ao necessário. Prossegui para a colagem e fixação com fita adesiva, um pouco mais de secador com a peça "travada" no local e pronto.


Para reforçar a empenagem, utilizei varetas chatas de fibra de carbono em ambos os estabilizadores.


Resolvi fechar o cowl do avião com a famosa "boca triste" do Extra. Ficou um detalhe bacana.


Para entelar, utilizei vinil. Branco, vermelho e preto. Depois de finalizar a fuselagem, percebi certa semelhança com uma Pokebola.


Essa é a máxima deflexão de comando que consigo com o setup atual.



Para eletrônica estou utilizando um motor 2835 1120KV (não é lá dos mais eficientes); ESC Hobbywing de 40A; servos 14g metal gear (que apelidei de "servos do Vasco"), mas que aparentemente são bons; LiPo 3s 2200mAh 40C, FrSky X8R.





O trem de pouso é feito com arame, para dar "volume" utilizei depron 5mm e entelei com vinil de carbono. Também construí um par de polainas em depron. Estou usando rodas de 40mm, pequenas, mas na pista de asfalto de Brasília funcionarão bem. Esse é o estado atual do avião, apenas aguardando a chegada da asa. Se tudo der certo, estreia no fim de semana.


Também preciso ir atrás de uma forma de ovo de páscoa de 1kg para fazer o canopy.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Extra Ton Versão 2022

Mensagem por marcos soares »

Que talento! Que vinil você usa para entelar?
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Extra Ton Versão 2022

Mensagem por Andre Mauricio »

marcos soares escreveu:Que talento! Que vinil você usa para entelar?


Tô usando Oracal 651! Ótimo vinil, é o mesmo que estou usando para fazer os detalhes em preto do Stik 61.

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Extra Ton Versão 2022

Mensagem por marcos soares »

Andre Mauricio escreveu:
marcos soares escreveu:Que talento! Que vinil você usa para entelar?


Tô usando Oracal 651! Ótimo vinil, é o mesmo que estou usando para fazer os detalhes em preto do Stik 61.



Muito obrigado Mauricio.
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Extra Ton Versão 2022

Mensagem por Mauri »

Muito top sua construção André! Conseguiu da um UP a essa planta já muito boa feita pelo Ton, eu fiz um a época também, acho que inspirado nela ou antes dela, tinha um tópico dele também mais não tem mais as fotos, só restou mesmo o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=LQb3LdgY5v0

Quanto ao Seu Canopy, eu tenho quase certeza que a forma de 1 kilo vai ficar pequena para ele, talvez uma maior de 2 ou 3 você recortando conseguiria um bom angulo e acabamento melhor, mas é mais difícil de achar esses formas, por sorte nem tanto nessa época...

Caso não encontre e queira eu tenho aqui uma do kit do Extra que acho que serviria, tire as medidas e me passe, caso sirva envio uma para você.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Responder