Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Andre Mauricio
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Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Mensagem por Andre Mauricio »

Primeiramente, porque escolhi especificamente este kit. Nos rolos do hobby, consegui um DA50, e decidi que montaria um avião para receber este motor. Mas não queria uma avião full acrobático, queria um avião sport barra treinador, um aero que aceitasse manobras, mas que tivesse um voo mais tranquilo. A partir daí, fui analisar as possibilidades do mercado, vendo os kits para montar disponíveis. Inseri, na minha busca, apenas kits de lojas conhecidas, com CNPJ, com aquele esquema de colocar no carrinho, pagar no cartão e receber no conforto da casa. Encontrei 3 kits em duas lojas: Ugly Stik 50 cilindradas na WGS e na Flying Circus, e o Sport Stick 50 cilindradas n Flying Circus. Há também o kit do Adventure 50 cilindradas da Flying Circus, mas é um avião desenhado para o voo 3D, característica que foge daquela que eu esperava desse projeto. O Ugly Stik é meu avião favorito, e por esse motivo acabei descartando o Sport Stick, apesar de ser um belíssimo projeto.

A partir daí, comecei a analisar a fundo os dois projetos de Ugly Stick 50 cilindradas. E acreditem, apesar de serem dois Stiks, os seus projetos possuem diferenças bem significativas. Como já adiantei, escolhi o kit da Flying Circus, porque ele se adequou melhor à minhas expectativas e necessidades, eu recomendo a cada modelista, analisar bem os kits disponíveis e decidir qual se adequa mais ao que espera do avião. Já montei kits das duas fabricantes, e cada kit teve uma característica que me fez decidir pela compra.

Os manuais dos dois kits possuem formatos diferentes. O manual da WGS é uma série de vídeos de montagem disponibilizados no YouTube, já o manual da Flying Circus é um documento em PDF com uma sequência de fotos e um pouco de texto. Apesar de diferentes, ambos cumprem bem o papel de manual.

Primeiro fator que me chamou atenção, foi um fator prático, relacionado ao voo, a área de aileron do kit da WGS. Conversando com alguns amigos que já montaram e voaram esse kit, me disseram que é um avião com pouco comando de aileron, com uma rolagem lenta, e que o kit da Flying Circus tem uma resposta melhor de aileron.

O segundo fator já é estrutural, e é o tipo de montagem e encaixe da asa. Ambos possuem asa baionetada. O kit da WGS mantém o esquema tradicional de montagem, encaixando uma asa na outra, e então todo o conjunto na fuselagem. Já o kit da Flying Circus utiliza o mesmo sistema dos aviões acrobáticos, a fuselagem é inteiriça, uma caixa fechada, e as asas são encaixadas pelas laterais; esse tipo de montagem me parece mais rígida e confiável, além de tornar mais prático o transporte, pois reduz em alguns centrímetros o tamanho de cada semi asa, aqueles centímetros referentes à largura da fuselagem são subtraídos das semi asas.

O terceiro fator que me chamou atenção, foi a empenagem, conjunto de estabilizador vertical e leme, estabilizador horizontal e profundor. O Ugly Stik, até nas versões maiores, costuma manter a estrutura tradicional no conjunto de cauda. Aquela estrutura plana e vazada, que acaba sofrendo, estruturalmente, em aviões maiores, com muita carga e vibração. Aqui no Brasil, o Stik 50cc da Ciafly, de Goiânia, utiliza o estabilizador horizontal estruturado com nervuras e longarinas, assim como dos aviões acrobáticos, uma estrutura mais forte. A WGS resolve o problema com estaiamento rígido, utilizando tubos de alumínio interligando os estabilizadores. É uma solução simples, barata e eficiente, mas que tem alguns poréns: aumenta a área ocupada pela fuselagem, e dificulta a desmontagem do estabilizador horizontal. Os primeiros kits da Flying Circus utilizavam o mesmo esquema de estaiamento com tubos de alumínio, mas o Fabrício, proprietário da Flying, observou que os clientes estavam chapeando o conjunto de cauda com balsa para não utilizarem o estaiamento, a partir daí, começou a enviar, junto com o kit, a madeira necessária para esse chapeamento, não sendo necessário o uso de estais. Aumenta um pouco o peso de cauda, mas simplifica a montagem e facilita a guarda e o transporte do avião.

O último fator que pesou na minha escolha, foi o profundor. O kit da WGS mantém o profundor tradicional do Stik, em peça única. Já o kit da Flying Circus utiliza um profundor bipartido, com leme que vai até o assoalho da fuselagem. Essa escolha de projeto da Flying Circus facilita em muito a instalação de bequilha linkada ao leme, e remoção da mesma juntamente com o estabilizador horizontal.

Por esses fatores que observei analisando as fotos dos modelos e seus manuais, que escolhi pelo kit da Flying Circus. Vale ressaltar, ainda, que os dois kits possuem o mesmo valor. Ambos são comercializados por volta de R$1300,00 reais.

Envergadura: 250cm
Comprimento: 205cm (com motor)
Área Alar: 117,2 dm²
Peso: Aprox. 7,5kg com motor 50cc

Abrindo a caixa e iniciando a montagem pelo conjunto de cauda.


Detalhe dos encaixes.


Estabilizador horizontal do 50cc em comparação com a asa do meu Stik EP, também da Flying Circus.


Depois de aproximadamente 1h de montagem, conjunto de cauda montado, faltando o chapeamento.


Partindo para a fuselagem...
Apesar do tamanho, a montagem é extremamente simples e rápida. Em um dia de trabalho, finalizei a montagem da fuselagem e do conjunto de cauda.








