Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

xor
membro

Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Mensagempor xor » 05 Ago 2008 15:11

Participei de outros tópicos que não foram criados por mim
achando que ia pra frente no sentido de compartilhar e divulgar ao máximo as informações.

Acabei me deparando sempre com pessoas que de uma forma ou de outra
estão sempre guardando alguma informação como se achasse que tem o pulo do gato (e justo nessa era de internet...)

Aprendi a fazer zagis, e já fiz mais de 30 - sel lá, não importa - e aprendi a maior parte das coisas olhando outras asas, lendo na web, lendo aqui no fórum e literalmente "chimbando" (termo baiano para dizer que perdi um monte de tempo sem achar quem quisesse ensinar), pois é chimbando mesmo pra juntar as informações.

Quem quiser se juntar e adicionar dados, posts, etc que somem ao ato de compartilhar, seja bem vindo.

Segue documentos

Perfis e tamanho do bloco para corte de ZAgi
[url]http://www.divshare.com/download/5110329-453[/url]
No arquivo tem ZAGI12, ZAGI10, MH60 e MH45
Tanto para zagi 90 quanto para zagi 120

Dicas de construção feito por mim
[url]http://www.divshare.com/download/5070034-031[/url]

:!: Novos links na pág 8: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=859333#859333 :!:

:!: Novos links na pág 14: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1264535#1264535 :!:
[color=red:ad8292569e](o 4shared apagou os arquivos, tive que publicar de novo - agora precisa de login e senha lá para fazer o download, apesar de ser gratuito)
[/color:ad8292569e]

Tenho diversos documentos de outras pessoas mas não estou autorizado a publicá-los.

Depois postarei links para vídeos públicos no youtube que ensinam a cortar.

Lembrem-se que nada do que está aí é verdade absoluta e é fruto do que eu aprendi nas minhas navegadas e, além de tudo, existem milhares de formas de se fazer uma asa.

Ví diferentes medidas e diferentes enflechamentos para a Zagi 120 e o que está nos arquivos é o que EU uso. Funciona e tem funcionado pra dúzias de pessoas aqui. Gente que nem sabia o que era avião ou aileron e muito menos elevon e solou com zagi (mais de 6 aqui)

Depois vou acrescentar nos arquivos uma Zagi 100 Clone de uma que eu vi aqui em Salvador (o usuário também é do e-voo mas não quis informar nada sobre a zagi).

Daí fiz uma zagi 100 com nervura E182 (mais fina que a MH45) e enflechamento de 40graus... bala! Depois documento a construção dela e posto aqui.

Façam bom uso das informações e lembrem-se sempre que
"Ensinando é que se aprende."

Xor
==================
Orison Almeida

AgPilot
membro

Mensagempor AgPilot » 05 Ago 2008 16:54

Valeu colega, muito bom o post, já baixei tudo por aqui, assim que fizer um cortador de isopor e adquirir os materiais necessários, vou construir uma Zagi para mim. Valeu obrigado pelas informações!

RODRIGOrio
membro
Contato:

Mensagempor RODRIGOrio » 05 Ago 2008 17:18

valeu xor !! é isso que estava faltando !! abs..

rodrigoddba
membro

Mensagempor rodrigoddba » 05 Ago 2008 17:52

Pois é.... Eu sou uma das pessoas que fiz de acordo com nosso amigo XOR, já aprendi muito com ele, e de tanto que aprendi hoje sei que ele pode compartilhar também muitas das informaçoes que eu desenvolvi! Coisas que jutos fizemos com que melhorasse (cortador de isopor) tamanho de zag que no erro acertamos e etc. Compartilhar informaçoes é a melhor maneira de praticar aeromodelismo!
Rodrigo Ramos

Hobby-Tec
membro
Contato:

Mensagempor Hobby-Tec » 05 Ago 2008 18:07

Buscando informações sobre a origem de minha zagi descobri que o presente que ganhei foi obra de nosso amigo "XOR", não sei se ele se recorda quando estive na capital e levei meu shock flyer e voei com o pessoal no cartodromo, fiquei muito encantado com os vôos da zagi e isso me levou a possuir uma.

