Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

braulio
membro

Mensagempor braulio » 26 Jan 2012 21:59

otimo topíco me ajudo com minha zagi ,,hoje se tormou minha paixao kkkkkk em primeiro a zagi depois os aeromodelos ,,, ah helimodelismo tbtheheheheheh

agressiva
membro

ZAGi´s

Mensagempor agressiva » 02 Fev 2012 12:15

Pessoal, nunca voei zagi´s mais tenho 2 paradas a uns 6 anos aqui em casa.
Uma de 80cm e outra de 120cm.

Sou projetista de pilotos automaticos e vou fazer testes com minhas azas entao vou precisar de algumas dicas.

A aza de 80cm esta com um motor de 1000kv, bateria de 2200/3s e helice de 9".
A aza de 120 esta com motor de 1500kv, bateria de 5000/3s e helice 10".

Hoje pela manha peguei me elastico e fui pra praça com a aza pequena.
Fiz umas 3 decolagens sem sucesso. Aza voava uns 40m e caia de bico.

No quarto teste deixei a aza com 70 de comando profundor e mandei ver.
Ele voou porem com quase todo comando de elevador fica dificil né alem de ter ficado quase sem comando de aileron.

Sera que estou voando com peso demais ?

Deixei o motor com varias enclinações e a que melhor funcionou com o motor a 0°.

Alguem tem alguma dica pra me dar ?

Nao vou voar com a aza grande ate pegar a manha com a pequena.
Alem doque a aza grande esta com 2 cameras fotograficas, gimbal de 3 eixos e um piloto automatico um tanto caro para ficar brincado com ela jejejej.

Pra testar vou tirar tudo isso mais nao quero estragar muito a aza.

Vejo nos videos aqui do forum que as azas do pessoal planam sem esforço algum.
A minha aza cai do ceú se eu tirar os 70% de elevador.

abração
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com

Leonardo Teixeira
membro

Mensagempor Leonardo Teixeira » 03 Fev 2012 00:06

Será um bom motor para uma zagi 120cm com perfil mh45?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18323__Turnigy_450_H2218_Brushless_outrunner_3550KV_AUS_Warehouse_.html

agressiva
membro

Mensagempor agressiva » 03 Fev 2012 09:50

[quote:bca60fb140="Leonardo Teixeira"]Será um bom motor para uma zagi 120cm com perfil mh45?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18323__Turnigy_450_H2218_Brushless_outrunner_3550KV_AUS_Warehouse_.html[/quote:bca60fb140]

OPa, me diz uma coisa, que helice voce usara com esse motor ?
Ontem eu coloquei um motor de 3000kv na minha zagui soh pra ver como ia ficar e não tive coragem de colocar a helice.

Ja fui parar 2 vezes no hospital com cortes de helice na maop e nao quero ir novamente.

Esse negocio gira demais ... soh com a vibração do motor meu assitente de estabilização ficou louco.

Abração.
Fenzy90 - Copter X 450

2.6m zagi, 3.5m VANT

UAVP-NG /MK

PROPELLER AERIALS

brquad.blogspot.com

Leonardo Teixeira
membro

Mensagempor Leonardo Teixeira » 12 Fev 2012 11:02

[quote:13fa97e81b="agressiva"][quote:13fa97e81b="Leonardo Teixeira"]Será um bom motor para uma zagi 120cm com perfil mh45?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18323__Turnigy_450_H2218_Brushless_outrunner_3550KV_AUS_Warehouse_.html[/quote:13fa97e81b]

OPa, me diz uma coisa, que helice voce usara com esse motor ?
Ontem eu coloquei um motor de 3000kv na minha zagui soh pra ver como ia ficar e não tive coragem de colocar a helice.

Ja fui parar 2 vezes no hospital com cortes de helice na maop e nao quero ir novamente.

Esse negocio gira demais ... soh com a vibração do motor meu assitente de estabilização ficou louco.

