Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por leosusse »

Boa tarde a todos!

Alguns meses atrás comecei a construção a partir da planta do Piper Cherokee da Great Planes, para motor .40 - .50.
Acabei não compartilhando o processo conforme ele foi ocorrendo mas mantive registro de algumas etapas.

Vou compartilhar a construção, para quem gosta de balsa e para que os amigos possam colaborar com críticas construtivas.

Trata-se de um modelo de construção simples porém bastante prazerosa.

Vou equipa-lo com motor Super Tiger .54 4T, 5 Sevos STD (possivelmente utilize um micro para o acelerador - só pra garantir uma polêmica já no começo do tópico :lol: :lol: ).

Planta e manual:
https://outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=6534


Maior avião que construí até aqui. Caso alguém opte por utilizar a mesma planta, recomendo atenção com o tamanho das cavernas. Visto que a plana original foi escanaeada, a proporção se perdeu por conta de dobras.


Utilizei o bom e velho compensado 4mm em muitas peças. Utilizando com cuidado, acho uma ótima opção.






Conforme a construção foi evoluindo, fiz mais buracos na estrutura.


A fuselagem foi chapeada com balsa 1mm e 3.2mm (parte superior). Gosto muito da Balsa da Woodpecker, atendimento excelente sempre.




A cobertura da cabine e a frente da fuselagem projetadas com blocos de balsa lixados. Eu optei por chapear , aliviando peso e reduzindo o custo. Não notei prejuízo estrutural significativo.


Cowl de madeira.


Est. Horizontal é uma estrutura varetada chapeada com balsa 1mm, o Est. Vertical são duas chapas colas (peça maciça)








Essas cavilhas atravessam a peça que une as semi-asas (3 chapas de 4mm) e reforçadas com epoxy.





Guia para fazer os aleirons e o BF




Mascarei a cabine para fazer a pintura do interior. Já fiz porém ainda sem registro :lol:


Por hora é isso pessoal, conforme novidades, atualizarei o tópico.

Um abraço
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por marcos soares »

Que show! Como voce faz para imprimir a planta do tamanho real? Parabens
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por leosusse »

marcos soares escreveu:Que show! Como voce faz para imprimir a planta do tamanho real? Parabens


Bom dia Marcos! Obrigado pelo apoio amigo.
Eu mando a planta numa gráfica, eles cobram 12 reais o tamanho A0 (nesse caso) e 9 reais o A1. Bem prático.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por Paulinho »

Belo projeto!!! Vai ficar show com certeza!!!!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por leosusse »

Valeu Paulinho!!

Tenho muita dificuldade em fazer peças de plástico (canopy, parabrisa, cowl...) venho tentando algumas técnicas com o Tucano mas até agora, nenhum resultado sequer aceitável.
Pro parabrisa do cherokee optei por fazer um modelo de isopor e deixar guardado, pensar no final da construção oq ue fazer com ele.. mas devo fibra-lo, encher de gesso e fazer um modelo sólido para eventualmente fazer vacum forming ou a técnica da garrafa pet. Se alguém tiver mais alguma sugestão, agradeço.



Entelagem básica finalizada, agora adicionar os detalhes

Valeu, bom fds a todos.
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por marcos soares »

Que show! UM dia faço uma construçao em balsa .....
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por leosusse »

Valeu Marcos!!
Se me permite a sugestão, kits são excelentes opções... até então, só havia construído em balsa a partir de kits.Agora que voltei pro hobbie é que estou me aventurando a construir em balsa a partir da planta.

Entelagem finalizada


Faltando:
Instalar montante e motor;
Bequilha;
Linkagem Bequilha e acelerador;
Dobrar trem de pouso da asa.

Incrível como esses pequenos detalhes tomam tempo.

abs
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Parabéns Leo! Construção e acabamento sensacionais! Louco para ver esse piper voar alucinado. :lol: :lol:
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por leosusse »

Bom dia pessoal,

Voei o Cherokee ontem!
Apesar de um dia de bastante vento para um modelo desse tamanho e peso (ainda não pesei, mas acho que para o tamanho dele, ele está leve) e da falta de trimagem, foi possível fazer um voo curto, seguro e feio.

Fiquei bastante contente em voar o modelo, ele responde bem aos comandos e plana bastante.

Para esse voo de estreia, não instalei o cowl (preciso providenciar uma válvula de abastecimento, do contrário, não tenho acesso as mangueiras com o cowl fechado). Também não finalizei o parabrisa, que pra mim, é de longe a parte mais chata e difícil de executar.

https://youtu.be/mZvuHiJmjX0

Quando finalizar os detalhes, posto uma última foto do avião.

Abs e ótima semana a todos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, voou bem. O fato de estar sem o cowl e o parabrisas, isso gera muita turbulência e atrapalha sim o voo e pode estar com um pouco de peso de cauda, pois é conveniente sempre deixar o aeromodelo nivelado sem combustível, para que quando coloque o combustível ele fique com peso de nariz e não tenha problemas em voo quando ir acabando o combustível. Mas o simples fato de ter decolado da pista e ter pousado na pista, já matou a pau muita gente que só consegue jogar o "aviãozinho" para decolar e deixar ele cair no mato para pousar, pois os aeromodelos não conseguem taxiar na pista na decolagem e tão pouco no pouso.
Parabéns pelo seu aeromodelo, pois não é mais um "aviãozinho" construído.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder