Rhoevoo - O Treinador em Balsa do E-voo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
white_m0u5e
membro
Mensagens: 1067
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:23 pm
Contato:

Mensagem por white_m0u5e »

Caro Rho Excelente buid log !
Sobre construção em balsa , meus parabéns !

Caro , Gustavo Murad está pensando em entelar o Quebra vento , com que material ?
Se aceita uma sugestão , Oralight transparent iria ficar bem legal !
A construção do meu Wind Breaker está pausada por enquanto ..
Talvez monte um de depron.. só para sentir o vôo. 8)
Qual a expessura da balsa , que estás usando ?
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Tentei usar exatamente a mesma balsa usada na construção original, mas me venderam "gato por lebre" me venderam chapas 1/4" no lugar de 3/16".

Mas vou dar umas ajustadas na fuselagem para que o profundor encaixe na fuselagem correntamente, o restante está tudo como na planta, pois a balsa 3/16" é usada somente nos estabilizadores.

Estou entelando com Vinil mesmo, algumas partes usarei Celofane transparente, creio que vá ficar um pouco mais pesado que o original, eu tenho visto uma diferença de no máximo 15gramas na entelagem de pequenos aeros usando oralight para vinil.

Então não acho necessário economizar esses 15gramas, levando em conta o peso e o preço do oralight.

Se quiser um exemplo, pegue o Rhoevoo, que mesmo sendo moficiado para fuselagem TODA de balsa e com Vinil no lugar do termo-adesivo agregou apenas 12gramas.

Creio que o aero sem eletrônica não passe de 300g, é o que pretendo, pois tenho em mente uma eletrônica de 240g que conseguem mais 700g de empuxo estático consumindo pouco.

Logo o aero vai ter mais velocidade que o original o que talvez até seja bom para enfrentar vento...
white_m0u5e
membro
Mensagens: 1067
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:23 pm
Contato:

Mensagem por white_m0u5e »

Obrigado .. vou te mandar uma MP
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Rho, agora que vi que você construiu outra fuseca, ficou show, bem mais resistente, e deve ter dado menos trabalho para construir.
Alex seu modelinho ficou muito bom, seria bom desponibilizar a planta. Como você falou do CG, se colocar o motor um pouco mais fora da fuseca, não melhoraria não!? Tive esse problema com o Scoutcessna, e também tive que aumentar o nariz do modelo.

Abs

Warne
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Warne, não acho que é o caso de fazer uma planta, como disse dá para usar a planta do Rhoevoo, e se quiser dá para fazer algumas simplificações. Como o modelo não é meu, assim que tiver acesso a ele vou tirar umas fotos de como ficou tudo e abrir outro tópico.

No caso, em relação ao Rhoevoo, só deixei a parte traseira dele mais parecida com um Cessna 177, porque me facilitou a montagem (profundor em uma peça só), e coloquei um trem de pouso triciclo para amortecer um pouco melhor e não bater a hélice no chão.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Caro warne,

Realmente a segunda fuseca deu bem menos trabalho para construir, ficou muito mais resistente e apenas 10g mais pesada que a primeira que era toda varetada!!!

Ainda a fuseca nova foi entelada com ORACAL (vinil de 1a. linha) - muito fácil de trabalhar, e nem por isso houve grandes mudanças no peso.

Estou ansioso para ver mais Rhoevoo's postados no forum!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Meus mods...
Anexos
Fuseca ligeiramente diferente na traseira, e com trem triciclo
Fuseca ligeiramente diferente na traseira, e com trem triciclo
P8250056.JPG (30.5 KiB) Exibido 15507 vezes
Tampa da bateria com abertura horizontal
Tampa da bateria com abertura horizontal
P8250057.JPG (45.21 KiB) Exibido 15507 vezes
Servos colados com cola quente, receptor colado com fita dupla-face
Servos colados com cola quente, receptor colado com fita dupla-face
P8250058.JPG (43.79 KiB) Exibido 15507 vezes
Cauda estilo Cessna 177, profundor em uma única peça, retangular, construído em isopor com bordo de ataque arredondado e bordo de fuga em cunha
Cauda estilo Cessna 177, profundor em uma única peça, retangular, construído em isopor com bordo de ataque arredondado e bordo de fuga em cunha
P8250059.JPG (49.43 KiB) Exibido 15507 vezes
Lincagem sem torque-rods, apenas links diretos do servo ao horn.  Usei fibra de vidro em vez de arame para deixar mais "transparente" para RF
Lincagem sem torque-rods, apenas links diretos do servo ao horn. Usei fibra de vidro em vez de arame para deixar mais "transparente" para RF
P8250060.JPG (41.68 KiB) Exibido 15507 vezes
Ponta de asa não é arredondada, mantive o aileron que não vai até a ponta para evitar flutter e facilitar o transporte
Ponta de asa não é arredondada, mantive o aileron que não vai até a ponta para evitar flutter e facilitar o transporte
P8250063.JPG (29.73 KiB) Exibido 15507 vezes
Perfil mais fino, Schultz de 10% de espessura
Perfil mais fino, Schultz de 10% de espessura
P8250062.JPG (20.34 KiB) Exibido 15507 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
BRUNO_AFP
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Sáb Jan 05, 2008 9:01 pm

Mensagem por BRUNO_AFP »

Muito bom, porem trainador em balsa para quem nunca teve esperiencia com aero e dor de cabeça... Com isopor caiu? quebrou? E so passar cola q ta tudo pronto para voar!
Avatar do usuário
lukinhasss
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Jul 15, 2010 9:11 pm

Mensagem por lukinhasss »

olá estou construindo um rhoevoo (1º aero).
será que 75cm de comprimento,1m de envergadura,15cm de corada fica legal?
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Lukinhasss, Seguindo o padrão, para 1M de envergadura, 20cm de corda em média!

t++
Responder