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Scout em balsa

Enviado: Qui Mai 21, 2009 9:33 pm
por nelson161
Estou montando o kit que acompanhava a coleção [i:f4a329a103]Escola de Aeromodelismo [/i:f4a329a103], do final da década de 90. Era sugerido um motor Mabuchi 540, pilhas NiCad e servos standard. Era a tecnologia daquela época (na europa), por isso ficou guardado.
Pretendo usar um E-max 2822
O kit é bem ruinzinho. As peças maiores são cortadas ao meio, as nervuras são de plástico e as rodas pesadas. As demais peças não tenho o que reclamar.
As nervuras pesam 45g. As novas que fiz, em balsa, pesam 5g.

[URL=http://img154.imageshack.us/my.php?image=fuselagem.jpg][img:f4a329a103]http://img154.imageshack.us/img154/4645/fuselagem.jpg[/img:f4a329a103][/URL]


[URL=http://img198.imageshack.us/my.php?image=leme.jpg][img:f4a329a103]http://img198.imageshack.us/img198/1076/leme.jpg[/img:f4a329a103][/URL]


[URL=http://img198.imageshack.us/my.php?image=fusmontada.jpg][img:f4a329a103]http://img198.imageshack.us/img198/8199/fusmontada.jpg[/img:f4a329a103][/URL]

Como podem ver, a fuselagem possui duas emendas e o profundor tem uma. Coloquei alguns reforços. Ficou bem resistente e ainda será revestido com Oracover.

É meu primeiro aeromodelo e estou aprendendo. Nos próximos tentarei fazer melhor.

Enviado: Qui Mai 21, 2009 10:00 pm
por DEVAL
Huauauau, achei que nunca ía ver essa construção por aqui.
Eu também fiz essa coleção na época. Cheguei a montar a fuseca e parei porque
não conseguia encontrar a eletronica para ele, além de ser bem cara.
Depois que conheci o Isopor (graças ao amigo Hudson), aí que deixei de lado
mesmo, e resolvi aproveitar a planta para construir um desse material.
Graças a essa coleção (revista), que foi a minha inicação no aeromoelismo.
A construção em balsa é muito bacana, mas o isopor ou depron é muito mais
pratico.

Vou acompanhar a sua construção, e quem sabe me animo a terminar o meu.
Só que vou utilizar todas as peças do kit, nem que seja para ficar de enfeite.

Abs

Enviado: Qui Mai 21, 2009 10:20 pm
por nelson161
Pois é, Deval.
Exatamente por isso é que ficou parado todos estes anos. Além de caro, era difícil de conseguir e não tinha rendimento. Eu sabia que algum dia teriam motores e baterias melhores.
Até pensei em montá-lo original, mas ficaria muito pesado.
Eu usei as nervuras de plástico como molde e reforçarei as emendas das longarinas das asas com malha de fibra de vidro. Na revista, diz que para usar aleiron deve-se mudar o ângulo do diedro. Bom, eu vou colocar aleiron e não vou alterar o ângulo.
Concordo que isopor e depron são mais práticos, mas eu gosto muito do acabamento da balsa.
Monte o seu. Faça duas asas, a original e outra em depron.

abraço

Enviado: Qui Mai 21, 2009 10:39 pm
por DEVAL
Oi Nelson,
Dá para manter o mesmo diedro ou até mesmo aumentar um pouco (pouquinho)
já que é o seu primeiro modelo, mas não tenha duvidas para colocar ailerons.
A fuseca de depron até pode ser, mas as asas prefiro fazer de isopor.
Já fiz tres Scout da mesma planta, são ótimos.

Seguem os links das construções:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=44327

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51746

Abs

Enviado: Qui Mai 21, 2009 11:07 pm
por nelson161
Gostei de seus modelos, Deval.
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
Lindo casal de filhos. Tenho duas meninas.
Valeu a dica.
Abraço

Enviado: Sex Mai 22, 2009 9:39 am
por Victor Stevan
Muito bom Nelson!
Já tem mais fotos ai da construção? Posta pra gente ver!! Qual o tamanho desse aero? Não sei porque, mas acho que um 2822 ficaria muita coisa para ele.
Pensei nesse combo aqui ó:
http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=83&products_id=462

Abraços!

Enviado: Sex Mai 22, 2009 12:25 pm
por nelson161
Oi Victor.

Até que tem mais algumas fotos, mas nada que acrescente alguma coisa.
Ele é de tamanho médio. Tem 1,25m de envergadura.
O motor não definí, ainda. Primeiro quero pesá-lo. Acho que o 2822 servirá para ele, quero botar uma LiPo maior, para aumentar a autonomia.
Acho que pegarei este combo para montar um Snowball. Valeu a dica.

Abraço.

Enviado: Sex Mai 22, 2009 12:26 pm
por LaercioLMB
ótimos cortes mas acho particularmente que essas emendas na balsa não são boas, isso agrega peso de cola entre elas e ainda peso do reforço o que não seria necessário se fosse uma peça inteira deixando ela muito mais resistente do que com emendas.
Avião não foi feito para cair mas quando acontece quanto menos estragos melhor.

Enviado: Sex Mai 22, 2009 1:32 pm
por nelson161
Concordo, Laercio. É que este kit já veio assim, eram fascículos. Quanto ao peso da cola, não vejo muito acréscimo e o reforço do conjunto de cauda é do mesmo material e expessura.Minha maior bronca é a resistência. Tanto que nas longarinas das asas, estou reforçando com malha de fibra de vidro.
Só nas nervuras das asas já reduzí 40g. Acho que estou "no lucro".
Vale a experiência em construção. Até aí, só fazia barcos estáticos onde não importava o peso.
Estou aprendendo muito. O próximo que pretendo fazer será bem mais leve e sem emendas.

Enviado: Sex Mai 22, 2009 9:39 pm
por nelson161
Agora que ia iniciar a construção das asas, me deparei com um problema.
Como no projeto original não usa aleiron e pretendo colocá-lo, terei que modificar um pouco as nervuras para colocar uma longarina para acabamento e aí fixar o aleiron. Pelo visto, esta alteração é viável.

Agora, minha dúvida: A envergadura de cada semi-asa é 62cm. O aleiron pode ter sómente a metade do comprimento da semi-asa? No caso, 31 cm de cada lado e sómente 3cm de largura? O comando ficaria muito lento? Ou pelo menos, daria comando? Ele pode ficar na metade mais próxima à fuselagem, ou terá que ficar na segunda metade? É para facilitar a mecânica do servo.

Agradeço a colaboração dos colegas mais experientes. Colocando que, pretendo usar o material fornecido no kit.