Mais uma vez parabéns pelo material, é de grande valor!

xor
membro

Mensagempor xor » 05 Ago 2008 19:37

Claro que lembro Everton!
hehehe
Faz tempo mas lembro sim!
Apareça pra voar aqui conosco!

Só num quero fazer deste tópico, polêmica. Vamos às zagis!
No manual tem uma foto de umas 8 ou 10 zagis daqui de Salvador.
E de lá pra cá já tem mais!

Precisamos fazer um vídeo com todas voando :-)

Emannuell
membro
Contato:

Mensagempor Emannuell » 05 Ago 2008 20:15

Tens dica de motorização ?

Tenho um motor TP 2409-18 e helices 9X7 GWS
Bateria 3s 1300mah 20c
Speed 25a mag8
Receptor spektrun 2.4G

Será que sai uma zagi de 120cm ?
numca fiz uma só vi vooar.

xor
membro

Mensagempor xor » 05 Ago 2008 20:51

O TP 2409-18 é forte e vai voar bem na zagi, mesmo que esteja pesadinha. Já ví ele numa zagi com 700g e voou bem, sem ser "radical".
Entretanto este motor tem RPM média, diferente, por exemplo do mesmo TP 2409 só que o "-12" que tem kv de 1600, dando a zagi mais velocidade.
Fica radical com o TP 2409-12

A lipo vai te dar uns 20 min de autonomia desde que não exagere no motor.

O Speed e o receptor não tem muito o que opinar. O ESC é para aguentar o motor e o rx é para alinha com o tx. Se tiver bem, tudo dá certo.

Vc pode voar zagis de 400 a 800 gramas sem susto. Portanto essas diferenças de peso de um esc, rx, etc vão influenciar na performance de subidas verticais, velocidade, etc mas não significa que não vai voar.

Minha 1a zagi eu entelei com fita de solo (ninguém me ensinou a fazer diferente) e voei com lipo de 2200 Mah. Pesava 890 gramas e me diverti bastante com ela.

Aí o 1o vôo dela .. eu ainda tava com dedo sem amaciar depois de 20 anos sem pilotar..rs

[url]http://br.youtube.com/watch?v=XNuVYRwiP-8[/url]

araripe
membro

Zaguis

Mensagempor araripe » 05 Ago 2008 22:42

É isso aí.
Aqui em Salvador, tem enxame de zagui. Às vezes são oito voando ao mesmo tempo.
E graças a Orison que começou a mania. Todos temos aviões tb. E compartilhamos o tempo todo o máximo de informações.
Parabéns pela iniciativa XOR.
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física

fabiofleal
membro
Contato:

Complementando a tradução

Mensagempor fabiofleal » 06 Ago 2008 00:03

Chimbar tb pode ser definido como "o que acontece ao se gostar de EDFs e buscar informação a respeito". O que vem de mito e dogma...
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

NEWRJ
membro

Mensagempor NEWRJ » 07 Ago 2008 18:10

XOR, muito bom este seu tópico, PARABÉNS!

Eu que nunca construí nada e estou executando o projeto de uma ZAGI 120, utilizarei muito estas informações.

Só para tentar ajudar, eu não vi no seu material, nem nos outros, o tamanho do elevon da ZAGUI 90, vi a largura na raiz e na ponta mas o comprimento não vi....acho que seria legal acrescentar.

Forte abraço.

NEWRJ.

Matheusarcala
membro

Mensagempor Matheusarcala » 07 Ago 2008 18:40

Olá Xor. Belo tópico!
Tenho um motor 2822 reenrolado para velocidade, gira uma hélice 6x4. Bateria 3s 1300mAh 20C, bateria 2S 750mAh e Speed 18A. Que zagi poderia construir? Uma com 90cms ou 120?
Abraços!

Cristiano Campos
membro

Afinal...

