Rhoevoo - O Treinador em Balsa do E-voo
- Rho
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[quote:2dedd3fc52="RCampos"]".... eu preferiria fazer com chapas de balsa inteiriça já que peso não é problema.
...[/quote:2dedd3fc52]
Caro [b:2dedd3fc52]RCampos[/b:2dedd3fc52],
Vou colocar chapas de balsa do nariz até a projeção do bordo de fuga da asa, o que atende sua preocupação ao menos em parte. A questão do CG realmente é fundamental e devo fazer muitos testes ainda, como você colocou com bastante propriedade.
[quote:2dedd3fc52="alexcmag"]Rho,
Está monólogo mas com uma grande platéia.
O motor pelo que dá para ver na foto já está pronto para ser montado por dentro atrás da parede de fogo, com o bell para trás. Provavelmente será o jeito mais fácil e menos narigudo.[/quote:2dedd3fc52]
Caro [b:2dedd3fc52]alexcmag[/b:2dedd3fc52],
Não sei quanto a ser mais fácil. A foto foi tirada quando o motor chegou e tentando decifrar o quebra-cabeças, apenas entendi como montar com o bell para fora, usando aquela pecinha com rosca e um mini spinner para prender a hélice:
[img:2dedd3fc52]http://img35.imageshack.us/img35/2889/motorehlice11x7.jpg[/img:2dedd3fc52]
[quote:2dedd3fc52="alexcmag"]Com o bell para a frente a refrigeração fica melhor, mas está com cara de ser muito motor para o peso que vai ficar, então não é crítico.[/quote:2dedd3fc52]
Se caso não for crítico dexá-lo para fora, pouco vou me importar com o "fucinhudo", assim tenho maior mobilidade com as baterias para acertar o CG.
Sem falar que estou adorando exibir este "motorzaço"!!!!!
[quote:2dedd3fc52="alexcmag"]Já que o projeto está evoluindo, que tal uma vareta diagonal para completar a treliça na base do estabilizador vertical ?[/quote:2dedd3fc52]
Como você não deixa escapar nada - realmente na foto o estabilizador vertical estava sem a treliça no vão próximo da base, mas já corrigi.
Logo posto as fotos da montagem do conjunto de cauda - é nisso que estou trabalhando agora.
Obrigado por terem voltado, caros amigos de EVOO!!!!
...[/quote:2dedd3fc52]
Caro [b:2dedd3fc52]RCampos[/b:2dedd3fc52],
Vou colocar chapas de balsa do nariz até a projeção do bordo de fuga da asa, o que atende sua preocupação ao menos em parte. A questão do CG realmente é fundamental e devo fazer muitos testes ainda, como você colocou com bastante propriedade.
[quote:2dedd3fc52="alexcmag"]Rho,
Está monólogo mas com uma grande platéia.
O motor pelo que dá para ver na foto já está pronto para ser montado por dentro atrás da parede de fogo, com o bell para trás. Provavelmente será o jeito mais fácil e menos narigudo.[/quote:2dedd3fc52]
Caro [b:2dedd3fc52]alexcmag[/b:2dedd3fc52],
Não sei quanto a ser mais fácil. A foto foi tirada quando o motor chegou e tentando decifrar o quebra-cabeças, apenas entendi como montar com o bell para fora, usando aquela pecinha com rosca e um mini spinner para prender a hélice:
[img:2dedd3fc52]http://img35.imageshack.us/img35/2889/motorehlice11x7.jpg[/img:2dedd3fc52]
[quote:2dedd3fc52="alexcmag"]Com o bell para a frente a refrigeração fica melhor, mas está com cara de ser muito motor para o peso que vai ficar, então não é crítico.[/quote:2dedd3fc52]
Se caso não for crítico dexá-lo para fora, pouco vou me importar com o "fucinhudo", assim tenho maior mobilidade com as baterias para acertar o CG.
Sem falar que estou adorando exibir este "motorzaço"!!!!!
[quote:2dedd3fc52="alexcmag"]Já que o projeto está evoluindo, que tal uma vareta diagonal para completar a treliça na base do estabilizador vertical ?[/quote:2dedd3fc52]
Como você não deixa escapar nada - realmente na foto o estabilizador vertical estava sem a treliça no vão próximo da base, mas já corrigi.
Logo posto as fotos da montagem do conjunto de cauda - é nisso que estou trabalhando agora.
Obrigado por terem voltado, caros amigos de EVOO!!!!
Voltando aos poucos.....
- Rho
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[b:e23e660735]Conjunto de Cauda[/b:e23e660735]
Confesso que estava preocupado e pensativo de como montaria o conjunto de cauda.
