Sincronizar dois motores

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Pedrinho
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 12:26 pm
Localização: Maringá - Paraná

Sincronizar dois motores

Mensagem por Pedrinho »

A algum tempo fiz um Cessna 310 em depron e coloquei dois motores e dois speeds identicos, mas na epoca nao consegui sincronizar os dois motores, fiz a mixagem do canal 3+5 e até consegui que ambos descem partida no mesmo instante, mas em 1/2 acelerador saia da sincronia e só voltava a sincronizar em full, bem depois de varias tentativas acabei abandonando o projeto, até que me apareceu um Baron, estou passando a mesma dificulade e agora quero ver se consigo resolver esta questão, pois já vasculhei o forum e observei que muitos conseguiram fazer esta mixagem, inclusive na epoca alguns colegas me deram algumas dicas mas nao tive sucesso. Estou com o RX 7cap , desta vez tentei mixar tambem 3+4 (Como o Alex descreveu em um post) e 3+6 sem sucesso.
Avatar do usuário
fritiz
membro
Mensagens: 230
Registrado em: Qui Jan 24, 2008 11:28 pm
Localização: gramado-rs

Mensagem por fritiz »

cara eu usei um cabo Y e liguei os dois esc's no canal 3 funfou beleza
Avatar do usuário
Rodrigo
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 5:46 pm
Localização: Franca sp
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Cara estou com o msmo problema ,mais somente na partida,estou utilizando dois esc de 20 Amp em dois motores E-max 2822 ,na partida um começa primeiro que o outro,mais depois de aproximadamente 1/3 fica normal,lembrando o esta voando normal.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não é preciso sincronizar totalmente. Na prática uma diferença de potência entre os motores é normal e é o que dá o som característico em multimotores. Com 4 motores então cada um gira em uma velocidade diferente e o timbre é a mistura de todos. O que não pode é ser diferente demais, a ponto de dar empuxo muito assimétrico, mas no geral não tem problema.

Já cheguei até a voar com um motor diferente e outro com uma hélice diferente, em um quadrimotor, e voou para a frente, normal, sem tendências estranhas.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

[quote:1b484bf3d4="Rodrigo"]Cara estou com o msmo problema ,mais somente na partida,estou utilizando dois esc de 20 Amp em dois motores E-max 2822 ,na partida um começa primeiro que o outro,mais depois de aproximadamente 1/3 fica normal,lembrando o esta voando normal.[/quote:1b484bf3d4]

A maioria dos ESCs ( pode até não ser o seu caso ) tem uma programação de limite de curso do stick, via menu, ou automaticamente quando é ligado a primeira vez no TX.

Faça um teste deixando somente o que está dando partida depois ligado e veja se inicia já a partir do primeiro movimento do stick ou se mais adiante.

Se estiver assim ( iniciando somente após um movimento maior do stick ), tente o seguinte:

- Deixe somente esse ESC conectado.
- Ligue o TX
- Deixe o stick do acelerador no máximo
- Ligue a bateria do modelo
- Ao escutar os bips de início de programação ( normalmente dois bips rápidos ), volte o stick à posição zero. O ESC deve emitir os sons característicos de inicialização.
- Experimente agora se o motor já inicia ao primeiro movimento do stick.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Se seu rádio tem mixagens, o melhor jeito é ligar um esc no canal 5 e outro no canal 6. Deixe o canal 3 vazio, mas use-o como master na mixagem. O canal 5 e 6 use como slave. Terás regulagem independente de cada motor com precisão!
Avatar do usuário
Rodrigo
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 5:46 pm
Localização: Franca sp
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

[quote:765ad8af02="GRANATO"][quote:765ad8af02="Rodrigo"]Cara estou com o msmo problema ,mais somente na partida,estou utilizando dois esc de 20 Amp em dois motores E-max 2822 ,na partida um começa primeiro que o outro,mais depois de aproximadamente 1/3 fica normal,lembrando o esta voando normal.[/quote:765ad8af02]

A maioria dos ESCs ( pode até não ser o seu caso ) tem uma programação de limite de curso do stick, via menu, ou automaticamente quando é ligado a primeira vez no TX.

Faça um teste deixando somente o que está dando partida depois ligado e veja se inicia já a partir do primeiro movimento do stick ou se mais adiante.

Se estiver assim ( iniciando somente após um movimento maior do stick ), tente o seguinte:

- Deixe somente esse ESC conectado.
- Ligue o TX
- Deixe o stick do acelerador no máximo
- Ligue a bateria do modelo
- Ao escutar os bips de início de programação ( normalmente dois bips rápidos ), volte o stick à posição zero. O ESC deve emitir os sons característicos de inicialização.
- Experimente agora se o motor já inicia ao primeiro movimento do stick.[/quote:765ad8af02]

Ola granato boa noite vou tentar fazer isso sim,obrigado pela dica ,eu posto o resultado.
Voar e sonhar sem sair do chão...
Avatar do usuário
Pedrinho
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 12:26 pm
Localização: Maringá - Paraná

Mensagem por Pedrinho »

Bem, somente ontem a noite consegui colocar em pratica algumas sugestões dos colegas e antes de mais nada muito obrigado . A primeira tentativa foi configurar os speeds através do cartão de programação para deixa-los exatamente iguais e conectar em um cabo "Y" .....sem sucesso sempre até 2/3 do stick esta fora de sincronia. Na segunda tentativa mixei o canal 3 com o 5 usando a seguinte configuração no radio:

P-MIX1 CH3>5
RT> +100%
> +100%


MAS>CH3
SLV>CH5
SW> --

Neste metodo a partida ficou melhor sincronizada mas ainda esbarrando sem sincronismo em 1/2 motor só sincronizando em full, já tentei mudar os valores em RT ,com isso só consegui sincronizar a partida. Tambem tentei a sugestão do rasec_jj em mixar no 5 e 6

P-MIX1 CH3>5

P-MIX2 CH3>6

Deixando o canal 3 do RX livre, os motores só emitiam bips como se nao estive conectado no RX. Acredito que esta faltando alguma configuração no radio, pois tambem tentei em sub-trim, endpoint, reverso. Como o Alex disse a sincronia nao precisa ser de 100% mas no meu caso observo que esta muito fora.
Avatar do usuário
scooth
membro
Mensagens: 930
Registrado em: Dom Out 03, 2004 3:29 am
Localização: Maringá/PR

Mensagem por scooth »

AE PEssoal,

O pedrao nao posto aki, mais conseguimos ajustar!
Utilizamos um Y e fizemos a calibragem do curso do stick , como o granato explica!
Esta perfeito, o voo ta muito bom!
Logo estaremos criando um topico sobre o modelo para voces verem!
abs
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

putz não sei se dei sorte mas tenho 2 bimotores com os speeds ligados em "Y" no canal 3 do receptor e é tudo maravilha, talvez por serem EDF onde a potencia inicial quase não é sentida eu nunca tive problemas de assimetria.
AH sempre tire o fio vermelho de um dos escs...

[]'s
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Responder