Zagi-Primeira construção-agora voou MUCHO!!!(agora c/vídeo)
Zagi-Primeira construção-agora voou MUCHO!!!(agora c/vídeo)
Amigos,
Terminei minha primeira construção.Não ficou excelente, tem alguns erros como, por exemplo o recorte GIGANTESCO para bateria, resltado da "surra" do CG, mas como dizem q até cx de sapato "no CG" voa...rs....acho q dá para voar.
CONFIGURAÇÃO:
ZAGI 120
Motor Towerpro 2409-12T
ESC Towerpro 25A
Hélice APC-E 7 x 6
Receptor Corona sintetizado
Radio futaba 4 EXA
Gostaria de agradecer as várias ajudas que tive daqui do tópico...principalmente do XOR, Obrigado!
===================================================
Lancei a ZAGI 3 vezes....cabe ressalatare que nunca tinha voado nada fora do simulados.
Nas 3 vezes, ela foi muito bem enquento eu não comandava nenhuma curva. Quando comandava, ela mergulhava, em parafuso, do qual conseguia sair mas ela ficava incontrolável e caia.
Será problemas de CG?
Será só "dederencia" de iniciante?
Será que está com muito comando?
Se alguem puder me ajudar, agradeço.
Seguem algumas fotos:
[URL=http://img12.imageshack.us/my.php?image=imagem023w.jpg][img:0eb9ae9e26]http://img12.imageshack.us/img12/2078/imagem023w.th.jpg[/img:0eb9ae9e26][/URL]
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[URL=http://img4.imageshack.us/my.php?image=imagem037.jpg][img:0eb9ae9e26]http://img4.imageshack.us/img4/7325/imagem037.th.jpg[/img:0eb9ae9e26][/URL]
Terminei minha primeira construção.Não ficou excelente, tem alguns erros como, por exemplo o recorte GIGANTESCO para bateria, resltado da "surra" do CG, mas como dizem q até cx de sapato "no CG" voa...rs....acho q dá para voar.
CONFIGURAÇÃO:
ZAGI 120
Motor Towerpro 2409-12T
ESC Towerpro 25A
Hélice APC-E 7 x 6
Receptor Corona sintetizado
Radio futaba 4 EXA
Gostaria de agradecer as várias ajudas que tive daqui do tópico...principalmente do XOR, Obrigado!
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Lancei a ZAGI 3 vezes....cabe ressalatare que nunca tinha voado nada fora do simulados.
Nas 3 vezes, ela foi muito bem enquento eu não comandava nenhuma curva. Quando comandava, ela mergulhava, em parafuso, do qual conseguia sair mas ela ficava incontrolável e caia.
Será problemas de CG?
Será só "dederencia" de iniciante?
Será que está com muito comando?
Se alguem puder me ajudar, agradeço.
Seguem algumas fotos:
[URL=http://img12.imageshack.us/my.php?image=imagem023w.jpg][img:0eb9ae9e26]http://img12.imageshack.us/img12/2078/imagem023w.th.jpg[/img:0eb9ae9e26][/URL]
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Agora falando sério.rs
Como disse o Fábio/SP a grande chance é ser washout.
A asa enrta em parafuso quando uma asa estola.
Normalmente acontece em velocidade um pouco mais baixa. O washout é para ajudar justamente a evitar o stall ou diminuir mais a velocidade de stall.
Outras causas podem ser:
1- diferença na construção/corte das semi-asas. Se tiver diferente pode estar gerando forças diferentes durante o vôo.
2- falta de paralelismo entre as pontas e winglets em relação a corda. Em vôo reto vc consegue anular as forças mas quando entra numa curva ou estola.. já era...
3- diferenças nos comandos
4- cg muito atrasado
5- excesso de comando. um comando exagerado pode fazer a asa estolar em alta velocidade. Vc cabra somente e ela gira sozinha. Sair dessa montanha russa exige um sangue frio acima da média.
Como disse o Fábio/SP a grande chance é ser washout.
A asa enrta em parafuso quando uma asa estola.
Normalmente acontece em velocidade um pouco mais baixa. O washout é para ajudar justamente a evitar o stall ou diminuir mais a velocidade de stall.
Outras causas podem ser:
1- diferença na construção/corte das semi-asas. Se tiver diferente pode estar gerando forças diferentes durante o vôo.
2- falta de paralelismo entre as pontas e winglets em relação a corda. Em vôo reto vc consegue anular as forças mas quando entra numa curva ou estola.. já era...
