Construção Telemaster Jr. 1,2m

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Um ótimo dia a todos, apesar de acompanhar o evoo há muito tempo nunca havia conseguido me cadastrar para poder publicar no fórum, resolvido este problema, segue aqui minha primeira contribuição para o fórum e uma breve apresentação minha (provavelmente eu cometa alguns erros durante a publicação).

Minha vida foi rodeada de aeromodelismo, era o hobby do meu pai, apesar de crescer rodeado de aviões, balsa, monokete e cheiro de superbonder, meu interesse não era tão forte assim. Mesmo assim, meu pai sempre incentivou (nunca forçando uma situação), mas sempre que havia uma brecha ou rolava algum interesse de minha parte ele sempre dava 100% para ensinar ou mostrar como funcionava. Ele me ensinou a pilotar o avião no ar, mas na chácara onde morávamos o espaço para decolagem ou pouso não permitia erros, então com pouco interesse meu e grande possibilidade de erro, ele nunca me ensinou a pousar ou decolar um aeromodelo.
Após seu falecimento em 2018 com 57 anos, comecei a juntar as coisas dele da oficina e decidi reerguer alguns aviões, apesar do meu pai ter construído muitos aviões em sua vida, restaram apenas 4 (glow), um deles em perfeitas condições (provavelmente eu nunca vá voar ele) e outros faltando peças/motores/servos.
Ai que a coisa desandou. Peguei gosto pelo hobby, desde então venho construindo e reformando os aviões dele, no momento todos estão em condições de voar, mas apenas um (terminei ontem) não tive tempo para testar ainda.

Após essa breve apresentação, segue abaixo a construção do Telemaster Jr. elétrico.

Essa é a minha primeira construção em balsa a partida da planta, tudo muito novo para mim.

Construção é feita na oficina do meu pai na chácara onde morávamos, planta em cima da mesa de desenho.

Normalmente eu começo e só depois lembro de registrar e tirar fotos.




Após inicio da construção, encontrei essa foto minha com um dos aviões do meu pai, na foto o avião tem apenas 3ch por isso esse diedro na asa, mas no meu caso eu irei fazer com os ailerons mas irei manter as cores que meu pai fez.




Vou mantendo aqui atualizado e pretendo abrir outros tópicos por que eu viciei nisso.

Felipe Uebelhart
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Paulinho »

Que show! Bonita história! Vintage na área!!! Se fosse o construtor também faria 4 canais, assim, diminuiria este exagero de diedro para ficar mais manobrável... Parabéns pelo projeto! :)
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Pablo
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 10:49 am
Localização: Bahia

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Pablo »

Muito massa!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Mauri »

Seja muito bem vindo a área de construções aqui do E-voo, fico feliz em ver novas postagens por aqui, muito boa sua escolha e ótima planta, só seguir o que esta nela que não tem erro, Parabéns Felipe! :wink:
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Seguimos:

Parei um pouco a construção da fuselagem para dar inicio na construção da asa, apesar de estar seguindo as dimensões da planta, não encontrei as madeiras nas medidas corretas, então estou precisando fazer algumas adaptações na construção para tudo se encaixar perfeitamente.

Por sorte, meu pai construía as nervuras da asa usando 2 perfis de alumínio e encontrei aqui exatamente o perfil/tamanho que eu preciso para o Telemaster, isso me salvou um bom tempo de trabalho.

Segue foto com alguns dos perfis que aqui estão guardados ainda.


Passei o contorno das nervuras para a chapa de balsa e cortei elas de forma bem grosseira mesmo.


Após o primeiro corte, coloquei as nervuras entre as chapas de alumínio e as fixei na morsa, fui dando acabamento com a lixa ate ficarem identicas ao perfil de alumínio (infelizmente não tirei foto deste processo) para fazer o corte das varetas na nervura, eu colei um pedaço de lixa na nervura que seria usada e lixei ate abrir o corte necessário.











Tudo fixado e colado.



Para fazer o ângulo do diedro, segui a planta que recomendava colar um perfil de aileron entre as asas, confesso que nunca havia pensando nisso (infelizmente não tenho também foto detalhada disso). Antes eu sempre sofria na construção de algumas asas em isopor P3 onde eu tentava controlar o diedro lixando as asas.


Colei as asas usando esquadros de apoio e fita para fixar tudo e conferir antes de colar.


Chapeie o centro da asa com balsa de 1,5mm onde será apoiado o elástico (talvez reforce mais no bordo de ataque/fuga).
Cortei e colei duas chapas de balsa 4,7mm para fazer o bordo de ataque.
Sobre as nervuras eu colei chapas de balsa de 1,5mm*5mm para aumentar a área quando colar o monokote.


Bordo de ataque lixado e finalizado


Agora essa semana é terminar essa asa para poder finalizar a fuselagem.
Avatar do usuário
julissontiago
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 9:40 am
Localização: Pompano Beach, Florida USA

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por julissontiago »

Top. Acompanhando seu projeto
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por nery »

Um bom trabalho, a construção esta ficando boa. Acompanhando o processo. Boa sorte!
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por johnny2008 »

Bacana o projeto ! estou terminando hoje o projeto do telemaster 1200mm para corte a laser.

A asa está bacana, bem montada.

a fuselagem já tem erro estrutural feio. as laterais são de balsa 3mm ou 3.2mm ( 1/8 ) e são inteiriça. aquela emenda na lateral com chapa de 2 medidas vai te dar dor de cabeça. vai durar com sorte 1 pouso.

abraços !
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Paulinho »

Está ficando muito show Felipe. parabéns! Me tira uma dúvida, um detalhe que não pode passar... Você colocou o reforço central de asa? Não consegui visualizar este reforço nas fotos, apenas a nervura que usou como referência do ângulo de diedro.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Agradeço a todos pelas mensagens e por estarem acompanhando a construção!

johnny2008 escreveu:Bacana o projeto ! estou terminando hoje o projeto do telemaster 1200mm para corte a laser.

A asa está bacana, bem montada.

a fuselagem já tem erro estrutural feio. as laterais são de balsa 3mm ou 3.2mm ( 1/8 ) e são inteiriça. aquela emenda na lateral com chapa de 2 medidas vai te dar dor de cabeça. vai durar com sorte 1 pouso.

abraços !


Depende. Se eu deixar assim com certeza vai me dar dor de cabeça, mas como disse, a fuselagem ainda não esta pronta e vou reforçar esses pontos quando terminar a asa e saber como tudo vai encaixar ali naquela região.

Paulinho escreveu:Está ficando muito show Felipe. parabéns! Me tira uma dúvida, um detalhe que não pode passar... Você colocou o reforço central de asa? Não consegui visualizar este reforço nas fotos, apenas a nervura que usou como referência do ângulo de diedro.


Obrigado Paulinho, então até agora passei uma vareta de 3mm de fibra de vidro pegando 3 nervuras para cada lado da asa, mas vou passar mais uma ou duas, quando terminar esse processo vou postar foto aqui.
Responder