Construção do Hughes XF-11

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Construção do Hughes XF-11

Mensagem por charles_pereira »

Estou abrindo esse tópico para documentar a construção do XF-11 e compartilhar informações e aprender com os amigos.

Ainda estou na fase de pesquisa e definições básicas, como a escala que irei fazer.

Eu estou quase acabando o Curtiss e por isso já estou com o novo projeto na cabeça.

Eu tinha pensado em fazer o Antonov AN-225, mas vou adiar um pouco o sonho. Não me sinto pronto ainda para construí-lo e acho que teria que usar muito isopor e não sei trabalhar com esse material direito.

Quem assitiu "O Aviador" vai reconhecer esse avião. Foi aquele que caiu e quase matou o Howard Hughes.

Vou tentar ser bem meticuloso e fazer tudo com riqueza de detalhes. Não terei pressa em acabá-lo. Imagino um projeto de cerca de um ano.

As partes principais e mais complexas quero projetar em 3D no CAD antes de fazer.

Algumas coisas eu já defini:

- envergadura entre 180cm e 210cm
- todo de madeira e fibra (sou péssimo em entelagem)
- pintado com tinta automotiva
- dois motores
- nunca fiz, mas vou "tentar" fazer o trem retrátil


Agradeço se alguém tiver informações que possam ajudar na construção.

Por enquanto, vou postar algumas fotos e um desenho que vai ajudar bastante.
Anexos
Planta XF11.jpg
Planta XF11.jpg (31.95 KiB) Exibido 48268 vezes
04_03_1947.JPG
04_03_1947.JPG (32.15 KiB) Exibido 54590 vezes
xf11_09.jpg
xf11_09.jpg (30.36 KiB) Exibido 54590 vezes
_xf11_12.jpg
_xf11_12.jpg (15.54 KiB) Exibido 54590 vezes
Editado pela última vez por charles_pereira em Sáb Jan 05, 2019 9:09 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Definição do perfil da asa

Mensagem por charles_pereira »

Pessoal,

segundo o site http://www.ae.uiuc.edu/m-selig/ads/aircraft.html, o perfil usado no XF-11 era o NACA 66(215)-216.

Eu não achei esse perfil no Profilli. Sei também quem nos aeromodelos os perfis geralmente são diferentes.

No caso específico do XF-11, eu fiz um desenho no CAD para definir as medidas básicas. Aumentei um pouco a área da asa, mas nada que chegue a comprometer o visual dele.

A envergadura será de 2100mm e o comprimento 1350mm.

A raíz da asa terá 310mm e a ponta 132mm.

Com isso, imagino ter uma carga alar entre 40 e 45g/dm2, pois estimo o peso final em torno de 2Kg. Esse é um valor alto e não quero ter um jato.

Por isso, acho que o perfil vai precisar dar boa sustentação e ter muito arrasto. Com dois motores, acho que isso não será problema.

Vou começar a desenhar a asa e gostaria de obter opiniões sobre qual perfil usar. Eu estou pensando em usar algum plano-convexo ou até undercamber. A espessura da asa imagino que deva ficar entre 15% E 20% da corda.

Desde já agradeço quem possa contribuir com esse projeto.

Abraço!
Anexos
Esse desenho básico mostra as proporções que o modelo terá.
Esse desenho básico mostra as proporções que o modelo terá.
xf-11.jpeg (12.47 KiB) Exibido 54266 vezes
Avatar do usuário
Diegobambas
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Set 02, 2007 12:35 pm
Localização: Fortaleza

Mensagem por Diegobambas »

mais uma super construção, já estou louco pra ver !
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

lindo modelo! não conhecia.
Avatar do usuário
Leonardolb
membro
Mensagens: 906
Registrado em: Qui Out 11, 2007 1:29 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por Leonardolb »

Nossa, se conseguir fazer vai ficar lindão!
Avatar do usuário
rbcuenca
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 12:22 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

planta e entelagem

Mensagem por rbcuenca »

amigo, vou procurar no meu pequeno "acervo" mas acho que eu tenho a planta dele em escala para aeromodelo... sobre entelar, é fácil... no meu primeiro trabalho com monokote fiz "caca" mas no segundo eu já fiz um bom trabalho.. da u ma olhada nesta foto... se quiser, podemos trocar umas idéias sobre a entelagem... fica bem legal... se vc prestar atenção na foto todo o bordo de ataque da asa é chapeado.. e mesmo assim ficou muito bom.. esse foi só o meu segundo trabalho com monokote... o único detalhe é que ja trabalhei tbem com um plastico termico nacional muito legal da casa aerobrás.. metado do preço e metade do tamanho (no final mesmo preço..) para coisas pequenas vale a pena... mas é um pouco mais fino (mais complicado de aplicar..) e tem o oracover q tbem é muito bom (e as vezes mais barato que o monokonte) mas fica leve e bacana...

