Tucano Mauri .40 Glow

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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LaercioLMB
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Felipe Uebelhart escreveu:Acredito que a regulagem seja possível de ser obtida em todas as situações, pois ela é referente a proporção de ar/combustível. Mas será que essa regulagem muda muito com 10mm de tanque acima do nível ideal? Fiquei intrigado com esse assunto e vou pesquisar mais, quem sabe até eu monte uma bancada de testes para um motor .46 que tenho e abra um novo tópico para desmitificar esse assunto. Contarei com a colaboração e dicas de todos caso faça isso.
Por enquanto, vou ver se acho um espaço para movimentar o tanque, caso não consiga, vou realizando alguns teste em solo com diversas posições para verificar essa variação.
Agradeço novamente por esse ponto observado.


Tem certas coisas que a física se mostra presente e não temos como mudar. 10mm não altera muito, mas se colocar o fundo do tanque nivelado com a agulha do motor aí a coisa pega. Outro fator que altera muito sem que consigamos perceber, é que em testes estáticos não temos a força G atuando e tão pouco a variação da pressão atmosférica que queiramos ou não, se altera não somente com a altitude em voo mas pelo clima no dia. Vamos supor que no dia de hoje consigamos uma boa regulagem com o tanque fora da posição ideal, mas um outro dia em que a pressão atmosférica estiver bem mais acima ou abaixo não consigamos mais essa boa regulagem, tanto que motores glow nunca foram feitas uma regulagem uma única vez e nunca mais se mexeu na regulagem, sempre tivemos que engordar ou afinar um pouco o motor, pois o certo da regulagem coisa que poucos fazem, é quando regular o motor, levantar o nariz do aeromodelo e o motor tem que afinar um pouco mais e estabilizar, pois se estiver magro demais, ao levantar o nariz o motor afina e apaga e gordo demais não tem o melhor desempenho.
Se desejam colocar o tanque embaixo do aeromodelo ou acima das asas, tanto faz, vai ligar sim o motor, mas terão variantes que certamente nos deixarão empenhados.
Eu penso da seguinte forma; se em anos em que aeromodelistas passaram por vários perrengues até chegarem em um ideal, prefiro manter esse ideal do que dar chances ao azar, pois tudo que eu decidir alterar, será por minha conta e risco.
Motor bem regulado e mistura de combustível correta, o que menos devemos nos preocupar é com motor apagar em voo e nos deixar na mão.
Fica por conta e risco de cada um, pois o que tentamos fazer aqui é dar dicas assim como receber dicas para que os problemas sejam os menores possíveis, mas nada é uma lei que tenha que ser seguida à risca sob pena de morte se não cumprida kkkkkkkkkkk
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Paulinho
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Paulinho »

Felipe Uebelhart escreveu:Acredito que a regulagem seja possível de ser obtida em todas as situações, pois ela é referente a proporção de ar/combustível. Mas será que essa regulagem muda muito com 10mm de tanque acima do nível ideal? Fiquei intrigado com esse assunto e vou pesquisar mais, quem sabe até eu monte uma bancada de testes para um motor .46 que tenho e abra um novo tópico para desmitificar esse assunto. Contarei com a colaboração e dicas de todos caso faça isso.
Por enquanto, vou ver se acho um espaço para movimentar o tanque, caso não consiga, vou realizando alguns teste em solo com diversas posições para verificar essa variação.
Agradeço novamente por esse ponto observado.
Show! Bem legal sua idéia de fazer testes antes sim. É simples de achar o ponto correto de fluxo, a maioria acha o melhor ponto com o aero na posição vertical, eu mesmo só regulo assim!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
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Paulinho
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Paulinho »

LaercioLMB escreveu:
Felipe Uebelhart escreveu:Acredito que a regulagem seja possível de ser obtida em todas as situações, pois ela é referente a proporção de ar/combustível. Mas será que essa regulagem muda muito com 10mm de tanque acima do nível ideal? Fiquei intrigado com esse assunto e vou pesquisar mais, quem sabe até eu monte uma bancada de testes para um motor .46 que tenho e abra um novo tópico para desmitificar esse assunto. Contarei com a colaboração e dicas de todos caso faça isso.
Por enquanto, vou ver se acho um espaço para movimentar o tanque, caso não consiga, vou realizando alguns teste em solo com diversas posições para verificar essa variação.
Agradeço novamente por esse ponto observado.