Imaginei a seguinte solução:
1. Coloquei o estbilizador horizontal em sua posição sobre a fuselagem, dando especial atenção para o alinhamento.
2- Fiz dois furos "in loco" para servirem de guia, e deixei armados e colados pedaços de palito de dente na fuselagem.
[img:e23e660735]http://img189.imageshack.us/img189/8489/cauda1.jpg[/img:e23e660735]
[img:e23e660735]http://img35.imageshack.us/img35/2294/cauda2.jpg[/img:e23e660735]
O enxaixe é fácil e dá sustentação na hora que for colar em definitivo.
3- fiz furos no estabilizador horizontal e vertical "montados e alinhados" e pelo mesmo sistema deixei colados palitos de dente no estabilizador vertical para servirem de guia.
[img:e23e660735]http://img132.imageshack.us/img132/6388/cauda3.jpg[/img:e23e660735]
Na foto dá para ver o estabilizador horizontal encaixado na fuselagem e os palitos de dente "guia" já colados no estabilizador vertical.
4- Vejam com o encaixe é fácil:
[img:e23e660735]http://img39.imageshack.us/img39/1268/cauda4.jpg[/img:e23e660735]
[img:e23e660735]http://img189.imageshack.us/img189/4049/cauda5.jpg[/img:e23e660735]
[b:e23e660735]5- Apesar de ter ficado muito legal e de fácil encaixe, o que facilitará a montagem e colagem definitivas depois de entelados, ESTE PROCESSO NÃO EXCLUIEM A RECHECAGEM, OS ESQUADROS E O NIVELAMENTO NO MOMENTO DA FIXAÇÃO FINAL!!!!!![/b:e23e660735]
Confesso que estava preocupado e pensativo de como montaria o conjunto de cauda.
Imaginei a seguinte solução:
1. Coloquei o estbilizador horizontal em sua posição sobre a fuselagem, dando especial atenção para o alinhamento.
2- Fiz dois furos "in loco" para servirem de guia, e deixei armados e colados pedaços de palito de dente na fuselagem.
[img:e23e660735]http://img189.imageshack.us/img189/8489/cauda1.jpg[/img:e23e660735]
[img:e23e660735]http://img35.imageshack.us/img35/2294/cauda2.jpg[/img:e23e660735]
O enxaixe é fácil e dá sustentação na hora que for colar em definitivo.
3- fiz furos no estabilizador horizontal e vertical "montados e alinhados" e pelo mesmo sistema deixei colados palitos de dente no estabilizador vertical para servirem de guia.
[img:e23e660735]http://img132.imageshack.us/img132/6388/cauda3.jpg[/img:e23e660735]
Na foto dá para ver o estabilizador horizontal encaixado na fuselagem e os palitos de dente "guia" já colados no estabilizador vertical.
4- Vejam com o encaixe é fácil:
[img:e23e660735]http://img39.imageshack.us/img39/1268/cauda4.jpg[/img:e23e660735]
[img:e23e660735]http://img189.imageshack.us/img189/4049/cauda5.jpg[/img:e23e660735]
[b:e23e660735]5- Apesar de ter ficado muito legal e de fácil encaixe, o que facilitará a montagem e colagem definitivas depois de entelados, ESTE PROCESSO NÃO EXCLUIEM A RECHECAGEM, OS ESQUADROS E O NIVELAMENTO NO MOMENTO DA FIXAÇÃO FINAL!!!!!![/b:e23e660735]
- alexcmag
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Agora entendi o motor, coloque o retentor que estava na outra foto e ponha o motor pra frente da parede de fogo mesmo.
Quanto ao alinhamento, é ótimo para ver como fica enquanto está preparando tudo, e garante que não sairá do alinhamento depois. O bom é que como tem pinos de alinhamento, você pode passar cola lenta, alinhar com o esquadro e deixar secar tranquilamente.
Quanto ao alinhamento, é ótimo para ver como fica enquanto está preparando tudo, e garante que não sairá do alinhamento depois. O bom é que como tem pinos de alinhamento, você pode passar cola lenta, alinhar com o esquadro e deixar secar tranquilamente.
- Gustavo Murad
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Pode ter certeza que o monólogo siginifica que tem muita gente só olhando e babando ou olhando com aquela cara de criança que está tão interessada que não quer perder um detalhe pra depois chegar em casa e tentar fazer igual heheheh!
Simplesmente a construção mais detalhada , com fotos muito boas , quase auto-explicativas e ainda com uma ótima descrição.
Com ajuda da comunidade o tópico está ficando cada vez melhor , é uma pena eu não ter nada de realmente útil a acrescentar graças a minha pouquíssima experiência com balsa.
