Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL
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Olá João,
Não recebi aviso da sua postagem e por isso não respondi antes.
O ideal é com o tal "salva hélice" mas nos casos do 2409 que o eixo é rosqueado, usamos a hélice fixa mesmo sem trauma. A aerodinâmica da zagi quase que puxa a hélice para a horizontal e dificilmente vejo alguém quebrar hélice, mesmo pousando no chão.
Abs
Não recebi aviso da sua postagem e por isso não respondi antes.
O ideal é com o tal "salva hélice" mas nos casos do 2409 que o eixo é rosqueado, usamos a hélice fixa mesmo sem trauma. A aerodinâmica da zagi quase que puxa a hélice para a horizontal e dificilmente vejo alguém quebrar hélice, mesmo pousando no chão.
Abs
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Dicas - "manual"
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Outros modos de fixar
Benites , fixei assim:
Esta de 90 cm , usa um motor de heli 450 com helice 4,5x4,5
[img:c55e0de124]http://img713.imageshack.us/img713/9166/sam5616.jpg[/img:c55e0de124]
Esta de 1,20, usa o e-max 2215/20 com o suporte do modo que te falei antes, parece fraco mas não é , fica bom.
Por cima
[img:c55e0de124]http://img831.imageshack.us/img831/2000/sam1415j.jpg[/img:c55e0de124]
Por baixo
[img:c55e0de124]http://img21.imageshack.us/img21/1629/sam1414.jpg[/img:c55e0de124]
De qualquer modo fica melhor que o "L" pois diminui o arrasto.
Benites , fixei assim:
Esta de 90 cm , usa um motor de heli 450 com helice 4,5x4,5
[img:c55e0de124]http://img713.imageshack.us/img713/9166/sam5616.jpg[/img:c55e0de124]
Esta de 1,20, usa o e-max 2215/20 com o suporte do modo que te falei antes, parece fraco mas não é , fica bom.
Por cima
[img:c55e0de124]http://img831.imageshack.us/img831/2000/sam1415j.jpg[/img:c55e0de124]
Por baixo
[img:c55e0de124]http://img21.imageshack.us/img21/1629/sam1414.jpg[/img:c55e0de124]
De qualquer modo fica melhor que o "L" pois diminui o arrasto.
Grande Xor,
tenho uma dúvida; os perfis gerados pelo Profili dizendo que tem 240mm
de corda raiz (por exemplo), quando medidos eles tem sempre um centimetro
a menos (240mm tem 230mm). Sabendo disso quando formos
calcular o CG por um site como esse por exemplo (http://fwcg.3dzone.dk/)
temos que colocar qual medida?
Zagi 90cm Profili Medidos c\ régua
Corda raiz 240mm 230mm
Ponta Asa 120mm 110mm
Valeu Xor
Att
tenho uma dúvida; os perfis gerados pelo Profili dizendo que tem 240mm
de corda raiz (por exemplo), quando medidos eles tem sempre um centimetro
a menos (240mm tem 230mm). Sabendo disso quando formos
calcular o CG por um site como esse por exemplo (http://fwcg.3dzone.dk/)
temos que colocar qual medida?
Zagi 90cm Profili Medidos c\ régua
Corda raiz 240mm 230mm
Ponta Asa 120mm 110mm
Valeu Xor
Att
- benites
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- Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
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[quote:e1fb3081af="robson_oa"]Outros modos de fixar
Benites , fixei assim:
Esta de 90 cm , usa um motor de heli 450 com helice 4,5x4,5
Esta de 1,20, usa o e-max 2215/20 com o suporte do modo que te falei antes, parece fraco mas não é , fica bom.
De qualquer modo fica melhor que o "L" pois diminui o arrasto.[/quote:e1fb3081af]Fala Robson,então terminei a montagem da Zagi segue fotos e um vídeo que acabei encontrando ... http://www.youtube.com/watch?v=A2gcs-1RHCM
Benites , fixei assim:
Esta de 90 cm , usa um motor de heli 450 com helice 4,5x4,5
Esta de 1,20, usa o e-max 2215/20 com o suporte do modo que te falei antes, parece fraco mas não é , fica bom.