Tem certas coisas que a física se mostra presente e não temos como mudar. 10mm não altera muito, mas se colocar o fundo do tanque nivelado com a agulha do motor aí a coisa pega. Outro fator que altera muito sem que consigamos perceber, é que em testes estáticos não temos a força G atuando e tão pouco a variação da pressão atmosférica que queiramos ou não, se altera não somente com a altitude em voo mas pelo clima no dia. Vamos supor que no dia de hoje consigamos uma boa regulagem com o tanque fora da posição ideal, mas um outro dia em que a pressão atmosférica estiver bem mais acima ou abaixo não consigamos mais essa boa regulagem, tanto que motores glow nunca foram feitas uma regulagem uma única vez e nunca mais se mexeu na regulagem, sempre tivemos que engordar ou afinar um pouco o motor, pois o certo da regulagem coisa que poucos fazem, é quando regular o motor, levantar o nariz do aeromodelo e o motor tem que afinar um pouco mais e estabilizar, pois se estiver magro demais, ao levantar o nariz o motor afina e apaga e gordo demais não tem o melhor desempenho.
Se desejam colocar o tanque embaixo do aeromodelo ou acima das asas, tanto faz, vai ligar sim o motor, mas terão variantes que certamente nos deixarão empenhados.
Eu penso da seguinte forma; se em anos em que aeromodelistas passaram por vários perrengues até chegarem em um ideal, prefiro manter esse ideal do que dar chances ao azar, pois tudo que eu decidir alterar, será por minha conta e risco.
Motor bem regulado e mistura de combustível correta, o que menos devemos nos preocupar é com motor apagar em voo e nos deixar na mão.
Fica por conta e risco de cada um, pois o que tentamos fazer aqui é dar dicas assim como receber dicas para que os problemas sejam os menores possíveis, mas nada é uma lei que tenha que ser seguida à risca sob pena de morte se não cumprida kkkkkkkkkkk
Perfeita sua colocação, nada é regra única e ninguém é dono de uma única verdade, a aeromodelismo tem esta maravilha, (experiência), que é, ter vários caminhos para chegar no mesmo lugar. Já tive motores que eram difíceis de regular por vários motivos, diâmetro interno de mangueira, nível de tanque, vela nova com defeito, combustível novo batizado, diferença de pressão interna do tanque, mangueira com micro furo e assim vai... Esta de pressão interna variável do tanque foi a pior, o tanque tinha sua parede mais fina e quando ficava com menos de meio tanque o motor ficava gordo, descobri que o tanque dilatava por maior pressurização e alterava o fluxo de injeção! Isso é o maravilhoso mundo que escolhemos pra quebrar a cabeça... kkkkkkkkkkkk
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Felipe Uebelhart
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Paulinho escreveu:Isso é o maravilhoso mundo que escolhemos pra quebrar a cabeça... kkkkkkkkkkkk


Nem me fale, mas essa para mim é a real graça do aeromodelismo, encontrar dificuldades durante a construção de um aeromodelo e dormir pensando na solução deles é bem melhor que pensar nas coisas do trabalho ou nos boletos hahahah

Por aqui sigo o meu caminho ate realizar novos teste na regulagem do motor para uma futura alteração (se possível) na posição do tanque.



Mascaras aplicadas, acabou a fita azul e só tinha a branca para continuar, foi desafiador para os olhos boticados aqui acertar as linhas. Fiz tudo no olho, imprimi um gabarito, mas praticamente nem usei, fui olhando e passando para o aero sem medir nada.





