Conversão do Calmato 40 Sports - Kyosho - A123 5s2p 4600mAh

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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caioect
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Conversão do Calmato 40 Sports - Kyosho - A123 5s2p 4600mAh

Mensagem por caioect »

Pessoal,

No mês passado comprei o aeromodelo Calmato 40 Sports da Kyosho já com a intenção de convertê-lo para elétrico, utilizando uma eletrônica bastante simples. A idéia inicial seria utilizar um motor com estator 2826 de ~1000kv que pudesse utilizar um pack A123 4s ou LiPO 3s.

O modelo foi adquirido na loja do Flademir em São Carlos ao preço de R$ 398,00 ( www.flademir.com.br )

http://www.hobby1.com.br/Calmato40Sports.asp

http://www.kyosho.com/eng/products/rc/d ... _id=100306

Modelo:

O modelo é bem construído, muito bem entelado e com um manual simples e objetivo. O que achei interessante para um modelo ARF é que não há a necessidade de utilizar cola durante a montagem. A parte fixa do leme já vem colada na fuselagem. O profundor é preso na fuselagem por dois parafusos. Os paineis da asa se encaixam por uma trave central (diedro) e são presos apenas por uma fita adesiva.

As partes móveis (aileron, leme e profundor) já vem coladas. O tanque e o motante do motor (glow) já vem instalados... O modelo vem praticamente pronto... é instalar os servos, receptor, o trem de pouso, fazer a linkagem e está pronto para voar!

Montagem:

Como sou meio chato com construções não pude deixar a cola de lado e fiz algumas alterações por questão de segurança. Utilizando Epoxi de cura lenta (24h), colei o profundor na fuselagem o que ficou bastante rígido e seguro. Ao encaixar os paineis da asa percebi uma pequena folga no encaixe da trave central, o que foi corrigido colando uma tira de balsa dura 1/16 na própria trave central. Com uma lixa removi o excesso de balsa até obter um encaixe perfeito. Feito isso, colei os paineis da asa na trave central, também com epoxi de cura lenta.

Retirei o montante do motor e o tanque para começar a conversão. Como o modelo possui asa baixa fica mais fácil fazer o acesso a bateria pela parte superior do modelo. Logo, abri uma tampa na fuselagem logo acima da posição do tanque... de imediato percebi que o espaço é suficientemente grande para acomodar um pack A123 4s2p 4600mAh mais o speed. Foi constrído uma tampa com encaixe a fim de permitir rápido acesso a bateria.

O suporte da bateria foi construído a partir de uma chapa de lite ply 1/8 de 3cm de largura por 16cm de comprimento colado entre a parede de fogo e a carverna do bordo de ataque da asa. Para evitar escorregamento do pack colei uma tira de velckro sobre o suporte. O suporte do speed foi colado abaixo do suporte da bateria. Na fuselagem bem em baixo do speed foi feito uma abertura para entrada de ar e na parte inferior da fuselagem logo atras da asa foi feita uma abertura para saída do ar, a fim de garantir uma boa refrigeração sobre o speed.

O BEC do speed foi desligado utilizando uma extenção de servo sem o fio vermelho e foi colocado um pack Sanyo Eneloop NiMH 4,8V 2000mAh para alimentar os 3 servos GWS S03TXF 2BB (5kg.cm) e o receptor futaba R606FS.

Com os 2 packs A123 4s 2300mAh montados, fiz dois cabo Y para conectá-los em paralelo formando um pack A123 4s2p 4600mAh. Os packs foram presos no suporte com uma fita de velcro para evitar que o mesmo se solte em vôo.

O motor foi instalado utilizando espaçadores de nylon de 10mm de diâmentro por 60mm de comprimento com um parafuso passando pelo interior do mesmo até a parede de fogo. Como o motor é muito leve, precisei colocar 120g de chumbo logo abaixo do suporte do motor para acertar o CG.

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.6807

http://www.tedani.com/gws-standard-size ... -1220.html

Características do modelo:

Envergadura: 155,0 cm
Corda: 28,0 cm
Área: 43,4 dm2
Comprimento: 140,0 cm
Peso (sem bateria): 2090 g
Peso (com bateria): 2750 g
Peso (com bateria + chumbo): 2870 g
Carga allar: 66 g/dm2

Sistema de propulsão:

Motor: Turnigy SK 3548 1100 kv - 210 g
Speed: Himodel Professional 60A - 60 g
Bateria: A123 4s2p 4600mAh - 660 g
Hélice: APC 11 x 7E

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=7392

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=6444

Teste estático:

Consumo máximo: 47 A
Tensão: 11,8 V
Potência: 550 W
Relação: 192 W/kg
Rotação: 9600 rpm
Pitch Speed: 100 km/h
Empuxo estático: 1900 g
Tempo de vôo: 12 min

Vôo:

Após uma boa corrida na pista com o motor todo acelerado, o modelo decolou suavemente, ganhando altitude com porte de um modelo escala, o que me chamou muito a atenção. Em altitude segura soltei os comandos, onde foi necessário uma pequena correção na trimagem do aileron e do profundor. No geral o vôo ficou bastante estável.

