Zagi-Primeira construção-agora voou MUCHO!!!(agora c/vídeo)
Sobre parafuso:
1) Pesquise sobre washout
2) diminua a proporção de comando de curva em relação a arfagem.
3) Aumente a velocidade pra fazer a curva, se tudo acima estiver errado
CG
1) tem um software para calcular o cg de asas enflexadas na seção download. Com ele fica muito fácil, depois é só ajuste fino.
2) Trimar os elevons para que fiquem alinhados com o intradorso do perfil.
3) Tem que voar sem tendências de arfagem, muitas vezes é próprio ângulo do motor errado que força um ajuste brutal dos elevons e deixa a zagi flapada (horrível).
4) Vôo de dorso tem que ser com pouco comando, assim da para ir atrasando o CG até conseguir isso.
Com CG levemente atrasado plana mais.
1) Pesquise sobre washout
2) diminua a proporção de comando de curva em relação a arfagem.
3) Aumente a velocidade pra fazer a curva, se tudo acima estiver errado
CG
1) tem um software para calcular o cg de asas enflexadas na seção download. Com ele fica muito fácil, depois é só ajuste fino.
2) Trimar os elevons para que fiquem alinhados com o intradorso do perfil.
3) Tem que voar sem tendências de arfagem, muitas vezes é próprio ângulo do motor errado que força um ajuste brutal dos elevons e deixa a zagi flapada (horrível).
4) Vôo de dorso tem que ser com pouco comando, assim da para ir atrasando o CG até conseguir isso.
Com CG levemente atrasado plana mais.
Criando coragem para pilotar o TREX
[quote:f659b46e92="Golf Mike Charlie"]E então, conseguiu resolver o problema? Já está voando legal?[/quote:f659b46e92]
Ainda n tive oportunidade de voar novamente. Na verdade, no domingo passado(19ABR), tive tempo livre e fui para a ACA que o Bidu, daqui do fórum ia me ajudar a tentar regular a ASA...mas acabei tendo que ir embora antes dele chegar e acabei n conseguindo voar.
O primeiro domingo livre q tiver, vou tentar marcar com ele novamente, ou com alguem daqui q possa ajudar.
Se eu não conseguir nada, só no feriado de 12JUN q irei novamente no lugar que voei fora do Rio e tentarei as dicas da galera daqui sozinho mesmo....
...mas tomara que eu consiga tempo para ter a ajuda de alguem daqui antes.
Forte abraço.
Ainda n tive oportunidade de voar novamente. Na verdade, no domingo passado(19ABR), tive tempo livre e fui para a ACA que o Bidu, daqui do fórum ia me ajudar a tentar regular a ASA...mas acabei tendo que ir embora antes dele chegar e acabei n conseguindo voar.
O primeiro domingo livre q tiver, vou tentar marcar com ele novamente, ou com alguem daqui q possa ajudar.
Se eu não conseguir nada, só no feriado de 12JUN q irei novamente no lugar que voei fora do Rio e tentarei as dicas da galera daqui sozinho mesmo....
...mas tomara que eu consiga tempo para ter a ajuda de alguem daqui antes.
Forte abraço.
[quote:2f7df56818="delgado"]Sobre parafuso:
1) Pesquise sobre washout
2) diminua a proporção de comando de curva em relação a arfagem.
3) Aumente a velocidade pra fazer a curva, se tudo acima estiver errado
CG
1) tem um software para calcular o cg de asas enflexadas na seção download. Com ele fica muito fácil, depois é só ajuste fino.
2) Trimar os elevons para que fiquem alinhados com o intradorso do perfil.
3) Tem que voar sem tendências de arfagem, muitas vezes é próprio ângulo do motor errado que força um ajuste brutal dos elevons e deixa a zagi flapada (horrível).
4) Vôo de dorso tem que ser com pouco comando, assim da para ir atrasando o CG até conseguir isso.
Com CG levemente atrasado plana mais.[/quote:2f7df56818]
Delgado,
Obrigado pelas dicas.
Como disse na msg anterior, se tiver tempo, vou tentar a ajuda dos mais experientes daqui do Rio...se não conseguir, vou tentar me virar sozinho com as dicas que vc e os demais estão tendo a gentileza de postar.
Muito obrigado.
Forte abraço,
NEWRJ
1) Pesquise sobre washout
2) diminua a proporção de comando de curva em relação a arfagem.
3) Aumente a velocidade pra fazer a curva, se tudo acima estiver errado
CG
1) tem um software para calcular o cg de asas enflexadas na seção download. Com ele fica muito fácil, depois é só ajuste fino.
2) Trimar os elevons para que fiquem alinhados com o intradorso do perfil.
3) Tem que voar sem tendências de arfagem, muitas vezes é próprio ângulo do motor errado que força um ajuste brutal dos elevons e deixa a zagi flapada (horrível).
4) Vôo de dorso tem que ser com pouco comando, assim da para ir atrasando o CG até conseguir isso.
