Tucano Mauri .40 Glow

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Felipe Uebelhart
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Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Bom dia a todos.

Influenciado pelo grande amigo Leo e com um motor .40 sem agulha no carburador que eu acabei comprando por um precinho bom, fiquei com vontade de iniciar a construção de um Tucano Glow, procurando uma forma de facilitar a construção procurei alguns kits para comprar mas não havia nenhum no tamanho de 1,2m para meu motor, apenas o kit do Mauri para elétricos.
Acabei tendo uma ideia muito ruim, como nunca tinha trabalhado com fibra de vidro na construção de aeromodelos, resolvi experimentar, comprei o kit do Mauri (atendimento excelente), comecei a fazer uma rápida busca na internet sobre construção de pranchas de standup/surf e ver alguns vídeos do grande mestre Gato Fly, juntei informação suficiente para saber qual resina usar e a tinta para pintar posteriormente (basicamente nada, mas já dava para começar)

Antes de tudo, eu precisava fazer esse motor .40 sem agulha funcionar. Procurei em diversos sites dentro e fora da Brasil mas não encontrei a agulha de combustível ou o carburador inteiro para comprar, quando encontrava o valor era mais caro que o motor.
Resolvi tentar resolver por conta esse problema.
Encontrei uma agulha velha com o niple de combustível mas a rosca que fixava a agulha no carburador estava torta (bem torta) tentei alinhar ela mas o esperado aconteceu, a rosca quebrou e me sobrou apenas a agulha e o niple.
Para fixar a agulha no carburador resolvi abrir uma rosca M4 no carburador, peguei um parafuso M4, fiz um furo no centro dele e soldei ele com estanho no niple. Achei que teria problemas em alguma geometria que deixei diferente do original, mas aparentemente, resolvi o problema e o motor (apesar de muito trabalho) ligou e deu regulagem.
Segue algumas fotos dessa dor de cabeça.

Agulhas velhas


Rosca torta


Resultado após tentar alinhar a rosca


Usinagem e soldagem do parafuso M4 com um furo no centro, não ficou tão alinhado, soldar eles foi bem complicado e isso foi o melhor que consegui. O importante era a agulha vedar 100% o furo e abrir conforme a necessidade da regulagem.


Montagem final



Assim podemos dar Inicio da Construção do Tucano Mauri .40

Kit Tucano Mauri
O kit é excelente, fácil de montar.


Comecei a montagem conforme o Mauri indica, não reforcei muito por dentro pois acredito que a fibra por fora vai fazer o papel de reforçar tudo.




Acabei fazendo meu montante para o motor (reforçarei em breve)








Continua...
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Felipe Uebelhart
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Terminei toda a montagem da fuselagem e da asa, basicamente seguindo tudo conforme a construção recomendada pelo Mauri, apenas tive que abrir um espaço próximo ao motor para caber o tanque dentro.
Por ser fabricado em isopor com uma espessura considerável (não medi mas acho que deve ser uns 15mm) os espaços internos são bem apertados para encaixar servos maiores e um tanque decente. Infelizmente o tanque que vou usar não vai ser muito grande.



Mesa de servos:
Foi a solução que encontrei para não alterar tanto a estrutura do avião (internamente) e conseguir encaixar tudo. O ruim desse sistema é que o acesso para mudar o bracinho dos servos é impossível sem retirar toda a base junta e junto com a base toda a linkagem sai junto, então ficou bem ruim nessa questão, mas atende.





Dois parafusos alen seguram tudo.


Próximo passo é começar a fibrar toda a fuselagem com resina epoxi.
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Felipe Uebelhart
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Fibrando a fuselagem.

Achei que esse processo seria mais fácil e simples de se fazer, mas a falta de habilidade com esses materiais a irritação com tudo grudando e nada dando certo tornou a experiência traumatizante e provavelmente vai demorar para eu querer fazer outro avião usando fibra.
Cortei diversos pedaços do tecido para tentar alcançar todos os lugares.



Apliquei resina com pincel primeiro em todo o modelo, apliquei a fibra e depois apliquei mais uma camada de resina.




Na asa o processo foi idêntico, única diferença é que os pedaços de tecido eram maiores.
O maior problema na asa (além da mão grudando e raiva) foi o bordo de ataque e fuga onde a fibra não acompanhava o perfil e descolava, como mostra a foto abaixo, tive que deixar assim e quando tudo secou eu cortei fora essa parte descolada.



Tive que adaptar o aileron para poder fixar eles com dobradiças de nylon pois eles são cortados para serem usados com dobradiças de durex ou vinil conforme o Mauri indica. Depois de cortar ele eu colei uma chapa de depron para ajustar o tamanho.



Acabei não tirando foto, mas na asa, antes de aplicar a fibra, eu abri um canal ate o ponto onde o servo seria instalado assim ficaria um furo para passar a fiação.


O processo de fibrar foi igual para tudo. Aileron, comando de leme e profundor.