Em comparação com meu armário de ferramentas e equipamentos... ainda faltam motor, spinner...


Partindo para a asa...
Destaquei e organizei todas as peças.



Sobrou apenas a balsa de chapeamento.






Fechamento do "D Box" bem ajustado.




Chapeamento de flap e aileron.


Primeira semi asa, ou painel de asa...


Peso do primeiro conjunto de flap e aileron, já com chapeamento.


Peso de uma semi asa completa, com flap e aileron.


Peso da fuselagem, sem a empenagem.


Colas que utilizei até esse momento.

Titebond Ultimate III - Para a maior parte da montagem, áreas extensas: união de laterais de fuselagem e cavernas, chapeamento de asas etc.
Tekbond 793 - Para colagens menores e de menor esforço, como colagem de reforços de compensado em nervuras de balsa etc.
Almasuper* - Comprei essa nova CA para testar, utilizando nos mesmos pontos que utilizaria a 793, gostei muito do resultado.
Araldite Hobby 10 min - Em áreas de maior esforço, como colagem da parede de fogo na fuselagem, berço de trem de pouso etc.

https://www.youtube.com/watch?v=zrzHWh1wHEc&t=844s
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Paulinho
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Re: Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Mensagem por Paulinho »

Eita!!! Este é monstro!!!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
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sabbadin
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Re: Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Mensagem por sabbadin »

ACOMPANHANDO !!!!!!
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Re: Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Show Andre!
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Andre Mauricio
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Re: Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Mensagem por Andre Mauricio »

Continuando...

Montei o segundo painel de asa e fiz a primeira montagem.



Ainda faltam trabalho nessas asas. Preciso remover algumas sobras de chapeamento, cortar as baionetas no tamanho correto, colar os suportes de servo, lixar bastante... mas o peso do conjunto pronto para entelar deve ficar por volta de 2.9kg, muito leve pelo tamanho. Acredito que, entelada, com servos e linkagem, deve ficar com mais ou menos 2.5kg.


Em comparação, as asas do Stik 50cc e do Stik EP, ambos da Flying Circus.
Stik EP: 94cm
Stik 50cc: 250cm


Recebi os standoffs para montagem do motor.




Junto ao avião, o DA50 nem parece tão grande assim...


Para iniciar o chapeamento da empenagem, comecei unindo as 9 chapas sem cortes que acompanham o kit. Utilizei a Titebond, pois facilita muito o acabamento com a lixa. CA nesse tipo de trabalho acaba deixando marcas em relevo. A junção fixa excelente.

São, em media, duas horas de secagem inicial. Porém, o rótulo da Titebond pede para aguardarmos 24h de secagem para submeter as peças à tensão.


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Re: Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Mensagem por Andre Mauricio »

Finalizando o chapeamento...

Estabilizador horizontal e profundores (sim, no 50cc FC, são dois).


Estabilizador vertical e leme.


Usando o peso do conhecimento para secar as partes. :lol: Coloquei um saco plástico por baixo das peças para não sujar de cola a mesa da patroa. 8)


Agora vem a pior parte, lixar isso tudo!


O chapeamento agrega um peso considerável ao conjunto de cauda, mas ao mesmo tempo a resistência (principalmente à torção) aumenta muito!
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Re: Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Mensagem por Andre Mauricio »

Continuando...

Instalei as porcas-garra do suporte do estabilizador horizontal, e colei a peça na fuselagem usando epóxi. Utilizei parafusos allen de inox M6 x 35.



A última etapa para fazer a primeira montagem completa do avião, era cortar as sobras de baioneta. Os kits da Flying Circus normalmente vêm com baionetas maiores que o necessário, e o construtor deve medir e cortar os excessos. No caso desse avião, a sobra era de 10,5cm.

Medindo o excesso...




E a primeira montagem...


O peso ate agora. Avião super leve, pelo tamanho que tem...
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Mensagem por Andre Mauricio »

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Re: Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Mensagem por Andre Mauricio »

Percebi que parafusar o estabilizador com arruelas direto na balsa não era uma boa ideia, da mesma forma que ficaria muito frágil a fixação da bequilha direto na balsa. Então, fabriquei uma peça em compensado para apoiar os parafusos e a bequilha.




Continuando no tema reforços, laminei o interior da parede de fogo e o berço do trem de pouso com tecido de fibra de vidro e resina epóxi.



Fixei o trem de pouso principal com parafusos allen M6x40 de inox, e porcas-garra.



Trem de pouso principal e bequilha no lugar.




Partindo para a fixação do motor.
Para a furação, utilizei u gabarito da Great Planes. A parede de fogo já vem com uma marcação, o trabalho foi simplesmente alinhar as marcações do gabarito com as linhas da parede de fogo, e furar.


Para a montagem, utilizei montantes atand-off usinados pelo Avelino, com parafusos de inox M5x40. O DA50 está com uma hélice JC 22x10.



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Re: Das Ugly Stik (outro) 50cc - Flying Circus

Mensagem por Andre Mauricio »

A bequilha que usei, na verdade, é uma gambiarra. Eu tinha somente a lâmina e encontrei uma roda perdida na caixa da bagunça. Fiz o eixo com um raio de XT660, juntei mais algumas peças como retentores de rodas, link para pull-pull e arame de linkagem, arruelas... e montei algo como uma bequilha Extreme Flight de pobre.





Reparei que o trem de pouso da Flying Circus tem uma cambagem positiva. Depois de buscar a ajuda dos universitários, parece que essa cambagem é proposital e auxilia a manter o curso na pista, e seria algo comum em aeronaves com trem de pouso convencional.




Em comparação, o Stik EP e o 50cc montado.
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