Com CG levemente atrasado plana mais.[/quote:2f7df56818]
Delgado,
Obrigado pelas dicas.
Como disse na msg anterior, se tiver tempo, vou tentar a ajuda dos mais experientes daqui do Rio...se não conseguir, vou tentar me virar sozinho com as dicas que vc e os demais estão tendo a gentileza de postar.
Muito obrigado.
Forte abraço,
NEWRJ
Galera,
Finalmente ela voou!!!!!!!
Alvísseras!!!!!!!!!!!...rs...
O Gustavo daqui do e-voo e do CLube da Vila Militar - RJ e o Ferreirinha (do CLube da Vila Militar e não sei se daqui tb...rs) ajustaram a "nega" e voou muito bem, tanto nas mãos do Gustavo qto nas minhas...trêmulas...rs...
Os principais ajustes foram:
1) CG - como o servo que usei é um pouco leve e está um pouco para trás, colocamos chumbo no bico e conseguimos ajustar o CG a +/- 19cm;
2) Um dos elevons, o esquerdo, estava ligeiramente mais cabrado que o direito, o Ferreirinha notou e ajusto; e
3) Trimaram os elevons ligeiramente cabrados.
Após isto, o Gustavo mandou eu josgar para o alto e deu motor....a NEGA foi tranquila....sem nenhum dos problemas apresentados na mão deste iniciante que vos fala....rs...
O Gustavo fez pequenos ajustes nos "trims" do rádio e ela ficou sem tendência nenhuma!!!!
No segundo vôo ele passou o comando para mim....tremendo no primeiro voo "real'...rs...cosegui dominar a NEGA e vim para pouso.....poucei com relativa facilidade...o planeio está ótimo.
Fomos para mais um degrau....o Gustavo erremesou e eu "decolei" com ela. Muito bom!!!!!Controlar aquela asa consntruida durante tanto tempo....desde a folha de isopor....é muito legal!!!!
Vim para pouso novamente sem problemas.
MUITO OBRIGADO GUSTAVO!!!! Sua atenção e disponibilidade foram 10!! Acho que este é o espírito daqui do grupo. Espero que daqui há algum tempo, eu consiga retribuir, ajudando algum novato "na onça" como eu estava.
Ao pessoal da Vila Militar pela simpatia e, em especial, o Ferreirinha(Gustavo, se o "nome" estiver errado, me corrija, por favor) pela atenção e ajuda nos ajustes.
Forte abraço a todos....e assim que conseguir câmera, coloco um vídeo.
Finalmente ela voou!!!!!!!
Alvísseras!!!!!!!!!!!...rs...
O Gustavo daqui do e-voo e do CLube da Vila Militar - RJ e o Ferreirinha (do CLube da Vila Militar e não sei se daqui tb...rs) ajustaram a "nega" e voou muito bem, tanto nas mãos do Gustavo qto nas minhas...trêmulas...rs...
Os principais ajustes foram:
1) CG - como o servo que usei é um pouco leve e está um pouco para trás, colocamos chumbo no bico e conseguimos ajustar o CG a +/- 19cm;
2) Um dos elevons, o esquerdo, estava ligeiramente mais cabrado que o direito, o Ferreirinha notou e ajusto; e
3) Trimaram os elevons ligeiramente cabrados.
Após isto, o Gustavo mandou eu josgar para o alto e deu motor....a NEGA foi tranquila....sem nenhum dos problemas apresentados na mão deste iniciante que vos fala....rs...
O Gustavo fez pequenos ajustes nos "trims" do rádio e ela ficou sem tendência nenhuma!!!!
No segundo vôo ele passou o comando para mim....tremendo no primeiro voo "real'...rs...cosegui dominar a NEGA e vim para pouso.....poucei com relativa facilidade...o planeio está ótimo.
Fomos para mais um degrau....o Gustavo erremesou e eu "decolei" com ela. Muito bom!!!!!Controlar aquela asa consntruida durante tanto tempo....desde a folha de isopor....é muito legal!!!!
Vim para pouso novamente sem problemas.
MUITO OBRIGADO GUSTAVO!!!! Sua atenção e disponibilidade foram 10!! Acho que este é o espírito daqui do grupo. Espero que daqui há algum tempo, eu consiga retribuir, ajudando algum novato "na onça" como eu estava.
Ao pessoal da Vila Militar pela simpatia e, em especial, o Ferreirinha(Gustavo, se o "nome" estiver errado, me corrija, por favor) pela atenção e ajuda nos ajustes.
Forte abraço a todos....e assim que conseguir câmera, coloco um vídeo.
[quote:d140b7386c="xor"]massa... por um momento achei que vc ia desistir dela...rs
agora vc vai viciar ...vc vai ver.
Bons vôos!
Abs
Xor[/quote:d140b7386c]
Fala sério Xor.....rs...SOU BRASILEIRO!!!NÃO DESISTO NUNCA!!!...rs...