Abração.[/quote:13fa97e81b]

hélices 4,5/4,5 ou 5/5
acho que estou ficando compulsivo em construções: só esse mes - corsair - planador 140cm - biplano chegando

Prego
membro

Re: ZAGi´s

Mensagempor Prego » 12 Fev 2012 11:54

[quote:4bcf297ac3="agressiva"]Pessoal, nunca voei zagi´s mais tenho 2 paradas a uns 6 anos aqui em casa.
Uma de 80cm e outra de 120cm.

Sou projetista de pilotos automaticos e vou fazer testes com minhas azas entao vou precisar de algumas dicas.

A aza de 80cm esta com um motor de 1000kv, bateria de 2200/3s e helice de 9".
A aza de 120 esta com motor de 1500kv, bateria de 5000/3s e helice 10".

Hoje pela manha peguei me elastico e fui pra praça com a aza pequena.
Fiz umas 3 decolagens sem sucesso. Aza voava uns 40m e caia de bico.

No quarto teste deixei a aza com 70 de comando profundor e mandei ver.
Ele voou porem com quase todo comando de elevador fica dificil né alem de ter ficado quase sem comando de aileron.

Sera que estou voando com peso demais ?

Deixei o motor com varias enclinações e a que melhor funcionou com o motor a 0°.

Alguem tem alguma dica pra me dar ?

Nao vou voar com a aza grande ate pegar a manha com a pequena.
Alem doque a aza grande esta com 2 cameras fotograficas, gimbal de 3 eixos e um piloto automatico um tanto caro para ficar brincado com ela jejejej.

Pra testar vou tirar tudo isso mais nao quero estragar muito a aza.

Vejo nos videos aqui do forum que as azas do pessoal planam sem esforço algum.
A minha aza cai do ceú se eu tirar os 70% de elevador.

abração[/quote:4bcf297ac3]

Caramba... 3S de 5000mah... é peso demais...

Eu recomendo usar na de 80cm só uma 3S de 1300mah com 30C de descarga e um motor de 2200kv com hélice 6x4 ou 2600kv com helice 4,5x4,5.

http://www.ebay.com/itm/New-RC-Hobbies-2200KV-Outrunner-Brushless-Motor-2212-6-/120459134949?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1c0bec87e5#ht_2617wt_1270

http://www.ebay.com/itm/RC-2600KV-Outrunner-Brushless-Motor-Free-Mounts-2208-8-/120454137150?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1c0ba0453e#ht_2617wt_1270

Já a de 120cm tem uma grande variedade de motores que dá pra usar... coloca a sua bateria 3S de 2200mah nela e mantêm o motor de 1500kv... mas troca a Hélice, cola uma 9x6 nela.

E com relação à essa queda de bico dela, com certeza é pq tá fora do CG, esperimenta só trocando as baterias primeiro... e claro, quanto mais leve melhor ela vai voar

ah é mais fácil voar a 120cm do que a 80cm.

Não entendi do que você falou do piloto automático!? e também, para que duas câmeras em uma aza? coloca uma só... como eu disse, quanto mais leve melhor..
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500

xor
membro

Mensagempor xor » 13 Fev 2012 03:00

5000 Mah numa zagi de 120?
Rapaz, já vi de tudo, mas colocar 500g no bico de uma zagi acho que é demais...
O peso de uma zagi de 120 gira de 600 a 900 gramas, a depender da eletronica, entelagem,etc.

Na asa de 80 eu costumo usar lipo até no max 1500mah, sendo que pode negar comando com muito peso (e velocidade) se os servos e linkagem não forem bons.

Concordo com o amigo Prego. Vc devia fazer ao contrário: voe primeiro a grande que é mais dócil, depois vai pra pequena que é mais arisca!

Abs

agressiva
membro

Zagi 120 e 200

Mensagempor agressiva » 13 Fev 2012 10:29

Caraca ... eu ja cansei de ver gringos usando 3 baterias de 3000 numa zagi de 120.

