Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL
Huahuhauha
É um perfeccionista.
O cara só vai voar quando tudo estiver 100% perfeito.
Joga essa asa logo rapaz..rsrs
A quantidade de comando depende do seu grau de experiência.
Para os 1os vôos é bom ter menos comando para vc não cair na tentação de exagerar e ficar na gangorra com a asa.
Entretanto se precisar de correção, menos comando significa pouca ação do trimmer.
Mais de 30 graus começa a perder a eficiência do comando. A asa freia ao invés de atuar como elemento aerodinâmico.
Em um giro, por exemplo, o elevon que desce faria aquela semi-asa subir. Se o comando for excessivo, a semi-asa freia, perde velocidade e tende a descer, reduzindo a ação do comando de subir, tornando o giro mais lento.
Ou seja, é bom ter muito comando mas não excessivo.
Programe seus comandos com os horns no meio. Se depois dos primeiros vôos precisar diminuir, sobe no horn, se precisar aumentar, coloca mais perto do pé do horn.
A ação dos comandos na asa depende de vários fatores. CG, distribuição lateral da carga na asa, aerodinâmica, peso, posição do motor em relação ao CG, incidência,...
Só na prática pra vc saber o que será bom para ela.
Faça o 1o vôo na "maciota", tranquilo. Pouse, ajuste e parta pra alegria.
Se tiver um ventinho, vc pode até tentar fazer o 1o vôo sem motor, lançando ela por trás. Mas tb requer um pouco de prática pra não estolar nem embicar no lançamento.
Abs
Xor
É um perfeccionista.
O cara só vai voar quando tudo estiver 100% perfeito.
Joga essa asa logo rapaz..rsrs
A quantidade de comando depende do seu grau de experiência.
Para os 1os vôos é bom ter menos comando para vc não cair na tentação de exagerar e ficar na gangorra com a asa.
Entretanto se precisar de correção, menos comando significa pouca ação do trimmer.
Mais de 30 graus começa a perder a eficiência do comando. A asa freia ao invés de atuar como elemento aerodinâmico.
Em um giro, por exemplo, o elevon que desce faria aquela semi-asa subir. Se o comando for excessivo, a semi-asa freia, perde velocidade e tende a descer, reduzindo a ação do comando de subir, tornando o giro mais lento.
Ou seja, é bom ter muito comando mas não excessivo.
Programe seus comandos com os horns no meio. Se depois dos primeiros vôos precisar diminuir, sobe no horn, se precisar aumentar, coloca mais perto do pé do horn.
A ação dos comandos na asa depende de vários fatores. CG, distribuição lateral da carga na asa, aerodinâmica, peso, posição do motor em relação ao CG, incidência,...
Só na prática pra vc saber o que será bom para ela.
Faça o 1o vôo na "maciota", tranquilo. Pouse, ajuste e parta pra alegria.
Se tiver um ventinho, vc pode até tentar fazer o 1o vôo sem motor, lançando ela por trás. Mas tb requer um pouco de prática pra não estolar nem embicar no lançamento.
Abs
Xor
Ops
falei tanto que esqueci de responder a pergunta #2
[quote:42b6d6e5ad="NEWRJ"] ...
2) Estou com a impressão de que um elevon está se movimentando em uma angulação maior que o outro, o que poderia ser?
...[/quote:42b6d6e5ad]
Prefira ter os elevons com comando igual.
Verifique:
- se os servos são iguais;
- se a posção do link no servo e no horn são iguais em ambos os lados;
- a distância do horn para a linha de movimento do elevon (deveria ter os furos alinahdos com a junção do elevon e o bordo de fuga da asa);
- se o arame de linkagem não está dobrando (fletindo) ao comandar
Diferenças podem gerar um giro na asa só no ato de cabrar.
Isso é uma meleca pra situações de emergência. Se vc precisar cabrar de vez pq tá perto do chão ao invés de subir ela gira e te coloca numa situação pior..rsrs
Este efeito acontece tb quando o comando está excessivo pois freia a asa e vc tem uma situação de stall de alta velocidade, girando ao invés de apenas subir.
Voa!!!!
:-)
Abraço!
falei tanto que esqueci de responder a pergunta #2
[quote:42b6d6e5ad="NEWRJ"] ...
2) Estou com a impressão de que um elevon está se movimentando em uma angulação maior que o outro, o que poderia ser?
...[/quote:42b6d6e5ad]
Prefira ter os elevons com comando igual.
Verifique:
- se os servos são iguais;
- se a posção do link no servo e no horn são iguais em ambos os lados;
- a distância do horn para a linha de movimento do elevon (deveria ter os furos alinahdos com a junção do elevon e o bordo de fuga da asa);
- se o arame de linkagem não está dobrando (fletindo) ao comandar
Diferenças podem gerar um giro na asa só no ato de cabrar.
Isso é uma meleca pra situações de emergência. Se vc precisar cabrar de vez pq tá perto do chão ao invés de subir ela gira e te coloca numa situação pior..rsrs
Este efeito acontece tb quando o comando está excessivo pois freia a asa e vc tem uma situação de stall de alta velocidade, girando ao invés de apenas subir.
Voa!!!!
:-)
Abraço!
asa
E ai Xor, como vai?
Gostei muito da sua iniciativa em dar os macetes pra se construir uma asa zagi. Sou participante aqui do forum há muito tempo e confesso que nunca tinha me interessado por asa zagi, pensava isso nem é aeromodelo, mas quando vi um vídeo no youtube de uma zagi voando, eu disse: mas será o Benedito?"
Engoli tudo o que disse sobre zagi....
Então decidi montar uma, pesquisei pela net tudo sobre zagi, perfil, tamanho, motor, hélice, etc, construi até um cortador de isopor.
e montei a seguinte: asa 1,20 cm, motor 2812, hélice 8x4, bateria 1300 20c, perfil zagi 12.
No dia do voo fui lá pra expo feira agropecuária com um amigo aqui do forum o WARNE, lá ele filmou a saga do primeiro voo.
Na primeira vez caiu, talvez pelo jeito, mas na segunda, a bichinha subiu igual um foguete na vertical. Pra quem nunca tinha voado uma asa antes, dá pra perceber que ela é muito arisca. Mas logo fui pegando o jeito e a bichinha até planou no lift. Depois do pouso, o esc, a bateria e o motor estavam friozinhos.
Gostei muito!
Pra onde eu vou eu levo ela.
Parabenizo a todos que tem zagi.
uma outra coisa, o montante que eu usei foi esse depois de cortado:
Gostei muito da sua iniciativa em dar os macetes pra se construir uma asa zagi. Sou participante aqui do forum há muito tempo e confesso que nunca tinha me interessado por asa zagi, pensava isso nem é aeromodelo, mas quando vi um vídeo no youtube de uma zagi voando, eu disse: mas será o Benedito?"
Engoli tudo o que disse sobre zagi....
Então decidi montar uma, pesquisei pela net tudo sobre zagi, perfil, tamanho, motor, hélice, etc, construi até um cortador de isopor.
e montei a seguinte: asa 1,20 cm, motor 2812, hélice 8x4, bateria 1300 20c, perfil zagi 12.
No dia do voo fui lá pra expo feira agropecuária com um amigo aqui do forum o WARNE, lá ele filmou a saga do primeiro voo.
Na primeira vez caiu, talvez pelo jeito, mas na segunda, a bichinha subiu igual um foguete na vertical. Pra quem nunca tinha voado uma asa antes, dá pra perceber que ela é muito arisca. Mas logo fui pegando o jeito e a bichinha até planou no lift. Depois do pouso, o esc, a bateria e o motor estavam friozinhos.
Gostei muito!
Pra onde eu vou eu levo ela.
Parabenizo a todos que tem zagi.
uma outra coisa, o montante que eu usei foi esse depois de cortado:
- Anexos
-
- fotos 036.jpg (38.84 KiB) Exibido 14380 vezes
Massa!
Depois manda a foto da zagi toda pra ver como ficou a fixação desse suporte aquático..rs
Essa peça hexagonal é a porca do conjunto? Vc colou ela na parte rosqueada?
Engraçado que eu tive uma experiência ruim com o 2812 e nunca mais recomendei ele. Talvez pq a zagi do cabra tava acima do peso.
Essa sua pesa quanto?
Eu vôo edge, tucano e tudo que é aero. Mas sempre tenho uma zagi pronta pra qualquer hora ou pra um vôo na praia.
Eu tive uma zagi 80 ótima pra levar até em viagem pq não ocupa lugar nenhum. Basta levar TX, lipos, carregador e fita para emergências.
Mas zagi 80 só aconselho depois que o cara passar por uma 120 :-)
Valeu!
Depois manda a foto da zagi toda pra ver como ficou a fixação desse suporte aquático..rs
Essa peça hexagonal é a porca do conjunto? Vc colou ela na parte rosqueada?
Engraçado que eu tive uma experiência ruim com o 2812 e nunca mais recomendei ele. Talvez pq a zagi do cabra tava acima do peso.
Essa sua pesa quanto?
Eu vôo edge, tucano e tudo que é aero. Mas sempre tenho uma zagi pronta pra qualquer hora ou pra um vôo na praia.
Eu tive uma zagi 80 ótima pra levar até em viagem pq não ocupa lugar nenhum. Basta levar TX, lipos, carregador e fita para emergências.
Mas zagi 80 só aconselho depois que o cara passar por uma 120 :-)
Valeu!