Instalação motor em asa voadora
- Eduardo Yamin
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Instalação motor em asa voadora
Segue algumas fotos da instalação que fiz semana passada para o amigo Ricardo. Compartilho as fotos proceis verem como que EU faço, não é a melhor, nem a mais bonita nem a mais funcional, só é como EU faço.
Suporte do motor é feito o menor possível para garantir ventilação do motor, em balsa de 1/16 ou 3/32 ou 1/8 dependendo do que eu tenha disponivel no momento e do esforço que o motor irá fazer, nesse caso como o motor é forte e ira usar 3S usei uma balsa de 1/16 fibrada em um dos lados para construi-lo, tem um downtrust "no olho" sem right trust, aqui detalhe do fechamento da cabine também pode ser visto:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2333931550088714095VuUhZB][img:0e96568ff6]http://inlinethumb04.webshots.com/32963/2333931550088714095S600x600Q85.jpg[/img:0e96568ff6][/URL]
Ao abrir o canopy nota-se um grande "patim" que vai apenas apoiado sobre a asa, com duas braçadeiras de nylon para fixação, esse tipo de ancoragem me garante algumas pancadas sem destacar o motor nem suporte, numa pancada maior, o suporte de balsa quebra, permitindo reparo em campo com CA:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2671998180088714095gOfxAJ][img:0e96568ff6]http://inlinethumb04.webshots.com/31171/2671998180088714095S600x600Q85.jpg[/img:0e96568ff6][/URL]
Visão geral, o pod é bem grande garantindo que a bateria fique bem protegida:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2248972020088714095ArHtWv][img:0e96568ff6]http://inlinethumb62.webshots.com/33021/2248972020088714095S600x600Q85.jpg[/img:0e96568ff6][/URL]
pois vai embutida dentro do pod de EPP:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2640413280088714095RbJVMR][img:0e96568ff6]http://inlinethumb05.webshots.com/34756/2640413280088714095S600x600Q85.jpg[/img:0e96568ff6][/URL]
Ao Abrir o canopy temos acesso total aos componentes que prefiro fixar com fita adesiva, são ótimas para cuspir os itens pesados nas pancadas maiores, notem que não há furos ou recortes cavados no isopor exceto dos servos, isso garante maior rigidêz ao conjunto todo:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2154304560088714095NKOUkV][img:0e96568ff6]http://inlinethumb45.webshots.com/32236/2154304560088714095S600x600Q85.jpg[/img:0e96568ff6][/URL]
Afetando minimamente a aerodinâmica do bólido:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2590288630088714095ljXgDp][img:0e96568ff6]http://inlinethumb58.webshots.com/33145/2590288630088714095S600x600Q85.jpg[/img:0e96568ff6][/URL]
Suporte do motor é feito o menor possível para garantir ventilação do motor, em balsa de 1/16 ou 3/32 ou 1/8 dependendo do que eu tenha disponivel no momento e do esforço que o motor irá fazer, nesse caso como o motor é forte e ira usar 3S usei uma balsa de 1/16 fibrada em um dos lados para construi-lo, tem um downtrust "no olho" sem right trust, aqui detalhe do fechamento da cabine também pode ser visto:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2333931550088714095VuUhZB][img:0e96568ff6]http://inlinethumb04.webshots.com/32963/2333931550088714095S600x600Q85.jpg[/img:0e96568ff6][/URL]
Ao abrir o canopy nota-se um grande "patim" que vai apenas apoiado sobre a asa, com duas braçadeiras de nylon para fixação, esse tipo de ancoragem me garante algumas pancadas sem destacar o motor nem suporte, numa pancada maior, o suporte de balsa quebra, permitindo reparo em campo com CA:
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Visão geral, o pod é bem grande garantindo que a bateria fique bem protegida:
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pois vai embutida dentro do pod de EPP:
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Ao Abrir o canopy temos acesso total aos componentes que prefiro fixar com fita adesiva, são ótimas para cuspir os itens pesados nas pancadas maiores, notem que não há furos ou recortes cavados no isopor exceto dos servos, isso garante maior rigidêz ao conjunto todo:
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Afetando minimamente a aerodinâmica do bólido:
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Abs,
EY
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- Eduardo Yamin
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- Eduardo Yamin
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Mais dois detalhes:
A fixação do pod na asa uso duas varetas de bambus ou fibra de vidro espetados na asa e no pod, depois aplico filamentosa grossa por baixo e nas duas laterais saindo por cima no BA para que o pod fique no lugar e não balance muito.
O canopy que usei é um antigo canopy de um planador de 2M, mas pode-se tranquliamente usar PET.
A fixação do pod na asa uso duas varetas de bambus ou fibra de vidro espetados na asa e no pod, depois aplico filamentosa grossa por baixo e nas duas laterais saindo por cima no BA para que o pod fique no lugar e não balance muito.
O canopy que usei é um antigo canopy de um planador de 2M, mas pode-se tranquliamente usar PET.
