Construção Bugaboo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Construção Bugaboo

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Bom dia a todos, iniciei mais uma construção, desta vez em balsa pois a fibra me traumatizou e me tirou alguns anos de vida.

Tenho 3 motores diesel antigos que eram do meu avô, provavelmente ele comprou quando viajava a trabalho para a Alemanha.
Dois deles são VCC ou voo livre e apenas um tem comando de carburador.

Sem muita esperança para rodar esses motores devido a dificuldade de obter o combustível necessário para o motor e com algumas ideias, resolvi converter um dos motores para Glow.
Trata-se de um Hurikan Taifun 1.5, quem conhece os motores diesel, sabe que eles possuem um cabeçote com altura variável e controlável por fora, isso possibilita alterar a taxa de compressão durante o funcionamento para melhor regulagem.
A modificação foi simples, abri o motor, tirei esse cabeçote que corre por dentro da camisa, e fabriquei um em alumínio com rosca para a vela glow.
Segue as fotos.

Cabeçote de alumínio inserido na camisa do motor.


No dissipador de calor que é rosqueado na camisa, tive que abrir um furo para ter acesso a vela com a chave. No topo desse dissipador é onde vai o parafuso de regulagem da taxa de compressão do motor, infelizmente essa peça deixou de ser original (mas isso se resolve com um bom profissional em solda e usinagem, então não me arrependo).






O modelo escolhido para esse motor foi o Bugaboo, achei horrível, ainda acho, mas tem um ar de clássico e antigo que combina com esse motor.
O projeto é para um Aero Voo Livre, mas vou adicionar comandos de leme e profundor.

Segue algumas fotos da construção, mais a frente vou atualizando.







Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção Bugaboo

Mensagem por LaercioLMB »

Olá! sobre a balsa, principalmente em aeromodelos pequenos, não te aconselho usar as nacionais, pois são muito pesadas. Eu iniciei a construção de um Bristol Scout D na escala 1:8 e estava usando a balsa nacional que eu tinha aqui, escolhia na balança as mais leves até que uma determinada medida acabou e eu para não ficar esperando alguns dias, fui em uma loja aqui comprar a balsa e eles só tinham a midwest. comprei já que não queria esperar e para a minha surpresa a midwest era a metade do peso da balsa que eu estava usando.
Resumindo tudo, se eu tivesse usado somente a midwest, o modelo teria a metade do peso e será entelado com papel de seda.
Aprendi severamente que modelos pequenos necessitam o menor peso possível, pois do contrário, a velocidade de voo será muito grande até mesmo para um projeto para voo lento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Construção Bugaboo

Mensagem por marcos soares »

Top! Continua a montagem abçs
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Construção Bugaboo

Mensagem por Felipe Uebelhart »

LaercioLMB escreveu:Olá! sobre a balsa, principalmente em aeromodelos pequenos, não te aconselho usar as nacionais, pois são muito pesadas. Eu iniciei a construção de um Bristol Scout D na escala 1:8 e estava usando a balsa nacional que eu tinha aqui, escolhia na balança as mais leves até que uma determinada medida acabou e eu para não ficar esperando alguns dias, fui em uma loja aqui comprar a balsa e eles só tinham a midwest. comprei já que não queria esperar e para a minha surpresa a midwest era a metade do peso da balsa que eu estava usando.
Resumindo tudo, se eu tivesse usado somente a midwest, o modelo teria a metade do peso e será entelado com papel de seda.
Aprendi severamente que modelos pequenos necessitam o menor peso possível, pois do contrário, a velocidade de voo será muito grande até mesmo para um projeto para voo lento.


