Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
vps_rj
membro
Mensagens: 370
Registrado em: Sex Out 13, 2006 9:51 am
Localização: Rio de Janeiro (RJ)

Mensagem por vps_rj »

Bom, aproveitando o tópico, estou na pilha de construir uma zagi um tanto que diferente! A idéia é construir uma toda em balsa, com as eletrônicas embutidas, servos e linkagens embutidos tambem de forma a ter arrasto zero. Ela seria chapeada com 1/32, depois fibrada.

Estou bolando um projeto mas não sou bom em ferramenta alguma alem do eclipse (ferramenta para desenv software em java :P)

Enfim, vi num topico uma resposta do marco antonio, onde ele dizia a eficiencia de colocar os horns do servo na parte de baixo, e algumas outras coisas. O que pensam os senhores? Acham a ideia viavel? Outro ponto é que quero algo muito veloz. Pretendo uma zagi de 1m ou 90cm e motorizarei com um align 300l de 3400kv.

Enfim, pelo fds irei ler o tutorial do xor e estudar perfis para começar a construcao.

abs a todos!
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Rapá.....

Colocar os horns na parte de baixo para melhorar a eficiência é "causo" para discussão. Não posso nem afirmar nem contestar. Mas uma coisa é certa, zagi=pouso no chão, quedas por erro no pouso na hora de pegar na mão, etc.
Colocar o horn por baixo é pedir pra ele ser arrancado fora na 1a oportunidade.

Quanto a embuitr, matando 2 coelhos:
Tenho usado sempre tudo embutido, de servos a rx, de ESC a bateria. E olhe que meu perfil não é de voar planando...rsrss
A bateria fica com uma face semi-exposta pois sempre tem alguma fita prendendo ela no buraco cavado na asa como receptáculo.

Abs
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Quanto a projetos diferentes.... duvido que não dê certo...hahuaua

Minha 1a asa foi um clone da Lalysée, quando eu ainda nem tinha motorização. Só tinha comprado o rádio.
Tipo essa: http://www.youtube.com/watch?v=yahiwGCYRZc

Usava ela no elástico de 10 metros e fiz muitos vôos de cerca de 1 minuto cada.

Só voou bem depois que adicionei 20cm de cada lado..coisa de doido.
Perceba que ela não tem enflechamento no bordo de fuga.
Foge aos padões que a gente vê por aí. E voa.

rsrs


Abs
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

Galera,

Se tem algo bacana para alguém começar no aeromodelismo elétrico é com uma ZAGI. Pelo menos comigo foi assim, graças a XOR!!

XOR,
O tópico tá perfeito e toda atenção que você está dando ao pessoal já demonstra a melhor das intensões em somar conhecimentos com todos desinteressadamente.

Parabéns mais uma vez pela iniciativa!

Aproveitando gostaria de recordar com vocês minha primeira construção e foi uma zagi. Eu já comecei abusado... :lol:
Fiz ela com acabamento em massa, pintei a cor do fundo e apliquei um adesivo plotado com o design que criei inspirado em um Extra qeu vi no Red Bull Air Race.

Ficou bonitinha, só muito pesada, mas vôou bem enquanto viveu...acredito que um mês de vida. Era época de pura barbeiragem....rs
Na verdade eu já construí 6 neste ano!! ... :roll:

Aqui a minha pintada abaixo e a de XOR, preta e amarela, lembra XOR?!?!?
Bons tempos...

Abraço meu velho!


[img:3ce28af0e5]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/zag1.jpg[/img:3ce28af0e5]
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Tom

Mensagem por Cristiano Campos »

Pow Tom, vem avacalhar a zagi dos outros aqui é... ixibidu... ahehahehah Ta shom Tom (até rimo). Bom, galera estou com um problema. Tô montando minha primeira zagi ela tem 120 de envergadura, usando o programa que tem na area de download para saber o CG dela, ele deu que o cg normal é 19cm do BA e o cg adiantado é à 17cm do BA. Baseado na medida do CG normal (19cm), tive que colocr metade da lipo para fora do bico da asa para ela ficar equilibrada. A minha pergunta para vocês é sobre o que ficaria mais firme em caso de quedas. Primeira opção: colocar o motor mais para dentro da asa, em direção ao CG como mostra a foto em anexo, fazendo isso vou poder colocar a lipo totalmente em cima da asa (espero). Ou segunda opção: colocar um bico na asa (canopli). Fico no aguardo da ajuda de vocês, abraços.
Anexos
Será que não fica frágil a emenda no centro da asa, com pouca área de contato? Se bem que da ára colocar uma vareta de fibra depois da hélice para ajudar no reforço.
Será que não fica frágil a emenda no centro da asa, com pouca área de contato? Se bem que da ára colocar uma vareta de fibra depois da hélice para ajudar no reforço.
motor no centro.JPG (19.32 KiB) Exibido 16981 vezes
Avatar do usuário
Toninho LourenÇo
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
Localização: Guarulhos -SP

Mensagem por Toninho LourenÇo »

[quote:a8e9b4c740="FELIPE BARROS"]Amigos,

A qntos cm do nariz deve ficar o CG de uma asa de 90cm?[/quote:a8e9b4c740]

Conforme figura:

É só pegar a corda na raiz e colocar na ponta e da ponta na rais e conforme o desenho, é só ilustrativo para você aplicar na escala da sua asa, é só aplicar e pegar 1/5 da corda média e ficar tranquilo

Toninho
Anexos
CG Zagi.JPG
CG Zagi.JPG (13.09 KiB) Exibido 16973 vezes
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
Avatar do usuário
Toninho LourenÇo
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
Localização: Guarulhos -SP

Re: Tom

Mensagem por Toninho LourenÇo »

[quote:52699fa2ab="Cristiano Campos"]Pow Tom, vem avacalhar a zagi dos outros aqui é... ixibidu... ahehahehah Ta shom Tom (até rimo). Bom, galera estou com um problema. Tô montando minha primeira zagi ela tem 120 de envergadura, usando o programa que tem na area de download para saber o CG dela, ele deu que o cg normal é 19cm do BA e o cg adiantado é à 17cm do BA. Baseado na medida do CG normal (19cm), tive que colocr metade da lipo para fora do bico da asa para ela ficar equilibrada. A minha pergunta para vocês é sobre o que ficaria mais firme em caso de quedas. Primeira opção: colocar o motor mais para dentro da asa, em direção ao CG como mostra a foto em anexo, fazendo isso vou poder colocar a lipo totalmente em cima da asa (espero). Ou segunda opção: colocar um bico na asa (canopli). Fico no aguardo da ajuda de vocês, abraços.[/quote:52699fa2ab]

É só colocar chumbo, aqueles de balancear as rodas do pneu, na frente para chegar no CG, uns 50 gramas no máximo e conservar a bat no mesmo local e não vai interferir no voo.

Toninho


Toninho
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Toninho

Mensagem por Cristiano Campos »

Ola Toninho, o problema é que minha zagi foi entelada com fita para piso (pesada) ela ja esta pesadinha por causa disso, não posso mais exceder o peso dela, gostaria de uma solução que não agregasse peso. Que você acha da foto anexa ai em cima, em que o motor ficou em cima do CG (imagino eu pelo deslocamento dele). Abraços.

[quote:45d4784748="TONINHO LOURENÇO"][quote:45d4784748="Cristiano Campos"]Pow Tom, vem avacalhar a zagi dos outros aqui é... ixibidu... ahehahehah Ta shom Tom (até rimo). Bom, galera estou com um problema. Tô montando minha primeira zagi ela tem 120 de envergadura, usando o programa que tem na area de download para saber o CG dela, ele deu que o cg normal é 19cm do BA e o cg adiantado é à 17cm do BA. Baseado na medida do CG normal (19cm), tive que colocr metade da lipo para fora do bico da asa para ela ficar equilibrada. A minha pergunta para vocês é sobre o que ficaria mais firme em caso de quedas. Primeira opção: colocar o motor mais para dentro da asa, em direção ao CG como mostra a foto em anexo, fazendo isso vou poder colocar a lipo totalmente em cima da asa (espero). Ou segunda opção: colocar um bico na asa (canopli). Fico no aguardo da ajuda de vocês, abraços.[/quote:45d4784748]

É só colocar chumbo, aqueles de balancear as rodas do pneu, na frente para chegar no CG, uns 50 gramas no máximo e conservar a bat no mesmo local e não vai interferir no voo.

Toninho


Toninho[/quote:45d4784748]
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

Xor, parabéns pelo tutorial, tá muito bacana.
Não tinha visto antes, quando me perguntarem da próxima vez, já sei o que indicar
Abs
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

[quote:61e8b71611="Tom-TW"]Galera,

Se tem algo bacana para alguém começar no aeromodelismo elétrico é com uma ZAGI. Pelo menos comigo foi assim, graças a XOR!!

XOR,
O tópico tá perfeito e toda atenção que você está dando ao pessoal já demonstra a melhor das intensões em somar conhecimentos com todos desinteressadamente.

Parabéns mais uma vez pela iniciativa!
...

Ficou bonitinha
...


Aqui a minha pintada abaixo e a de XOR, preta e amarela, lembra XOR?!?!?
Bons tempos...

[/quote:61e8b71611]

Valeu!
O tópico taí pra ajudar outros a ter essa mesma alegria..hauhaua
Quanto ao "ficou bonitinha" c tá é de onda com a galera! Ficou d+ e voava bem.
Responder