É incrível o quão forte fica com apenas uma camada de fibra.
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LaercioLMB
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Não precisa aplicar resina antes, isso só faz uma tremenda lambança. Coloque a fibra onde pretende laminar e nunca espalhe resina como se fosse tinta, ela tem que ser aplicada batendo com as pontas das cerdas do pincel sobre a fibra que o pincel se encarrega de fazer a resina entrar no meio da fibra até a peça a ser laminada. Tem que usar bem pouco catalisador, pois a resina tem que levar no mínimo 4 horas para secar, pois quanto mais rápido ela seca, mais quebradiça ela fica. Tem que passar um rolo na fibra para retirar o ar e assentar bem a fibra na peça, existem rolos de alumínio que parecem várias arruelas colocadas em um rolinho de pintura. Jamais se espalha a resina como se estivesse pintando, só se bate a resina na peça e acetona limpa a resina até do pincel.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Felipe Uebelhart
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

LaercioLMB escreveu:Não precisa aplicar resina antes, isso só faz uma tremenda lambança. Coloque a fibra onde pretende laminar e nunca espalhe resina como se fosse tinta, ela tem que ser aplicada batendo com as pontas das cerdas do pincel sobre a fibra que o pincel se encarrega de fazer a resina entrar no meio da fibra até a peça a ser laminada. Tem que usar bem pouco catalisador, pois a resina tem que levar no mínimo 4 horas para secar, pois quanto mais rápido ela seca, mais quebradiça ela fica. Tem que passar um rolo na fibra para retirar o ar e assentar bem a fibra na peça, existem rolos de alumínio que parecem várias arruelas colocadas em um rolinho de pintura. Jamais se espalha a resina como se estivesse pintando, só se bate a resina na peça e acetona limpa a resina até do pincel.



Acho que passar a resina antes ajuda a garantir que toda a estrutura vai estar com uma boa aplicação de resina. Por ser tudo branco (isopor, fibra e resina transparente) fica difícil visualizar se tudo está bem aplicado.
Utilizei a técnica de bater o pincel mas mesmo assim a fibra não obedecia acho que uma solução para isso foi uma técnica que encontrei pesquisando posteriormente, a solução é aplicar uma camada de resina e deixar ela quase secar, assim estando mais grudenta, ela segura a fibra nesses cantinhos ou curvas mais acentuadas.

Seguindo....
Colei a parede de fogo com araldite, mais a frente vou aplicar uma nova camada de fibra que irá ajudar a segurar a parede de fogo.









Instalação dos servos do aileron.









Para a extensão dos servos, só comprei 2m de fio em cada cor e vou soldar eles no servo. Extensões são muito caras, não gastei 5$ nesses fios.



Proximo passo é lixar tudo.
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leosusse
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por leosusse »

Muito legal e bem documentado Felipão,
Estou aprendendo com o seu topico.
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Moreale
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Moreale »

Parabéns Felipe! gosto muito de tucano, acho o voo dele muito bonito! estou acompanhando sua construção!!!
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Felipe Uebelhart
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Moreale escreveu:Parabéns Felipe! gosto muito de tucano, acho o voo dele muito bonito! estou acompanhando sua construção!!!


Obrigado!


Lixar fibra é algo insuportável.


Como havia comentado, eu iria reforçar o montante do motor, minha ideia era colocar dois parafusos por traz da parede de fogo para segurar o montante mas a fera aqui acabou esquecendo e colei tudo na fuselagem antes de fazer isso, ficando sem acesso nenhum para realizar esse reforço.
A solução (para tentar reforçar um pouco) foi abrir um rasgo como se fosse uma chaveta e colar uma chavetinha de madeira unindo a parede de fogo com o montante. Nessa foto tambem da para ver o reforço de fibra que foi colado para unir a fuselagem/parede de fogo.




Muita lixa, um pouco de massa para tampar alguns furinhos que ficaram sem resina e duas mãos de tinta.
O plano é pintar em vermelho/branco, mesmo padrão de cores do Leo, acho o vermelho mais bonito que o padrão azul/amarelo.


Próxima etapa, fabricar o trem de pouso e fixar ele na asa para lixar e pintar.
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LaercioLMB
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Cuidado com o peso final e tinta embora não pareça, pesa também.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Felipe Uebelhart
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Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

LaercioLMB escreveu:Cuidado com o peso final e tinta embora não pareça, pesa também.

Sim realmente a tinta pesa bastante. Cada demão eu preparava cerca de 150ml de tinta na pistola de pintura, logico que perco mais de 30% disso dissipado no ar, mas agrega um peso considerável.


Trem de pouso foi fabricado com raio de moto (Moto: XR250 raio original).
Dobrei o raio conforme o Mauri indica e até utilizei a madeira que vem no kit para isso, única diferença é que soldei um parafuso allen M4 para usar de eixo da roda.







Abri o espaço na asa para o trem de pouso (mesma indicação do Mauri).



Para fixar bem, apliquei 3 camadas de fibra, sei que isso vai gerar uma pequena ondulação no perfil da asa nesse ponto, mas para reforçar bem foi o necessário.
O ideal seria bolar algo melhor para poder fibrar junto com toda a asa de uma vez só.


Pontos observados até o momento:
Achei que seria uma construção bem mais barata que balsa - ERRADO sai elas por elas praticamente.
Não recomendo esse tipo de construção para pessoas que possuem uma oficina dentro de casa.
A meleca e pó gerado é extremamente desconfortável e irritante.

A missão segue.
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