Rhoevoo - O Treinador em Balsa do E-voo
- andreaeromodelismo
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Randal,
Ao ver segundo video percebi que o modelo possui um vôo bastante estável e capaz de realizar lopping de dorso, o que não é muito comum nos modelos treinadores devido a incidência de asa normalmente ser positiva... logo fiquei curioso para rever na sua contrução o ângulo de incidência da asa.
http://img189.imageshack.us/img189/2750/tremdepouso6.jpg
Olhando com mais detalhes na foto que mostra o trem de pouso, é possivel notar que você diminuiu a incidência de asa colocando uma certa curvatura negativa no berço da asa na fuselagem, o que deve ter deixado o ângulo de incidência praticamente zerado com o profundor. É isso mesmo? Teria alguma foto da lateral da fuselagem?
Abraços,
Caio
Ao ver segundo video percebi que o modelo possui um vôo bastante estável e capaz de realizar lopping de dorso, o que não é muito comum nos modelos treinadores devido a incidência de asa normalmente ser positiva... logo fiquei curioso para rever na sua contrução o ângulo de incidência da asa.
http://img189.imageshack.us/img189/2750/tremdepouso6.jpg
Olhando com mais detalhes na foto que mostra o trem de pouso, é possivel notar que você diminuiu a incidência de asa colocando uma certa curvatura negativa no berço da asa na fuselagem, o que deve ter deixado o ângulo de incidência praticamente zerado com o profundor. É isso mesmo? Teria alguma foto da lateral da fuselagem?
Abraços,
Caio
- Rho
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Caro caioect
A asa está com incidência de 1º positivo, segundo as projeções feitas pelo Ricardão no tunel de vento virtual. O berço em compensado foi feito para garantir isso, agora não posso dizer que a madeira fez exatamente o que era suposto que fizesse. Talvez a impressão fique da foto por se tratar de um perfil assimétrico mas com certa curvatura na parte de baixo.
Estabilizador zerado e parede de fogo era para estar com 1º negativo, mas depois do incidente com o bico durante a construção acredito que ficou zerada também (90°), então coloquei uma pequena arruela no canto superior esquedo do montante - como fiz no Telemaster - aparentemente tudo certo.
Como é motor demais - ainda poderia virar mais um pouquinho o motor para direita.
Quanto a autonomia não tenho como reclamar.
[b:0b33256461]Seguinte estas LIPOs novas suportam carga a 1C? ou melhor repsitar os 0,7C?[/b:0b33256461]
[b:0b33256461]Obrigado a todos pelos agradecimentos[/b:0b33256461], e Sapão parece que vou ter que construir um aeromodelo de aniversário para o meu filho mais velho (12 anos), mas isso não conta pois o modelo vai ser para ele :roll: !!!!!
A asa está com incidência de 1º positivo, segundo as projeções feitas pelo Ricardão no tunel de vento virtual. O berço em compensado foi feito para garantir isso, agora não posso dizer que a madeira fez exatamente o que era suposto que fizesse. Talvez a impressão fique da foto por se tratar de um perfil assimétrico mas com certa curvatura na parte de baixo.
Estabilizador zerado e parede de fogo era para estar com 1º negativo, mas depois do incidente com o bico durante a construção acredito que ficou zerada também (90°), então coloquei uma pequena arruela no canto superior esquedo do montante - como fiz no Telemaster - aparentemente tudo certo.
Como é motor demais - ainda poderia virar mais um pouquinho o motor para direita.
Quanto a autonomia não tenho como reclamar.
[b:0b33256461]Seguinte estas LIPOs novas suportam carga a 1C? ou melhor repsitar os 0,7C?[/b:0b33256461]
[b:0b33256461]Obrigado a todos pelos agradecimentos[/b:0b33256461], e Sapão parece que vou ter que construir um aeromodelo de aniversário para o meu filho mais velho (12 anos), mas isso não conta pois o modelo vai ser para ele :roll: !!!!!
Voltando aos poucos.....
- Elder
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[quote:5bc93f006b="Rho"]Caro caioect
A asa está com incidência de 1º positivo, segundo as projeções feitas pelo Ricardão no tunel de vento virtual. O berço em compensado foi feito para garantir isso, agora não posso dizer que a madeira fez exatamente o que era suposto que fizesse. Talvez a impressão fique da foto por se tratar de um perfil assimétrico mas com certa curvatura na parte de baixo.
Estabilizador zerado e parede de fogo era para estar com 1º negativo, mas depois do incidente com o bico durante a construção acredito que ficou zerada também (90°), então coloquei uma pequena arruela no canto superior esquedo do montante - como fiz no Telemaster - aparentemente tudo certo.
Como é motor demais - ainda poderia virar mais um pouquinho o motor para direita.
Quanto a autonomia não tenho como reclamar.
[b:5bc93f006b]Seguinte estas LIPOs novas suportam carga a 1C? ou melhor repsitar os 0,7C?[/b:5bc93f006b]
[b:5bc93f006b]Obrigado a todos pelos agradecimentos[/b:5bc93f006b], e Sapão parece que vou ter que construir um aeromodelo de aniversário para o meu filho mais velho (12 anos), mas isso não conta pois o modelo vai ser para ele :roll: !!!!![/quote:5bc93f006b]
Toda contruçao conta ! heheheh... Que modelo pretende fazer para o guri? Ele já voo o Rho e-voo? Ou o pai nao deixa? :twisted:
A asa está com incidência de 1º positivo, segundo as projeções feitas pelo Ricardão no tunel de vento virtual. O berço em compensado foi feito para garantir isso, agora não posso dizer que a madeira fez exatamente o que era suposto que fizesse. Talvez a impressão fique da foto por se tratar de um perfil assimétrico mas com certa curvatura na parte de baixo.