Comprei a balsa com a WoodPecker, todas AAA e varetas macias, apesar de algumas varetas virem com densidades diferentes aparentemente.
Enfim, está bem leve até o momento e pretendo não fazer o trem de pouso nele, vou trocar esse peso por eletrônica. Pousar de barriga não é um problema para esse aero.
Laércio, se puder compartilha a sua construção conosco, é importante para o fórum e para o compartilhamento de experiências.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção Bugaboo

Mensagem por LaercioLMB »

Essa construção do bristol scout d está parada já a um bom tempo, mas posso até reorganizar as fotos dele e iniciar um tópico sobre a construção dele até o momento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Re: Construção Bugaboo

Mensagem por Sereno »

Tem uma empresa brasileira, acho que no DF não tenho certeza, que está vendendo combustível diesel para aeromodelos sendo o éter já misturado com o S10, você só tem que acrescentar o óleo de mamona. Como o éter já vem misturado não há proibição e/ou restrição de venda pela Polícia Federal. Vi no grupo de whatsapp do e-voo, o Paulinho moderador aqui do grupo deve ter o contato do fabricante. Caso não tenha, se houver interesse é lógico, posso perguntar em outro de grupo de motores que participo.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Construção Bugaboo

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Sereno escreveu:Tem uma empresa brasileira, acho que no DF não tenho certeza, que está vendendo combustível diesel para aeromodelos sendo o éter já misturado com o S10, você só tem que acrescentar o óleo de mamona. Como o éter já vem misturado não há proibição e/ou restrição de venda pela Polícia Federal. Vi no grupo de whatsapp do e-voo, o Paulinho moderador aqui do grupo deve ter o contato do fabricante. Caso não tenha, se houver interesse é lógico, posso perguntar em outro de grupo de motores que participo.



Ótima informação Sereno! Caso seja possível passar por aqui o contato deles ou me enviar via MP eu agradeço, quem sabe não coloco os outros motores para funcionar com esse combustível!
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Construção Bugaboo

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Seguindo a construção...

A fuselagem falta reforçar alguns pontos e adicionar os tubinhos para segurar a asa com elástico, deixei um pouco ela de lado para dar inicio a construção do profundor e leme.
O profundor desse modelo tem nervuras como a asa, particularmente gostei pois fazer nervuras e construir asa é a parte mais divertida e satisfatória para mim.



Como estou construindo esse modelo em meu apartamento não tenho todas as ferramentas que usava antes como morsa e lixas melhores, então cortei as nervuras o mais próximo possível, segurei todas juntas com a mão e lixei, a técnica funciona muito bem quando se tem cuidado, mas a mão cansa de fazer força para segurar tudo.



Copos e xicaras são pesos no momento.






Depois de ter colado tudo, cortei o comando do profundor.


Cortei duas chapas de 3,2mm no contorno do leme.




Montado no profundor.


Essa são as lixas que estou usando, colei todas na balsa, me da referencia para cortes nas nervuras ou em outros detalhes de encaixe.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção Bugaboo

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, eu já fiz asa estruturam em depron, asa toda com nervuras.
Vou ter que pegar o meu HD que está guardado para garimpar essas fotos, mas vou também garimpar elas aqui no fórum se ainda tiverem, pois essa construção eu postei toda aqui. foram dois modelos, um fokker E III e um P-51.
Asa com nervuras é muito bom de fazer, pois dá um prazer sem limites de ver o modelo voando depois com uma estrutura toda feita por nós.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Construção Bugaboo

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Seguindo com o tópico.

Iniciei a construção da asa, fiz da mesma forma que fiz as nervuras do profundor, muita força na mão para segurar todas juntas e lixar, mas tirando isso o processo é bem tranquilo de ser feito.







Antes de iniciar a construção, comprei 10m de varetas 6x6, achei que sobraria bastante, mas para a asa não sobrou nada e olha que não perdi nada das varetas com cortes errados durante a construção. Para reforçar a asa tive que fazer as varetas utilizando chapa de balsa de 3,2mm.







Próximo passo será reforçar alguns pontos da fuselagem, fazer o montante do motor (será de madeira :| ), fabricar um tanque e entelar.
Responder