Tucano Mauri .40 Glow

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

marcos soares escreveu:Que show mano! Parabens

Obrigado Marcos!

Enfim, voltando para finalizar o tópico.
Fiz um voo de estreia com o tucano, no começo ele estava com muita tendência de curva para a esquerda, depois dessa correção na trimagem o aeromodelo voou muito bem. Nesse voo o tanque estava acima da linha do carburador (assunto comentado anteriormente) e dava bastante excesso em baixa, tive bastante receio do motor apagar na aproximação para pouso, me forçando a vir um pouco mais acelerado. Como o "piloto" aqui não tem experiência em aeromodelos asa baixa e rápidos assim, acabei fazendo um pouso bem forçado (bem forçado mesmo) acabou entortando a bequilha e batendo a hélice no chão apagando o motor.
Esse "pouso" mostrou que o aeromodelo ficou resistente e o montante do motor tão criticado aguentou a pancada (mostrou também que não é para mim esse tipo de avião)
Segue vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=6yPlhNDFGMQ

Continuei a construção do Tucano, adicionando as linhas pretas que faltavam na pintura dele e alguns detalhes.





Após meses pronto, não tive tempo para voar ele, mas ontem consegui.
Mudei a posição do tanque, com isso foi necessário mudar a regulagem das agulhas (alta e baixa) e ficou mais cofiável.
Não sei o motivo, mas acabei perdendo a config. do modelo no rádio e tive que bindar novamente, ou seja, perdi a trimagem já realizada. Sabendo que ele decolaria e teria tendência de fazer curva para esquerda, fui mais ágil em corrigir isso após a decolagem.
Voou super bem, muito rápido, manobrável e demais para o meu voou papai e mamãe.
Vim para pouso um pouco mais tranquilo dessa vez, mas infelizmente ele pingou na pista e o vento cruzado fez bater a ponta da asa no chão fazendo o aero virar estrelas e lenhar...dessa vez o montante não aguentou (acho que nenhum aguentaria) e a asa acabou pulando fora, enfim, o projeto valeu como aprendizado e fica aqui registrado caso exista outro aventureiro para fazer isso com um kit do Mauri.
O avião vooa muuuito, pena que falta dedo aqui para controlar ele.

Segue Video:
https://www.youtube.com/watch?v=6HZHVo8tbdQ

Observem como ele é rápido, no 1min de vídeo, eu venho com menos de 50% do acelerador e ele se aproxima muito rápido. Demais para mim :shock:
Enfim, só quebra avião quem constrói e voa. Seguimos construindo e quebrando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Felipe Uebelhart escreveu:Enfim, só quebra avião quem constrói e voa. Seguimos construindo e quebrando.


Cara, uns anos atrás quando se construía um aeromodelo, ele durava anos e o melhor, voando.
Estamos isentos de um aeromodelo cair? Não, nenhum de nós está isento e eu mesmo já pousei fora da pista, mas nunca lenhei nenhum modelo, pois antes eu os comprava prontos, somente a poucos anos é que comecei a construir eles do zero e os resultados não foram muito diferentes.
De onde vem o termo lenha no aeromodelismo? Ahhhh, significa que ele caiu.
Negativo. O termo lenha veio quando o aeromodelo caia e os danos eram tão extensos que consertá-lo era praticamente impossível e o que restava para ele, era retirar toda a eletrônica e mecânica embarcada para reaproveitá-la posteriormente e o resto que sobrava, virava lenha da fogueira que fazíamos para não levar o modelo todo quebrado de volta.
Por isso quando dizíamos que lenhamos o aeromodelo, significava que tivemos perda total dele e de volta comprar outro ou construir outro.
Ao generalizar uma palavra, ficamos sem saber o real dano sofrido pelo aeromodelo, se foi somente um montante quebrado e uma asa arrancada (até que ponto) ou se os danos foram mais extensos do que aparenta ser, ou seja, ficamos sem saber nada a não ser que caiu e não temos como lamentar a perda ou apoiar o conserto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

LaercioLMB escreveu:
Felipe Uebelhart escreveu:Enfim, só quebra avião quem constrói e voa. Seguimos construindo e quebrando.


Cara, uns anos atrás quando se construía um aeromodelo, ele durava anos e o melhor, voando.
Estamos isentos de um aeromodelo cair? Não, nenhum de nós está isento e eu mesmo já pousei fora da pista, mas nunca lenhei nenhum modelo, pois antes eu os comprava prontos, somente a poucos anos é que comecei a construir eles do zero e os resultados não foram muito diferentes.
De onde vem o termo lenha no aeromodelismo? Ahhhh, significa que ele caiu.
Negativo. O termo lenha veio quando o aeromodelo caia e os danos eram tão extensos que consertá-lo era praticamente impossível e o que restava para ele, era retirar toda a eletrônica e mecânica embarcada para reaproveitá-la posteriormente e o resto que sobrava, virava lenha da fogueira que fazíamos para não levar o modelo todo quebrado de volta.
Por isso quando dizíamos que lenhamos o aeromodelo, significava que tivemos perda total dele e de volta comprar outro ou construir outro.
Ao generalizar uma palavra, ficamos sem saber o real dano sofrido pelo aeromodelo, se foi somente um montante quebrado e uma asa arrancada (até que ponto) ou se os danos foram mais extensos do que aparenta ser, ou seja, ficamos sem saber nada a não ser que caiu e não temos como lamentar a perda ou apoiar o conserto.


Sim, como comentado na parte do montante de madeira, tenho aeromodelos com mais de 15 anos e voando ainda...são os que salvam a ida na pista.