Nessa foto tem meu companheiro de oficina embaixo da mesa de desenho (Junior) e o possível companheiro de pista do tucano, esse jatin que entrou em reforma depois que lenhei ele.




Não tenho foto das mascaras da asa, mas não tem nada de especial.



O Spinner por enquanto é azul, era oq tinha, depois coloco um na cor certa.


Falta agora as linha pretas para dar acabamento entre o branco e vermelho. Mas provavelmente vai voar assim pois, esse avião já tem detalhes bem estranhos nessa construção e duvidas de um voo bom.
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marcos soares
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por marcos soares »

Que show mano! Parabens
CNC HOTWIRE
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Felipe Uebelhart
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

marcos soares escreveu:Que show mano! Parabens

Obrigado Marcos!

Enfim, voltando para finalizar o tópico.
Fiz um voo de estreia com o tucano, no começo ele estava com muita tendência de curva para a esquerda, depois dessa correção na trimagem o aeromodelo voou muito bem. Nesse voo o tanque estava acima da linha do carburador (assunto comentado anteriormente) e dava bastante excesso em baixa, tive bastante receio do motor apagar na aproximação para pouso, me forçando a vir um pouco mais acelerado. Como o "piloto" aqui não tem experiência em aeromodelos asa baixa e rápidos assim, acabei fazendo um pouso bem forçado (bem forçado mesmo) acabou entortando a bequilha e batendo a hélice no chão apagando o motor.
Esse "pouso" mostrou que o aeromodelo ficou resistente e o montante do motor tão criticado aguentou a pancada (mostrou também que não é para mim esse tipo de avião)
Segue vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=6yPlhNDFGMQ

Continuei a construção do Tucano, adicionando as linhas pretas que faltavam na pintura dele e alguns detalhes.





Após meses pronto, não tive tempo para voar ele, mas ontem consegui.
Mudei a posição do tanque, com isso foi necessário mudar a regulagem das agulhas (alta e baixa) e ficou mais cofiável.
Não sei o motivo, mas acabei perdendo a config. do modelo no rádio e tive que bindar novamente, ou seja, perdi a trimagem já realizada. Sabendo que ele decolaria e teria tendência de fazer curva para esquerda, fui mais ágil em corrigir isso após a decolagem.
Voou super bem, muito rápido, manobrável e demais para o meu voou papai e mamãe.
Vim para pouso um pouco mais tranquilo dessa vez, mas infelizmente ele pingou na pista e o vento cruzado fez bater a ponta da asa no chão fazendo o aero virar estrelas e lenhar...dessa vez o montante não aguentou (acho que nenhum aguentaria) e a asa acabou pulando fora, enfim, o projeto valeu como aprendizado e fica aqui registrado caso exista outro aventureiro para fazer isso com um kit do Mauri.
O avião vooa muuuito, pena que falta dedo aqui para controlar ele.

Segue Video:
https://www.youtube.com/watch?v=6HZHVo8tbdQ

Observem como ele é rápido, no 1min de vídeo, eu venho com menos de 50% do acelerador e ele se aproxima muito rápido. Demais para mim :shock:
Enfim, só quebra avião quem constrói e voa. Seguimos construindo e quebrando.
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LaercioLMB
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Felipe Uebelhart escreveu:Enfim, só quebra avião quem constrói e voa. Seguimos construindo e quebrando.


Cara, uns anos atrás quando se construía um aeromodelo, ele durava anos e o melhor, voando.
Estamos isentos de um aeromodelo cair? Não, nenhum de nós está isento e eu mesmo já pousei fora da pista, mas nunca lenhei nenhum modelo, pois antes eu os comprava prontos, somente a poucos anos é que comecei a construir eles do zero e os resultados não foram muito diferentes.
De onde vem o termo lenha no aeromodelismo? Ahhhh, significa que ele caiu.
Negativo. O termo lenha veio quando o aeromodelo caia e os danos eram tão extensos que consertá-lo era praticamente impossível e o que restava para ele, era retirar toda a eletrônica e mecânica embarcada para reaproveitá-la posteriormente e o resto que sobrava, virava lenha da fogueira que fazíamos para não levar o modelo todo quebrado de volta.
Por isso quando dizíamos que lenhamos o aeromodelo, significava que tivemos perda total dele e de volta comprar outro ou construir outro.
Ao generalizar uma palavra, ficamos sem saber o real dano sofrido pelo aeromodelo, se foi somente um montante quebrado e uma asa arrancada (até que ponto) ou se os danos foram mais extensos do que aparenta ser, ou seja, ficamos sem saber nada a não ser que caiu e não temos como lamentar a perda ou apoiar o conserto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Felipe Uebelhart
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

