Tucano padrão AFA - pau no glow

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
marcelo zanduzzo
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Sex Out 27, 2006 10:42 am
Localização: Capinzal / SC

Tucano padrão AFA - pau no glow

Mensagem por marcelo zanduzzo »

Comecei a construir um Tucano T-27 o qual estarei utilizando a serigrafia da AFA (Academia da Força Aérea).

Característica:

- Comprimento: 950mm
- Envergadura: 1m
- Fuselagem: isopor
- Asa: isopor com ailerons em depron 5,5mm
- Perfil da asa: Naca 0012
- Estabilizadores: depron 5,5mm
- Motor: E-max 2215/20
- Hélice: APC 9x7,5 E
- Bateria: Flight Power EVO 25 3S 2170mAh e 25C
- Spiner: 1.3/4"
- Planta: Aerobras com algumas alterações (asa principalmente)

Abs.
Marcelo
Anexos
1.JPG
1.JPG (31.63 KiB) Exibido 88797 vezes
2.JPG
2.JPG (25.7 KiB) Exibido 88797 vezes
tuca_2_104.jpg
tuca_2_104.jpg (35.87 KiB) Exibido 88797 vezes
Avatar do usuário
RODRIGOrio
membro
Mensagens: 758
Registrado em: Dom Set 23, 2007 12:15 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Mensagem por RODRIGOrio »

olá amigo !!! desculpa eu está escrevendo aqui mas gostaria de saber como vc vai entelar esse tucano? pois o meu está assim no isopor P2 e gostaria de entelar com fita adesiva mas parece que não vai ficar lisinho por causa do isopor, teria outra solução com a fita? será que com massa fica pesado. desde já agradeço pela atenção e muito obrigado.
Avatar do usuário
guewald
membro
Mensagens: 612
Registrado em: Qua Dez 15, 2004 10:02 pm
Localização: Lajeado-RS

Mensagem por guewald »

nossa que licha uso pra consegui essa perfeiçao?
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Marcelo,

O seu modelo está muito bem lixado, nas fotos parece estar com a superfície muito lisa.

É difícil conseguir um resultado tão bom assim, parabéns.

Por favor explique melhor o processo que fez para que ele ficasse tão bem lixado assim, quais as lixas, como cortou a fuselagem, etc.

Se fizer a entelagem com tanto capricho quanto lixou, vai ficar muito bonito!

Abraço,

Rodrigo Morales
Avatar do usuário
marcelo zanduzzo
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Sex Out 27, 2006 10:42 am
Localização: Capinzal / SC

Mensagem por marcelo zanduzzo »

[quote:e4386e1e79="RODRIGOrio"]olá amigo !!! desculpa eu está escrevendo aqui mas gostaria de saber como vc vai entelar esse tucano? pois o meu está assim no isopor P2 e gostaria de entelar com fita adesiva mas parece que não vai ficar lisinho por causa do isopor, teria outra solução com a fita? será que com massa fica pesado. desde já agradeço pela atenção e muito obrigado.[/quote:e4386e1e79]

Tudo bom Rodrigo? Fiz diversos testes com fitas, vinil e tintas. Como o Tucano é cheio de curvas, principalmente no bico, resolvi pintar com tinta própria para isopor.

Sábado fui até uma loja de construção e achei um material (Liteplast) que parece que foi feito para aeromodelos. Ele é um material desenvolvido para tapar buracos e trincas de parede e a sua grande vantagem é seu baixíssimo peso. Testei ele e além de não atacar o isopor, cobriu muito bem os buracos. Parece que a embalgem (250ml) está vazia de tão leve que é o produto. Show de bola!!!!

Depois de aplicar este material, irei lixar (lixa 400) e pintar com tinta Colorgin Eco Esmalte Spray (não ataca o isopor). Após a pintura, vou aplicar uma camada fina de Verniz Acrílico Brilhante da Acrilex para dar um brilho extra na pintura. Fiz uns testes e ficou ótimo!

Não estou com a câmera no momento, mas quarta-feira coloco umas fotos dos testes e dos produtos.

Abs.
Marcelo
Avatar do usuário
marcelo zanduzzo
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Sex Out 27, 2006 10:42 am
Localização: Capinzal / SC

Mensagem por marcelo zanduzzo »

[quote:9642e09183="Rodrigo Morales"]Marcelo,

O seu modelo está muito bem lixado, nas fotos parece estar com a superfície muito lisa.

É difícil conseguir um resultado tão bom assim, parabéns.

Por favor explique melhor o processo que fez para que ele ficasse tão bem lixado assim, quais as lixas, como cortou a fuselagem, etc.

Se fizer a entelagem com tanto capricho quanto lixou, vai ficar muito bonito!

Abraço,

Rodrigo Morales[/quote:9642e09183]

Fiz a fuselagem em duas partes e executei os seguintes procedimentos:

- Imprimi o desenho da fuselagem na impressora (vista lateral e metade da parte superior);
- Risquei (vista lateral e depois a superior) com caneta duas placas de 40mm de isopor P2 ou P3 (não sei ao certo) e com o uso de estilete e cortador de isopor, cortei as peças;
- Como a fuselagem estava seccionada em duas partes, fiz os buracos dos servos e todas as cavernas do interior da fuselagem (para a bateria, receptor, speed, local por onde irá passar os fios dos servos traseiros e também o duto que irá ligar ao buraco que ficará sob o spiner);
- Fiz o recorte superior onde irá encaixar o leme;
- Uni as peças com cola epoxi nas extremidades e com cola para isopor no meio (técnica para economizar epoxi...rs);
- Com o uso de estilete, comecei a fazer os contornos na fuselagem e após dei o acabamento com lixa 400.

Obs.: Pena que eu não tenho as fotos do início. Na foto a baixo é possível verificar parte da caver que eu fiz no interior da fuselagem. Material usado para cavar estas cavernas:
- Fava de churrasco afiada
- Soldador com um fio de cobre preso na ponta (depois colo uma foto desta gambiarra).

Abs.
Marcelo
Anexos
3.JPG
3.JPG (28.89 KiB) Exibido 88715 vezes
Avatar do usuário
marcelo zanduzzo
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Sex Out 27, 2006 10:42 am
Localização: Capinzal / SC

Mensagem por marcelo zanduzzo »

Fiz um pequeno esboço de como são as cavernas no interior da fuselagem.
Anexos
4.JPG
4.JPG (23.98 KiB) Exibido 88708 vezes
Avatar do usuário
Brunooo
membro
Mensagens: 1235
Registrado em: Dom Mai 27, 2007 9:56 am
Localização: Lins, SP
Contato:

Mensagem por Brunooo »

Nossa !
com esse acabamento parece até gesso!hehe
muito bom e muito legal o processo das cavernas
Parabens!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Essa é a técnica mais prática e de melhor retorno que existe. A fuselagem do meu 737 eu fiz assim e chegou nesse mesmo estágio em apenas 1 hora e meia.

Parabéns pelo trabalho! EXcelente!
Avatar do usuário
RODRIGOrio
membro
Mensagens: 758
Registrado em: Dom Set 23, 2007 12:15 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Mensagem por RODRIGOrio »

marcelo zanduzzo !! a massa que vc se referiu poracaso é essa?
[URL=http://img259.imageshack.us/my.php?image=21870124bg8.png][img:37f1ea1778]http://img259.imageshack.us/img259/582/21870124bg8.th.png[/img:37f1ea1778][/URL]
Responder