Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Rafael Dias
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Mar 12, 2011 12:09 am
Localização: Visconde do Rio Branco,MG

Mensagem por Rafael Dias »

E aí galera

Queria tirar umas dúvidas a respeito de umas modificações que fiz na minha zagi.

Fiquei um tempo sem voar pois a sede do clube está sendo transferida para outro local,e está sendo construída uma nova pista.Bom,como as obras estão avançando e já da para voar tranquilamente,decidi tirar a poeira da minha zagi e preparar para o fim de semana,enquando ainda não é possível voar com os aeromodelos maiores na nova pista.Como não tinha muita coisa pra fazer,pensei em deixar ela visualmente mais ''turbinada'',já que só iria fazer mudanças no visual,e deixar ela num estilo ''Red Bull air race'' rs.Tenho vários automodelos velhos que não uso além de partes e materiais de modelos,então tirei algumas partes de uns,com de outros,e enfim a zagi ficou com um aerofólio,um cockpit parecido com os cockpits de jatos de combate,uma entrada de ar e uns escapamentos ligados a um motor de mentira,que dão a impressão de ser do motor da hélice,e dão uma expressão mais agressiva.Todos esses materias são de plástico,mas são muito leves.Coloquei também um trem de pouso,não para ser realmente ultilizado,já que não iria dar para taxiar no solo devido ao tamanho da hélice,mas para dar um visual diferenciado.Talvez eu voe com ela nesse domingo (13/03/11),e embora tenha ficado legal,se afetar muito a qualidade o vôo eu irei retirar o trem de pouso.Enfim,ficou algo bem simples,mas eu gostei do resultado final.Logo logo postarei algumas fotos para entenderem melhor.Agora vem a dúvida:Acrescentei acessórios novos,mas mesmo com um peso insignificante,tenho medo que tenha afetado o CG e que a asa perca a performace e qualidade de vôo e acabe dando algo errado no vôo por causa disso..não tenho certeza,mas é bom garantir né?Então,esse peso,mesmo insignificante pode ter afetado o CG?Devo fazer algum tipo de cálculo novamente para ter certeza que a zagi não ficará doida no ar?

Então é isso..daqui a pouco postarei fotos e domingo,se tudo der certo,pedirei alguem para filmar.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

bom, se o peso é tão insignificante não deve mudar muita coisa, mas esse aerofólio que vc disse que colocou, afeta sim. normalmente os aerofolios de carrinho fazem força pra baixo, e na zagi funcionam como um profundor cabrando o tempo todo. tira isso com certeza. o resto das coisas só vai atrapalhar, mas se o objetivo não é performance, não tem problema.
Rafael Dias
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Mar 12, 2011 12:09 am
Localização: Visconde do Rio Branco,MG

Mensagem por Rafael Dias »

Que pena..achei que ficou legal o aerofólio.
Mesmo assim ainda acho difícil de acreditar que ele afetará o vôo,já que é tão leve,pequeno e que veio de um carrinho barato no qual o mesmo só enfeitava ao envez de cumprir a função..mas isso é certo?Tenho que tirar concerteza?

Aqui estão as fotos..

http://img864.imageshack.us/img864/2339/36216226.jpg

http://img848.imageshack.us/img848/470/23766439.jpg

http://img852.imageshack.us/img852/4201/13785757.jpg

http://img837.imageshack.us/img837/4251/89670859.jpg

E aqui a segunda opção,caso realmente tenha que tirar o aerofólio.Nada está fixado por enquanto(como podem ver a fita segurando as partes em depron nas quais esqueci o nome),quando for decidido oque fazer,claro que vai ficar mais bonito e no lugar.Neste caso,a única modificação é colocar essas duas novas partes,retirar o aerofólio(esqueci de tira-lo antes de bater a foto,só agora que ví) e mudar a entrada de ar de lugar.

http://img853.imageshack.us/img853/7027/33333.jpg

http://img863.imageshack.us/img863/5194/22222.jpg
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Essa entelagem ai não precisa ser refeita?
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

eu não digo que precisa ser refeita, mas faltou passar o soprador de ar quente (vulgo secador de cabelo) pra esticar ela!

bom, precisar tirar não precisa, mas o aerofólio tem um ângulo e vai ficar bem na frente da hélice, vai piorar um pouco. aí vai de você se deixa ou não, mas primeiro faz um vôo sem, trima ele e voa um pouco, e aí põe o aerofólio e vê o que muda.

sobre o trem, a não ser que tenha algum reforço bom onde ele está, eu tiraria logo também...no primeiro pouso vai soltar, travar, furar a asa...sem contar o arrasto. isso também influencia o vôo, o arrasto é só na parte de baixo, faz a asa picar.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Desculpem a intromissão, não li o tópico todo então não sei se será uma Zagi rápida, mas caso positivo esse aerofólio vai influenciar sim.

A nível de comparação, meu Nemesis (http://aerorafa.blogspot.com/2010/09/projeto-nr10-nemesis-nxt-remake.html) que tem 1m de asa, o profundor tem míseros 1,5cm de corda e é efetivo pra caramba.