Mensagempor Cristiano Campos » 07 Ago 2008 19:01

Ola galera... tenho uma pergunta: afinal, servos de 9g pode ser usado em zagi de 120 cm?? To afim de montar uma Zagi, mas não tô nem um pouco afim (R$) de comprar servos standart, são caros. E alguns falam que pode usar sim, outros ja condenam. E ai?!?! Pode se usar ou não. Obrigado a todos.

ps: Aproveitando tenho outra pergunta quanto a motorização: Motor E-Max 2822, helices 90X50 ou 80X40, ESC ELEP 20A, e Mixer eletrônico - Essa é a eletronica que possuo, posso usar ela?? Ah e dois servos Hextronic 9g. :D :lol: 8) :P

xor
membro

Mensagempor xor » 07 Ago 2008 21:08

O 2822 voa sim numa zagi de 120cm. Tem um nosso grupo exatamente com esta configuração.Porém usando hélice 8x6.
Mas como vc reenrolou deve ter reduzido a potência já que aumentou a rpm.

As zagis maiores geram mais arrasto. Aconselharia uma de perfil MH45 e procure deixar o mais leve possível.

Ou fazer uma zagi de 90. essa é bala com 2822. Sobe na vertical sem parar.
Ela é bem arisca.
Já fiz slalom com ela usando os coqueiros numa praia daqui :-)

xor
membro

Mensagempor xor » 07 Ago 2008 21:14

Quanto a pergunta do Cristiano:

Não é recomendado os de 9g nas zagis de 120 pois o esforço sobre a superfície de comando e consequentemente sobre as engrenagens é muito grande.
Mas como tá lá escrito no manual, pode usar sim.
Tem que tomar cuidado que ao menor sinal de que as engrenagens estão folgadas ou pulando dente, não continuar. Perdi uma LIPO de 2200Mah por ter travado o servo em vôo. Sí o prejú acaba sendo maior que 2 servos.

Pousos bruscos, bater na trave, pegar na mão a zagi vindo muito rápida, tudo isso pode ocasionar quebra dos dentes da engrenagem dos servinhos de 9g.

Só pra constar, atualmente eu uso.

O 2822 deve ser usado com hélice 8x6 que vai te proporcionar mais velocidade que a 9x5 ou 8x4.

Abs

Xor

xor
membro

Mensagempor xor » 07 Ago 2008 21:17

Valeu NEWRJ

É ..esqueci disso.
O fato de eu já ter os moldes me fez esquecer disso.
E vi tb que faltou os moldes das winglets .. hehehe

Providencio amanhã na hora do almoço!

Valeu

NEWRJ
membro

Mensagempor NEWRJ » 08 Ago 2008 18:32

Valeu XOR....aguardarei.....
Se puder, avise das atualizações por aqui!
Bom fds...

xor
membro

Mensagempor xor » 11 Ago 2008 23:28

Foi mal a demora aê...rsrs
Peguei o tal do "virtumonde" - vírus/worm ou sei lá o quê - no meu micro e desde 6a que num consigo nem trabalhar..rsrs

Vamos as medidas dos elevons (depois coloco no PDF também)

Medi na zagi, ou seja, o tamanho efetivo na prática. Para zagis sem motor (para vôo de colina) ele fica maior um pouco pois não precisa do corte central.

Zagi 90cm = 315mm (suficiente para caber até uma hélice 7x6)
**Depois que eu lembrei... Minha Zagi 90 ficou com 80cm e esse tamanho aí eu medi na 80. Ajustarei ele pra 90 em seguida.

Zagi 120cm = 505mm (suficiente para caber até uma hélice 9x6)

Valores medidos das pontas pro centro, deixando o espaço de sobra no centro.

