Tentando parafuso com um Tucano.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Juninho
membro
Mensagens: 194
Registrado em: Sáb Jan 22, 2005 7:37 pm
Localização: Guarulhos

Tentando parafuso com um Tucano.

Mensagem por Juninho »

Olá.,

Ultimamente estou voando meu primeiro avião asa baixa, que é um Tucano, Fuzelagem doada pelo Marcio e asa confeccionada por mim, nada de grande construção, só a fuselagem que fou muito bem feita.

Vamos à minha curiosidade, quando estabilizo o vôo do avião e dou todo comando de aileron para um dos lados para tentar dar um farafuso ele começa mas praticamente nem termina uma volta, ele desce de nariz, perde facilmente o controle, pensava eu que iria dar pelo menos umas três voltas, mas sem chance. No mergulho ainda não tive sangue frio para tentar. Detalhe, ele tem bastante comando de aileron sim, é bem arisco.

O avião tem 1 metro de asa, na raiz 23 cm de corda e nas pontas 20 cm. ambas as medidas considerando os ailerons, que possuem 3,5 cm de largura, o perfil foi no chutômetro.

Algum comentário?
Os naturistas, naturalmente, são naturais por natureza.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

ele tem diedro? Ele pode dificultar um pouco o parafuso. O parafuso e quase todas as manobras é uma combinação de ailerons, leme e profundor, tem certeza que não está faltando nada?

Mas acho que você está se referindo ao "roll" né? Descreva melhor como você faz a manobra (tipo: "venho nivelado e jogo todo aileron para um lado, mantendo os leme e profundor intacto...", etc)

Abrcs!
Avatar do usuário
Juninho
membro
Mensagens: 194
Registrado em: Sáb Jan 22, 2005 7:37 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por Juninho »

[quote:39ab4fbab1] ele tem diedro? Ele pode dificultar um pouco o parafuso. O parafuso e quase todas as manobras é uma combinação de ailerons, leme e profundor, tem certeza que não está faltando nada?

Mas acho que você está se referindo ao "roll" né? Descreva melhor como você faz a manobra (tipo: "venho nivelado e jogo todo aileron para um lado, mantendo os leme e profundor intacto...", etc)

Abrcs! [/quote:39ab4fbab1]

então,
venho nivelado e nem mecho no profundor. Voo apenas com profundor e ailerons, o leme é fixo. O problema é que jfiz com aviões parecidos e era uma beleza. Ah, tem um pouco de diedro sim, mas muuuito pouco, uns 2cm de cada lado.

Ps.: A manobra uns chamam de parafuso, outros de tunô, sei lá, mas consiste em seguir a trajetoria e fazer o avião girar, não fazendo um looping, mas avançando horizontalmente e fazendo a asa girar no mesmo sentido ou inversamente a helice.

Valews!
Os naturistas, naturalmente, são naturais por natureza.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

experimente "picar" um pouco quando estiver no dorso e cabrar quando estiver normal. Velocidade ajuda também, mas ela também diminui o tempo para gritar :D

Abrcs!
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Bom...... Parafuso é uma coisa..... Tunô ou tuneau ou tuneaux é outra... Em parafuso se entra de Leme, se o modelo não tem leme não faz parafuso, mas porquê não tem leme???

Para fazer tuneaux não precisa leme? precisa sim, para fazer bonito e lento, para fazer rápido e nervoso não precisa.
Avatar do usuário
Gauchinho
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 1:21 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gauchinho »

Vamos à enciclopédia básica, pq vc ta confundindo bastante coisa cara:

Tonneau, ou Roll: Avião mantém tragetória horizontal e gira 360graus, utilizando ailerons (não somente)

Parafuso: Avião em descendente vertical, girando e mantendo como centro da rotação uma das pontas de asa.
Markinho - Gauchinho
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tentando parafuso com um Tucano.

Mensagem por Paulinho »

[quote:811f6440b7="Juninho"]Olá.,

Ultimamente estou voando meu primeiro avião asa baixa, que é um Tucano, Fuzelagem doada pelo Marcio e asa confeccionada por mim, nada de grande construção, só a fuselagem que fou muito bem feita.

[color=red:811f6440b7]Vamos à minha curiosidade, quando estabilizo o vôo do avião e dou todo comando de aileron para um dos lados para tentar dar um farafuso ele começa mas praticamente nem termina uma volta, ele desce de nariz, perde facilmente o controle, pensava eu que iria dar pelo menos umas três voltas, mas sem chance. No mergulho ainda não tive sangue frio para tentar. Detalhe, ele tem bastante comando de aileron sim, é bem arisco.[/color:811f6440b7]
O avião tem 1 metro de asa, na raiz 23 cm de corda e nas pontas 20 cm. ambas as medidas considerando os ailerons, que possuem 3,5 cm de largura, o perfil foi no chutômetro.

Algum comentário?[/quote:811f6440b7]Olá Juninho, está me parecendo que vc está com muito peso de "nariz", atraze mais o CG dele para fazer acrobacías , observe se na trimagem de voo o profundo já está cabrado, se estiver é porque o nariz do aeromodelo está com muito peso, acontece mesmo de quando tenta fazer um roll com CG muito adiantado o aeromodelo tende a descer de bico ao perder a sustentação da asa, pode ser isso, abraço
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Juninho
membro
Mensagens: 194
Registrado em: Sáb Jan 22, 2005 7:37 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por Juninho »

[quote:3430ea1a8a] Olá Juninho, está me parecendo que vc está com muito peso de "nariz", atraze mais o CG dele para fazer acrobacías , observe se na trimagem de voo o profundo já está cabrado, se estiver é porque o nariz do aeromodelo está com muito peso, acontece mesmo de quando tenta fazer um roll com CG muito adiantado o aeromodelo tende a descer de bico ao perder a sustentação da asa, pode ser isso, abraço [/quote:3430ea1a8a]


Hummmmm,
Tá bom, realmente confundi um pouco.

Seria um roll ou tonneau mesmo.

Paulinho, realmente há um pouco de peso de nariz mesmo, pois vôo meio cabradinho, agora vou ver o que acontece seguindo as instruções acima.


T+
Os naturistas, naturalmente, são naturais por natureza.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:574e6b5352="Juninho"][quote:574e6b5352] Olá Juninho, está me parecendo que vc está com muito peso de "nariz", atraze mais o CG dele para fazer acrobacías , observe se na trimagem de voo o profundo já está cabrado, se estiver é porque o nariz do aeromodelo está com muito peso, acontece mesmo de quando tenta fazer um roll com CG muito adiantado o aeromodelo tende a descer de bico ao perder a sustentação da asa, pode ser isso, abraço [/quote:574e6b5352]


Hummmmm,
Tá bom, realmente confundi um pouco.

Seria um roll ou tonneau mesmo.

Paulinho, realmente há um pouco de peso de nariz mesmo, pois vôo meio cabradinho, agora vou ver o que acontece seguindo as instruções acima.


T+[/quote:574e6b5352]Olá Juninho, percebe porque ele afunda demais o nariz agora?, ele já está cabrado e quando começa a fazer a rolagem ele tende a descer pois o profundor o força mais ainda (se vira-lo de cabeça para baixo o profundor estará pincando entendeu?), além do CG muito positivo, abraço :wink:
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

Mensagem por acastro »

uma dica pra um parafuso perfeito:
asas e conjunto de cauda alinhado sem nenhuma incidencia. asas simetricas de preferencia e sem diedro (nenhum diedro) comandos que eu uso em meus parafusos e apenas os elerons e as vezes o profundor, quase não uso.
Responder