Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Ate que enfin encontrei alguem com a oficina a minha altura!!!!

Gostei muito da organização...

@braço
Wagner Alfeu
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Out 03, 2011 9:45 am
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais.

Mensagem por Wagner Alfeu »

Pessoal, estou construindo uma zagi de 90 cm igualzinha a do manual do site.....fiz a primeira mas o voo dela nao ficou bom...muito instavel e sem sutentacao.....gostaria de saber quala posicao correta de fixacao do motor...faltou isto no manual...a altura do motor influencia concerteza certo?

sera q alguem podia me ajudar...tive duvidas quanto ao cg......ora picando e hora caindo de bico.....e os winglets ficaram meio divergentes tambem...

mas qual seria a inclinacao e fixacao correta do motor?tem alguma referencia?

vlw
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Só vi hoje.
Espero que já tenha corrigido. Normalmente a atitude fica instável assim quando o CG está atrasado (peso de cauda)
Quanto mais o motor estiver próximo da linha de eixo, melhor para não causar tendências.
Procure deixar o motor mais reto possível. Nas páginas inicias há uma ligeira discussão sobre o assunto onde o Granato deixou a dica:
[quote:761b5a6bf7]Em asas para velocidade ( perfis finos como o MH64, Vertol, Sipkill ), tenho deixado paralelo ao eixo da asa.
Para as de perfil reflex ( Zagi10, Zagi12 ), deixo um pequeno angulo ( 1 a 2 graus ) de incidência.[/quote:761b5a6bf7]
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Pergunta do Adriano (dianoams)

[quote:b011bc25ee]Olá primeiro gostaria de agradecer a moral que vc dá a nós iniciantes nesse
mundo fantastico do aeromodelismo, e gostaria de fazer uma pergunta sobre
asa zagi, então aqui vai: Qual artificio que vc usa depois de ter achado o CG para
balancear a eletronica em cima da asa, eu estou perguntando se vc coloca
algo debaixo da asa na marca do CG e depois vai equilibrando a eletronica
em cima ou algo assim?
Valeu desde de já agradeço.
Adriano.[/quote:b011bc25ee]

Com o tempo vc fica já no macete de colocar o polegar e indicador fazendo uma linha proximo ao CG e já dá pra sentir como anda.
Mas para pegar o macete ou em asas menores que o CG é mais arisco, tem gente que sugere colocar um tubo ou um pedaço de cabo de vassoura para colocar na mesa e a Zagi, na linha do CG, sobre a peça redonda.

Abs
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Mais um tópico show sobre corte de zagi:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=125102
Avatar do usuário
Leonardo Teixeira
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sáb Out 29, 2011 6:59 pm
Localização: Niterói

Mensagem por Leonardo Teixeira »

XOR, boa noite, já falei muito mau de zagis, pois era iniciante, só voava treinadores e ficava apavorado, com aquele zunido passando que nem bala no meu ouvido.
Agora voando acrobáticos, estou louco por uma, Me ajuda ai, vou construir uma de 120cm ou 100cm oque me indica? só com informações do seu topico, a eletrônica vou usar a que tenho, pois não posso gastar com o hobby no momento, daria BO.

Eletrônica:
motor: air 2210/1650kv a 250W pra a de 120 e 2822 para a de 100cm, será que terei uma boa velocidade e vertical?
hélice: 7/6 apc
esc: turnigy 25A
servo: 9gr hxt de inicio depois compro o 16gr
bateria: turnigy 1800 20/30C

duvida cruel:

qual perfil usar, para um bom planeio e velocidade, com baixo peso. o MH45 ou ZAGI10?
Posso usar elevons e winglets de depron 5mm?
não achei o perfil da de 100cm, você tem? você me manda como cortar o bloco da de 100cm? em medidas como a da 120cm que por sinal está show e bem explicado

tudo pronto só esperando seus conselhos para começar.rsrsrsr
acho que estou ficando compulsivo em construções: só esse mes - corsair - planador 140cm - biplano chegando
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Fala Leonardo.

Já penei muito com gente no meu pé de ouvido com essa história de zagi não é avião, não é escala, não é...
Sempre gostei de voar e sentir estar no controle, surfar no vento e isso todos os aeros, incluindo zagi, podem dar.
A zagi é uma curtição à parte pois não tem hora nem lugar.

Mas apologias à parte, vamos lá:
2822 voa em 120, 100 mas só vai dar rendimento mesmo nas de 80-90cm. Fique com o outro mesmo para a maior. Se quiser radical, inverte os motores, usando o melhor na de 100cm heheh
Gosto muito da de 120cm mas se vc já voa bem, faça a de 100cm com o motor de 1650kv e deixa pra fazer a de 120cm quando vc tiver outra eletronica.

Os perfis MH são mais modernos que os Zagi. Mais rápidos e eficientes. Usei durante muito tempo MH45 nas de 120 com muito sucesso. Hoje uso o SIPKILL por praticidade, bem parecido com o MH45.

Usar depron5 para os winglets..tudo bem. Qualquer problema, arranca e faz outro.
No elevon já é problema. Mas vai pra iniciar. Pra melhorar vc passa uma camada de epoxi nele (mistura e dilui com alcool pra pincelar) que ajuda a endurecer um pouco e entela bem. Outra alternativa é usar um depron cartonado (em cada loja o nome é diferente - é um depron que já vem coberto com cartolina) ou balsa mesmo. Se usar depron, tente não colocar o servo muito na ponta do elevon pois aí vc teria mais deflexão do depron em velocidade. Já tive situações de comandar e a asa não responder num mergulho por conta do elevon com depron.

Coloca uma coisa em mente: Zagi não é um grande mistério, tipo formula da Coca-Cola. Fiz várias que sempre voaram, algumas "inventadas", baseadas na de 120.
Para a de 100cm, reduzi proporcionalmente e aumentei um pouco o angulo de enflechamento. Posso te passar as medidas de uma que voou muito bem, com tamanhos tiradas de uma que vi voando. Tirei as medidas e usei MH45, reduzindo no Corel os perfis proporcionalmente.
Acho que nunca digitalizei o molde da de 100cm. Vou ver nos meus registros amanhã.

Abs
Avatar do usuário
Leonardo Teixeira
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sáb Out 29, 2011 6:59 pm
Localização: Niterói

Mensagem por Leonardo Teixeira »

Vou fazer a de 120, no perfil mh45 mesmo, depois que me adaptar melhor com ela boto um motor de 3000kv com esc de 40, e servos 16gr, ai sim construo uma de 100 e passo a antiga eletrônica da de 120 para ela, ai as duas ficam bala.

Estou certo?

abraços!
tiagocps
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jan 23, 2012 12:42 am
Localização: Campinas,SP

Mensagem por tiagocps »

Olá pessoal,
Estou querendo começar a voar com zagi, mas gostaria de construi-la, pretendo seguir os tutoriais e dicas aqui do pessoal.
Pensei em uma Zagi de 120cm no perfil zagi12.(Nunca voei com aeromodelos)
Se estiver correto isso, gostaria que me indicassem toda a eletronica para ela voar legal.(bateria, motor, esc, servos).
Pretendo comprar um radio Turnigy 9, mas esta em falta na HobbyKing, alis pretendo comprar tudo na HB.

Se puderem me ajudar eu agradeço desde jé.

Abraçosss
Avatar do usuário
Leonardo Teixeira
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sáb Out 29, 2011 6:59 pm
Localização: Niterói

zagi

Mensagem por Leonardo Teixeira »

Xor, boa noite, te agradeço pelas dicas e pelo belo tópico, pois fiz minha Zagi com 120cm e perfil mh45, só com informações deste tópico, hoje foi o primeiro voo a zagi ficou ótima com boa vertical e velocidade, melhor que do eu esperava, estou muito feliz com o resultado.
envergadura: 120
Eletrônica:
Motor: air 2210 1650kv 250w
Hélice: apc 7/6E
Esc: hk 30A
Servo: 2 9gr
Bateria: 1800mha 20/30C
acho que estou ficando compulsivo em construções: só esse mes - corsair - planador 140cm - biplano chegando
Responder