A minha zagi 120 voa legal com 5000. O meu problema éra a vibração que estava fazendo o piloto automatico se atrapalhar todo. Coloquei uns amortecedores no motor e ficou 100%

A zagi 80 ficou legal quando troquei a bateria por uma menor.

Essa semana encomendei uma zagi de 180 que vou fazer a parte centrel em madeira e colocar a eletronica e as 2 maquinas fotograficas. Vou entelar ela com fibra de cabono pra nao ter problemas de resistencia.

Depois eu posto fotos pra voces.

[quote:c40425d123="xor"]5000 Mah numa zagi de 120?
Rapaz, já vi de tudo, mas colocar 500g no bico de uma zagi acho que é demais...
O peso de uma zagi de 120 gira de 600 a 900 gramas, a depender da eletronica, entelagem,etc.

Na asa de 80 eu costumo usar lipo até no max 1500mah, sendo que pode negar comando com muito peso (e velocidade) se os servos e linkagem não forem bons.

Concordo com o amigo Prego. Vc devia fazer ao contrário: voe primeiro a grande que é mais dócil, depois vai pra pequena que é mais arisca!

Abs[/quote:c40425d123]
Fenzy90 - Copter X 450

2.6m zagi, 3.5m VANT

UAVP-NG /MK

PROPELLER AERIALS

brquad.blogspot.com

Prego
membro

Mensagempor Prego » 13 Fev 2012 19:37

Cara ainda nao entendi o q vc ta falando de piloto automatico. Isso nao existe!!! Explica direito ai
E o q vc.quiz dizer com amortecedores no motor? Nunca vi isso... Pior ainda se ele naotiver bem fixo eh aqui q dah problema...
Tira umas fotos aí das suas azas e manda pra gente vê.
Volta a falar q é bobeira colocar duas maq fotog na zagi hein. Poe uma soh
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500

agressiva
membro

Mensagempor agressiva » 14 Fev 2012 15:27

Entao cara ...
Tu nunca ouviu falar de VANT/UAV/SUAS/multirotor ?

Eu desenvolvo piloto automatico para multirotores a 2 anos e agora estou entrando no ramo dos avioes.

Faço fotos NDVR e preciso de 2 cameras de fotogrfia para isso.
Uma delas é comum e a outro é NiR.

As 2 cameras sao giro estabilizadas.
Meu antigo aviao tinha 2 cameras prezas na asa.

Como voces falaram que a zagi120 eh peguena to montando uma de 2m.
Essa com certesa eu ja vi um video com 15.000 mah de bateria e uma camera markII dentro em um forum americano de georeferenciamento.

Assim que tiver tempo eu coloco algumas fotos aqui.

SObre os amortecedores, eles nao deixam a vibração do motor passar para o corpo da aza.
Os pilotos automaticos ou estabilizadores de voo sao muito sensiveis a vibração de alta frequencia.

Pra ti entender melhor, um estabilizador de voo é como se fosse 3 giros colocados na aza soh que o estabilizador tem coisas a mais.

[quote:55ea87d878="Prego"]Cara ainda nao entendi o q vc ta falando de piloto automatico. Isso nao existe!!! Explica direito ai
E o q vc.quiz dizer com amortecedores no motor? Nunca vi isso... Pior ainda se ele naotiver bem fixo eh aqui q dah problema...
Tira umas fotos aí das suas azas e manda pra gente vê.
Volta a falar q é bobeira colocar duas maq fotog na zagi hein. Poe uma soh[/quote:55ea87d878]
Fenzy90 - Copter X 450

2.6m zagi, 3.5m VANT

UAVP-NG /MK

PROPELLER AERIALS

brquad.blogspot.com

Prego
membro

Mensagempor Prego » 14 Fev 2012 22:55

Cara... Estranho. A zagi 120 é pequena sim... Tanto q nao precisa de "piloto automatico" ela tem ótimo planeio juntamente por isso.
Bom 15000 mah eu nao acredito, desculpe, depois coloca uns links aí pra gente vê, pq sinveramente nunca vi isso.
Vou procurar com mais tempo esse seu esquema aí, mas primeira vez q.to vendo falar disso.
Mesmo assim cara, te recomendo ir no básico viu.

