Tentando parafuso com um Tucano.
Tentando parafuso com um Tucano.
Olá.,
Ultimamente estou voando meu primeiro avião asa baixa, que é um Tucano, Fuzelagem doada pelo Marcio e asa confeccionada por mim, nada de grande construção, só a fuselagem que fou muito bem feita.
Vamos à minha curiosidade, quando estabilizo o vôo do avião e dou todo comando de aileron para um dos lados para tentar dar um farafuso ele começa mas praticamente nem termina uma volta, ele desce de nariz, perde facilmente o controle, pensava eu que iria dar pelo menos umas três voltas, mas sem chance. No mergulho ainda não tive sangue frio para tentar. Detalhe, ele tem bastante comando de aileron sim, é bem arisco.
O avião tem 1 metro de asa, na raiz 23 cm de corda e nas pontas 20 cm. ambas as medidas considerando os ailerons, que possuem 3,5 cm de largura, o perfil foi no chutômetro.
Algum comentário?
Ultimamente estou voando meu primeiro avião asa baixa, que é um Tucano, Fuzelagem doada pelo Marcio e asa confeccionada por mim, nada de grande construção, só a fuselagem que fou muito bem feita.
Vamos à minha curiosidade, quando estabilizo o vôo do avião e dou todo comando de aileron para um dos lados para tentar dar um farafuso ele começa mas praticamente nem termina uma volta, ele desce de nariz, perde facilmente o controle, pensava eu que iria dar pelo menos umas três voltas, mas sem chance. No mergulho ainda não tive sangue frio para tentar. Detalhe, ele tem bastante comando de aileron sim, é bem arisco.
O avião tem 1 metro de asa, na raiz 23 cm de corda e nas pontas 20 cm. ambas as medidas considerando os ailerons, que possuem 3,5 cm de largura, o perfil foi no chutômetro.
Algum comentário?
Os naturistas, naturalmente, são naturais por natureza.
- Igor Souza
- membro
- Mensagens: 5427
- Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
ele tem diedro? Ele pode dificultar um pouco o parafuso. O parafuso e quase todas as manobras é uma combinação de ailerons, leme e profundor, tem certeza que não está faltando nada?
Mas acho que você está se referindo ao "roll" né? Descreva melhor como você faz a manobra (tipo: "venho nivelado e jogo todo aileron para um lado, mantendo os leme e profundor intacto...", etc)
Abrcs!
Mas acho que você está se referindo ao "roll" né? Descreva melhor como você faz a manobra (tipo: "venho nivelado e jogo todo aileron para um lado, mantendo os leme e profundor intacto...", etc)
Abrcs!
[quote:39ab4fbab1] ele tem diedro? Ele pode dificultar um pouco o parafuso. O parafuso e quase todas as manobras é uma combinação de ailerons, leme e profundor, tem certeza que não está faltando nada?
Mas acho que você está se referindo ao "roll" né? Descreva melhor como você faz a manobra (tipo: "venho nivelado e jogo todo aileron para um lado, mantendo os leme e profundor intacto...", etc)
Abrcs! [/quote:39ab4fbab1]
então,
venho nivelado e nem mecho no profundor. Voo apenas com profundor e ailerons, o leme é fixo. O problema é que jfiz com aviões parecidos e era uma beleza. Ah, tem um pouco de diedro sim, mas muuuito pouco, uns 2cm de cada lado.
Ps.: A manobra uns chamam de parafuso, outros de tunô, sei lá, mas consiste em seguir a trajetoria e fazer o avião girar, não fazendo um looping, mas avançando horizontalmente e fazendo a asa girar no mesmo sentido ou inversamente a helice.
Valews!
Mas acho que você está se referindo ao "roll" né? Descreva melhor como você faz a manobra (tipo: "venho nivelado e jogo todo aileron para um lado, mantendo os leme e profundor intacto...", etc)
Abrcs! [/quote:39ab4fbab1]
então,
venho nivelado e nem mecho no profundor. Voo apenas com profundor e ailerons, o leme é fixo. O problema é que jfiz com aviões parecidos e era uma beleza. Ah, tem um pouco de diedro sim, mas muuuito pouco, uns 2cm de cada lado.
Ps.: A manobra uns chamam de parafuso, outros de tunô, sei lá, mas consiste em seguir a trajetoria e fazer o avião girar, não fazendo um looping, mas avançando horizontalmente e fazendo a asa girar no mesmo sentido ou inversamente a helice.
Valews!
Os naturistas, naturalmente, são naturais por natureza.
- Igor Souza
- membro
- Mensagens: 5427
- Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- Leonardo M.T.
- membro
- Mensagens: 1181
- Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
- Localização: Santiago RS 43a
Vamos à enciclopédia básica, pq vc ta confundindo bastante coisa cara:
Tonneau, ou Roll: Avião mantém tragetória horizontal e gira 360graus, utilizando ailerons (não somente)
Parafuso: Avião em descendente vertical, girando e mantendo como centro da rotação uma das pontas de asa.
Tonneau, ou Roll: Avião mantém tragetória horizontal e gira 360graus, utilizando ailerons (não somente)
Parafuso: Avião em descendente vertical, girando e mantendo como centro da rotação uma das pontas de asa.
Markinho - Gauchinho
- Paulinho
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4388
- Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
- Localização: São Paulo, SP - 53
Re: Tentando parafuso com um Tucano.
[quote:811f6440b7="Juninho"]Olá.,
Ultimamente estou voando meu primeiro avião asa baixa, que é um Tucano, Fuzelagem doada pelo Marcio e asa confeccionada por mim, nada de grande construção, só a fuselagem que fou muito bem feita.