Postei para dizer que acompanho cada momento , e ficando cruzando os dedos para clicar no "minhas mensagens" e ver o tópico "Rhoevoo - Balsa - 154 cm - com fotos." laranjinha e poder aprender um pouco mais sobre construção de aeromodelos!
Simplesmente a construção mais detalhada , com fotos muito boas , quase auto-explicativas e ainda com uma ótima descrição.
Com ajuda da comunidade o tópico está ficando cada vez melhor , é uma pena eu não ter nada de realmente útil a acrescentar graças a minha pouquíssima experiência com balsa.
Postei para dizer que acompanho cada momento , e ficando cruzando os dedos para clicar no "minhas mensagens" e ver o tópico "Rhoevoo - Balsa - 154 cm - com fotos." laranjinha e poder aprender um pouco mais sobre construção de aeromodelos!
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Uma montagem dessas, muito detalhada, enriquece o fórum, trazendo discussões de altíssimo nível, com muita gente boa colaborando, além de " obrigar" cada membro a procurar caprichar mais em suas construções antes de postar alguma coisa. Para mim, essa construção é, talvez, a mais didática, pois não esconde nenhum detalhe, quase um " passo a passo". Por ser iniciante, nunca encarei balsa, mas agora já estou animado a fazê-lo. Desejo sucesso na empreitada.
<<<<<Se caso não for crítico dexá-lo para fora, pouco vou me importar com o "fucinhudo", assim tenho maior mobilidade com as baterias para acertar o CG.
Sem falar que estou adorando exibir este "motorzaço"!!!!!>>>>>
Saudações meu amigo, o modelão tá nascendo e ficando bonito.
Se me permite observar, já observando he he he, procure instalar o motor por traz da parede de fogo, pois eu imagino e posso estar errado que com o motor muito avançado voce teria que recuar muito a eletronica para acertar o CG e talvez concentrando muito peso em um unico ponto, (bateria, trem de pouso etc...), é uma fuselagem leve e resistente no conjunto então é interessante "espalhar" o peso embarcado, mas é apenas minha opinião.
Abraços e continua mandando bala!!!
Sem falar que estou adorando exibir este "motorzaço"!!!!!>>>>>
Saudações meu amigo, o modelão tá nascendo e ficando bonito.
Se me permite observar, já observando he he he, procure instalar o motor por traz da parede de fogo, pois eu imagino e posso estar errado que com o motor muito avançado voce teria que recuar muito a eletronica para acertar o CG e talvez concentrando muito peso em um unico ponto, (bateria, trem de pouso etc...), é uma fuselagem leve e resistente no conjunto então é interessante "espalhar" o peso embarcado, mas é apenas minha opinião.
Abraços e continua mandando bala!!!
- Rho
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Obrigado [b:689b576c24]RhoP-51, rcogco, e Sapão[/b:689b576c24] pelos comentários.
A posição do motor está me esquentando bastante:
1º - não sei como fica a refrigeração do motor com ele para dentro da fuselagem,
2º - não sei como fixar a hélice naquele eixo,
3º - acho que ainda dá tempo deu refazer uns cálculos e recuar um pouco a parede de fogo.
De qualquer modo Sapão você tem razão - motor e hélice pesam juntos: [b:689b576c24]189 gramas!!![/b:689b576c24] - Tudo isso naquele momento avantajado de nariz vai fazer as baterias ficarem bem para trás = mais fio, mais soldas, etc.
Tenho que adiantar mais a construção e fazer testes de CG! Com certeza é o que vou fazer antes de me decidir!
P.S.: Mas que o motor é bonitão, isso ele é!!!!
[img:689b576c24]http://img198.imageshack.us/img198/9174/pesodomotor.jpg[/img:689b576c24]
A posição do motor está me esquentando bastante:
1º - não sei como fica a refrigeração do motor com ele para dentro da fuselagem,
2º - não sei como fixar a hélice naquele eixo,
3º - acho que ainda dá tempo deu refazer uns cálculos e recuar um pouco a parede de fogo.
De qualquer modo Sapão você tem razão - motor e hélice pesam juntos: [b:689b576c24]189 gramas!!![/b:689b576c24] - Tudo isso naquele momento avantajado de nariz vai fazer as baterias ficarem bem para trás = mais fio, mais soldas, etc.
Tenho que adiantar mais a construção e fazer testes de CG! Com certeza é o que vou fazer antes de me decidir!
P.S.: Mas que o motor é bonitão, isso ele é!!!!
