Nova paixão...voar com o Coota, um anfíbio bacana

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Nova paixão...voar com o Coota, um anfíbio bacana

Mensagem por Reinaldo Martins »

Prezado Amigos

Tive a oportunidade de voar com um novo modelinho anfíbio, chamado Coota. Ele já vem pronto com motor brushless, LIPo, speed e servos já instalados. Como nunca tinha passado por esta experiência, fiquei com medo de sair direto da água. Sendo assim, primeiro instalei os trens de pouso para decolar do chão e fazer as trimagens, além de sentir melhor as limitações da maquininha. Sábia decisão....pilotar anfíbios é uma nova escola no tocante a controle de motor. Pelo fato da torre ser bastante elevada, esta causa momentos de força que alteram a atitude do avião. Quando do primeiro vôo, deixei o CG certinho para vôo, e não entendia porque o fabricante havia colado um chumbo no nariz do avião que deixava o CG quase fora da asa. Assim, resolvi tirá-lo.

Bem, lá estava eu voando, decidi subir bem e cortar o motor para checar o planeio....Pelamordedeus...ao reduzir o motor, formou-se uma "parede" na parte de cima do avião e o mesmo levantou o nariz "na hora" e entrou em parafuso....retomei o motor para vôo nivelado e descobri para que servia aquele chumbo colado...era para prevenir os desavisados, como fui, que deve-se reduzir a potência de um anfíbio com motor elevado sobre o CG com muita cautela.

Depois do susto, foi fácil...reduzi gradativamente o motor até uma rampa de descida confortável e pousei o danado.

Desloquei a bateria para a frente e novo vôo...agora sim ficou mais estável, mas mantendo o mesmo cuidado na redução do motor. Não é complicado, é apenas um expediente novo. O avião sem o lastro fica muito melhor para voar e basta ter cuidado nas aproximações para pouso.

Após tudo ajustado, fui para a lagoa....Nova lição aprendida....O taxi na agua é fácil, mas a decolagem requer alguns passos. Na primeira, acelerei tudo sem corrigir o profundor...ele demorou para ganhar velocidade e, quando ganhou, começou a quicar na água. Como o motor era potente, consegui cabrar e tirar o danado da água. MUITO LEGAL!!! O pouso é bem mais fácil...basta reduzir o motor para que ele tenha por si só uma rampa suave de descida. Um pequenino "flare" e o toque na água saiu fácil e curto. A cena é linda, pois a água espirra tal qual nos aviões maiores.

Já mais tranquilo, consegui descobrir o macete do Coota para uma decolagem legal...Acelere o motor já com meio profundor cabrado...você vai notar que o casco sobe o "degrau" e fica apoiado somente pela fuselagem e as asas já estão fora da agua. Tão logo isso acontecer, alivie o profundor para ganhar velocidade rapidamente e ao sinal de começar a quicar, comande de modo firme para sair da água...Pronto....mito do anfíbio detonado.

Sua bateria é 7,4V/1800 e dá para voar quase meia hora sem recarga. O consumo em regime de pico é de 11 Amperes.

Valeu...neste FDS vou tentar fazer um vídeo.

Um abraço

Reinaldo
Anexos
Coota-1.jpg
Coota-1.jpg (20.8 KiB) Exibido 7106 vezes
Coota2.jpg
Coota2.jpg (20.93 KiB) Exibido 7106 vezes
Coota3.jpg
Coota3.jpg (22.72 KiB) Exibido 7106 vezes
Coota4.jpg
Coota4.jpg (16.69 KiB) Exibido 7106 vezes
Avatar do usuário
moosee
membro
Mensagens: 424
Registrado em: Dom Abr 10, 2005 2:14 pm
Localização: Goiânia-GO

Mensagem por moosee »

Parabéns!

Achei muito legal o seu modelo?

Onde comprou?

Adriano
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Motor muito acima do CG causa algumas reações estranhas mesmo, mas é um belo modelinho.

Como adoro hidroaviões fico muito feliz que tenha uma opção ARF neste segmento.
felipefirmo
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 1:13 pm
Localização: São Paulo SP

Muito bonitinho

Mensagem por felipefirmo »

Muito bonitinho esse seu modelo!
Passe por favor as descrições dele pra gente. Inclusive onde comprou e quanto foi, completo.
Des de já, obrigado!
Abraço!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Charmosíssimo !
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

Nossa muito bonito o seu aeromodelo, quanto foi? Aonde comprou?
Avatar do usuário
fmsalviano
membro
Mensagens: 513
Registrado em: Sex Out 06, 2006 8:18 pm
Localização: Santo André-SP

Mensagem por fmsalviano »

tenho um desenho em 3 vistas do Lake renegade.
Será que dá pra usar um 400BR em um com envergadura de 1metro?
Já tá na fila das construções.
[URL=http://imageshack.us][img:5c63430b74]http://img340.imageshack.us/img340/1406/lakerenegadecs4.jpg[/img:5c63430b74][/URL]
São poucas as opções de hidro com apenas um motor.
Valeu!
Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória, quando bem sucedido, nem pelo desespero, quando derrotado.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:c62626a05d="shift_light"]Nossa muito bonito o seu aeromodelo, quanto foi? Aonde comprou?[/quote:c62626a05d]

Na HobbyDelivery, ele é de lá...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:2091475ad9="fmsalviano"]tenho um desenho em 3 vistas do Lake renegade.
Será que dá pra usar um 400BR em um com envergadura de 1metro?
Já tá na fila das construções.
[URL=http://imageshack.us][img:2091475ad9]http://img340.imageshack.us/img340/1406/lakerenegadecs4.jpg[/img:2091475ad9][/URL]
São poucas as opções de hidro com apenas um motor.
Valeu![/quote:2091475ad9]

1 400BR pra hidro de 1m é meio pouco, uns 80cm já rola.

Mas não vale muito a pena ficar usando motor escovado.
Avatar do usuário
fmsalviano
membro
Mensagens: 513
Registrado em: Sex Out 06, 2006 8:18 pm
Localização: Santo André-SP

Mensagem por fmsalviano »

[quote:75ea3a92de="alexcmag"][quote:75ea3a92de="fmsalviano"]tenho um desenho em 3 vistas do Lake renegade.
Será que dá pra usar um 400BR em um com envergadura de 1metro?
Já tá na fila das construções.
[URL=http://imageshack.us][img:75ea3a92de]http://img340.imageshack.us/img340/1406/lakerenegadecs4.jpg[/img:75ea3a92de][/URL]
São poucas as opções de hidro com apenas um motor.
Valeu![/quote:75ea3a92de]

1 400BR pra hidro de 1m é meio pouco, uns 80cm já rola.

Mas não vale muito a pena ficar usando motor escovado.[/quote:75ea3a92de]

Sem dúvida que os brushless são melhores. Mas ja que o equipamento brushed tá na mão, pretendo usá-lo até ver o fim.
Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória, quando bem sucedido, nem pelo desespero, quando derrotado.
Responder