Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por leosusse »

Boa tarde a todos!
Após aproximadamente 15 anos afastado do hobby, adquiri um kit de stick Glow da WSG.
Talvez tenha sido uma das melhores (ou uma das piores) coisas que fiz esse ano! Que hobby incrível.

No passado, fazia mais aviões elétricos pequenos de isopor e depron (bandeja de frios em sua grande maioria), construi poucos kits de balsa.
Inspirado pela construção do Telemaster Jr do meu amigo Felipe, resolvi começar a construção desse Tucano. Será o primeiro avião que vou contruir a partir da planta, sem kit.

Pretendo documentar algumas etapas do projeto aqui, porém será um projeto um pouco longo por conta da demora em receber os materiais (madeiras e entelagem, principalmente).

Envergadura: 120cm
Comprimento 85cm
Motor: GP .42 (mais sobre ele no futuro, guarda algumas histórias e grandes gambiarras). É um motor forte e leve, me parece um pouco grande para o modelo mas nada absurdo. Hoje ele equipa o stick de 1,5m.

Planta: https://outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=7570


Até o momento, utiliezei apenas os retalhos do kit do stick da WSG e um pedaço de uma placa de compensado de 4mm.
Cavernas frontais foram feitas de compensado e as da cauda em balsa


Fiz as longarinas laterais também de compensado.


Estabilizadores, leme e profundor foram feitos com varetas e blocos, aproveitando os retalhos das chapas que compuseram a causa do stick.


Lixar balsa é para mim uma das coisas mais legais desse hobbie.


Dei início ao chapeamento com os retalhos que ainda tinha, conseguir progredir mais do que esperava dessa forma.



O método "pão duro" sem dúvida implica no uso de mais cola e consome muito mais tempo (o esforço para otimizar as madeiras demanda muito tempo) porém até o momento estou satisfeito com o resultado.

Vou aguardar as madeiras chegarem para dar continuidade no chapeamento para posteriormente lixar.

A asa será feita de isopor chapeado com balsa 1,5mm.
Sugestões para essa etapa são muito bem vindas: qual cola usar para fazer o chapeamento? qual a qualidade mínima da balsa indicada para chapear? Qual seria a densidade do isopor adequada para tal?
Toda dica ou sugestão construtiva é muito bem vinda!!!

Até logo pessoal.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Boa Leo!
O aero esta ficando animal! Mais incrível ainda é fazer tudo isso com retalhos hahaha
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por Paulinho »

Que show! Parabéns pelo projeto!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por leosusse »

Obrigado pessoal,

Consegui concluir a parte superior do chapeamento com os materiais que tinha.. começou a virar baixaria mas deu certo.
Fiz um mock de depron 2mm para a base da cabine (peça que não vem desenhada na planta). Com o auxilio desse mock, marquei a posição e cortei o chapeamento.




Fiz também o gabarito apra o corte do isopor.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por claudiorfernandes »

Doido pra construir também... Só que eu gosto de kit elástico para "eletrocutar"... Estou com 3 ou 4 aqui, faz quase 2 anos... hahahhaha
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por leosusse »

Não passe vontade não Claudio, construir é bom de mais kkkk

Sem muitas atualizaçoes no projeto por falta de tempo, mas as madeiras chegaram. Aproveito para comentar sobre a qualidade de balsa, algo que eu não possuia nenhum conhecimento.

Comprei todas as madeiras (exceto a chapa de compensado 4mm) da Woodperker Balsa.
Primeiramente, gostei muito do atendimento apesar do processamento do pedido ser lento. Como tudo nesse sentido foi informado de antemão, não posso reclamar.

Eles vendem a madeira em 3 qualidades (1A, 2AA E 3AAA), da mais pesada e dura para mais leve e macia.
Peguei chapas 1A e 3AAA. Fiquei bem satisfeito com a qualidade de todas as chapas.


A 1A me supreendeu, apesar de ser significativamente mais dura e pesada, me parece extremamente versátil se utilizada a tecnica de contrução adequada.
A principal limitação dessa qualidade (1A) sem dúvida é chapeamento de regiões muito curvas, como na fuselagem a seguir.

Para chapear a parte de baixo da fuselagem, utilizei duas chapas de 3AAA 1mm e foi ideal. Com cuidado consegui fazer as curvas sem muitos problemas.



Próximo passo será a construção da asa, que será de isopor (F2) chapeada com balsa 1,5mm 1A.
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por marcos soares »

Que show!
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por leosusse »

Boa tarde pessoal,
Dando alguma continuidade ao projeto:

A asa foi feita com isopor F2 e chapeada com balsa 1A 1,5mm.
Sempre tive alguma dificuldade em cortar asas de isopor mas dessa vez, até que saiu legal. A boa preparação dos blocos ajudou muito.



Para o chapeamento, emendei as madeiras com CA e fita crepe. Utilizei cola de isopor para colar a madeira pois fiquei muito satisfeito com os testes.. fora que o serviço com cola de isopor é mais limpo que com epoxy e acredito que tenha agregado menos peso do que epoxy.
Utilizei os "negativos" da asa para prensar a madeira no isopor, com a ajuda de pesos e mais fita crepe.



Varetas no BA e BF coladas e lixa.
Utilizei uma vareta de fibra de vidro para reforço em cada metade.



Diedro lixado, slot para reforço do dietro e emenda e duto para fios dos servos


Asa pronta (sem as ponteiras).
Gostei bastante do resultado estético da asa, parece uma peça de madeira maciça.


As metades independntes ficaram muito fortes, utilizei epoxy pra juntar as metades e colar o reforço do diedro. Essa colagem apesar de parecer muito segura ainda me deixa dúvidas. Avalio a possibilidade de fazer um reforço de fibra na parte inferior.
A asa infelizmente ficou um pouco mais pesada do que eu gostaria (390g com ponteiras). Isso se deve a madeira utilizada tanto no chapeamento quando na vareta do BA. Da próxima vez, vou optar por 1mm no chapeamento ou balsa 2AA.

Detalhe dos aleirons lixados


Próximos passos:
Suporte para os parafusos de fixação da asa (detalhe um pouco crítico, preciso avaliar como fazer de forma que fique forte e leve);
Acabamento da junção asa-fuselagem;
Canopy;
Trem de pouso;
Entelagem;
Finalização (eletronica, motor, linkagem...).

Aproveito para perguntar aos colegas:
Qual material utilizar para fazer o trem de pouso?
Pensei em usar aqueles arames de aço 4mm mas não encontrei...
Alguma sugestão?

Obrigado e até logo!!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por Andre Mauricio »

Agora cê já comprou e moldou a balsa para os ailerons, mas a Woodpecker vende balsa sob medida, em medidas e formatos que não estão na planilha da empresa. Consegue comprar os ailerons prontos já de fábrica, fica a dica pra próxima construção!

Pro trem de pouso, raio de moto pode resolver o problema. De bike é muito fino, mas o de moto deve sustentar bem esse tucano de 1,20m. Raio pra XT660 (famosa meiota) tem 4mm, não vai ser difícil conseguir unidades avulsas em oficinas de moto.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Contrução - Tucano 1,20m / Glow .42

Mensagem por leosusse »

Maravilha André, obrigado pelas dicas.
Essa do raio de moto é mesmo muito boa. Vou procurar.

Tô acompanhando o stickão no youtube, seus vídeos aparecem pra mim assim que foram lançados.

Abs
Responder