Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL
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ZAGI - dica sobre aeleron - balsa ou isopor
Pessoal, sou um pouco novo no mundo das asa voadora por isso peço ajuda a voçes.
Fiz minha primeira ZAGI a 3 meses.
Ela tem 2.1m envergadura e usa POD central de fibra de vidro.
Ela voa bem mais estola com a maior facilidade.Acho que deve ser porque nao coloquei diedro algum, alias, quando fiz eu deixei a parte de baixo das 2 semi asas encostadas na mesa entao acho que ela ficou com diedro negativo. De qualquer forma agora a asa ja esta toda torta pois caiu mais de 50 vezes e foi remendada demais.
No momento estou fazendo uma asa de 2,5m e outra de 2m.
Eu ja cortei as sema asas e coloquei os tubos dentro delas (asa escamoteavel)
A minha duvida é a seguinte:
Eu posso fazer o aileron usando o perfil da propria asa ou usar balsa.
Usando balsa ainda posso escolher se vou usar uma balsa fina e fazer uma extensão da asa ou usar uma balsa grossa ou ate mesmo um aeleron pronto e colocar ele como se fosse um pedaço do perfil da asa, digo, recorto um pedaço da asa e coloco o aeleron no lugar.
Conversando com um amigo ele disse que eu devo usar o aeleron na propria asa pois ele vai seguir o perfil. Assim nao vai ter problema com o reflex.
O problema disso é que o isopor é muito fraco e vai se entortar quando for dado comando.
Se eu usar balsa ela nao vai seguir o perfil reflex e vai me dar um pouco de arrasto oque vai me tirar desempenho.
Sendo que nao uso as asas para diversão eu preciso o maximo de desempenho.
Oque voces que tem mais conhecimento sobre asa me aconselham ?
Fiz minha primeira ZAGI a 3 meses.
Ela tem 2.1m envergadura e usa POD central de fibra de vidro.
Ela voa bem mais estola com a maior facilidade.Acho que deve ser porque nao coloquei diedro algum, alias, quando fiz eu deixei a parte de baixo das 2 semi asas encostadas na mesa entao acho que ela ficou com diedro negativo. De qualquer forma agora a asa ja esta toda torta pois caiu mais de 50 vezes e foi remendada demais.
No momento estou fazendo uma asa de 2,5m e outra de 2m.
Eu ja cortei as sema asas e coloquei os tubos dentro delas (asa escamoteavel)
A minha duvida é a seguinte:
Eu posso fazer o aileron usando o perfil da propria asa ou usar balsa.
Usando balsa ainda posso escolher se vou usar uma balsa fina e fazer uma extensão da asa ou usar uma balsa grossa ou ate mesmo um aeleron pronto e colocar ele como se fosse um pedaço do perfil da asa, digo, recorto um pedaço da asa e coloco o aeleron no lugar.
Conversando com um amigo ele disse que eu devo usar o aeleron na propria asa pois ele vai seguir o perfil. Assim nao vai ter problema com o reflex.
O problema disso é que o isopor é muito fraco e vai se entortar quando for dado comando.
Se eu usar balsa ela nao vai seguir o perfil reflex e vai me dar um pouco de arrasto oque vai me tirar desempenho.
Sendo que nao uso as asas para diversão eu preciso o maximo de desempenho.
Oque voces que tem mais conhecimento sobre asa me aconselham ?
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
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Olá
Usar o bordo de fuga de asa de isopor, principalmente em uma asa longa como a sua, pode ficar flexível na sua longitude e dar flutter na superfície de comando ou até não comandar por conta do servo puxar a superfície de comando e o vento segurar parte dela.
Você pode minimizar chapeando de balsa fina (1/16") mas vai requerer que vc lixe um pouco para não criar um degrau. Talvez acabe dando mais trabalho que colocar de balsa. Se peso for problema, vc pode fazer furos e entelar (apesar da redução ser pequena).
O ganho em usar balsa é grande, que vai dar melhor acabamento e mais longevidade, sem falar em empenamentos que usar o próprio isopor pode causar, te dando mais prejuízo aerodinâmico nas tentativas de compensação do que a perda de uma pequena porção do perfil no bordo de fuga.
Observe também que para que vc não tenha flutter no bordo de fuga a terminação dele não pode ser tão fina, o que te leva a ter obrigatoriamente uma superfície final dura ou encurtada para ser um pouco mais grossa.
Todas as minhas tentativas de usar de isopor mesmo ficaram ruins. Já entelei ailerons com vinil, monokote, usando vareta de fibra de vidro internamente, etc. Nada fica melhor que usar uma superfície mais rígida.
Depron cartonado e balsa foram os que deram melhor resultado. Nunca usaei chapeado por me dar mais trabalho que os citados antes.
Abs e mande fotos das asas grandes.
Usar o bordo de fuga de asa de isopor, principalmente em uma asa longa como a sua, pode ficar flexível na sua longitude e dar flutter na superfície de comando ou até não comandar por conta do servo puxar a superfície de comando e o vento segurar parte dela.