[img:689b576c24]http://img198.imageshack.us/img198/9174/pesodomotor.jpg[/img:689b576c24]
- Rho
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Produção do dia
Pela manhã comecei a entelar a asa, mas deixei minha máquina fotográfica em um churrasco e as fotos também ficaram por lá...
Depois de voltar do campo, e de uns “voozinhos” rápidos, trabalhei mais um pouquinho com madeira:
Suporte para a bequilha: pequeno pedacinho de compensado onde ela será parafusada. Colado com cola amarela.
[img:f492327e90]http://img188.imageshack.us/img188/9535/basedabequilha.jpg[/img:f492327e90]
Depois preparei o trem de pouso, pena que a bateria da furadeira "miou", se não postava fotos com as rodas.... Fica para depois.
1. - Entalhe na longarina para receber um compensado duro, e por dentro o “toquinho” tradicional de fixação do trem de pouso. O objetivo deste entalhe é que numa pancada mais forte o trem de pouso não entre para dentro da fuselagem.
[img:f492327e90]http://img192.imageshack.us/img192/5100/tremdepouso1.jpg[/img:f492327e90]
[img:f492327e90]http://img198.imageshack.us/img198/6199/tremdepouso2.jpg[/img:f492327e90]
2. - O entalhe me fez pensar que perdi muito da resistência naquelas longarinas. Apesar de que a área será chapeada nas laterais e que ainda faltam as balsas que servirão de fundo. Solução: dois esquadrinhos de balsa (um de cada lado) para reforçar o local, só para minha paz interior....
[img:f492327e90]http://img34.imageshack.us/img34/8431/tremdepouso3.jpg[/img:f492327e90]
3.- visto por cima:
[img:f492327e90]http://img194.imageshack.us/img194/5467/tremdepouso4.jpg[/img:f492327e90]
4. - Trem de pouso em fibra de carbono fixado com parafusos transpassados e porcas auto travantes.
[img:f492327e90]http://img30.imageshack.us/img30/6053/tremdepouso5.jpg[/img:f492327e90]
[img:f492327e90]http://img189.imageshack.us/img189/2750/tremdepouso6.jpg[/img:f492327e90]
5. - Gosto de colar o suporte do trem de pouso com cola epoxi. Pode ser besteira mas é o que eu faço.....
[img:f492327e90]http://img198.imageshack.us/img198/945/tremdepouso7.jpg[/img:f492327e90]
Por hoje é só galera, até mais - Agente se "vê" no EVOO!!!!!
Depois de voltar do campo, e de uns “voozinhos” rápidos, trabalhei mais um pouquinho com madeira:
Suporte para a bequilha: pequeno pedacinho de compensado onde ela será parafusada. Colado com cola amarela.
[img:f492327e90]http://img188.imageshack.us/img188/9535/basedabequilha.jpg[/img:f492327e90]
Depois preparei o trem de pouso, pena que a bateria da furadeira "miou", se não postava fotos com as rodas.... Fica para depois.
1. - Entalhe na longarina para receber um compensado duro, e por dentro o “toquinho” tradicional de fixação do trem de pouso. O objetivo deste entalhe é que numa pancada mais forte o trem de pouso não entre para dentro da fuselagem.
[img:f492327e90]http://img192.imageshack.us/img192/5100/tremdepouso1.jpg[/img:f492327e90]
[img:f492327e90]http://img198.imageshack.us/img198/6199/tremdepouso2.jpg[/img:f492327e90]
2. - O entalhe me fez pensar que perdi muito da resistência naquelas longarinas. Apesar de que a área será chapeada nas laterais e que ainda faltam as balsas que servirão de fundo. Solução: dois esquadrinhos de balsa (um de cada lado) para reforçar o local, só para minha paz interior....
[img:f492327e90]http://img34.imageshack.us/img34/8431/tremdepouso3.jpg[/img:f492327e90]
3.- visto por cima:
[img:f492327e90]http://img194.imageshack.us/img194/5467/tremdepouso4.jpg[/img:f492327e90]
4. - Trem de pouso em fibra de carbono fixado com parafusos transpassados e porcas auto travantes.
[img:f492327e90]http://img30.imageshack.us/img30/6053/tremdepouso5.jpg[/img:f492327e90]
[img:f492327e90]http://img189.imageshack.us/img189/2750/tremdepouso6.jpg[/img:f492327e90]
5. - Gosto de colar o suporte do trem de pouso com cola epoxi. Pode ser besteira mas é o que eu faço.....
[img:f492327e90]http://img198.imageshack.us/img198/945/tremdepouso7.jpg[/img:f492327e90]
Por hoje é só galera, até mais - Agente se "vê" no EVOO!!!!!
Voltando aos poucos.....