FábioCamanducaia
membro

Mensagempor FábioCamanducaia » 21 Fev 2012 16:00

Ola pessoal, meu cadastro é novo no fórum mas já acompanho o fórum a um bom tempo, sempre gostei de aeromodelos.

Hoje mais cedo meu moleque lenhou minha Zagi, e terei que correr atrás de uma nova, em minha pesquisa encontrei uma com medidas e formato bem parecida com a minha, mas a construção é um pouco diferente.

A minha o aileron é de balsa e a que encontrei é em depron.
Na minha existe varetas de lã de vidro como reforço igual a uma longarina nos dois lados do perfil, e também no bordo de ataque, na que encontrei não existe.

Pensei em comprar o isopor e cortar, mais creio ser mais trabalhoso que comprar a mesma já cortada.

Creio que esta irá quebrar fácil como a minha quebrou, gostaria de opiniões.
Procuro uma outra, compro esta e reforço com referencia na minha?

link da asinha que encontrei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217892964-kit-asa-zagi-120-cm-_JM

Abaixo segue vídeo do tipo de vôo que faço aqui.

[yt]TzKMQQhEOIE&feature[/yt]

Agradeço desde já

xor
membro

Mensagempor xor » 28 Fev 2012 20:17

[quote:12b6c38d4f="agressiva"]Entao cara ...
Tu nunca ouviu falar de VANT/UAV/SUAS/multirotor ?

Eu desenvolvo piloto automatico para multirotores a 2 anos e agora estou entrando no ramo dos avioes.

Faço fotos NDVR e preciso de 2 cameras de fotogrfia para isso.
Uma delas é comum e a outro é NiR.

As 2 cameras sao giro estabilizadas.
Meu antigo aviao tinha 2 cameras prezas na asa.

Como voces falaram que a zagi120 eh peguena to montando uma de 2m.
Essa com certesa eu ja vi um video com 15.000 mah de bateria e uma camera markII dentro em um forum americano de georeferenciamento.

Assim que tiver tempo eu coloco algumas fotos aqui.

SObre os amortecedores, eles nao deixam a vibração do motor passar para o corpo da aza.
Os pilotos automaticos ou estabilizadores de voo sao muito sensiveis a vibração de alta frequencia.

Pra ti entender melhor, um estabilizador de voo é como se fosse 3 giros colocados na aza soh que o estabilizador tem coisas a mais.
[/quote:12b6c38d4f]

Agora sim. Meu comentário sobre 5000mah ser demais era para vôo comum, que não é o seu caso.
Mas para suportar mais equipamento, melhor aumentar a envergadura mesmo. Como mencionei antes a de 120cm de envergadura voa até uns 1kg. Depois disso fica sacrificada por completo aí tem que mudar estrutura de montagem, longarinas, etc.
As que eu vi montadas com mais carga de bateria tinham fibra de carbono na longarina e também na manta de cobertura. Mas era com objetivo de velocidade.

Posta depois uma geral do seu projeto!

Boa sorte.

Abs

Xor

xor
membro

Mensagempor xor » 28 Fev 2012 20:32

[quote:63a824f6b9="FábioCamanducaia"]Ola pessoal, meu cadastro é novo no fórum mas já acompanho o fórum a um bom tempo, sempre gostei de aeromodelos.

Hoje mais cedo meu moleque lenhou minha Zagi, e terei que correr atrás de uma nova, em minha pesquisa encontrei uma com medidas e formato bem parecida com a minha, mas a construção é um pouco diferente.

A minha o aileron é de balsa e a que encontrei é em depron.
Na minha existe varetas de lã de vidro como reforço igual a uma longarina nos dois lados do perfil, e também no bordo de ataque, na que encontrei não existe.

Pensei em comprar o isopor e cortar, mais creio ser mais trabalhoso que comprar a mesma já cortada.

