Projeto Biplano do Dick Vigarista Corte CNC

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Projeto Biplano do Dick Vigarista Corte CNC

Mensagem por Mauri »

LaercioLMB escreveu:O projeto está indo muito bem, mas achei esse sistema da bequilha um tanto ineficaz. Vamos usar os princípios da física que quer queiramos ou não, existe no aeromodelismo.
Começamos pelo sistema de alavanca, onde o braço que será ligado ao servo é muito menor que o braço que acionará a roda, ou seja, o esforço exigido no braço de acionamento, será no mínimo 5 X a força necessária para mover a bequilha em solo já que constará nela tanto o peso do aeromodelo, quanto o esforço aerodinâmico em manter o aeromodelo em linha reta. Lógico que temos que ver que o leme irá ajudar na aerodinâmica.
Segundo o atrito. Aquela curva no arame da bequlha bem junto ao tubo guia, irá gerar um atrito muito grande, pois a bequilha não estará apoiada em nada a não ser pela curva do arame que irá forçar nas laterais do tubo, aumentando ainda mais o esforço. O correto ali seria uma arruela soldada nem que fosse com estanho para que a bequilha ficasse apoiada sobre a arruela e não na curva do arame.
Vai funcionar assim? Vai, mas terão muito mais esforços contrários sobre o servo do que o ideal, ainda mais se o servo for o mesmo que irá acionar o leme, já que o vento gerado pela hélice e passando pelo leme, irá fazer ali mais um esforço contrário ao torque do servo. São vários fatores somados contra o torque do servo.

É lei isso que eu falei? Não, somente dicas para uma eficiência melhor do sistema, pois a física existe e não fui eu quem a criou.



Fala Laércio, para ser bem sincero eu também não estou 100% satisfeito com essa bequilha como esta, pensei varias maneiras de faze-la mas a menos ruim creio que foi essa.

Como bem disse no seu segundo post o anel ali no meio vai, alem de travar o arame da bequilha para que não suba ou desça dentro do tubo também irá ajudar a minimizar o atrito da mesma na ponta inferior do tubo, isso esta ok!

Com relação ao efeito alavanca, cara eu nem pensei nisso, faz todo sentido sim, como esta iria dar B.O. com certeza, Como tem espaço ao lado eu vou retirar o isopor da lateral e prolongar ao máximo o braço.

Alem de aliviar para o servo penso que também irá resolver o outro problema que tinha em mente que é igualar o angulo de inclinação do leme com a roda visto que se deixasse como esta, qualquer pequena atuação no comando a bequilha iria virar bem mais do que o leme.

Valeu mesmo pela critica construtiva, é assim que evoluímos no nosso hobby!

Abrs.
Editado pela última vez por Mauri em Dom Nov 20, 2022 12:14 pm, em um total de 1 vez.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Projeto Biplano do Dick Vigarista Corte CNC

Mensagem por Mauri »

marcos soares escreveu:Que show Mauri! Parabéns...


Valeu mesmo meu amigo! Ansioso para ver ele pronto, vai demorar um pouco mas uma hora fica.

Abrs.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
demetriusgeo
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Ago 11, 2014 7:54 pm
Localização: Juiz de Fora - Minas Gerais

Re: Projeto Biplano do Dick Vigarista Corte CNC

Mensagem por demetriusgeo »

Parabéns pela ideia.
Estamos ansiosos para ver o voo. E principalmente o pouso :D :D :D
Sucesso e bons Pousos

:D :D :D
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Re: Projeto Biplano do Dick Vigarista Corte CNC

Mensagem por gabrielmaia »

Que legal. Vendo o projeto dele feito em 3d ali, seria muito difícil adaptar pra imprimir ele todo na impressora 3d?? Usando lw-pla fica bem leve
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Responder