Você pode minimizar chapeando de balsa fina (1/16") mas vai requerer que vc lixe um pouco para não criar um degrau. Talvez acabe dando mais trabalho que colocar de balsa. Se peso for problema, vc pode fazer furos e entelar (apesar da redução ser pequena).
O ganho em usar balsa é grande, que vai dar melhor acabamento e mais longevidade, sem falar em empenamentos que usar o próprio isopor pode causar, te dando mais prejuízo aerodinâmico nas tentativas de compensação do que a perda de uma pequena porção do perfil no bordo de fuga.
Observe também que para que vc não tenha flutter no bordo de fuga a terminação dele não pode ser tão fina, o que te leva a ter obrigatoriamente uma superfície final dura ou encurtada para ser um pouco mais grossa.
Todas as minhas tentativas de usar de isopor mesmo ficaram ruins. Já entelei ailerons com vinil, monokote, usando vareta de fibra de vidro internamente, etc. Nada fica melhor que usar uma superfície mais rígida.
Depron cartonado e balsa foram os que deram melhor resultado. Nunca usaei chapeado por me dar mais trabalho que os citados antes.
Abs e mande fotos das asas grandes.
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Semi asa pronta
Pois então,
terminei de laminar uma das semi asas.
fiz a laminação usando o papel que sobra do vinil que é bem liso e a resina não pega nele.
Como usei pigmento a resina do lado de sima da asa secou muito rapido.
A parte de baixo fiz sem pigmento.
Resultado, o lado de baixo ficou bem lisinho e quase sem problem a e o lado de cima ficou com muitas partes aparecendo a trama da fibra oque da um acabemento ruim.
Concertei os defeitos usando primmer universal e muita lixa.
Pintei a asa de preto e coloquei no sol para secar.
Esse foi meu erro.
Acho que com o calor o isopor ficou todo cheio de imperfeição.
Parece que a asa ficou numa chuva de graniso.
Derrepente foi o thinner da tinta com o calor que fizeram isso mais acho dificil por eu ja havia pintado uma asa antes só que nao coloquei no sol.
Hoje vou tentar a segunda semi asa e nao vou colocar no sol dessa vez.
tambem vou ver como vai ficar a rigides do aileron depois de fibrado.
Logo que der vou postar umas fotos.
terminei de laminar uma das semi asas.
fiz a laminação usando o papel que sobra do vinil que é bem liso e a resina não pega nele.
Como usei pigmento a resina do lado de sima da asa secou muito rapido.
A parte de baixo fiz sem pigmento.
Resultado, o lado de baixo ficou bem lisinho e quase sem problem a e o lado de cima ficou com muitas partes aparecendo a trama da fibra oque da um acabemento ruim.
Concertei os defeitos usando primmer universal e muita lixa.
Pintei a asa de preto e coloquei no sol para secar.
Esse foi meu erro.
Acho que com o calor o isopor ficou todo cheio de imperfeição.
Parece que a asa ficou numa chuva de graniso.
Derrepente foi o thinner da tinta com o calor que fizeram isso mais acho dificil por eu ja havia pintado uma asa antes só que nao coloquei no sol.
Hoje vou tentar a segunda semi asa e nao vou colocar no sol dessa vez.
tambem vou ver como vai ficar a rigides do aileron depois de fibrado.
Logo que der vou postar umas fotos.
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olá pessoal,
não estou encontrando o 2409-12..Que motor estão usando para substituí-lo numa zagi 120 ?
[b:af8fc43b1c]
tenho algumas dúvidas:[/b:af8fc43b1c]
quais os angulos internos dos trapézios da zagi 90 e 120 ?
o enflechamento é aleatório,ou seja,cada um faz do jeito que der na cabeça ,ou existe uma medida técnica para cada tamanho de asa ?
o tamanho 90 ou 120 quer dizer o tamanho de cada meia asa ,ou é a distancia da ponta de uma asa a outra ?
agradeço as respostas.
não estou encontrando o 2409-12..Que motor estão usando para substituí-lo numa zagi 120 ?
[b:af8fc43b1c]
tenho algumas dúvidas:[/b:af8fc43b1c]
quais os angulos internos dos trapézios da zagi 90 e 120 ?
o enflechamento é aleatório,ou seja,cada um faz do jeito que der na cabeça ,ou existe uma medida técnica para cada tamanho de asa ?
o tamanho 90 ou 120 quer dizer o tamanho de cada meia asa ,ou é a distancia da ponta de uma asa a outra ?
agradeço as respostas.
- Mauricio 10
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[quote:e23f985a93="Fabricio Vidigal"]olá pessoal,
não estou encontrando o 2409-12..Que motor estão usando para substituí-lo numa zagi 120 ?
[b:e23f985a93]
tenho algumas dúvidas:[/b:e23f985a93]
quais os angulos internos dos trapézios da zagi 90 e 120 ?
o enflechamento é aleatório,ou seja,cada um faz do jeito que der na cabeça ,ou existe uma medida técnica para cada tamanho de asa ?
o tamanho 90 ou 120 quer dizer o tamanho de cada meia asa ,ou é a distancia da ponta de uma asa a outra ?
agradeço as respostas.[/quote:e23f985a93]
Aprendi a fazer aero nesse manual ... foi minha primeira construção ..
