Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por leosusse »

Obrigado pelo Apoio Laercio,

Tenho bastante curiosidade de testar a influência do parabrisa e do cowl em relação a turbulência... Realmente me parecem ser absolutamente relevantes mas já li o contrário!
Num dia sem vento, farei o teste com certeza.

Sobre o CG, também acho que cabem ajustes... Gosto de ajustar de forma empírica, de acordo com o comportamento do avião em voo!

E eu concordo, faço meus aviões para voar... Sem desmerecer quem só constrói e não voa, é claro.

Um abraço!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por LaercioLMB »

leosusse escreveu:Obrigado pelo Apoio Laercio,

Tenho bastante curiosidade de testar a influência do parabrisa e do cowl em relação a turbulência... Realmente me parecem ser absolutamente relevantes mas já li o contrário!
Num dia sem vento, farei o teste com certeza.

Sobre o CG, também acho que cabem ajustes... Gosto de ajustar de forma empírica, de acordo com o comportamento do avião em voo!

E eu concordo, faço meus aviões para voar... Sem desmerecer quem só constrói e não voa, é claro.

Um abraço!


No aeromodelismo não tem forma empírica, é ou não é e o não é pode resultar em uma queda e perda total do modelo, a famosa lenha.
CG a 1/3 da corda da asa com o tanque vazio. Lógico que muitas vezes cabem ajustes devido ao momento de cauda e de nariz não estarem nas proporções corretas, mas aeromodelo construído dentro das proporções, é só ligar o motor e se divertir.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por leosusse »

Discordo que o teste empírico não seja válido no aeromodelismo.

CG a 1/3 da corda é o padrão e serve como referência inicial. Agora, cabem testes (em voo) para ajustar o CG a gosto do piloto e das condições de voo e das características do projeto.

Exemplos:
Aviões para acrobacia 3D aceitam CG um pouco mais atrasado, cabe o piloto encontrar a posição ideal de acordo com o estilo de voo e preferência.
Um planador de colina pode "pedir" CG mais adiantado para voos em ventos mais fortes, ou um pequeno recuo do CG (em relação a esse setup para ventos fortes) para voar thermal.

Nesse avião hipotético, onde as proporções estão "incorretas" e requer ajustes no CG (que seria a 1/3 da corda)... Estariam as proporções incorretas ou o CG (1/3 da asa não é o CG certo desse avião)?

Obrigado pela contribuição construtiva,
Um abraço e ótimo feriado.
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por Felipe Uebelhart »

LaercioLMB escreveu:No aeromodelismo não tem forma empírica, é ou não é e o não é pode resultar em uma queda e perda total do modelo, a famosa lenha.
CG a 1/3 da corda da asa com o tanque vazio. Lógico que muitas vezes cabem ajustes devido ao momento de cauda e de nariz não estarem nas proporções corretas, mas aeromodelo construído dentro das proporções, é só ligar o motor e se divertir.


Entrou em contradição ai Laercio, cabe ajuste ou é ou não é?

LaercioLMB escreveu: mas aeromodelo construído dentro das proporções, é só ligar o motor e se divertir.

Difícil demais garantir todas as proporções, ângulos de ataque, inclinação do motor, peso...enfim, 1/3 da asa é uma ótima referencia (caso o perfil da asa recomende isso) para iniciar o voo, mas testes durante voo são necessários para se ter a maior eficiência e voo mais agradável para o piloto (que é o principal).
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por LaercioLMB »

Sim, por isso as proporções de construção de um modelo. Pelo que entendo de forma empírica, significa começar de um ponto qualquer que ache estar certo, mas quando se tem um ponto a ser iniciado, deixa de ser empírico e até o momento, todos os 4 modelos que construí, incluindo o P51 na escala 1:8 sendo uma asa trapezoidal de dois segmentos diferentes, o CG dele ficou também em um terço da corda média. Não é difícil de seguir proporções, ainda que as temos aqui no próprio fórum para nos ajudar e se olharmos detalhadamente uma planta de uma marca famosa, veremos as proporções ali mesmo.
Por que falo de marca famosa? Pois a maioria das plantas em sites gratuitos, já foram modificadas N vezes, incluindo as proporções já que muitos utilizam as funções de esticar um desenho, puxando na largura e na altura até chegarem na "escala" que desejam, o que deforma todo o modelo e pode torná-lo instável.
Para ajustar o CG de um aeromodelo elétrico, uso o mesmo princípio de ajustar o CG de um aeromodelo à combustão, onde se equilibra o modelo deixando-o nivelado horizontalmente com o tanque vazio, mas ao encher o tanque para o voo, o aeromodelo passa a ficar com peso de nariz e voa muito bem até esvaziar o tanque quando ele fica totalmente equilibrado. ao ajustar o CG de um modelo elétrico, eu o deixo com o nariz levemente inclinado para baixo, simulando estar com o tanque cheio para decolar, dessa forma eu nunca tenho problemas de voar com peso de cauda, pois com peso de nariz conseguimos voar muito bem, mas com peso de cauda por mínimo que seja, se torna um terror. Sei disso por experiência própria quando fiz um Fokker E III 1:8 e fiz mal a fixação da bateria 3S 2200 mA que ao se deslocar um pouco para trás em uma das manobras que fiz, o aeromodelo passou a ficar totalmente instável e difícil de voar em linha reta, sempre tentava levantar o nariz me obrigando a manter o controle o tempo todo um pouco picado para ele não cair o que fiz puxando todo o trimm do profundor para manter esse abaixado e me permitir continuar a controlar o modelo até o pouso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por leosusse »

Apesar do nível de detalhe da construção você imaginou que nada foi considerado para o ponto de partida do CG? :shock:
Utilizar uma referência para então fazer testes e ajustar é uma definição do método empírico.
Mas enfim...


Foram feitos mais alguns voos num dia mais tranquilo e o aero superou as expectativas: muito manobrável (mas não acreobático), velocidade de stall bastante baixa e razão de planeio muito boa.
Assim que tiver um tempinho vou finalizar os detalhes do avião que vão agregar bastante na aparência do modelo.

Bom final de semana a todos
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Piper Cherokee 40 - 1.6m - Scratch Build

Mensagem por leosusse »

Concluindo o tópico com uma foto do avião finalizado e um vídeo de um voo em condições mais calmas.

Não consegui fazer um parabrisa decente então por hora vai ficar com esse feioso mesmo.. quem sabe um dia tento de novo :roll: :lol:



https://www.youtube.com/watch?v=zdeIv7GGsA8

Um abraço a todos
Responder