Rhoevoo - O Treinador em Balsa do E-voo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Rhoevoo - O Treinador em Balsa do E-voo

Mensagem por Rho »

"RHOEVOO"

Randal Henrique de Oliveira + EVOO é claro em homenagem a esse forum maravilhoso. Sei que é pretencioso, mas gostei da sonoridade....

Meu primeiro elétrico foi um Telemaster de 110 cm de envergadura, inspirado pela maravilhosa construção do Orson. Eu pensava que ele seria um treinador elétrico, de baixo custo e que eu pilotaria, de certa forma, facilmente.

forum/viewtopic.php?t=58720

Pois é, mas não parece ser bem assim, por ser leve e pequeno, o bichinho é arisco e eu que tenho "duas mãos esquerdas" com o RC na mão não vou pilotá-lo tão cedo...

Dai decidi me aventurar em construir algo semelhante ao pequeno Telemaster, novamente em balsa, mas que seja proporcional a um Glow .40 - UM VERDADEIRO TREINADOR!

Convido a todos para me auxiliarem e opinarem sobre o projeto, pois acho que com a juda do forum iremos conseguir algo de bom.

Li os tutoriais, observei as proporções, meditei sobre o pequeno Telemaster e já rabisquei alguma coisa:

Projeto RHOEVOO

Autor: Randal Henrique de Oliveira

Data: 11 de abril de 2009

Objetivo:
Construir um aeromodelo elétrico, em balsa, com dimensões e características de voo de um Glow 0.40/ 0.46.

Incentivo e base de dados: http://www.evoo.com.br

Dimensões e características propostas:
Asa alta
Envergadura: 157.5 cm (aprox. 62 pol)
Comprimento (parede de fogo – final da cauda): 114.3 cm (= 72.6% relação comp./enverg.)
Corda: 25.3 cm
Área da asa = 3984.8 cm²
Altura da asa: 3.1 cm
Estabilizador horizontal: 17.4 x 51.5 x 0,5 cm
Área estabilizador horizontal = 896.1cm² (~ 22.5% área da asa)
Estabilizador vertical: 301.8 cm²
Fuselagem:
altura na asa: 12 cm
espessura máx: 8.6 cm

Asas:
Perfil Clark Y
Diedro 4° (13.7 mm de elevação em cada extremidade)
Bordo de ataque: vareta 10 x 10 mm
Bordo de fuga: vareta 4 x 4 mm
Nervuras, “gabarito do diedro”, esquadros de reforço: chapa de balsa 2.3 mm (3/32)
Chapeamento: chapa de balsa 1.0 mm (3/64)
Longarinas: 6 x 10 mm e 3 x 3 mm
Ailerons: 6 x 30 mm

Fuselagem:
114.3 cm – parede de fogo cauda
3° inclinação inferior parede de fogo
Altura na asa: 12 cm / Espessura máx: 8.6 cm
Distância asa – cauda: 41.3 cm (relação dist./ corda = 1.6)

___________________________________________________

Para quem quiser posso estar enviando as plantas em fomato DWG

Primeiras fotos no final do tópico!!!!!!

A envergadura será de 154 cm sem os arremates das pontas, ao final terá 160 cm.

Perfil NACA 1412 - Diedro 2º

Motor previsto TR 35-42D, 1000kv
Speed: TURNIGY Plush 40amp Speed Controll
LIPO 3S - 4400mA ou 5000
Hélice 12 * 6
Anexos
Rhoevoo_fuselagem_metric.jpg
Rhoevoo_fuselagem_metric.jpg (33.99 KiB) Exibido 54897 vezes
Rhoevoo_wing_metric.jpg
Rhoevoo_wing_metric.jpg (39.3 KiB) Exibido 54897 vezes
Editado pela última vez por Rho em Sex Mar 29, 2019 6:28 am, em um total de 1 vez.
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Por conhecidencia temos o topico do membro rick: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=60018

Um avistar .40 convertido em elétrico, exatamente o que vc quer, eu acho :P

Pode tirar duvidas direto com ele em relaçao ao voo !

Abs.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Boas Vindas!!!!

Mensagem por Rho »

Caro Elder,

Estou acompanhando o Rick e a conversão, com certeza ali tem muita informação preciosa.

Acredito que construindo o modelo eu possa melhorar algumas coisas:

1o. - O peso deve ficar abaixo de um modelo glow, pois a entelagem e os cuidados na montagem são para isso;

2o. - A relação corda / distância asa-cauda do Telemaster é um pouco alta, o que trás dificuldades para acertar o CG - precisei colocar a bateria logo atrás da parede de fogo. Neste projeto a relação está em 1.6 (corda 25,3 cm - distância 41,3 cm), enquanto no meu Telemaster é de 1,8.

P.S. convidei o Rick para participar aqui também com a experiência dele.

Obrigado pela força.
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por Orson »

Olá, Rho!

Estou acompanhando sua construção!

O Toninho Lourenço fez um Telemaster em que usou o perfil de asa do Avistar.

Voa muito bem. Veja o tópico dele, tem um vídeo bem legal do avião dele.

O Avistar parece ser um dos melhores treinadores classe .40, na atualidade.

