construindo um tucano..ajuda?

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
gustavo manzano
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Ago 05, 2007 6:44 pm
Localização: joinville-sc/colorado-pr

construindo um tucano..ajuda?

Mensagem por gustavo manzano »

olá..gostaria de saber , qnts milímitros o isopor precisa ter para fazer a fuselagem e tbm para a asa..????
obrigado
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 659
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por Gvieira »

Na planta que eu tenho, a fuselagem tem 5cm, de largura, mas vai depender da placa que comprar. Tem placa com 2, 4 8 cm, daí vc precisa dar o acabamento, lixa muita lixa. Quanto a asa vc precisa saber qual é o perfil daí vc usa um isopor mais grosso para ter sobra na hora de fazer o corte com o arco.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

depende do método de construcão e se vc vai quere colocar em escala. Tenho um extra 300 que se eu fosse colocar em escala, ele teria 10cm de largura na parte mais espessa, o tucano que eu to terminando tem 1m de envergadura e a escala é 80mm de espessura na regiao do canopy.

Mas acredito que vc tava perguntando se fizer com a fuselagem oca né? novamente depende do projeto, mas acredito que isopor de 12mm seja mais do que suficiente para dar resistencia, é só não esquecer de colocar umas cavernas, principalmente na regiao da asa.

E prefiro fazer a fuselagem a partir de 2 blocos de isopor (um para cada metade), vejo o espaço interno que vou querer, esculpo internamente e vejo se as metades estão mais ou menos de acordo (internamente, pois externamente dá para ajeitar depois) e colo os blocos.
Depois é só ir ajeitando no estilete e na lixa, fica muito bom.

Lembre que um avião feito de um bloco maciço é mais resistente que o de fuselagem oca, mas também é mais pesado. Se não tomar cuidado, fica impossivel de ajeitar o CG.

abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
gustavo manzano
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Ago 05, 2007 6:44 pm
Localização: joinville-sc/colorado-pr

Mensagem por gustavo manzano »

a sim..mais eu to querendo faze ele oco msm..pq acho q eu tenho mais experiencia , ao em vez de maciço, mais vlw pela ajuda , me fezesclarece umas dúvidas..
teh mais
abraço e obrigado
gustavo manzano
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Ago 05, 2007 6:44 pm
Localização: joinville-sc/colorado-pr

Mensagem por gustavo manzano »

mas nao intendi o q vc quis dizer com colocar umas cavernas ..???
obrigado
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Gustavo, as cavernas são aqueles "pedaços" que separam um lado do outro quando vc faz ele oco... veja na foto abaixo.

Quanto a largura vai depender do tipo de Isopor que vc está usando, P0, P1, P2 etc...
Os meus que eu faço de P0 ( papelaria ) eu uso 15mm para fuselagem e 20mm para asa ( perfil Clark Y ).

[URL=http://imageshack.us][img:0a66e11f52]http://img483.imageshack.us/img483/7154/cavernasih2.jpg[/img:0a66e11f52][/URL]
Shot at 2007-08-12
Essa foto eu peguei do Tutorial do Alexmag do Piper.
Responder