Estabilizador zerado e parede de fogo era para estar com 1º negativo, mas depois do incidente com o bico durante a construção acredito que ficou zerada também (90°), então coloquei uma pequena arruela no canto superior esquedo do montante - como fiz no Telemaster - aparentemente tudo certo.
Como é motor demais - ainda poderia virar mais um pouquinho o motor para direita.
Quanto a autonomia não tenho como reclamar.
[b:5bc93f006b]Seguinte estas LIPOs novas suportam carga a 1C? ou melhor repsitar os 0,7C?[/b:5bc93f006b]
[b:5bc93f006b]Obrigado a todos pelos agradecimentos[/b:5bc93f006b], e Sapão parece que vou ter que construir um aeromodelo de aniversário para o meu filho mais velho (12 anos), mas isso não conta pois o modelo vai ser para ele :roll: !!!!![/quote:5bc93f006b]
Toda contruçao conta ! heheheh... Que modelo pretende fazer para o guri? Ele já voo o Rho e-voo? Ou o pai nao deixa? :twisted:
Pouco a ver, caioect... a maioria dos modelos sem estabilidade lateral exagerada e com potência razoável consegue voar no dorso, independentemente do perfil da asa. Se não fosse assim, nenhum biplano da primeira guerra conseguiria voar no dorso.
O perfil da asa deve ser escolhido para garantir que a sustentação do modelo se iguale ao peso na velocidade que se deseja voar. Isso pode ser conseguido com um perfil curvo e pouca incidência ou com um perfil simétrico e alguma incidência - se o peso do modelo for muito grande e/ou a área da asa for muito pequena e/ou a velocidade for muito pequena, pode ser necessário muita incidência ou muita curvatura no perfil.
Nos casos em que se exagera no diedro, o modelo fica com mais estabilidade à rolagem que o necessário e fica impraticável mantê-lo no dorso.
Modelos feitos para voar a baixa velocidade precisam que a sustentação se iguale ao peso nessa velocidade e isso só se consegue com perfis mais curvos e/ou com muita incidência (ou com pouco peso); ao se tentar colocar o modelo invertido essa sustentação alta fica dirigida para o solo e precisa mover o nariz para cima de maneira que a se conseguir força para "anular" o peso, que vem da redução de sustentação causada pela diminuição de incidência e do motor apontando para cima - se for pouco motor, essa força acaba por não ser conseguida e o modelo não voa no dorso.
No caso do Rhoevoo, o perfil tem 1% de curvatura a 40% da corda, a incidência é 1º, o diedro é 2º, o motor tem mais empuxo que o peso do modelo e a velocidade de vôo é de 55 km/h com o peso final - tem tudo para voar em qualquer atitude. Exigiria muita habilidade devido à asa alta, porém esse modelo consegue até voar 3D.
O perfil da asa deve ser escolhido para garantir que a sustentação do modelo se iguale ao peso na velocidade que se deseja voar. Isso pode ser conseguido com um perfil curvo e pouca incidência ou com um perfil simétrico e alguma incidência - se o peso do modelo for muito grande e/ou a área da asa for muito pequena e/ou a velocidade for muito pequena, pode ser necessário muita incidência ou muita curvatura no perfil.
Nos casos em que se exagera no diedro, o modelo fica com mais estabilidade à rolagem que o necessário e fica impraticável mantê-lo no dorso.
Modelos feitos para voar a baixa velocidade precisam que a sustentação se iguale ao peso nessa velocidade e isso só se consegue com perfis mais curvos e/ou com muita incidência (ou com pouco peso); ao se tentar colocar o modelo invertido essa sustentação alta fica dirigida para o solo e precisa mover o nariz para cima de maneira que a se conseguir força para "anular" o peso, que vem da redução de sustentação causada pela diminuição de incidência e do motor apontando para cima - se for pouco motor, essa força acaba por não ser conseguida e o modelo não voa no dorso.
No caso do Rhoevoo, o perfil tem 1% de curvatura a 40% da corda, a incidência é 1º, o diedro é 2º, o motor tem mais empuxo que o peso do modelo e a velocidade de vôo é de 55 km/h com o peso final - tem tudo para voar em qualquer atitude. Exigiria muita habilidade devido à asa alta, porém esse modelo consegue até voar 3D.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Ricardão, Acho que você não entendeu! O que quiz dizer foi com relação a possibilidade de efetuar um looping no dorso como citei acima.
Como esse modelo possui 1% de curvatura, 1 grau de incidência, baixa carga allar e ainda potência de sobra, certamente fará um looping no dorso... alias será capaz de efetuar qualquer tipo de manobra.
Já modelos com incidência muito positiva e curvatura muito elevada, até podem manter o vôo no dorso, mas dificlmente conseguirão efetuar um looping no dorso.
Abraços,
Caio
Como esse modelo possui 1% de curvatura, 1 grau de incidência, baixa carga allar e ainda potência de sobra, certamente fará um looping no dorso... alias será capaz de efetuar qualquer tipo de manobra.
Já modelos com incidência muito positiva e curvatura muito elevada, até podem manter o vôo no dorso, mas dificlmente conseguirão efetuar um looping no dorso.
Abraços,
Caio