Creio que esta irá quebrar fácil como a minha quebrou, gostaria de opiniões.
Procuro uma outra, compro esta e reforço com referencia na minha?

link da asinha que encontrei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217892964-kit-asa-zagi-120-cm-_JM
...
[/quote:63a824f6b9]

Fábio,

A asa é praticamente o mesmo modelo que a grande maioria.
Como seu vôo é de colina, exige menos da estrutura da asa.
As longarinas devem ser colocadas em ambas as superfícies da asa (cima e baixo - ou - dorso e extra-dorso) para funcionarem bem.
Esta asa do anúncio já está com os "buracos"cavados. Vc pode tentar encontrar outra aqui no fórum (compra e venda) que seja toda inteiriça para vc colocar as longarinas e só recortar ao seu modo, com os tamanhos de servo que vc tem e depois de ter posicionado as longarinas.

O que é bom para as zagis de colina é colar uma vareta de fibra de vidro ao longo do bordo de ataque para ela não sofrer e ficar deformada logo com as batidinhas no chão. Faço um sulco com o estilete e insiro ela bem superficialmente antes de entelar.

Quanto ao aileron, o pessoal tem fugido de balsa por conta de custo mas definitivamente é o melhor material. Depron serve mas fica rapidamente deformado. Também para velocidade ele costuma fletir (ou dar flutter) e responder mau aos comandos.
Para minimizar o pessoal entela, já picelei de époxi e tudo que podia para reforçar o depron.
Como disse antes, o vôo de colina exige menos e pode ser de depron sim.

Eu uso muito o depron cartonado (em cada estado isso tem um nome diferente) mas é um depron coberto de cartolina que é mais duro (e mais pesado) e dura muito mais. Boa opção. Esse depron na cor preta é muito usado pelas agências de publicidade para apresentação de peças de marketing ao cliente e deve encontrar até mais fácil que o depron "cru" nas papelarias.

Abs

FábioCamanducaia
membro

Mensagempor FábioCamanducaia » 28 Fev 2012 23:09

Opa muito obrigado por suas dicas XOR!

Acabei de efetuar a compra de isopor P3/deprom/varetas de fibra de vidro, enfim quase todo o material para a construção.
Estou já quase terminando o molde do perfil da ZAGI 12 que é igual a que eu "tinha", e estou na construção da bancada para o corte do isopor.

Resumindo apos ler este tópico todo umas 3 vezes, baixei os arquivos em PDF assisti aos vídeos, depois de toda informação que consegui similar, acabei resumindo que o melhor a fazer seria construir a asinha eu mesmo, tenho 2 rádios aqui e vou construir 3 asinhas para ficar com uma de reserva e uma pro meu moleque "assim ele não quebra a minha"

Vou fabrica-las com o mesmo tamanho da que eu voava, 1,2 metros, perfil "zagi12" e vai ter o "washout" de 7 milímetros, creio que ela vá planar bem e ficar bem dócil , vou colocar as varetas de fibra de vidro conforme a sua indicação.

Agradeço a todos, e que minha decisão sirva para outros colegas também.

infolecram
membro
Contato:

Mensagempor infolecram » 09 Mar 2012 19:10

[quote:127b20b8b5="osvaldoljunior"]Nova zagi saindo... agora com 2m de envergadura e baionetada[/quote:127b20b8b5]

Osvaldo como voce prendeu as asa na parte central?
Asa Zagi com fuselagem

xor
membro

Mensagempor xor » 09 Mar 2012 19:20

Ele já tem algumas fotos disso!
A asa é dividida em 2 semi-asas de isopor e um centro em madeira, onde as longarinas baionetadas de fibra de carbono passam reto e fixam as semi-asas.

Bacana. Vou pedir a ele que poste as fotos.

Abs

agressiva
membro

Mensagempor agressiva » 09 Mar 2012 23:26

Uau .. fantastica sua asa.
Semana que vem vou começar a fazer a minha zagi de 2m.
Vou precisar de dicas de como se faz um sistema baioneta.