A maior parte do vôo foi realizada mantendo a aceleração entre 1/2 e 3/4, o que representa um consumo médio de ~22A/260W, permitindo um tempo de vôo de ~12min... esse tempo foi confirmado após recarga do pack em solo.

Mantendo 3/4 de aceleração efetuei alguns luppings e logo percebi que o modelo possui potência de sobra para um treinador asa baixa sendo capaz de realizar vários tipos de manobras clássicas.

Foram realizados alguns razantes mantendo toda aceleração, onde o modelo apresentou uma excelente estabilidade em alta velocidade.

O pouso foi muito suave sem nenhuma tendência de stall.

Videos:

1a Parte: http://www.youtube.com/watch?v=MsX5A1zh3JI

2a parte: http://www.youtube.com/watch?v=odgh7n5iwIY

3a parte: http://www.youtube.com/watch?v=KdgIfOJsHoc


Os detalhes da conversão podem ser observados nas fotos abaixo.

Bons Vôos

Caio
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Editado pela última vez por caioect em Ter Jul 07, 2015 12:44 am, em um total de 1 vez.
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Fotos 2
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Fotos 5

A recarga do pack foi efetuada com o carregador icharger 106B+ e uma fonte estácionária de 12V/65Ah como fonte de alimentação. Os dois packs A123 4s 2300mAh foram conectados em série (A123 8s 2300mAh), com corrente de carga de 7.2A, o que corresponde a um tempo máximo de recarga de ~18min!
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Mensagem por FabrícioMC »

Olá Caio,

Avião perfeito!!!
À uns tempos atrás pensei em comprar um igual para convertê-lo também... Agora tenho certeza que dá certo... Quem sabe não arrisco!!!
Me permite uma sugestão? Um cowl em fibra na cor vermelha e um spinner branco cairia bem para este avião.

Abraços.

Fabrício.
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Mensagem por caioect »

Valeu Fabrício!

O modelo possui amplo espaço no compartimento do tanque, sendo possível colocar tranquilamente um pack A123 5s2p 4600mAh, já que a largura no inteiror da fuselagem é de 7,5cm e o comprimento é de 16,0cm... o suficiente para colocar um pack com 6 células lado a lado (tipo flat), ou seja ainda cabe um pack A123 6s2p 4600mAh!!!

O modelo também deve ficar muito bom com um pack A123 5s2p 4600mAh ou LiPO 4s 5000mAh, onde poderá utilizar um motor de estator 2826 ou 3520 com ~800kv o que reduzirá um pouco o consumo para ~38A/570W, aumentando o tempo de vôo para ~15min!

Um cowl e um spinner certamente deixará o modelo ainda mais com caracterísicas de um modelo escala... deve ficar muito bonito!

Abraço,

Caio
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fabiojr123
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OTIMO

Mensagem por fabiojr123 »

Amigo meus parabens!

um amigo nosso do clube tem um desse mesmo geito e da mesma cor^^

parabes otima conversao tao boa quanto a do tucano!

Uma dica amigo. :oops:

quando for colocar pra voar sempre regule a tensao do motor pois muita gente reclama que ele tem fluter mas axo que com o eletrico nao vai ter problema

abraços
Realizando o Sonho de Icaro
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caioect
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Mensagem por caioect »

Valeu Fabio,

Quando executei os razantes com toda aceleração não observei nenhum sinal de flutter! Acredito que o flutter deverá ocorrer se seguir a montagem proposta pelo manual, tanto no profundor como na junção dos paineis da asa.

Ao manter o profundor preso apenas por dois parafusos, com o tempo a balsa vai amolecendo e o mesmo ficará meio solto... é bem provavel que em alta velocidade isso vai vibrar muito, podendo entrar em flutter!

Na asa ocorre o mesmo, já que a trave central deixa os paineis da asa com uma certa folga o que pode causar vibrações durante o vôo. Como o servo fica apenas preso em um dos paineis da asa, o lado oposto ficará muito sujeito ao flutter.

Esse foi um dos motivos que resolvi colar tanto o profundor na fuselagem, como também deixar bem justo o encaixe da trave central para então colar com epoxi de cura lenta! Acredito que fazendo estas pequenas correções o modelo ficará bastante seguro para voar dentro dos limites que foi projetado.

É importante salientar que o modelo não foi projetado para altas velocidades, mesmo colando o profundor e os paineis da asa, não suportará velocidades muito elevadas.

Abraço,

Caio
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