[color=red:811f6440b7]Vamos à minha curiosidade, quando estabilizo o vôo do avião e dou todo comando de aileron para um dos lados para tentar dar um farafuso ele começa mas praticamente nem termina uma volta, ele desce de nariz, perde facilmente o controle, pensava eu que iria dar pelo menos umas três voltas, mas sem chance. No mergulho ainda não tive sangue frio para tentar. Detalhe, ele tem bastante comando de aileron sim, é bem arisco.[/color:811f6440b7]
O avião tem 1 metro de asa, na raiz 23 cm de corda e nas pontas 20 cm. ambas as medidas considerando os ailerons, que possuem 3,5 cm de largura, o perfil foi no chutômetro.
Algum comentário?[/quote:811f6440b7]Olá Juninho, está me parecendo que vc está com muito peso de "nariz", atraze mais o CG dele para fazer acrobacías , observe se na trimagem de voo o profundo já está cabrado, se estiver é porque o nariz do aeromodelo está com muito peso, acontece mesmo de quando tenta fazer um roll com CG muito adiantado o aeromodelo tende a descer de bico ao perder a sustentação da asa, pode ser isso, abraço
Ultimamente estou voando meu primeiro avião asa baixa, que é um Tucano, Fuzelagem doada pelo Marcio e asa confeccionada por mim, nada de grande construção, só a fuselagem que fou muito bem feita.
[color=red:811f6440b7]Vamos à minha curiosidade, quando estabilizo o vôo do avião e dou todo comando de aileron para um dos lados para tentar dar um farafuso ele começa mas praticamente nem termina uma volta, ele desce de nariz, perde facilmente o controle, pensava eu que iria dar pelo menos umas três voltas, mas sem chance. No mergulho ainda não tive sangue frio para tentar. Detalhe, ele tem bastante comando de aileron sim, é bem arisco.[/color:811f6440b7]
O avião tem 1 metro de asa, na raiz 23 cm de corda e nas pontas 20 cm. ambas as medidas considerando os ailerons, que possuem 3,5 cm de largura, o perfil foi no chutômetro.
Algum comentário?[/quote:811f6440b7]Olá Juninho, está me parecendo que vc está com muito peso de "nariz", atraze mais o CG dele para fazer acrobacías , observe se na trimagem de voo o profundo já está cabrado, se estiver é porque o nariz do aeromodelo está com muito peso, acontece mesmo de quando tenta fazer um roll com CG muito adiantado o aeromodelo tende a descer de bico ao perder a sustentação da asa, pode ser isso, abraço
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
[quote:3430ea1a8a] Olá Juninho, está me parecendo que vc está com muito peso de "nariz", atraze mais o CG dele para fazer acrobacías , observe se na trimagem de voo o profundo já está cabrado, se estiver é porque o nariz do aeromodelo está com muito peso, acontece mesmo de quando tenta fazer um roll com CG muito adiantado o aeromodelo tende a descer de bico ao perder a sustentação da asa, pode ser isso, abraço [/quote:3430ea1a8a]
Hummmmm,
Tá bom, realmente confundi um pouco.
Seria um roll ou tonneau mesmo.
Paulinho, realmente há um pouco de peso de nariz mesmo, pois vôo meio cabradinho, agora vou ver o que acontece seguindo as instruções acima.
T+
Hummmmm,
Tá bom, realmente confundi um pouco.
Seria um roll ou tonneau mesmo.
Paulinho, realmente há um pouco de peso de nariz mesmo, pois vôo meio cabradinho, agora vou ver o que acontece seguindo as instruções acima.
T+
Os naturistas, naturalmente, são naturais por natureza.
- Paulinho
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4388
- Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
- Localização: São Paulo, SP - 53
[quote:574e6b5352="Juninho"][quote:574e6b5352] Olá Juninho, está me parecendo que vc está com muito peso de "nariz", atraze mais o CG dele para fazer acrobacías , observe se na trimagem de voo o profundo já está cabrado, se estiver é porque o nariz do aeromodelo está com muito peso, acontece mesmo de quando tenta fazer um roll com CG muito adiantado o aeromodelo tende a descer de bico ao perder a sustentação da asa, pode ser isso, abraço [/quote:574e6b5352]
Hummmmm,
Tá bom, realmente confundi um pouco.
Seria um roll ou tonneau mesmo.
Paulinho, realmente há um pouco de peso de nariz mesmo, pois vôo meio cabradinho, agora vou ver o que acontece seguindo as instruções acima.
T+[/quote:574e6b5352]Olá Juninho, percebe porque ele afunda demais o nariz agora?, ele já está cabrado e quando começa a fazer a rolagem ele tende a descer pois o profundor o força mais ainda (se vira-lo de cabeça para baixo o profundor estará pincando entendeu?), além do CG muito positivo, abraço :wink:
Hummmmm,
Tá bom, realmente confundi um pouco.
Seria um roll ou tonneau mesmo.
Paulinho, realmente há um pouco de peso de nariz mesmo, pois vôo meio cabradinho, agora vou ver o que acontece seguindo as instruções acima.
T+[/quote:574e6b5352]Olá Juninho, percebe porque ele afunda demais o nariz agora?, ele já está cabrado e quando começa a fazer a rolagem ele tende a descer pois o profundor o força mais ainda (se vira-lo de cabeça para baixo o profundor estará pincando entendeu?), além do CG muito positivo, abraço :wink:
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"