Conseguiu deixar o termo Lenha bem técnico com essa explicação, sendo assim nem podemos chamar de "lenhar" um avião de fibra e isopor hahahah
Enfim, não tirei fotos e se a reciclagem não levou ele, amanhã tento tirar alguns registros. Mas os danos foram consideráveis com várias rachaduras na fuselagem...da pra arrumar? Dá. Vale a pena? Para mim não...seria mais prático comprar outro kit do Mauri e fibrar inteiro. Quero trabalhar com fibra novamente? Não tá cedo.
EDWINO
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mar 16, 2022 1:08 pm
Localização: Cruz Alta R/S

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por EDWINO »

Felipe quantos litros de resina epoxi , vc usou neste modelo de 1200mm de envergadura ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

EDWINO escreveu:Felipe quantos litros de resina epoxi , vc usou neste modelo de 1200mm de envergadura ?



KKKKKKKKKK.
Verdade kkkkk.

A velocidade de voo de um aeromodelo está diretamente ligada a carga alar dele.
O Fokker E III que eu fiz na escala 1:8, ficou também com 1200 mm de envergadura e com 1260g de peso final para o voo. Detalhe é que o Fokker usa asa retangular e a corda da asa eu fiz na proporção de 1 x 5 que a envergadura de um modelo deve ser entre 5x a 7x a corda da asa e eu optei por 5x, pois a corda ficaria com 240 mm, pois se optasse por 7x, a corda ficaria somente com 171 mm o que diminui muito a carga alar dele.
O Tucano usa asa trapezoidal, onde a corda da ponte é menor que a corda da raiz e isso diminui a área alar dele que faz aumentar a carga alar. Detalhe, temos que tirar a largura da fuselagem para usar essa envergadura restante para calcular a carga alar do modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

EDWINO escreveu:Felipe quantos litros de resina epoxi , vc usou neste modelo de 1200mm de envergadura ?


Caso seja uma pergunta séria mesmo, não usei nem 600g de resina. Comprei 2 kits de resina da redelease de 300g e acabou sobrando.
Referente ao peso final, ficou próximo dos 1700g com tanque vazio, conversando com o amigo Leo, o tucano dele ficou com o peso bem parecido, tendo quase as mesma proporções.
E buscando referencias e comparações, um Junier de 1787mm pesa 6kg. Caso queiram calcular a carga alar de ambos e comparar fiquem a vontade.

Sempre que o Laércio comenta do famigerado Fokker dele me vem a cabeça a música "Caviar" do Zeca Pagodinho.
Referente ao seu Fokker Laércio, 43,75g/dm² é ok para ele?
EDWINO
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mar 16, 2022 1:08 pm
Localização: Cruz Alta R/S

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por EDWINO »

a pergunta é seria! pois to afim de compra um kit dum aeromodelo de 1500mm de envergadura e laminar ele ! mas tenho que saber pois não quero ele muito pesado pois vai ser um treinador
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

EDWINO escreveu:a pergunta é seria! pois to afim de compra um kit dum aeromodelo de 1500mm de envergadura e laminar ele ! mas tenho que saber pois não quero ele muito pesado pois vai ser um treinador


Fiquei na duvida pela risada do Laércio, acho que ele que compreendeu errado mesmo.

Como comentei o peso final ficou bem parecido com o peso do Tucano do Leo feito em compensando e balsa. Acho que sabendo lidar melhor com a resina e a fibra acaba conseguindo deixar mais leve.
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por leosusse »

Achei impressionante como esse tucano ficou forte apesar de leve.. dava pra segurar o avião pela ponta da asa que nada flexionava. Infelizmente o capote do último pouso comprometeu um pouco a estrutura mas duvido que qualquer outro avião teria resistido..

Arruma ele aí Felipão, dá conserto sim!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Felipe Uebelhart escreveu:
EDWINO escreveu:Felipe quantos litros de resina epoxi , vc usou neste modelo de 1200mm de envergadura ?


Caso seja uma pergunta séria mesmo, não usei nem 600g de resina. Comprei 2 kits de resina da redelease de 300g e acabou sobrando.
Referente ao peso final, ficou próximo dos 1700g com tanque vazio, conversando com o amigo Leo, o tucano dele ficou com o peso bem parecido, tendo quase as mesma proporções.
E buscando referencias e comparações, um Junier de 1787mm pesa 6kg. Caso queiram calcular a carga alar de ambos e comparar fiquem a vontade.

Sempre que o Laércio comenta do famigerado Fokker dele me vem a cabeça a música "Caviar" do Zeca Pagodinho.
Referente ao seu Fokker Laércio, 43,75g/dm² é ok para ele?



KKKKKKKKK. Faz um tempinho que não voo mais com ele e sinto falta disso, pois trabalho fiscalizando rodovias e viajo muito. Quando voo, estou sozinho e nunca perdi meu tempo filmando nada, pois venho de um tempo onde não se tinha redes sociais para se ficar postando até a hora que fomos ao banheiro cagar. Os dois ou três videos dele foram feitos por outros aeromodelistas que fizeram esse favor e inclusive postaram no youtube, mas eu nunca tive esses vídeos. Tem inclusive o primeiro voo dele em que a bateria saiu da posição e o deixou com peso de cauda que ficou horrível de controlar, mas o pousei sem problemas.
Sobre a carga alar dele, é essa mesmo. para um aeromodelo de voo escala que é o que ele foi feito, está bom sim, mas se for para um treinador, está muito pesado e ele não poderia ultrapassar os 950g para que tivesse um voo lento para ser pilotado por um iniciante.
Resumindo, para quem está aprendendo ele voa muito rápido, mas para quem já sabe pilotar, o voo dele está muito bom e com um ótimo planeio, pois não precisa de mais de 50% do motor para voar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder