Tucano T27 balsa, 1,4m. (1° voo)
[quote:cb8f495825="Mac2"][quote:cb8f495825="A_Almeida"]Realmente Marcos, vou editar, estou usando um 3542,o calculo de empuxo estático é de 2080g, mas o motor aquece um pouco, fiz o teste de ciclo da bateria com modelo preso acelerando 80% e chegou a cheirar queimado, mas nada de escurecer o filamento do motor (pelo menos!!!).
O problema é que o tempo de voo tanto calculado como ensaiado não vai nem chegar aos 5min, se jogar bateria maior vai ficar ainda mais pesado, por isso pra inicio vou ficar nessa configuração mesmo até achar outro melhor casamento motor x bateira x hélice que me permita voar pelo menos uns 8 minutos.
Abrçs[/quote:cb8f495825]
Talvez um 3548 de 1100 KV, você agregaria pouco peso ao modelo e com a bateria 3S poderia colocar uma hélice 12x6 e baixar bem o consumo...
[url]http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=74[/url]
[img:cb8f495825]http://www.bungymania.com/imageshome/motors/m74.jpg[/img:cb8f495825]
Abs
Marco Aurelio[/quote:cb8f495825]
Estou estudando a possibilidade de usar esse motor, como ele estava em falta na hobbyking planejei meu primeiro voo com o motor que estou mesmo e dependendo do resultado decido se compro ou não esse motor, creio que com o meu novo esc de 60 nao terei problemas com ele.
Valeu pela dica
Abs
O problema é que o tempo de voo tanto calculado como ensaiado não vai nem chegar aos 5min, se jogar bateria maior vai ficar ainda mais pesado, por isso pra inicio vou ficar nessa configuração mesmo até achar outro melhor casamento motor x bateira x hélice que me permita voar pelo menos uns 8 minutos.
Abrçs[/quote:cb8f495825]
Talvez um 3548 de 1100 KV, você agregaria pouco peso ao modelo e com a bateria 3S poderia colocar uma hélice 12x6 e baixar bem o consumo...
[url]http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=74[/url]
[img:cb8f495825]http://www.bungymania.com/imageshome/motors/m74.jpg[/img:cb8f495825]
Abs
Marco Aurelio[/quote:cb8f495825]
Estou estudando a possibilidade de usar esse motor, como ele estava em falta na hobbyking planejei meu primeiro voo com o motor que estou mesmo e dependendo do resultado decido se compro ou não esse motor, creio que com o meu novo esc de 60 nao terei problemas com ele.
Valeu pela dica
Abs
[quote:de56d942e5="A_Almeida"]Estou estudando a possibilidade de usar esse motor, como ele estava em falta na hobbyking planejei meu primeiro voo com o motor que estou mesmo e dependendo do resultado decido se compro ou não esse motor, creio que com o meu novo esc de 60 nao terei problemas com ele.
Valeu pela dica
Abs[/quote:de56d942e5]
A_Almeida,
Acredito que a HK não disponibilize mais estes motores. Pelo qeu tenho acompanhado eles deverão focar na linha EasyMarch e na NTM.
Uma opção um pouco mais cara, porem mais eficiente seria o emax 2826/6, um pouco mais pesado, mas bem mais economico que o 3548
[url]http://www.himodel.com/electric/EMAX_850KV_Outrunner_Brushless_Motor_for_2_to_3.2kg_Airplane_Type_BL2826.html[/url]
Abs
Marco Aurelio
Valeu pela dica
Abs[/quote:de56d942e5]
A_Almeida,
Acredito que a HK não disponibilize mais estes motores. Pelo qeu tenho acompanhado eles deverão focar na linha EasyMarch e na NTM.
Uma opção um pouco mais cara, porem mais eficiente seria o emax 2826/6, um pouco mais pesado, mas bem mais economico que o 3548
[url]http://www.himodel.com/electric/EMAX_850KV_Outrunner_Brushless_Motor_for_2_to_3.2kg_Airplane_Type_BL2826.html[/url]
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
[quote:793441f148="Mac2"][quote:793441f148="A_Almeida"]Estou estudando a possibilidade de usar esse motor, como ele estava em falta na hobbyking planejei meu primeiro voo com o motor que estou mesmo e dependendo do resultado decido se compro ou não esse motor, creio que com o meu novo esc de 60 nao terei problemas com ele.
Valeu pela dica
Abs[/quote:793441f148]
A_Almeida,
Acredito que a HK não disponibilize mais estes motores. Pelo qeu tenho acompanhado eles deverão focar na linha EasyMarch e na NTM.
Uma opção um pouco mais cara, porem mais eficiente seria o emax 2826/6, um pouco mais pesado, mas bem mais economico que o 3548
[url]http://www.himodel.com/electric/EMAX_850KV_Outrunner_Brushless_Motor_for_2_to_3.2kg_Airplane_Type_BL2826.html[/url]
Abs
Marco Aurelio[/quote:793441f148]
Fiz os calculos, esse motor tem kv muito baixo, necessitaria de mudar para 4s, tarde demais pra quem já comprou 8 baterias 3s de 4000mah, o jeito é esperar o turnigy 3548 de 1100, esse com helice de 13x4 vai dar 2200g de empuxo, ou seja, 1 pra 1, mas com mais confiabilidade e sem torrar o enrolamento. Fiz todos os calculos usando o drive calc.
Abs
Valeu pela dica
Abs[/quote:793441f148]
A_Almeida,
Acredito que a HK não disponibilize mais estes motores. Pelo qeu tenho acompanhado eles deverão focar na linha EasyMarch e na NTM.
Uma opção um pouco mais cara, porem mais eficiente seria o emax 2826/6, um pouco mais pesado, mas bem mais economico que o 3548
[url]http://www.himodel.com/electric/EMAX_850KV_Outrunner_Brushless_Motor_for_2_to_3.2kg_Airplane_Type_BL2826.html[/url]
Abs
Marco Aurelio[/quote:793441f148]
Fiz os calculos, esse motor tem kv muito baixo, necessitaria de mudar para 4s, tarde demais pra quem já comprou 8 baterias 3s de 4000mah, o jeito é esperar o turnigy 3548 de 1100, esse com helice de 13x4 vai dar 2200g de empuxo, ou seja, 1 pra 1, mas com mais confiabilidade e sem torrar o enrolamento. Fiz todos os calculos usando o drive calc.
Abs
[quote:7b66717189="A_Almeida"]Fiz os calculos, esse motor tem kv muito baixo, necessitaria de mudar para 4s, tarde demais pra quem já comprou 8 baterias 3s de 4000mah, o jeito é esperar o turnigy 3548 de 1100, esse com helice de 13x4 vai dar 2200g de empuxo, ou seja, 1 pra 1, mas com mais confiabilidade e sem torrar o enrolamento. Fiz todos os calculos usando o drive calc.
Abs[/quote:7b66717189]
Bom, vamos aguardar o motor e o voo do menino. Tenho um motor 2826 com pack life 4S (um pouco mais forte apenas que a LiPo 3S) e está dando 2,2 kg de empuxo com uma hélice APC 13x6,5
Abs
Marco Aurelio
Abs[/quote:7b66717189]
Bom, vamos aguardar o motor e o voo do menino. Tenho um motor 2826 com pack life 4S (um pouco mais forte apenas que a LiPo 3S) e está dando 2,2 kg de empuxo com uma hélice APC 13x6,5
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
[quote:1835e8ce12="Mac2"][quote:1835e8ce12="A_Almeida"]Fiz os calculos, esse motor tem kv muito baixo, necessitaria de mudar para 4s, tarde demais pra quem já comprou 8 baterias 3s de 4000mah, o jeito é esperar o turnigy 3548 de 1100, esse com helice de 13x4 vai dar 2200g de empuxo, ou seja, 1 pra 1, mas com mais confiabilidade e sem torrar o enrolamento. Fiz todos os calculos usando o drive calc.
Abs[/quote:1835e8ce12]
Bom, vamos aguardar o motor e o voo do menino. Tenho um motor 2826 com pack life 4S (um pouco mais forte apenas que a LiPo 3S) e está dando 2,2 kg de empuxo com uma hélice APC 13x6,5
Abs
Marco Aurelio[/quote:1835e8ce12]
To pensando em fazer um primeiro voo rapido com esse motor mesmo, mas tem que ser cronometrado, full power na decolagem, em 40 segundos reduz pra uns 70% e tenta continuar voando, estaticamente nessa condição o motor aguentou, ontem medi o empuxo máximo na pratica e consegui um pico de 2190g, acho que voar bem voa, o problema é que no regime máximo de potencia o motor começa a exalar o cheiro de esmalte queimado do enrolamento.
Abs[/quote:1835e8ce12]
Bom, vamos aguardar o motor e o voo do menino. Tenho um motor 2826 com pack life 4S (um pouco mais forte apenas que a LiPo 3S) e está dando 2,2 kg de empuxo com uma hélice APC 13x6,5
Abs
Marco Aurelio[/quote:1835e8ce12]
To pensando em fazer um primeiro voo rapido com esse motor mesmo, mas tem que ser cronometrado, full power na decolagem, em 40 segundos reduz pra uns 70% e tenta continuar voando, estaticamente nessa condição o motor aguentou, ontem medi o empuxo máximo na pratica e consegui um pico de 2190g, acho que voar bem voa, o problema é que no regime máximo de potencia o motor começa a exalar o cheiro de esmalte queimado do enrolamento.
Primeiro voo.
Demorou mas aconteceu:
[yt]dcZKncTk1eU[/yt]
Infelizmente coincidiu com o fim do modelo também, não planejo reformá-lo nem construir outro igual.
Eu poderia ter desistido do voo por causa do excesso de vento ou por precaução ter feito uma aproximação mais prudente calçado no motor, mas enfim o nervosismo aliado à baixa autonomia do modelo (não deu tempo de acostumar com suas caracteristicas de voo, pois a bateria durava só 5min), errei e o aero despencou de uns 15m totalmente estolado (o peso ajudou bastante), minha esposa que estava filmando parou o filme antes da tentativa (mau sucedida) de pouso.
[yt]dcZKncTk1eU[/yt]
Infelizmente coincidiu com o fim do modelo também, não planejo reformá-lo nem construir outro igual.
Eu poderia ter desistido do voo por causa do excesso de vento ou por precaução ter feito uma aproximação mais prudente calçado no motor, mas enfim o nervosismo aliado à baixa autonomia do modelo (não deu tempo de acostumar com suas caracteristicas de voo, pois a bateria durava só 5min), errei e o aero despencou de uns 15m totalmente estolado (o peso ajudou bastante), minha esposa que estava filmando parou o filme antes da tentativa (mau sucedida) de pouso.
- benites
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
- Localização: São Paulo - SP
Que pena...o modelo estava lindo de mais....é horrível quando isso acontece ...mas faz parte da brincadeira....
Acho que você estava claramente muito nervoso...era melhor ter abortado o voo e escolher um dia melhor ...com menos vento e mais calmo...eu já fiz isso algumas vezes....bateu um certo nervoso e a vontade de voar era grande...mas guardei tudo e escolhi um outro dia.t....em que prestar atenção nos sinais ....
Mas agora não adianta ficar questionando muito...bola para frente ....
Acho que você estava claramente muito nervoso...era melhor ter abortado o voo e escolher um dia melhor ...com menos vento e mais calmo...eu já fiz isso algumas vezes....bateu um certo nervoso e a vontade de voar era grande...mas guardei tudo e escolhi um outro dia.t....em que prestar atenção nos sinais ....
Mas agora não adianta ficar questionando muito...bola para frente ....
A_Almeida,
Primeiramente parabéns pela construção e pela coragem de colocar o modelo para cima. O lugar deles não é aqui embaixo.
Uma pena o acontecido, porém, como você mesmo disse, o maior valor desta sua empreitada foi o conhecimento que adquiriu ao montar o modelo. Que venham muitos outros, melhores e mais bonitos.
Gostei da forma como fez o Cowl (carenagem). Seu tópico assanhou as "lombrigas" e estou me organizando para terminar a construção do meu. Se você tiver, poderia me passar a técnica e a forma como fez a carenagem. Estou pensando seriamente em fazer um cowl novo, pois o que fiz não ficou a contento.
Abs e bola pra frente
Marco Aurelio
Primeiramente parabéns pela construção e pela coragem de colocar o modelo para cima. O lugar deles não é aqui embaixo.
Uma pena o acontecido, porém, como você mesmo disse, o maior valor desta sua empreitada foi o conhecimento que adquiriu ao montar o modelo. Que venham muitos outros, melhores e mais bonitos.
Gostei da forma como fez o Cowl (carenagem). Seu tópico assanhou as "lombrigas" e estou me organizando para terminar a construção do meu. Se você tiver, poderia me passar a técnica e a forma como fez a carenagem. Estou pensando seriamente em fazer um cowl novo, pois o que fiz não ficou a contento.
Abs e bola pra frente
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Benites, valeu pelo apoio, realmente os sinais não estavam bons no dia, ventando muito e muita bagunça no local de voo, mas como sai de casa pronto pra voar e como o modelo já faz mais de 1 ano que esta pronto pra voar na prateleira resolvi arriscar mesmo. Foi frustrante, mas pelo menos a eletrônica ficou inteira, abriu espaço para outro aero na prateleira.rsss.
Marco, no final acabei usando o motor que vc sugeriu e ficou ótimo, puxou muito bem o modelo. Faltou mesmo foi calma.
Quanto ao cowl eu fiz em fibra de vidro construindo molde, eu não recomendaria esse processo pelo trabalho que deu, tanto que no meu ultimo aero construido usei o método da garrafa pet e ficou tão bom quanto e bem mais leve, o segredo é o acabamento do plugue (modelo que vc vai usar ou para tirar o molde de fibra ou para conformar o pet sobre ele), se vc caprichar no acabamento desse plugue e lixar bem até não sobrar nenhuma "celulite" ele vai ficar bem tanto para um molde em fibra quanto para vacuum form ou garrafa pet. Se tiver mais dúvidas ou fotos do molde te mando por MP.
Abraços
Marco, no final acabei usando o motor que vc sugeriu e ficou ótimo, puxou muito bem o modelo. Faltou mesmo foi calma.
Quanto ao cowl eu fiz em fibra de vidro construindo molde, eu não recomendaria esse processo pelo trabalho que deu, tanto que no meu ultimo aero construido usei o método da garrafa pet e ficou tão bom quanto e bem mais leve, o segredo é o acabamento do plugue (modelo que vc vai usar ou para tirar o molde de fibra ou para conformar o pet sobre ele), se vc caprichar no acabamento desse plugue e lixar bem até não sobrar nenhuma "celulite" ele vai ficar bem tanto para um molde em fibra quanto para vacuum form ou garrafa pet. Se tiver mais dúvidas ou fotos do molde te mando por MP.
Abraços
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- membro
- Mensagens: 85
- Registrado em: Seg Nov 15, 2010 1:25 pm
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O meu tambem caiu no dia da estreia, ate cheguei a imprimir outra planta pra fazer outro, mas nao animei, muito trabalho, o meu ficou com um peso bom, e apresentou os mesmos problemas do seu, só que estolou em linha reta com 70% de motor, apos a trimagem o modelo ficou um doce, mas quando fui fazer uma aproximaçao entrou em parafuso e caiu....
A ultima foto dele antes da estreia foi essa...
[img:815ba91f01]http://imageshack.us/a/img708/3154/27000452580981409610820.jpg[/img:815ba91f01]
A ultima foto dele antes da estreia foi essa...
[img:815ba91f01]http://imageshack.us/a/img708/3154/27000452580981409610820.jpg[/img:815ba91f01]