- Eduardo Yamin
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Segue algumas idéias e exemplos de fixação de motores em asas voadoras:
Ao colar as metades da asa instalei uma coluna de balsa saindo para trás, O motor J250 é apertado junto de seu dissipador feito em alumino de offset:
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2235534630088714095FGZygo][img:a706e682b9]http://inlinethumb01.webshots.com/15360/2235534630088714095S600x600Q85.jpg[/img:a706e682b9][/URL]
Motores com montante triplo podem levar suportes triangulares, mais leves, menos arrasto eu ma firmeza incrível, sempre colo numa base de compensado fino e fixo tudo na asa com fitas hellermam.
[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2679106520088714095WJuPqL][img:a706e682b9]http://inlinethumb42.webshots.com/24809/2679106520088714095S600x600Q85.jpg[/img:a706e682b9][/URL]
Essa é a ultima instalação que fiz, um tubo de aluminio onde é encaixado o motor, serve de dissipador, apoiado em um suporte de balsa dura que é o fuzível, simples de desmontar e colar em campo, duas correias hellerman prendem tudo à asa..
A idéia é fazer com que o motor e rolamentos recebam todo ar possível para resfriamento durante o vôo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2916698290088714095BKnHGx][img:a706e682b9]http://inlinethumb32.webshots.com/27999/2916698290088714095S200x200Q85.jpg[/img:a706e682b9][/URL] [URL=http://good-times.webshots.com/photo/2219253650088714095BZnvBQ][img:a706e682b9]http://inlinethumb41.webshots.com/40616/2219253650088714095S200x200Q85.jpg[/img:a706e682b9][/URL] [URL=http://good-times.webshots.com/photo/2075079330088714095aKskFp][img:a706e682b9]http://inlinethumb38.webshots.com/13541/2075079330088714095S200x200Q85.jpg[/img:a706e682b9][/URL]
Ao colar as metades da asa instalei uma coluna de balsa saindo para trás, O motor J250 é apertado junto de seu dissipador feito em alumino de offset:
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Motores com montante triplo podem levar suportes triangulares, mais leves, menos arrasto eu ma firmeza incrível, sempre colo numa base de compensado fino e fixo tudo na asa com fitas hellermam.
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Essa é a ultima instalação que fiz, um tubo de aluminio onde é encaixado o motor, serve de dissipador, apoiado em um suporte de balsa dura que é o fuzível, simples de desmontar e colar em campo, duas correias hellerman prendem tudo à asa..
A idéia é fazer com que o motor e rolamentos recebam todo ar possível para resfriamento durante o vôo.
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2916698290088714095BKnHGx][img:a706e682b9]http://inlinethumb32.webshots.com/27999/2916698290088714095S200x200Q85.jpg[/img:a706e682b9][/URL] [URL=http://good-times.webshots.com/photo/2219253650088714095BZnvBQ][img:a706e682b9]http://inlinethumb41.webshots.com/40616/2219253650088714095S200x200Q85.jpg[/img:a706e682b9][/URL] [URL=http://good-times.webshots.com/photo/2075079330088714095aKskFp][img:a706e682b9]http://inlinethumb38.webshots.com/13541/2075079330088714095S200x200Q85.jpg[/img:a706e682b9][/URL]
- Eduardo Yamin
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Re: Instalação motor em asa voadora
[quote="Eduardo Yamin"]
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2671998180088714095gOfxAJ][img:ba131f6f52]http://inlinethumb04.webshots.com/31171/2671998180088714095S600x600Q85.jpg[/img:ba131f6f52][/URL]
Esse aqui vai me servir!!!! Vou trocar o motor KDA, pelo 2812, e terei que mudar o suporte do motor. Vou fazer igual a esse da foto Yamin.
Valeu mais uma vez :D !!!!
Abs
Warne
[URL=http://good-times.webshots.com/photo/2671998180088714095gOfxAJ][img:ba131f6f52]http://inlinethumb04.webshots.com/31171/2671998180088714095S600x600Q85.jpg[/img:ba131f6f52][/URL]
Esse aqui vai me servir!!!! Vou trocar o motor KDA, pelo 2812, e terei que mudar o suporte do motor. Vou fazer igual a esse da foto Yamin.
Valeu mais uma vez :D !!!!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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- Alexkirlian
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- Registrado em: Sex Jan 04, 2008 9:31 am
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Suporte para motor de heli (out-runner) 3850KV
Eu estava usando aqueles suportes de alumínio para um motor 2822. Quando troquei o motor para um de heli (3850KV) o suporte quebrou em voo, quebrou a hélice (5x5) e ainda queimou o ESC. :cry:
Alguém tem alguma dica para um BOM suporte para esse tipo de motor.
A propósito, o motor é out runner, daqueles que a "traseira" dele TODA roda.
Valeu !
Alguém tem alguma dica para um BOM suporte para esse tipo de motor.
A propósito, o motor é out runner, daqueles que a "traseira" dele TODA roda.
Valeu !
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Abraços
Alexandre Costa
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