Da pra fazer com tubos de carbono envez de varetas ?
Eu tenho varias medidas de tudo que vão de 6 ate 14mm.

doglas263
membro

Mensagempor doglas263 » 18 Mar 2012 16:43

Eu também estou com um projeto de construir uma zagi com dois metros.

Infolecram, crie um tópico com a para podermos discutirmos especificamente sobre essa gigante voadora. Tenho a ideia de colocar "flaps na minha".

Pelas medidas que fiz vou precisar de 4 folas de isopor de 100 mm.

Tenho a ideia de usar um motor 35xx com 1300 gramas de empuxo
2 servos standards para os ailerons e 2 servos menores como flaps para segura-la em baixas velocidades
Uma bateria de 3300 mah que já comprei na HK

Pelo que vi na sua foto a asa fica realmente muito grande e com isso terá que ser baionetada se não não terá como transporta-la.

infolecram
membro
Contato:

Mensagempor infolecram » 12 Mai 2012 19:03

Olá pessoal,aida não realizei o 1°voo com essa asa de 2 metros baionetada.O problema é o seguinte:estou com medo de que ela dobre voando,é que coloquei apenas 2 vareta de carbono de 8mm de uns 40cm de comprimento.Alguem pode me ajudar.

marcelopardhal
membro

Mensagempor marcelopardhal » 27 Mai 2012 23:38

Infolecram, eu também estou montando uma asa, uma de 120cm da Bons Voos, e achei um material bom para reforçar, acredito que não precisará de vareta de fibra de vidro, ou carbono. Fiz um teste com um isopor inferior, fazendo o sanduíche revestido deste plástico resistente, de 0,12mm de espessura, e ficou muito forte. O Aumento de peso foi da ordem de 90g para a asa inteira.Não é asa de velocidade.Vai a configuração.
-motor Emax 2215/20 para até 1200g
-ESC Turnigy 25A
-Bateria Lipo 2200mAh
-Servos 9g

Pretendo não fazer o recorte para a hélice, deslocando o motor para trás, e equilibrar a asa sem remover esta área alar. Quanto maior a área alar, menor será velocidade mínima de vôo (maior sustentação). Será que vou ter problemas pelo ponto de apoio do montante do motor ser um pouco diferente? Se ficar difícil equilibrar o CG, usarei de chumbo na ponta, mas vou tentar evitar...
Vai a foto junto.[img][/img]
http://img708.imageshack.us/img708/742/20120527026.jpg

Acredito que este reforço tipo sanduíche pode servir para muitos.

Cassio Lago
membro

Mensagempor Cassio Lago » 11 Jul 2012 13:45

que material e este que vc colocou em volta da zagi?

obrigado

xor
membro

Mensagempor xor » 16 Jul 2012 08:09

Marcelo,

Ficou linda a asa com este material da superfície.
Apesar disso, Acho que uma longarinazinha cairia bem ainda que fosse de apenas uns 30cm no centro da asa. Se o material interno é muito "macio" ou mole poderia cravar alguma longarina de madeira.
Vá vi usar muito uma dupla camada do plástico na zona central que ajuda bastante também.

mas conta aí que material plastico é este.

Abs

Xor

xor
membro

Mensagempor xor » 16 Jul 2012 08:11

A turma continua me pedindo os arquivos do manual em PDF por email pois o 4shared agora pede senha. Alguma dica pra postar os arquivos?

joao a. ghellere
membro

Mensagempor joao a. ghellere » 21 Jul 2012 15:01

[quote:9671f1a52e="Leonardo Teixeira"]Será um bom motor para uma zagi 120cm com perfil mh45?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18323__Turnigy_450_H2218_Brushless_outrunner_3550KV_AUS_Warehouse_.html[/quote:9671f1a52e]

Boa tarde Sr. Leonardo.
por gentileza. qual o esc que o senhor utiliza neste motor e qual a bateria?

Obrigado.

Voltar para “Construções”