Construção do aeromodelo mini Newbie
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
- GuiAero2023
- membro
Construção do aeromodelo mini Newbie
Senhores, no dia 16/07/2023 foi criado um grupo no wats app chamado "Construções, Plantas, Projetos e afins", no qual fui adicionado. A foto de perfil do grupo mostra um aeromodelo no estilo ultraleve todo em balsa, e foi a partir daí que os membros do grupo começaram a se questionar sobre aquele projeto, após longas conversas, apareceu então uma foto do projeto, onde descobrimos o nome do aeromodelo "newbie" e seu criador, Ricardo Hoeft.
Sem mais detalhes então, alguns membros incluindo a mim, começaram a desenhar seus projetos baseados naquela foto. posteriormente, alguém conseguiu encontrar o autor do projeto, e adicioná-lo no grupo, no qual o mesmo não só enviou o projeto completo, mas também fotos de sua construção. Como eu já tinha iniciado meu projeto, resolvi continuar nele, e detalhar aqui para vocês, disponibilizarei tanto o projeto original, quanto o meu projeto (depois de concluído), que é uma versão menor, para que seja possível a reprodução deste aeromodelo.
Sem mais detalhes então, alguns membros incluindo a mim, começaram a desenhar seus projetos baseados naquela foto. posteriormente, alguém conseguiu encontrar o autor do projeto, e adicioná-lo no grupo, no qual o mesmo não só enviou o projeto completo, mas também fotos de sua construção. Como eu já tinha iniciado meu projeto, resolvi continuar nele, e detalhar aqui para vocês, disponibilizarei tanto o projeto original, quanto o meu projeto (depois de concluído), que é uma versão menor, para que seja possível a reprodução deste aeromodelo.
"Construir para voar."
- GuiAero2023
- membro
Re: Construção do aeromodelo mini Newbie
esta foi a imagem de perfil do grupo:

E esta foi a imagem do projeto que tínhamos até então para projetar:

"Construir para voar."
-
- membro
Obrigado por compartilhar, eu curti bastante o desingner do modelo, parabéns ao autor desse projeto.
quero ver isso pronto e ele voando , espero que conclua o projeto logo
- johnny2008
- membro
- Contato:
consegue compartilhar o arquivo ?
- LaercioLMB
- membro
Bem interessante o modelo. Certamente voará bem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- GuiAero2023
- membro
johnny, vou disponibilizar o arquivo original, o autor autorizou de forma não comercial, então, aqui está:
https://drive.google.com/file/d/1mdjhOs ... sp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1mdjhOs ... sp=sharing
"Construir para voar."
- GuiAero2023
- membro
começando a construção com base na minha versão do projeto (que será disponibilizada após o final da construção):

Inicialmente eu usaria como tubo de cauda, um tubo de alumínio das antigas antenas escama de peixe:

Após conversas sobre no grupo, chegamos a conclusão que não ficaria bom, pois a cauda poderia entortar com os pousos e atrapalhar a estabilidade do aeromodelo, então fui a uma loja de pesca, onde comprei este tubo de fibra por míseros 8 reais, porém ele era mais pesado :

Após lixar para tirar a tinta, consegui igualar o peso ao de alumínio:

Seguimos então na montagem da fuselagem:

A vareta que liga o berço da asa a fuselagem é feitaem bambú, minha intenção seria fazer em alumínio por estética, mas as que consegui com um diâmetro bacana, eram muito pesadas.

Inicialmente eu usaria como tubo de cauda, um tubo de alumínio das antigas antenas escama de peixe:

Após conversas sobre no grupo, chegamos a conclusão que não ficaria bom, pois a cauda poderia entortar com os pousos e atrapalhar a estabilidade do aeromodelo, então fui a uma loja de pesca, onde comprei este tubo de fibra por míseros 8 reais, porém ele era mais pesado :

Após lixar para tirar a tinta, consegui igualar o peso ao de alumínio:

Seguimos então na montagem da fuselagem:

A vareta que liga o berço da asa a fuselagem é feitaem bambú, minha intenção seria fazer em alumínio por estética, mas as que consegui com um diâmetro bacana, eram muito pesadas.

"Construir para voar."
- GuiAero2023
- membro
Continuando a construção, seguem alguns detalhes da montagem da fuselagem:

Ao colar a parte que sustenta a cauda, notei essa falta de tamanho da peça que não sei como ocorreu, vou ter que verificar no projeto que imprimi, porém nada que uma "nainha" de balsa não resolva:

Colando sempre com cola de madeira, e alguns pingos de CA só pra firmar no lugar.

Ao colar a parte que sustenta a cauda, notei essa falta de tamanho da peça que não sei como ocorreu, vou ter que verificar no projeto que imprimi, porém nada que uma "nainha" de balsa não resolva:

Colando sempre com cola de madeira, e alguns pingos de CA só pra firmar no lugar.

"Construir para voar."
Tá ficando bom!!!!
Voe com responsabilidade: Segurança em 1º lugar!
- GuiAero2023
- membro
Continuando a construção, o micro servo emax 9051 é incrivelmente leve e pequeno (apesar de nas fotos parecer ter o mesmo tamanho dos servos padão 9g, ele é consideravelmente menor), mas mesmo assim muito forte, e de muita qualidade.

Resolvi construir a asa e derivas em isopor/depron pela praticidade, tempo é um bem cada vez mais escasso, então preferi fazer assim para agilizar o processo:

Antes de lixar:

Depois de lixar:

Detalhes do diedro e do acabamento na ponta das asas:

Detalhe dos furos para os parafusos que prenderão a asa e do acabamento para receber o para-brisas:

Para a asa, encontrei esse servo HK nas minhas tralhas, vai servir muito bem:

A primeira prévia do projeto:

Resolvi construir a asa e derivas em isopor/depron pela praticidade, tempo é um bem cada vez mais escasso, então preferi fazer assim para agilizar o processo:

Antes de lixar:

Depois de lixar:

Detalhes do diedro e do acabamento na ponta das asas:

Detalhe dos furos para os parafusos que prenderão a asa e do acabamento para receber o para-brisas:

Para a asa, encontrei esse servo HK nas minhas tralhas, vai servir muito bem:

A primeira prévia do projeto:

"Construir para voar."
- Felipe Uebelhart
- membro
Show! Bela construção e atenção aos detalhes.
- marcos soares
- membro
Ta show! Parabens. depois posta a planta por favor
CNC HOTWIRE
- LaercioLMB
- membro
GuiAero2023 escreveu:esta foi a imagem de perfil do grupo:
Está aqui a planta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- LaercioLMB
- membro
marcos soares escreveu:Ta show! Parabens. depois posta a planta por favor
Repostei a planta que ele colocou no início do tópico.
Basta escalonar ela conforme a sua vontade.
- GuiAero2023
- membro
https://drive.google.com/file/d/1mdjhOs ... B7B9x/view
vou disponilizar novamente o arquivo original em DWG.
vou disponilizar novamente o arquivo original em DWG.
"Construir para voar."