Construção Telemaster Jr. 1,2m

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por LaercioLMB »

Felipe Uebelhart escreveu:Obrigado Paulinho, então até agora passei uma vareta de 3mm de fibra de vidro pegando 3 nervuras para cada lado da asa, mas vou passar mais uma ou duas, quando terminar esse processo vou postar foto aqui.


Reforço de fibra de vidro em asa de balsa não é confiável e nem eficaz, pois as varetas de balsa são mais resistentes do que as varetinhas de fibra. Elas funcionam muito bem no isopor, pois ele é maciço e as varetas de fibra até fazem um ótimo papel.
O reforço em asas de balsa é fechar entre as longarinas e as varetas longitudinais usando uma chapa de balsa que pode ser até de 3mm de espessura.
A sua asa por ter somente duas varetas longitudinais, poderá vir a flambar. O correto são 4 varetas e nesse caso, nem precisa de nenhum reforço.
O reforço em aeromodelismo só serve para agregar peso, pois uma estrutura bem feita, depois de pronta é difícil de quebrar até em uma queda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por sabbadin »

Acompanhando e torcendo pelo resultado perfeito!
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Continuando um pouco...

A construção começou a ficar meio lenta, entrei em partes um pouco menores em tamanho e maiores em dificuldade (ou paciência) para mim e o chinakote que estou esperando vir da china parece que vai atrasar um pouco, então vou aproveitar para fazer com calma.
A asa eu cortei os ailerons, coloquei as dobradiças e o sistema de arames que vai movimentar o aileron. Infelizmente ainda não tenho habilidade para deixar conforme eu gostaria, os cortes do alieron não ficaram com 90º mas pelo menos consegui deixar com folgas pequenas entre o alieron e a asa (muito espaço entre os comando e partes fixas me incomada bastante).

A fuselagem progredi bastante, eu precisava "terminar" a asa para definir a posição dos batentes na fuselagem, então com isso consegui colar os batentes e dar andamento na construção dela:
- Reforcei partes importantes observadas acima.
- Chapeamento inteiro da fuselagem.
- Reforços internos.
- Suporte do motor.
- Dutos de linkagem.
- Reforço e furos para fixação da bequilha traseira.
- Finalização do leme e profundor.

Pesei todas as peças e eletrônica (menos a bateria) e está com 680g, acredito que a entelagem no máximo acrescente mais 150g, na planta é um aero para peso final de 1,3kg.

Apesar de não ter foto de todos os detalhes, segue algumas partes da construção, próxima postagem coloco mais fotos.











Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Continuando...

Estava enrolando para fazer o acabamento da ponta da asa, achei que teria uma dificuldade enorme para conseguir fazer ele com as curvas necessárias em uma peça angulada.
Enfim, todo mundo que constrói aeromodelo deve saber que tem dia que não estamos bem e nem devemos encostar no aeromodelo porque tudo vai dar errado, mas mesmo assim encostamos.
Precisava fazer a ponta da asa, minha balsa estava acabando e eu não estava pensando bem aquele dia.
A planta pedia uma madeira triangular de 30x30mm (ângulo de 45º) colada na ultima nervura da asa e com um desenho todo em curva que eu não sabia como copiar.
Tive uma ideia ruim de cortar 6 chapas de 5x30mm e colar uma em cima da outra para conseguir um bloco de 30x30mm e depois lixar ( :? ) ate formar o ângulo de 45º, lixei, lixei, lixei e lixei...mesmo assim ficou ruim. Larguei tudo e voltei no outro dia.
Nesse dia não pensei burro e resolvi fazer chapas para ficarem o mais próximo do ângulo de 45º sem lixar, ou seja, 5x30mm + 5x25mm + 5x20mm e assim ate a ultima de 5x5mm, dessa vez foi fácil lixar e acertar o ângulo.
Só que ainda não sabia como fazer o desenho dessa peça, então resolvi colar ela na última nervura e depois lixar acompanhando o perfil da nervura e descobri que só fazendo isso a peça já pega o desenho curvo e ficava perfeito...eu tenho essas dúvidas na construção pois é a minha primeira construção direto da planta e não tenho a orientação de ninguém, coisas que podem ser óbvias para os construtores mais experientes, mas não para mim (ainda).

Esses dias estava matutando e pensando no ultimo post do André (telemaster) onde ele postou que resolveu terminar o avião para postar tudo de uma vez e o tópico não ficar aberto muito tempo sem finalizar o aero, achei que deveria ter feito o mesmo, mas depois pensei que o tópico ficar aberto sem finalizar mostra também para os outros que estão começando que fazer um aeromodelo leva tempo e não é fácil.

Chapas cortadas e coladas para fazer o acabamento da asa.








Adicionei mais reforço na asa, ela estava saindo de esquadro (nervuras com a varetas), não sei como explicar o movimento que ela fazia, enfim, isso resolveu o problema.




Balanceando a asa, coloquei um esquadro de desenho na morsa e posicionei o centro da asa no esquadro.


Foi necessário adicionar uma porquinha para corrigir o balanceamento.


Eu sofria muito para fazer os rasgos para as dobradiças, então fiz uma ferramenta para isso usando uma folha de arco de serra.


Já aproveitei e coloquei as dobradiças no leme e profundor, (não colei ainda pois vou entelar antes) até que enfim esse leme ficou com um espaçamento que eu gosto entre a parte fixa e a móvel.


Reforço na fuselagem comentada acima, ficou bem firme, já testei, forcei e a união na fuselagem está firme, vai aguentar mais de um pouso :)


Mesa de servos (basica, funcional, rustica, clássica) e chapa de compensado para o trem de pouso.



Enfim, só esperar o chinakote chegar para começar a entelagem. :P
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Paulinho »

Show!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
atg2001br
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jun 13, 2012 9:03 pm
Localização: carapicuiba,SP

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por atg2001br »

Show !!
atg2001br
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jun 13, 2012 9:03 pm
Localização: carapicuiba,SP

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por atg2001br »

Show !!
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por sabbadin »

IM-PE-CA-VEL!
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por marcos soares »

Que espetáculo! Parabéns
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Construção Telemaster Jr. 1,2m

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Finalmente o chinakote do Aliexpress chegou.

Comprei junto com um amigo, pedi 10m de branco, 10m de amarelo claro, ele comprou 5m do amarelo mais escuro e o aliexpress nos mandou uns 5m de prata (não sei se é brinde ou se veio faltando metragem de algum outro e eles compensaram assim).



Comecei a entelagem pela asa, não tirei muita foto por que acredito que aqui não tem muito detalhe para mostrar, utilizei soprador térmico e ferro de passar roupa com pano para fazer tudo.
Falta apenas alguns detalhes da entelagem para poder dar andamento em colar todas as peças e fazer a linkagem.














As janelas fiz com Vinil azul escuro, acredito que os detalhes podem ser feitos com vinil sem problema nenhum, ele cola super bem no chinakote.
Mas aqui como ainda tinha um pouco de chinakote vermelho acabei usando ele nos detalhes em vermelho.
Outra coisa boa é que não usei 1g se quer de massa para tapar algum buraco.
Espero voar esse avião nesse final de semana.
Responder