3- diferenças nos comandos
4- cg muito atrasado
5- excesso de comando. um comando exagerado pode fazer a asa estolar em alta velocidade. Vc cabra somente e ela gira sozinha. Sair dessa montanha russa exige um sangue frio acima da média.
A hélice tá mesmo ao contrário na foto..rs
Mesmo que esteja girando no sentido correto para dar empuxo, essa colocação não gera eficiência.
A parte curva da hélice deve ficar de frente para o vento.
O barulho gerado pelo motor é bem maior. Vc vai aprender a ouvir isso.
Me lembro de já ter lançado a zagi na pressa com a hélice ao contrário mas acho que não consegui ir muito longe..rs
Abs!
Mesmo que esteja girando no sentido correto para dar empuxo, essa colocação não gera eficiência.
A parte curva da hélice deve ficar de frente para o vento.
O barulho gerado pelo motor é bem maior. Vc vai aprender a ouvir isso.
Me lembro de já ter lançado a zagi na pressa com a hélice ao contrário mas acho que não consegui ir muito longe..rs
Abs!
Valeu galera...
"Fortinha" ela tá...rs...pois deu uma "bicada" de frente a 90º numa pedra...rs...e só amarrotou um pouco o bico mas sobreviveu(a esta e as outras duas quedas).
Quais as providências que eu poderia tentar tomar para fazê-la voar legal?
WASH-OUT eu fiz....só não sei se ficou como deveria...mas que segui a "receita"dotutorial ...segui.
Eu estou achando, na minha enorme ignorância, que seja CG mesmo....o problema é que, pelos cálculos, o CG está atrás do ponto que seria o ideal(atrás até do ponto de CG atrasado) mas quando arremesso a ZAGI ela "PICA"(usando a descrição da figura 137 da página 69 do livro disponibilizado aqui no site) e isto seria a indicação de um CG adiantado....aí "EMBOLOU" td.
Diante do que o pessoal citou e do que falei, alguem me indica que atitudes tomar para tentar resolver o problema?
Obrigado a todos.
"Fortinha" ela tá...rs...pois deu uma "bicada" de frente a 90º numa pedra...rs...e só amarrotou um pouco o bico mas sobreviveu(a esta e as outras duas quedas).
Quais as providências que eu poderia tentar tomar para fazê-la voar legal?
WASH-OUT eu fiz....só não sei se ficou como deveria...mas que segui a "receita"dotutorial ...segui.
Eu estou achando, na minha enorme ignorância, que seja CG mesmo....o problema é que, pelos cálculos, o CG está atrás do ponto que seria o ideal(atrás até do ponto de CG atrasado) mas quando arremesso a ZAGI ela "PICA"(usando a descrição da figura 137 da página 69 do livro disponibilizado aqui no site) e isto seria a indicação de um CG adiantado....aí "EMBOLOU" td.
Diante do que o pessoal citou e do que falei, alguem me indica que atitudes tomar para tentar resolver o problema?
Obrigado a todos.
- osvaldoljunior
- membro
- Mensagens: 1906
- Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
- Localização: São paulo, SP - 25 anos
Se o CG estiver muito adiantado, vc vai ter que voar com os ailerons cabrados pra ela parar de picar, .... isso deixa ela patachoca.... se estiver atrasado fica difícil de controlar a asa e pode dar nisso mesmo, cair de parafuso.... na encosta uma vez fui atrasar um pouco o CG da zagi e atrasei demais..... despencou de parafuso lá pra baixo, fiz um bom passeio ecológico no morro pra pegar ela........
Põe um pouco mais de chumbo na frente e joga pra cima, se melhorar a estabilidade é CG mesmo.
Pra saber se o CG não está muito pra frente um bom teste é voar de dorso com ela, se o cg estiver bom vc vai ter que dar muito pouco profundor pra ela manter em dorso.... se tiver muito adiantado vai ter que dar muito profundor.
Depois ve se ela pica somente quando vc dá motor... sobe alto corta o motor e sente ela planando... se parar de picar o problema é alinhamento do motor que me parece estar um pouco apontado pra baixo....
Põe um pouco mais de chumbo na frente e joga pra cima, se melhorar a estabilidade é CG mesmo.
Pra saber se o CG não está muito pra frente um bom teste é voar de dorso com ela, se o cg estiver bom vc vai ter que dar muito pouco profundor pra ela manter em dorso.... se tiver muito adiantado vai ter que dar muito profundor.
Depois ve se ela pica somente quando vc dá motor... sobe alto corta o motor e sente ela planando... se parar de picar o problema é alinhamento do motor que me parece estar um pouco apontado pra baixo....