Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL
Segue PDF com winglet padrão para a zagi 120cm
e também o formato do elevon.
O elevon está com 515mm mas certamente ainda será recortado
quando for achar o tamanho certo do espaço para a hélice.
Lembrar que é um A4 e tem que imprimir para A4 pra sair tudo na
proporção certinha.
Peças da ZAGI 120cm
[url]http://www.divshare.com/download/5178665-c34[/url]
:!: Novos links para download na pág 8: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=859333#859333 :!:
Eu errei as medidas do ELEVON da zagi 90 acima. As que eu passei acima são da minha que ficou menor. As da zagi 90 eu ainda não coloquei em arquivo pois fiz na mão grande...
Disponibilizarei quando colocar tudo da 100 também aqui.
Abs
e também o formato do elevon.
O elevon está com 515mm mas certamente ainda será recortado
quando for achar o tamanho certo do espaço para a hélice.
Lembrar que é um A4 e tem que imprimir para A4 pra sair tudo na
proporção certinha.
Peças da ZAGI 120cm
[url]http://www.divshare.com/download/5178665-c34[/url]
:!: Novos links para download na pág 8: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=859333#859333 :!:
Eu errei as medidas do ELEVON da zagi 90 acima. As que eu passei acima são da minha que ficou menor. As da zagi 90 eu ainda não coloquei em arquivo pois fiz na mão grande...
Disponibilizarei quando colocar tudo da 100 também aqui.
Abs
rapaz, achei que tinha te respondido isso...rsrs
Lá vai:
==========================
Técnica pra colar a vareta / longarina.
==========================
Num inventei, vi isso na web e nas dicas da AMB.
Num conheço ninguém lá mas acho o trabalho dos caras nota 10 :-)
Passa a lâmina (faquinha) na linha onde vai ser inserida a vareta com ângulo bem pequeno, somente para criar um sulco (imperceptível) da profundidade que a vareta vai entrar. A vareta vai entrar o suficiente pra vareta não sobrar na superfície da asa
Se vc cavar com lixa, o rasgo é grande demais e vc perde a adesão do isopor sobre a fibra.
Depois vc corta a vareta no tamanho que vc vai usar e deixa pronta.
Tenta achar dessas colas de isopor de 2 reais (a mais simples que existe). Procure a que tiver um bico fino e ponteagudo. Vc vai depositar cola dentro do sulco ao longo do rasgo todo.
Este procedimento "abre" um pouco o sulco mas não tem problema.
Vá colocando cola em excesso até ela "brotar" na superfície. No sulco todo.
Vc vem com a vareta com uma inclinação sobre o sulco o suficiente para manejar a ponta e inserir ela no sulco e depois, com ajuda de um cartão de crédito ou forçando um pouco a vareta, vai encaixando ela toda dentro do sulco ao longo da asa.
A cola parece fundir o isopor na vareta. Fica feito longarina de madeira..rsrs Sei lá.
Mas fica d+.
Não seca rápido. Eu costumo deixar de um dia pro outro.
Pode usar cola epóxi (araldite) que fica bom também. Mas fica mais caro..rsrs
Dá um jeito de olhar o vídeo que vc vai ver como é simples e eficaz.
Se alguém tiver fotos ou link pra algum tópico disso aqui no e-voo, please, fica aa vontade pra postar ajudas :-)
Abs
Xor
Lá vai:
==========================
Técnica pra colar a vareta / longarina.
==========================
Num inventei, vi isso na web e nas dicas da AMB.
Num conheço ninguém lá mas acho o trabalho dos caras nota 10 :-)
Passa a lâmina (faquinha) na linha onde vai ser inserida a vareta com ângulo bem pequeno, somente para criar um sulco (imperceptível) da profundidade que a vareta vai entrar. A vareta vai entrar o suficiente pra vareta não sobrar na superfície da asa
Se vc cavar com lixa, o rasgo é grande demais e vc perde a adesão do isopor sobre a fibra.
Depois vc corta a vareta no tamanho que vc vai usar e deixa pronta.
Tenta achar dessas colas de isopor de 2 reais (a mais simples que existe). Procure a que tiver um bico fino e ponteagudo. Vc vai depositar cola dentro do sulco ao longo do rasgo todo.
Este procedimento "abre" um pouco o sulco mas não tem problema.
Vá colocando cola em excesso até ela "brotar" na superfície. No sulco todo.
Vc vem com a vareta com uma inclinação sobre o sulco o suficiente para manejar a ponta e inserir ela no sulco e depois, com ajuda de um cartão de crédito ou forçando um pouco a vareta, vai encaixando ela toda dentro do sulco ao longo da asa.