Manual muito bom :
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
Qualquer coisa é só clicar no link MANUAL/LIVROS ao lado do site do Evoo
Abraços
não estou encontrando o 2409-12..Que motor estão usando para substituí-lo numa zagi 120 ?
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tenho algumas dúvidas:[/b:e23f985a93]
quais os angulos internos dos trapézios da zagi 90 e 120 ?
o enflechamento é aleatório,ou seja,cada um faz do jeito que der na cabeça ,ou existe uma medida técnica para cada tamanho de asa ?
o tamanho 90 ou 120 quer dizer o tamanho de cada meia asa ,ou é a distancia da ponta de uma asa a outra ?
agradeço as respostas.[/quote:e23f985a93]
Aprendi a fazer aero nesse manual ... foi minha primeira construção ..
Manual muito bom :
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
Qualquer coisa é só clicar no link MANUAL/LIVROS ao lado do site do Evoo
Abraços
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[b:6646e204e2]cortei minha zagi hoje e tive as seguintes impressões, que podem ajudar a iniciantes de zagi como eu:[/b:6646e204e2]
- a zagi de 90cm é muito pequena!..nem vou concluí-la , vou cortar uma de 120cm.
- se a voce deseja uma corda de 24cm(zagi 90),tem que fazer o perfil com corda de pelo menos 27cm,porque 3cm do bordo de fuga são inúteis devido a expessura muuuuuiiiiiiiito fina,além de gerar degrau com o aileron.
- eu fiz o washout,porem o corte de 3cm no bordo de fuga vai prejudica-lo.
- a zagi de 90cm é muito pequena!..nem vou concluí-la , vou cortar uma de 120cm.
- se a voce deseja uma corda de 24cm(zagi 90),tem que fazer o perfil com corda de pelo menos 27cm,porque 3cm do bordo de fuga são inúteis devido a expessura muuuuuiiiiiiiito fina,além de gerar degrau com o aileron.
- eu fiz o washout,porem o corte de 3cm no bordo de fuga vai prejudica-lo.
- Anexos
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- bordo de fuga muito fino.
- DSC08967.JPG (23.23 KiB) Exibido 15344 vezes
-
- bordo de fuga muito fino
- DSC08966.JPG (24.4 KiB) Exibido 15344 vezes
-
- zagi 90cm
- DSC08968.JPG (29 KiB) Exibido 15344 vezes
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o que acham deste motor numa zagi 90cm com perfil zagi 12
.
NTM 2836-3000kv
4.5x4.5 com 4S = 1300gr de empuxo e 755W
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=21483
outra ideia seria usar o motor de 1700kv / 930W / 6S
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24433__NTM_Rotor_Drive_450_Series_1700KV_930W.html
o que voces acham ?
.
NTM 2836-3000kv
4.5x4.5 com 4S = 1300gr de empuxo e 755W
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=21483
outra ideia seria usar o motor de 1700kv / 930W / 6S
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24433__NTM_Rotor_Drive_450_Series_1700KV_930W.html
o que voces acham ?
Olá Fabrício,
Espero que vc já tenha encontrado as respostas.
Os documentos que eu postei tem as medidas mas posso adiantar que quando comecei a fazer, usei referencias encontradas na web, incluindo este anual que o "mauricio 10" postou acima.
a envergadura é medida de ponta a ponta, sem considerar o enflechamento.
O motor que tá na moda agora é o 2212-06 de 2200kv com hélice 5x5 ou 6x4.
Eu gostava muito do 2409-12 porque era rápido, dava excelentes verticais e muito barato. Sumiu.
Espero que vc já tenha encontrado as respostas.
Os documentos que eu postei tem as medidas mas posso adiantar que quando comecei a fazer, usei referencias encontradas na web, incluindo este anual que o "mauricio 10" postou acima.
a envergadura é medida de ponta a ponta, sem considerar o enflechamento.
O motor que tá na moda agora é o 2212-06 de 2200kv com hélice 5x5 ou 6x4.
Eu gostava muito do 2409-12 porque era rápido, dava excelentes verticais e muito barato. Sumiu.
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[quote:fa13de08d6="Fabricio Vidigal"]deixo aqui meu relato sobre zagi.
fiz uma 90cm com perfil sipkill e motor 2812.
voou super bem,o cg calculado pelo programa foi perfeito..deixei exponencial de aileron e profundor ,no DX7 , em 60%.
voo super tranquilo,asa "mansinha" com um bom planeio até em baixa velocidade.[/quote:fa13de08d6]
Fábricio, qual programa você usa para encontrar o CG, onde eu pego ele?
fiz uma 90cm com perfil sipkill e motor 2812.
voou super bem,o cg calculado pelo programa foi perfeito..deixei exponencial de aileron e profundor ,no DX7 , em 60%.
voo super tranquilo,asa "mansinha" com um bom planeio até em baixa velocidade.[/quote:fa13de08d6]
Fábricio, qual programa você usa para encontrar o CG, onde eu pego ele?