Sds,
Cuenca.
Anexos
entelagem da asa do meu blue-angel (campeão brasileiro de mini-fai VCC de 2005 motorizado com os fp-s 40 e combustivel "caretão")
entelagem da asa do meu blue-angel (campeão brasileiro de mini-fai VCC de 2005 motorizado com os fp-s 40 e combustivel "caretão")
blue - entelagem.jpg (38.42 KiB) Exibido 54217 vezes
Star Delta - WindStar - Cessna - DX6i DSM2
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: planta e entelagem

Mensagem por charles_pereira »

[quote:f3d85a6097="rbcuenca"]amigo, vou procurar no meu pequeno "acervo" mas acho que eu tenho a planta dele em escala para aeromodelo... sobre entelar, é fácil... no meu primeiro trabalho com monokote fiz "caca" mas no segundo eu já fiz um bom trabalho.. da u ma olhada nesta foto... se quiser, podemos trocar umas idéias sobre a entelagem... fica bem legal... se vc prestar atenção na foto todo o bordo de ataque da asa é chapeado.. e mesmo assim ficou muito bom.. esse foi só o meu segundo trabalho com monokote... o único detalhe é que ja trabalhei tbem com um plastico termico nacional muito legal da casa aerobrás.. metado do preço e metade do tamanho (no final mesmo preço..) para coisas pequenas vale a pena... mas é um pouco mais fino (mais complicado de aplicar..) e tem o oracover q tbem é muito bom (e as vezes mais barato que o monokonte) mas fica leve e bacana...

Sds,
Cuenca.[/quote:f3d85a6097]

Cuenca, eu ficaria muito grato se você conseguisse essa planta. Iria facilitar muito o meu trabalho.

Quanto à entelagem, agradeço sua ajuda, mas esse modelo eu quero fazer todo pintado. Quero aprender bem como pintar. Ainda tenho monokote e toughlon por aqui e ainda vou usá-los em modelos mais simples.

Abraço!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:2e2e24e39c="Eduardo Yamin"]lindo modelo! não conhecia.[/quote:2e2e24e39c]

Muto obrigado Eduardo!

Pelo que acompanho por aqui, você é fera com planadores.

O XF-11 tem asas grande e imagino que posso usar algum perfil usado em planadores. Você sugere algum?

Abraço!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Charles usa o velho e bom Clarck Y, com espessura grande próximo da raiz, este vôa bem em qualquer modelo escala de grande porte...Há, ja entendí...quer voar de dorso, fazer acrobacia, sem problemas, usa o também velho Naca 2412, semissimétrico...assim não perde tempo com detalhes de perfil.

Garanto que este dois vão bem!

Abs

Norton

PS:Fibra é F..................................................................................de ficar bom...mas conhecendo seu ímpeto, vai fundo!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:6b667759e6="NORTON"]Charles usa o velho e bom Clarck Y, com espessura grande próximo da raiz, este vôa bem em qualquer modelo escala de grande porte...Há, ja entendí...quer voar de dorso, fazer acrobacia, sem problemas, usa o também velho Naca 2412, semissimétrico...assim não perde tempo com detalhes de perfil.

Garanto que este dois vão bem!

Abs

Norton

PS:Fibra é F..................................................................................de ficar bom...mas conhecendo seu ímpeto, vai fundo![/quote:6b667759e6]

Obrigado Norton!

Novamente vou aceitar uma sugestão sua.

Só vou usar um Clark Y com 15% de espessura, ao invés de 12%.

Segue um desenho dele.


Abraço!
Anexos
perfil.JPG
perfil.JPG (5.54 KiB) Exibido 54136 vezes
Responder