A cola parece fundir o isopor na vareta. Fica feito longarina de madeira..rsrs Sei lá.
Mas fica d+.
Não seca rápido. Eu costumo deixar de um dia pro outro.
Pode usar cola epóxi (araldite) que fica bom também. Mas fica mais caro..rsrs
Dá um jeito de olhar o vídeo que vc vai ver como é simples e eficaz.
Se alguém tiver fotos ou link pra algum tópico disso aqui no e-voo, please, fica aa vontade pra postar ajudas :-)
Abs
Xor
Olá
Desculpa a demora. Passei uma semana de sufoco. Acabei esquecendo e só vi de novo quando vc mandou aqui.
O motor deve seguir a linha de eixo da corda raiz.
Em outras palavras, trace uma linha do bordo de ataque ao bordo de fuga e a
linha de empuxo do motor deve estar paralela a esta linha.
Como normalmente ele é fixado na parte de cima da asa que tem uma leve inclinação,
costumo fazer a fixação com um L de alumínio e fechando um pouco a "boca do L" para compensar esse ângulo.
O ãngulo vai depender do ponto de fixação do motor na asa. Quanto mais pra frente, fica ligeiramente maior.
Eu geralmente faço no olho, apenas para garantir tudo paralelo mesmo.
Quanto a forma de fixar, já vi de tudo. Vale a criatividade.
No maunual (1o tópico) tem umas formas diferentes com foto.
Tenho usado L de aluminio pois é rápido e prático. Furo a base, coloco um plástico por baixo da zagi (pet, cartão)
e furo a asa prendendo com lacre ou com fio flexível amarrando em cima.
Lacre funciona bem.
Até o motor eu tenho prendido com lacre. Na minha maleta de campo é o que mais tem.
Uma vantagem do lacre é que em uma queda ou impacto muito brusco os lacres partem e
não causa na zagi muito dano por inércia. Além de ficarem bem justinhos.
E troca fácil se precisar.
Um pacote de 100 lacres custa em média 5 reais.
Na MultiCoisas, que é um pouco mais caro, sai por 6,90.
Abs
Xor
Desculpa a demora. Passei uma semana de sufoco. Acabei esquecendo e só vi de novo quando vc mandou aqui.
O motor deve seguir a linha de eixo da corda raiz.
Em outras palavras, trace uma linha do bordo de ataque ao bordo de fuga e a
linha de empuxo do motor deve estar paralela a esta linha.
Como normalmente ele é fixado na parte de cima da asa que tem uma leve inclinação,
costumo fazer a fixação com um L de alumínio e fechando um pouco a "boca do L" para compensar esse ângulo.
O ãngulo vai depender do ponto de fixação do motor na asa. Quanto mais pra frente, fica ligeiramente maior.
Eu geralmente faço no olho, apenas para garantir tudo paralelo mesmo.
Quanto a forma de fixar, já vi de tudo. Vale a criatividade.
No maunual (1o tópico) tem umas formas diferentes com foto.
Tenho usado L de aluminio pois é rápido e prático. Furo a base, coloco um plástico por baixo da zagi (pet, cartão)
e furo a asa prendendo com lacre ou com fio flexível amarrando em cima.
Lacre funciona bem.
Até o motor eu tenho prendido com lacre. Na minha maleta de campo é o que mais tem.
Uma vantagem do lacre é que em uma queda ou impacto muito brusco os lacres partem e
não causa na zagi muito dano por inércia. Além de ficarem bem justinhos.
E troca fácil se precisar.
Um pacote de 100 lacres custa em média 5 reais.
Na MultiCoisas, que é um pouco mais caro, sai por 6,90.
Abs
Xor
Se a eletrônica estiver bem dimensionada, não esquenta não.
Use um ESC de 30A.
A LIPO fica embutida mas vc pode não cobrir ela. Ajuda a
resfriar com o próprio vento passando na superfície exposta.
O motor não pega vento de cara como nos aeros tradicionais pois
o suporte bloqueia e a hélice não sopra em cima mas acaba removendo
bastante o ar dalí, ajudando o resfriamento.
Nos suportes de alumínio percebemos que eles ajudam na
dissipação do calor.
Abs
Use um ESC de 30A.
A LIPO fica embutida mas vc pode não cobrir ela. Ajuda a
resfriar com o próprio vento passando na superfície exposta.
O motor não pega vento de cara como nos aeros tradicionais pois
o suporte bloqueia e a hélice não sopra em cima mas acaba removendo
bastante o ar dalí, ajudando o resfriamento.
Nos suportes de alumínio percebemos que eles ajudam na
dissipação do calor.
Abs