Se mantiver terás que compensar nos profundores.
Avatar do usuário
lucasfigueira.v8
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 12:57 pm

Mensagem por lucasfigueira.v8 »

xor (ou alguém que saiba me responder), estou querendo montar duas zagis, uma de 120 cm, com uma velocidade normal (nao quero sair deitando o cabelo por ai) para um voo mais curtido e tambem para re-ensinar meu pai como se voa; A segunda de 90cm, mais veloz, nao precisa bater os 200 km/h, mais que de pra tirar uma onda legal.

Como passei muito tempo sem voar(voava glow) e agora comecei nos elétricos ainda estou me acostumando com as centenas de marcas, minha pergunta é a seguinte:

quais motores eu posso comprar na hobbyking (aproveitando o dolar baixo) para as zagis, os escs e os servos, que você considera bons e baratos?

Abraço!
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

Olá

O povo usa muitos motores de EDF para zagis pois precisam de pouco empuxo para se manter voando.
Já tive experiência com este motor: HK2839 EDF Outrunner 2800kv for 70mm da HK e é bom.
Mas estes motores de alto KV não conseguem usar hélices grandes. Geralmente 4x4 a 5x5 (ou 4.5x4.5) mais que isso sobrecarrega o motor e pode queimar.
A velocidade final é diretamente proporcional ao passo da hélice e a voltagem da LIPO.
Comparando: costumo usar o 2409-12 de 1700kv que é para Lipo 3S (11v) e hélice 7x6 (passo 6).
Se vc usar um motor de 3400Kv (dobro) é obrigado a reduzir a hélice para 4.5x.4.5. Logo 3400 x 4.5 = 15300 comparado com 1700 x 6 = 10200. Vê-se que o conjunto com o motor de alto Kv tem tendencia a ser 50% mais rápido.
Mas o bom deste motor de EDF é que ele roda 4S que dá no final 33% mais RPM que um motor para 3S.

Se vc mudar o conjunto e usar 4S pode ter o dobro da velocidade de um conjunto comum com motor 2409, mesmo com a hélice menor.

Cuidado com as longarinas. Reforce mais que o normal pois já vi zagi acelerar e quebrar a longarina no ar!
Avatar do usuário
xor
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 8:50 am
Localização: salvador

Mensagem por xor »

A conta da velocidade (TEORICA) é

Velocidade = 0.001524 x Kv do motor x passo da hélice x V da Lipo
O[b:9d341ce429] 2409-12[/b:9d341ce429] tem 1700Kv e usa 3S (11v) e hélice 7x6, logo a velocidade máxima teórica (sem incluir arrasto, perdas e a própria redução da RPM do motor face a carga da hélice) é de:
[b:9d341ce429]Velocidade = 0.001524 x 1700 x 6 x 11v = 170 Km/h[/b:9d341ce429]

Do conjunto com o motor [b:9d341ce429]HK2839[/b:9d341ce429] para EDF com 4S e hélice 4.5

[b:9d341ce429]Velocidade = 0.001524 x 2800 x 4.5 x 14v = 270 Km/h[/b:9d341ce429]

Na real é bem menos... mas vc pode escolher outros motores com alto KV (mais que os 2800) e conseguir mais coisa!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

E vai ser bem menos mesmo, pelo dito acima - o arrasto, que sobe com o quadrado da velocidade (ao pular de por exemplo, 40 p/ 50km/h, o arrasto sobre em uma proporção de 1600 p/ 2500) e, tambem pela quantidade de movimento, porque a velocidade calculada pelo kv é a do fluxo de ar deslocado pela helice. Assim, descontando o arrasto e o total das perdas do seu conjunto, se seu empuxo for de metade do peso, a velocidade do aero seria (dando os descontos), metade da velocidade do fluxo de ar.
Tive a grata surpresa de, ao acelerar meu cherokee a full power, chegar muito perto, pois o empuxo era acima de 1:1. Com o consumo medido em bancada naquela situação, o pitch speed p/ a helice 10X7 dele ficaria na casa dos 100km/h. Em voo nivelado e de cara p/ o vento, ele chegou a 101,7km/h, medidos com um GPS Garmin a bordo.

A influencia do arrasto é tão forte (zagis sofrem bem menos com ele, é verdade) que o mesmo Cherokee, em voo papai e mame mostrou, na mesma medicao, uma velocidade de "cruzeiro" em torno dos 83km/h, com menos da metade do consumo (stick no meio em voo e stick no maximo em voo, depois ambos medidos em bancada com a mesma bateria após carregada).

Lucas,
P/ a Zagi de 120cm e voo mais tranquilo, um motor de 1500kv como este e uma helice GWS ou APC 8X6 fica bom
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8505

Ele é meio grandinho p/ uma zagi, mas suporta 40A. Entao, dá p/ ir colocando helices tipo APC 9X6 e ir medindo a corrente. Um amigo nosso aqui fez um treinador e colocou um desses. Mesmo com helice grande e de passo 5", o treinador asa alta virou um foguete!


(Editado p/ colocar o "r" do treinador)
Abs
Responder