LaercioLMB escreveu:
Felipe Uebelhart escreveu:Enfim, só quebra avião quem constrói e voa. Seguimos construindo e quebrando.


Cara, uns anos atrás quando se construía um aeromodelo, ele durava anos e o melhor, voando.
Estamos isentos de um aeromodelo cair? Não, nenhum de nós está isento e eu mesmo já pousei fora da pista, mas nunca lenhei nenhum modelo, pois antes eu os comprava prontos, somente a poucos anos é que comecei a construir eles do zero e os resultados não foram muito diferentes.
De onde vem o termo lenha no aeromodelismo? Ahhhh, significa que ele caiu.
Negativo. O termo lenha veio quando o aeromodelo caia e os danos eram tão extensos que consertá-lo era praticamente impossível e o que restava para ele, era retirar toda a eletrônica e mecânica embarcada para reaproveitá-la posteriormente e o resto que sobrava, virava lenha da fogueira que fazíamos para não levar o modelo todo quebrado de volta.
Por isso quando dizíamos que lenhamos o aeromodelo, significava que tivemos perda total dele e de volta comprar outro ou construir outro.
Ao generalizar uma palavra, ficamos sem saber o real dano sofrido pelo aeromodelo, se foi somente um montante quebrado e uma asa arrancada (até que ponto) ou se os danos foram mais extensos do que aparenta ser, ou seja, ficamos sem saber nada a não ser que caiu e não temos como lamentar a perda ou apoiar o conserto.


Sim, como comentado na parte do montante de madeira, tenho aeromodelos com mais de 15 anos e voando ainda...são os que salvam a ida na pista.

Conseguiu deixar o termo Lenha bem técnico com essa explicação, sendo assim nem podemos chamar de "lenhar" um avião de fibra e isopor hahahah
Enfim, não tirei fotos e se a reciclagem não levou ele, amanhã tento tirar alguns registros. Mas os danos foram consideráveis com várias rachaduras na fuselagem...da pra arrumar? Dá. Vale a pena? Para mim não...seria mais prático comprar outro kit do Mauri e fibrar inteiro. Quero trabalhar com fibra novamente? Não tá cedo.
EDWINO
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por EDWINO »

Felipe quantos litros de resina epoxi , vc usou neste modelo de 1200mm de envergadura ?
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LaercioLMB
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

EDWINO escreveu:Felipe quantos litros de resina epoxi , vc usou neste modelo de 1200mm de envergadura ?



KKKKKKKKKK.
Verdade kkkkk.

A velocidade de voo de um aeromodelo está diretamente ligada a carga alar dele.
O Fokker E III que eu fiz na escala 1:8, ficou também com 1200 mm de envergadura e com 1260g de peso final para o voo. Detalhe é que o Fokker usa asa retangular e a corda da asa eu fiz na proporção de 1 x 5 que a envergadura de um modelo deve ser entre 5x a 7x a corda da asa e eu optei por 5x, pois a corda ficaria com 240 mm, pois se optasse por 7x, a corda ficaria somente com 171 mm o que diminui muito a carga alar dele.
O Tucano usa asa trapezoidal, onde a corda da ponte é menor que a corda da raiz e isso diminui a área alar dele que faz aumentar a carga alar. Detalhe, temos que tirar a largura da fuselagem para usar essa envergadura restante para calcular a carga alar do modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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