Emplasto para isopor

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Davi_Grillo
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 6:42 pm
Localização: Campo Mourao - PR
Contato:

Emplasto para isopor

Mensagem por Davi_Grillo »

AMigo, gostaria de compartilhar algo com vocês,

Diante da construção do meu P-51 em depron e isopor, finalmente chegou o momento da pintura.

O Isopor já lixado antes da pintura parecia homogeneo, entretanto apos a pintura todas imperfeições ou os relevos do isopor se destacaram muito.

Para isso fiz uma "massa" para isopor:

50% (volume) Cola BRANCA
50% (volume) TALCO;

O resultado ficou muito bom perto do que tinha no isopor bruto.

O Legal é que é possivel lixar depois que ela seca, entao da para dar um otimo acabamento. E cria uma casca em volta do isopor ficando muito resistente.

As vezes é necesario retocar apos seca , em lugares onde tem relevos muito grandes

Quanto ao peso é rasoavel, 10 g de cola rende aproximadamente uns 350cm quadrados (uma peca de 32x 11cm). PAra acabamentos pequenos é muito util.

Se alguem tiver alguma ideia de como melhorar ou ter alguma outra receita de massa para isopor post ai em baixo.
Anexos
Peça bruta ja lixada e pintada com spray PRATA
Peça bruta ja lixada e pintada com spray PRATA
p51 041.jpg (38.74 KiB) Exibido 8158 vezes
Aplicação da massa
Aplicação da massa
p51 049.jpg (34.02 KiB) Exibido 8158 vezes
Lixa depois de a massa secar
Lixa depois de a massa secar
p51.jpg (25.84 KiB) Exibido 8158 vezes
Peça pronta depois de Re-pintada
Peça pronta depois de Re-pintada
p51 063.jpg (31.7 KiB) Exibido 8158 vezes
Comparação de um isopor antes e depois da massa
Comparação de um isopor antes e depois da massa
p51 078.jpg (37.71 KiB) Exibido 8158 vezes
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Tem uma galera do forum que usa uma resina especial para isopor que fica uma beleza ,eles aplicam a massa e depois cobrem elas com um tecido muito fino e da um acabamento joia!
Aqui ta o link sobre essa tal resina:http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=31889&start=0
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

duas perguntas...

o meio a meio entre cola e talco você se refere ao volume ou a massa? (ex: 10g de cola com 10g de talco ou 10ml de cola com 10 ml de talco?)

dissolve a cola com água ou não? se sim, quanto de água?
Avatar do usuário
Davi_Grillo
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 6:42 pm
Localização: Campo Mourao - PR
Contato:

Mensagem por Davi_Grillo »

[quote:b47f4c4d84]Tem uma galera do forum que usa uma resina especial para isopor que fica uma beleza ,eles aplicam a massa e depois cobrem elas com um tecido muito fino e da um acabamento joia!
Aqui ta o link sobre essa tal resina:http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=31889&start=0[/quote:b47f4c4d84]

Amigo F-22 quanto a resina seria para estruturação inteira em fibra, neste caso seria como acabamento em pecas de isopor pequenas,

Mas tenho interesse em iniciar em modelos a fibra de vidro, vou ver se acho a resina, pode ser que seja util em algumas partes de construçãod e isopor até.

Mas Obrigado pela dica


[quote:b47f4c4d84]duas perguntas...

o meio a meio entre cola e talco você se refere ao volume ou a massa? (ex: 10g de cola com 10g de talco ou 10ml de cola com 10 ml de talco?)

dissolve a cola com água ou não? se sim, quanto de água? [/quote:b47f4c4d84]

Amigo MKazan quanto ao meio a meio é quanto ao volume, por exemplo um dedo de cola e um dedo de talco. Não misturo com agua não, voce coloca a cola e o talco e mistura bem ate vira uma massa meio mole. Feito isso so aplicar no isopor e esperar secar (demora um pouco).

Depois de seca vc vem com uma lixa fina para deixar liso. Caso ainda fique com um pouco de buraco, retoque nestas regioes espere secar e lixe novamente.

Teste e me diga se deu certo.

Um abraco!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Mas fica fácil de lixar? Porque lixar cola nunca funcionou comigo.

Adorei a aparência e a praticidade desta técnica , se o próximo modelo que eu fizer for de isopor , pode ter certeza que vou tentar isso!
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Davi,a fuselagem inteira do Mach que o Johnny2008 esta fazendo é toda coberta por essa resina.
Talvez eu não entenda muito sobre essa resina mas acho que daria sim para cobri o seu modelo!

Abraços.
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Putz disse errado,o que eu quis dizer foi que eu acho que da sussegado cobrir essas peças pequena do P-51!
Avatar do usuário
Davi_Grillo
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 6:42 pm
Localização: Campo Mourao - PR
Contato:

Mensagem por Davi_Grillo »

Amigo fica facil de lixar sim, por isso que gostei,

Opa F-22 vou tentar achar a resina sim, pode ser que seja melhor .

Um abraço!
mundialcar
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Nov 05, 2007 1:16 pm
Localização: goiania goias

SERA QUE POSSO USAR UMA CAMADA FINA DE VERNIZ?

Mensagem por mundialcar »

COMPREI UM AERO PRONTO PRA VOAR RTF E APESAR DELE SER BONITO QUERO DA UM CHARME NA FUSELAGEM OU SEJA FAZER TIPO UMA CAMADA FINA DE VERNIZ SO PARA TIRAR A IMPRESSAO DO ISOPOR MESMO UMA VEZ QUE ELE E COMPOSTO DE ISOPOR E PLASTICO, ENTAO SE MANDAR O VERNIZ FICARIA AINDA MELHOR.
ALGUEM PODE ME AJUDAR AI?
EXISTE UM VERNIZ MENOS VISCOSO OU DEVE SER DILUIDO OU TEM PERIGO DE DERRETER A SUPERFICIE DO ISOPOR OU MESMO UMA TINTA TRANSPARENTE????

AGRADEÇO
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 784
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por tchello silveira »

Taca Multimassa Renner e chama na lixa que fica uma belesa.
Responder