Lembrar que o corte não é ortogonal (o elevon não é retangular). Estas medidas são da parte do elevon que encosta no bordo de fuga. Os cortes nas pontas são em ângulo (acompanhando o ângulo do enflechamento)
É bom fazer um molde antes, pra que seja possível determinar o ângulo do corte nas pontas.
:-)

Abs

Xor

NEWRJ
membro

Mensagempor NEWRJ » 12 Ago 2008 18:08

Valeu XOR...rs...melhoras para seu micro...rs

NEWRJ
membro

Mensagempor NEWRJ » 13 Ago 2008 02:18

Galera....
Como já falei, nunca construí nada de aeromodelo....
Comecei minha ZAGI 1,20 e depois de muuuuuuuito ralar consegui cortar as asas hoje...ALELUIA....rsrsrsrs....
Como já falei com o XOR, vou tentar depois fazer um passo a passo desta construção com dicas do que fazer e não fazer...dos erros que cometi e as soluções.
XOR, obrigado pelo "tira dúvidas" até aqui...rs...
Forte abç a todos

NORTON
membro

Mensagempor NORTON » 13 Ago 2008 02:59

Pergunta aos entendidos de asa....

Se eu montar uma asa sem os "winglets" nas pontas, terá problemas nas curvas menos acentuadas e em manter a reta em alta velocidade?

Se ao invés de instalar nas pontas, instalar duas winglets perto do motor, uma em cada lado, em ângulo de 100 graus como uma cauda em "v", ficaria bom?

E por último, se instalar uma "quilha, em cima e em baixo da asa, do mesmo tamanho, serviria como estabilizador vertical assim como as winglets de ponta de asa, correto?

Agradeço as respostas,

Norton

xor
membro

Mensagempor xor » 13 Ago 2008 06:23

Olá Norton

Os winglets tem 2 funções na zagi.
O que vc descreveu (no centro e em ângulo) é bem usado em deltas que não tem grande envergadura. Eu já fiz tb uma clone da Hiperflea exatamente como vc descreveu e voou.

A winglet faz um trabalho de estabilização vertical e de otimização do fluxo na ponta da asa.
Se vc usar estabilizadores no centro certamente ela vai ser melhor do que sem nada. Sem as winglets a asa fica como se estivesse derrapando e fica muito instável, mas voa.

Já percebeu que todos os "boeings" atuais tem winglets? Pois é, descobriu-se que para alguns tipos de asa e de vôo, a winglet ajuda a corrigir o fluxo do ar na ponta, evitando que o vácuo causado alí crie uma força contrária ao vôo, aumentando a eficiência e diminuindo a possibilidade de stol de ponta de asa.

Quanto a quilha, o raciocínio é o mesmo acima. Se estiver no meio funciona mas vc perde o lance da melhoria na ponta. Se for na ponta (já ví algumas winglets que sobram pra cima e pra baixo da asa) talvez seja melhor.

Mas na prática vc pode usar como quiser. Vai voar. Alguns resultados serão melhores que outros e aí tem uma discussão enorme sobre o que é melhor.

Já lí um depoimento de um cara que fez umas 10 winglets diferentes para a asa dele, tentando tamanhos maiores e menores que o tradicional e ele dizia que a depender da velocidade média do vôo, cada uma tinha um resultado diferente. As grandes demais criavam efeito contrário, gerando muito arrasto. A ausência ou muito pequenas deixavam a asa instável.

Eu mesmo "inventei" pouco nessa questão. Fiz sempre mais ou menos no mesmo tamanho as vezes mudando o desenho pra tirar onda.rs

Lembre que isso varia de asa pra asa e de envergadura também. Só fiz testes na de 120cm e de 80cm sendo que todos os testes mostraram que o vôo sem winglet tem uma qualidade muito inferior. A de 80 a 90 cm sem winglet é quase "invoável"..rsrs

Se a winglet soltar em vôo vc consegue vir em vôo sem problema. Nunca vi soltar as 2 mas perder 1 em vôo já rolou muito por aqui.