Abraços!

Orson
Avatar do usuário
Sapão
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 9:54 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Mensagem por Sapão »

Salve Rho...
Atendendo à sua MP, tamo aí:
Nunca construi ou voei um telemaster, mas talvez possas tentar um melhor ajuste do modelo às suas nescessidades de "ambsinistro", (putz abusei, se o Cláudio ler isso...).
Já o Avistar é uma boa opção na classe dos .40/.46, mas novamente deve-se ter atenção quanto ao "set up", para manter as características de voo de um treinador.
Quanto ao novo projeto RHOEVOO, cálculos à parte tenho a impressão de um momento de nariz um pouco avantajado, posso estar errado.

Ainda sou a favor de tentar melhorar as condições do telemaster.

Abraços.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

O projeto está muito bom! Vejo que já estou bastante as dimensões do modelo...

Se me permite, alguns detalhes a mais no projeto poderão daixar o modelo um pouco mais sólido e mais estável.

- Chapear a lateral da fuselagem desde a parede de fogo até o bordo de fuga da asa, como no projeto original do Telemaster.
- Aumentar o comprimento do reforço principal da asa (diedro) entre as longarinas até as nervuras do aileron... o reforço deve ser construído em birch ply 1/4' (compensado aeronautico com várias camadas).
- Aumentar a largura da balsa do bordo de ataque e de fuga do estabilizador vertical e horizontal para 3/8'
- Reforçar a região do trem de pouso.
- Diminuir um pouco a incidência da asa para uns 3 graus negativo... vai deixar o modelo mais estável em vôo, facilitando o vôo nivelado.
- CG a 1/4 (~6.4cm ) do bordo de ataque.

Essas alterações devem aumentar muito pouco o peso do modelo, mas deixará o modelo mais firme em vôo. Lembre que se o modelo ficar muito leve com relação a área de asa, ficará mais suscetível ao vento.

Logo, para manter o modelo dócil e com boa estabilidade em vôo é bom manter o peso entre 2,2 e 2,4kg (carga allar: 55g/dm2 e 60g/dm2).

Como a envergadura é 6,22 vezes maior que a corda, terá uma boa taxa de planeio, portanto não precisará de muita potência para manter o vôo nivelado.

Afim de não acrescentar muito peso com a eletrônica, recomendo a mesma configuração que o Rick colocou no Avistar, onde poderá usar um pack LiPO 3s, motor TR SK 3548 1100kv e speed de 60A.

Abraço,

Caio
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

É um bom projeto e facilmente exequível, ainda mais com este motor citado pelo Caio que produz o empuxo necessário com Lipo 3S. Já vi vários tópicos de conversão com este motor utilizando Lipo 3S2P 2200mAh, parece que fica bom.
Esse primeiro Telemaster que você construiu é bem leve e sofre com qualquer brisa, para um modelo mais estável, nem seria necessário um equivalente ao .40/.46, um aero de 1kg com motor equivalente a .15/.20 já apresenta características de voo bem estáveis.
De toda forma esse projeto tem tudo para dar certo, várias conversões foram bem sucedidas, um aero construído exclusivamente para motores elétricos tende a ficar melhor ainda.
Sugestão minha: mete um trem de pouso triciclo com eixo 5/32" para ficar com cara de trainer.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Cauda
Estabilizador Vertical
Leme = feito de aileron 6 x 30 mm, lixado para ficar com 5mm de espessura;
Bordas feitas com longarinas 3 x7 mm;
Peças cortadas em chapa de balsa de 3mm;
Chapear com balsa de 1 mm (por uns 10mm) todo o contorno para a espessura final ser de 5 mm.
Área = 299.5 cm² (~ 33.4% do estabilizador horizontal)

Ver figura.
Anexos
Rhoevoo_estabilizador_vertical.jpg
Rhoevoo_estabilizador_vertical.jpg (39.05 KiB) Exibido 54432 vezes
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Sapão escreveu:... mas talvez possas tentar um melhor ajuste do modelo às suas nescessidades de "ambsinistro"


Se o Ricardão estiver acompanhando vai concordar com você em gênero, número e grau - ele me disse exatamente isso numa MP.

Sapão escreveu:Quanto ao novo projeto RHOEVOO, cálculos à parte tenho a impressão de um momento de nariz um pouco avantajado, posso estar errado.


Também estou com essa impressão, mas devo ir a frente dessa maneira, é claro que se alguém puder comentar, agradeço. Por exemplo se isso influenciará negativamente um voo dócil.... Ele ser fucinhudo, se não for prejudicial, é até um charme na minha opinião de "artista de buteco"!!!!!

Muito obrigado Sapão por vir até meu tópico, vlw!
Editado pela última vez por Rho em Sex Mar 29, 2019 7:02 am, em um total de 1 vez.
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Respondendo ao RCampos

Mensagem por Rho »

RCampos escreveu:Sugestão minha: mete um trem de pouso triciclo com eixo 5/32" para ficar com cara de trainer.


Com certeza é minha vontade fazer isso, só vi treinadores desse jeito que você mencionou.
Editado pela última vez por Rho em Sex Mar 29, 2019 7:03 am, em um total de 1 vez.
Responder