Foi realmente uma experiência muito recompensadora....
Agora é partir para o vício...rs...e evoluir.
Já estou na construção de um UGLY com a planta da Eletric Orange, tá aqui no e-voo o tópico....vamos q vamos....
agora vc vai viciar ...vc vai ver.
Bons vôos!
Abs
Xor[/quote:d140b7386c]
Fala sério Xor.....rs...SOU BRASILEIRO!!!NÃO DESISTO NUNCA!!!...rs...
Foi realmente uma experiência muito recompensadora....
Agora é partir para o vício...rs...e evoluir.
Já estou na construção de um UGLY com a planta da Eletric Orange, tá aqui no e-voo o tópico....vamos q vamos....
Montei uma asa Slinger da Greatplanes, que nada mais é do que uma zagi melhorzinha. Montei, deixei o CG conforme o manual, tive que adicionar duas chumbadas grandes de pesca no nariz para deixar no CG, pois ela já vem com o lugar para a eletrônica, portando não dá para escolher.
Pois bem, acelerei, lancei e pronto, voou perfeita, por sinal voa muito bem, ela está com o CG um pouco adiantado, voa rápido, não estola de jeito nenhum, pode reduzir todo o motor e cabrar tudo que ela desce nivelada, até curva dá pra fazer assim!
Portanto não tem muito mistério não, deixe ela com o CG correto e pronto. A minha deve estar pesando de 700 a 800 gramas, tá meio pesadinha mais voa muito bem!
Pois bem, acelerei, lancei e pronto, voou perfeita, por sinal voa muito bem, ela está com o CG um pouco adiantado, voa rápido, não estola de jeito nenhum, pode reduzir todo o motor e cabrar tudo que ela desce nivelada, até curva dá pra fazer assim!
Portanto não tem muito mistério não, deixe ela com o CG correto e pronto. A minha deve estar pesando de 700 a 800 gramas, tá meio pesadinha mais voa muito bem!
[quote:e4fb6806a8="AgPilot"]Montei uma asa Slinger da Greatplanes, que nada mais é do que uma zagi melhorzinha. Montei, deixei o CG conforme o manual, tive que adicionar duas chumbadas grandes de pesca no nariz para deixar no CG, pois ela já vem com o lugar para a eletrônica, portando não dá para escolher.
Pois bem, acelerei, lancei e pronto, voou perfeita, por sinal voa muito bem, ela está com o CG um pouco adiantado, voa rápido, não estola de jeito nenhum, pode reduzir todo o motor e cabrar tudo que ela desce nivelada, até curva dá pra fazer assim!
Portanto não tem muito mistério não, deixe ela com o CG correto e pronto. A minha deve estar pesando de 700 a 800 gramas, tá meio pesadinha mais voa muito bem![/quote:e4fb6806a8]
Depois que acertou o CG, até na minha mão...rs...que foi o primeiro voo da vida....foi bem com pousos tranquilos e suaves....curvas fechadas, sem problemas.
O único problema é que estou querendo voar mais...rs...e talvez nem no fds de semana eu consiga...mas tentarei...conseguir tempo.
Forte abç.
Pois bem, acelerei, lancei e pronto, voou perfeita, por sinal voa muito bem, ela está com o CG um pouco adiantado, voa rápido, não estola de jeito nenhum, pode reduzir todo o motor e cabrar tudo que ela desce nivelada, até curva dá pra fazer assim!
Portanto não tem muito mistério não, deixe ela com o CG correto e pronto. A minha deve estar pesando de 700 a 800 gramas, tá meio pesadinha mais voa muito bem![/quote:e4fb6806a8]
Depois que acertou o CG, até na minha mão...rs...que foi o primeiro voo da vida....foi bem com pousos tranquilos e suaves....curvas fechadas, sem problemas.
O único problema é que estou querendo voar mais...rs...e talvez nem no fds de semana eu consiga...mas tentarei...conseguir tempo.
Forte abç.
- RODRIGOrio
- membro
- Mensagens: 758
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 12:15 pm
- Localização: RIO DE JANEIRO
- Contato:
[quote:0b19389e7f="RODRIGOrio"]fala NEWRJ !!! parabéns pelo voo, eu também nunca voei zagi espero um dia poder ter essa felicidade que vc teve !!!!
vc voou com ela lá no clube da vila militar( na av. Brasil ?) o espaço lá e bem legal !!!
abs...[/quote:0b19389e7f]
Fala Rodrigo.
Voei lá sim...é bem legal mesmo o espaço e estou avaliando a possibilidade de entrar lá para o Clube.
Forte abç.
vc voou com ela lá no clube da vila militar( na av. Brasil ?) o espaço lá e bem legal !!!
abs...[/quote:0b19389e7f]
Fala Rodrigo.
Voei lá sim...é bem legal mesmo o espaço e estou avaliando a possibilidade de entrar lá para o Clube.
Forte abç.