Abs

Xor

xor
membro

Mensagempor xor » 14 Ago 2008 11:43

Uma foto da minha Zagi 100 (com enflechamento maior e perfil E182)
e da zagi 120 (perfil MH45) que está com o TP 2409-12
A 120 é uma bala. A 100 também pela penetração dela.
[URL=http://img395.imageshack.us/my.php?image=zagi120zagi100zz2.jpg][img:beb650f763]http://img395.imageshack.us/img395/6743/zagi120zagi100zz2.th.jpg[/img:beb650f763][/URL]

As winglets são diferentes. A 120 usa a tradicional e a winglet da 100 fiz uma arredondado.

Sobre a Zagi 100
Detalhe do montante:
[URL=http://img106.imageshack.us/my.php?image=perfilaluminioht1.jpg][img:beb650f763]http://img106.imageshack.us/img106/31/perfilaluminioht1.th.jpg[/img:beb650f763][/URL]

Fiz um vôo rápido com ela na praia, "surfando" no vento:
http://www.youtube.com/watch?v=7wSdCIZEq7Q

NORTON
membro

Mensagempor NORTON » 14 Ago 2008 11:48

[quote:5a73742c28="xor"]Olá Norton

Os winglets tem 2 funções na zagi.
O que vc descreveu (no centro e em ângulo) é bem usado em deltas que não tem grande envergadura. Eu já fiz tb uma clone da Hiperflea exatamente como vc descreveu e voou.

A winglet faz um trabalho de estabilização vertical e de otimização do fluxo na ponta da asa.
Se vc usar estabilizadores no centro certamente ela vai ser melhor do que sem nada. Sem as winglets a asa fica como se estivesse derrapando e fica muito instável, mas voa.

Já percebeu que todos os "boeings" atuais tem winglets? Pois é, descobriu-se que para alguns tipos de asa e de vôo, a winglet ajuda a corrigir o fluxo do ar na ponta, evitando que o vácuo causado alí crie uma força contrária ao vôo, aumentando a eficiência e diminuindo a possibilidade de stol de ponta de asa.

Quanto a quilha, o raciocínio é o mesmo acima. Se estiver no meio funciona mas vc perde o lance da melhoria na ponta. Se for na ponta (já ví algumas winglets que sobram pra cima e pra baixo da asa) talvez seja melhor.

Mas na prática vc pode usar como quiser. Vai voar. Alguns resultados serão melhores que outros e aí tem uma discussão enorme sobre o que é melhor.

Já lí um depoimento de um cara que fez umas 10 winglets diferentes para a asa dele, tentando tamanhos maiores e menores que o tradicional e ele dizia que a depender da velocidade média do vôo, cada uma tinha um resultado diferente. As grandes demais criavam efeito contrário, gerando muito arrasto. A ausência ou muito pequenas deixavam a asa instável.

Eu mesmo "inventei" pouco nessa questão. Fiz sempre mais ou menos no mesmo tamanho as vezes mudando o desenho pra tirar onda.rs

Lembre que isso varia de asa pra asa e de envergadura também. Só fiz testes na de 120cm e de 80cm sendo que todos os testes mostraram que o vôo sem winglet tem uma qualidade muito inferior. A de 80 a 90 cm sem winglet é quase "invoável"..rsrs

Se a winglet soltar em vôo vc consegue vir em vôo sem problema. Nunca vi soltar as 2 mas perder 1 em vôo já rolou muito por aqui.

Abs

Xor[/quote:5a73742c28]

Sem palavras para agradecer sua gentil atenção XOR, se possível poderia me passar a medida que geralmente usa nos winglets em suas asas de 120 cm, pois é desta que estou falando.

Sendo assim, não vou reinventar a roda...farei as winglets na ponta e boa!

Um abraço,

Norton

PS:Quando precisar de alguma ajuda em modelos escala, é minha praia...estarei ás órdens!
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !

NEWRJ
membro

Mensagempor NEWRJ » 14 Ago 2008 18:11

XOR, vc cita no seu "como fazer" a técnica da "AMB" para fixar as varetas de reforço....como não consigo acessar o youtube devido à restrições de firewall, tem como desdcrever a técnica para nós?
Forte abç.

Voltar para “Construções”