De qualquer modo fica melhor que o "L" pois diminui o arrasto.[/quote:e1fb3081af]Fala Robson,então terminei a montagem da Zagi segue fotos e um vídeo que acabei encontrando ... http://www.youtube.com/watch?v=A2gcs-1RHCM
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- Zagi 025.JPG (37.66 KiB) Exibido 16371 vezes
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- Zagi 028.JPG (36.57 KiB) Exibido 16371 vezes
Pessoal,
Qualquer mudança na geometria precisa ser refletida no cálculo, incluindo redução da nervura, mudanças no enflechamento, etc.
Não vi na prática as mudanças do Profili na impressão da nervura. Pode estar acontecendo devido as compensações que ele faz quando se indica que a nervura vai ter sobreposição de chapeamento, etc.
O que fiz foi moldar manualmente a terminação da nervura para que o bordo de fuga ficasse um pouco mais espesso e dar firmeza pois o profili termina/conclui com ela no ZERO e isso na prática não dá. Daí concluí a nervura nas dimensões adequadas.
MASSSSS na teoria a prática é outra, ou vice-versa. Estas pequenas mudanças tem pouco efeito no CG e estabilidade final. Vai deslocar 0,5cm seu CG pra frente ou para trás, quantidade que vc com a sensibilidade do dedo não consegue sequer distinguir. Mais mudança no CG vc vai ter usando uma bateria 2200 e na hora do "vamo-ver" colocar uma de 2450, 2600 maH e acaba interferindo no CG até mais.
Abs
Qualquer mudança na geometria precisa ser refletida no cálculo, incluindo redução da nervura, mudanças no enflechamento, etc.
Não vi na prática as mudanças do Profili na impressão da nervura. Pode estar acontecendo devido as compensações que ele faz quando se indica que a nervura vai ter sobreposição de chapeamento, etc.
O que fiz foi moldar manualmente a terminação da nervura para que o bordo de fuga ficasse um pouco mais espesso e dar firmeza pois o profili termina/conclui com ela no ZERO e isso na prática não dá. Daí concluí a nervura nas dimensões adequadas.
MASSSSS na teoria a prática é outra, ou vice-versa. Estas pequenas mudanças tem pouco efeito no CG e estabilidade final. Vai deslocar 0,5cm seu CG pra frente ou para trás, quantidade que vc com a sensibilidade do dedo não consegue sequer distinguir. Mais mudança no CG vc vai ter usando uma bateria 2200 e na hora do "vamo-ver" colocar uma de 2450, 2600 maH e acaba interferindo no CG até mais.
Abs
Quanto a fixação do motor, tenho que concordar que o motor na linha raiz da asa gera menos arrasto, é claro.
Tive sempre bons resultados com suportes em L e como o Benites postou. Bom desempenho, motor girando sempre friozinho e com bom rendimento do motor e da bateria. Pode não ser a mais veloz, mas tem sempre desempenho muito bom e durabilidade da montagem.
Acho que se eu quisesse mesmo uma veloz, usaria 4S e tudo mais que teria direito.
Uma vez vi um post de uma 6S, entelada com manta de fibra de carbono! E outra com motor de 1000W!!! Nesse caso não seria melhor migrar logo para um jato ou funjet?
Abs
Tive sempre bons resultados com suportes em L e como o Benites postou. Bom desempenho, motor girando sempre friozinho e com bom rendimento do motor e da bateria. Pode não ser a mais veloz, mas tem sempre desempenho muito bom e durabilidade da montagem.
Acho que se eu quisesse mesmo uma veloz, usaria 4S e tudo mais que teria direito.
Uma vez vi um post de uma 6S, entelada com manta de fibra de carbono! E outra com motor de 1000W!!! Nesse caso não seria melhor migrar logo para um jato ou funjet?
Abs
Valeu Xor sua opinião vale muito!!!
Como não tinha o programa vi essa diferença naqueles perfis que vc gentilmente
nos cedeu zagi12,10,MH60,45 com medidas da corda raiz de 230mm na zagi 12 e
240mm na zagi 90 que quando os medi com régua apresentaram um centimetro a
menos, com isso arrumei o programa (Profile) vi que ele sempre faz isso!
Como não tinha o programa vi essa diferença naqueles perfis que vc gentilmente
nos cedeu zagi12,10,MH60,45 com medidas da corda raiz de 230mm na zagi 12 e
240mm na zagi 90 que quando os medi com régua apresentaram um centimetro a
menos, com isso arrumei o programa (Profile) vi que ele sempre faz isso!