Tractor 45 V2

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por LaercioLMB »

Essas rodas são ótimas para a maioria das pistas, inclusive gramadas. Rodas pequenas são totalmente fora da escala do modelo e mais atrapalham do que ajudam.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por dtox »

Gosto muito desse avião, voo tranquilo e bem confortável. A única coisa que me decepcionou no projeto foi o local onde é instalado o trem de pouso, achei muito fraco e sempre quebra.
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por LaercioLMB »

dtox escreveu:Gosto muito desse avião, voo tranquilo e bem confortável. A única coisa que me decepcionou no projeto foi o local onde é instalado o trem de pouso, achei muito fraco e sempre quebra.


Se quebra com frequancia tem que serem vistas tres coisas. Primeiro é a estrutura do assoalho onde está fixado o trem de pouso, pois ele atua como alavanca na física e se o assoalho não for corretamente preparado para isso, vai quebrar sempre. Segundo é o tamanho das rodas, pois rodas muito pequenas sofrem muito com qualquer irregularidade do terreno e mesmo que seja um local plano, rodas pequenas sofrem pois estão muito abaixo da escala ideal do modelo e a terceira coisa é pista gramada, segura qualquer roda no pouso e a massa (peso) do aeromodelo aumenta a medida em que a velocidade aumenta na hora em que as rodas tocam o solo no pouso e isso é a segunda lei de Newton.
Quer queiramos ou não, a física e a matemática está presente nos aeromodelos
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

Esse motores GA da Dualsky são umas joias, muito bem construído. O GA800 tem o diferencial do montante em fibra de carbono.





Fiz o range teste há mais de 100 metros (a pista da ABRA tem 400m de extensão, o posto de pilotagem fica há ~200m de cada cabeceira. Não perdi sinal, e não tive disparo dos alarmes pré programados de RSSI low ou critical. VFR ficou ótimo (90% no 2.4 e 100% no 900). Mesmo que eventualmente tenha algum problema com a banda 2.4, ainda tenho o 900 como backup.



Apersar disso... vacilei na configuração de timing, e tive problemas com motor no segundo voo. Perdi o motor baixo e devagar, no "pouso" fora da pista, catei um morrinho artilheiro e danifiquei o trem de pouso e uma das asas.




No mesmo dia fiz o reparo da asa. Precisei desentelar o extradorso e fazer um reparo estrutural, porém simples.



Fato curioso. Antes de desmontar, acreditava que havia danificado a fuselagem do avião, em decorrência do trem de pouso torto. Porém, ao desmontar, vi que os parafusos e blind-nuts estavam totalmente deformados, enquanto o suporte do trem de pouso (em compensado laminado com carbono) permaneceu intacto. Troquei os parafusos e blind-nuts e o trem de pouso retornou à posição ideal.

O estado dos parafusos e blind-nuts:
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

dtox escreveu:A única coisa que me decepcionou no projeto foi o local onde é instalado o trem de pouso, achei muito fraco e sempre quebra.


A quebra dessa peça é um problema recorrente. No meu antigo Tractor 90 tive esse mesmo problema de quebra desse suporte do trem de pouso.

O ideal é fazer um reforço com epóxi na união das peças dessa região. Nesse 45, além de laminar com carbono, fiz a colagem com resina.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

Mixagens do Tracor. Em breve farei um vídeo mais aprofundado com o setup completo.

https://youtu.be/PhJ5xTkLTbc
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Caiego »

Gosto de usar, tanto na asa quanto no trem-de-pouso, parafusos de nylon. Se não tiver jeito, uso os de aço com dois pequenos rasgos em "V" próximos à cabeça do parafuso, caso o pouso seja mais forte as cabeças se rompem e não detona o resto. A estrutura do Tractor me incomoda, acho a cauda muito vazada e sem longarinas para a estrutura. Nada que umas varetas de carbono não resolvam.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

Processo de produção do montante do motor:

https://youtu.be/zKYhwTzqRo4
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

Caiego escreveu:acho a cauda muito vazada e sem longarinas para a estrutura


Para uso "civil" a estrutura da cauda é boa, tanto fuselagem quanto empenagem. Mas dependendo do tamanho, do motor e da proposta do dono, é de bom grado fazer alguns reforços. Acho muito válido o estaiamento no 90 e no 120 com motores superdimensionados (30/35cc no 120, por exemplo).
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder