Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Tom-TW
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Mensagem por Tom-TW »

[quote:81b82fc5d4="xor"]Eu usei na minha MH45 mas acaba ficando fina pra enterrar a eletrônica.
Voa bem.
Eu tava tentando conseguir as dimensões dessa, achada pelo TOM nos passeios na web:
http://www.skyhighhobby.com/about/wild-wing-build

Mas o cara ainda não disponibilizou
Virada no kct. Tá com um 450th, 3600Kv

Vendo nas fotos ela tem um perfil razoavelmente largo no bico. Deve ser justamente pra suportar a eletronica embutida.

Se fosse pra alta, eu tentaria um perfil mais grosso, mas não tenho experiência com isso.
Minha 80cm/mh45 voa muito bem com 2822/3s/7x6 mas nem se compara a isso aí.

Se fizer, posta aí pra gente conhecer!

Abs[/quote:81b82fc5d4]

Ontem entrei no site dos caras de novo a ainda nada, ele ficaram de colocar a planta e mais detalhes da eletrônica.
Se por acaso alguém conseguir, por favor mande pra mim porque estou doido pra fazer uma dessas!

Valeu!
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
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ricardo.doria2
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Mensagem por ricardo.doria2 »

Pessoal, xor,

Estou montando uma asa e tenho uma dúvida com relação à fixação do motor.
Primeiramente, li o manual e ele está sendo de grande utilidade. As informações são claríssimas e muito ilustrativas. Parabéns.

Mas minha dúvida persiste. Vou fixar o motor na asa com uma peça de alumínio que estou mandando cortar e furar. No entanto, estou em dúvida com relação ao ângulo que devo dobrá-la.

Imagino que a linha do eixo do motor deva ficar paralela à linha do eixo da asa. é isso mesmo? Ou, devido ao fato do motor não ficar na linha do eixo da asa eu deva compensar isso apontando o motor levemente para a direção do corpo da asa?

Como vcs fazem?

Abraços!

Ricardo
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ricardo.doria2
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Mensagem por ricardo.doria2 »

espero que me tenha feito entender...
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ricardo.doria2
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me explicando melhor...

Mensagem por ricardo.doria2 »

Acho q essa imagemzinha q fiz pode explicar melhor o que quero dizer:

na ilustração 1, a linha do eixo do motor está paralela ao eixo da asa.

na ilustração 2, o motor está levemente apontado para a asa.

Não sei como fazer na minha. Devo deixar apontado para a asa ou paralelo?

abraço

Ricardo
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perfis.jpg
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xor
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Mensagem por xor »

:-)

Valeu pelos elogios
Tranquilo entendi sua dúvida.

Linha do motor paralela ao eixo, sim.
Eu tenho usado muito, pela simplicidade e prática, um L de alumínio cortado como suporte.
Coloco um apoio por baixo e outro por cima e fixo o L usando lacres.
Como o motor tende a ficar apontado para baixo, o L fica com ângulo inferior a 90 graus para compensar e manter o eixo do motor paralelo.
Vc pode usar um ângulo de 86,425 graus ou esquecer isso e fazer no olhômetro pois o angulo aí foi totalmente chutado..rsrs

Segue uma foto do suporte da minha asa MH45 120cm atual.
Anexos
Suporte fácil pro motor
Suporte fácil pro motor
suporte_motor.jpg (18.96 KiB) Exibido 15109 vezes
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GRANATO
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Mensagem por GRANATO »

Em asas para velocidade ( perfis finos como o MH64, Vertol, Sipkill ), tenho deixado paralelo ao eixo da asa.

Para as de perfil reflex ( Zagi10, Zagi12 ), deixo um pequeno angulo ( 1 a 2 graus ) de incidência.
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xor
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Mensagem por xor »

Granato,

O ângulo que vc se refere é motor apontado pra cima (cabrando a asa) igual ao mencionado na imagem 2 do Ricardo ou inverso?

Eu costumo usar sempre ZERO. Em todas as asas que fiz, fiz com ZERO mesmo.
Mesmo as pequenas, 80cm e a de 120cm. Mas pequenos ajustes podem melhorar performance mesmo. :-)

Abs

Xor
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GRANATO
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Mensagem por GRANATO »

Motor apontado pra cima, cabrando a asa.

É coisa mínima, mas, em conjunto uma boa trimagem, melhora o desempenho geral, principalmente nas maiores ( 1,20 ).
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ricardo.doria2
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Mensagem por ricardo.doria2 »

Granato e Xor,
Valeuuuu!!!

Segunda-feira, se tudo der certo, fotos!



Abraço!
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xor
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Mensagem por xor »

La vai mais informação...

Como frequentemente me perguntam sobre washout e, toda vez
tento explicar por telefone como se faz, segue imagens.

Nunca calculei o washout. Sempre me bassei nos 7mm escritos lá no
passo-a-passo do site da TZAGI (http://tzagi.altervista.org/)

[url=http://www.divshare.com/download/6361053-e38][img:83b5f021a8]http://www.divshare.com/img/midsize/6361053-e38.jpg[/img:83b5f021a8][/url]
(clique e peça para ver full-size image)

Nunca postei muito sobre o corte da zagi em sí. Mais sobre a montagem.
O corte segue bem tudo que se tem aí sobre corte de asa em isopor e tem até uns tópicos fixos aqui no e-voo sobre isso. A diferença pro corte da zagi é o corte do bloco (que tem nos manuais no 1o post) e os perfis (que também tem nos manuais).

Segue essa informação aí mostrando como fixar os moldes no bloco para o corte.
Pode fixar com cola quente, cola de contato ou fazer um monte de furos e fixar com alfinetes.
Cuidado com a ultima técnica para não dar folga nos moldes e prejudicar o corte, principalmente nas partes mais críticas: bordo de fuga e bordo de ataque.

Abs
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