Meu 2º aero: Zagi 90cm (video)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
fuzileiro
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 8:47 am
Localização: Distrito Federal

Meu 2º aero: Zagi 90cm (video)

Mensagem por fuzileiro »

Galera, Essa é minha 2º construção: uma zagi de 90cm. Meu primeiro aero foi um extra de 1m isopor. Se alguém quiser ver a construção, segue o link:
[url]http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=616731&sid=bebdde18f4fe5793618de696395002a7[/url]

Bem, a zagi que estou montando, comprei o a fuselagem no ML. paguei 48,00 + frete. Veio a fuse + fibra de vidro para longarinas + ailerons em balsa e os wiglets.

Materiais usados:

- A fuselagem em isopor (90cm de envergadura);
- Longarina de fibra de vidro de 2mm (+- 1,5m);
- Cola para isopor (aquelas de 2 reais);
- Epoxi;
- Lixa fina;
- 2 Horns;
- 1 Raio fino de bicicleta (para a linkagem);
- 1 pedaço de carcaça de embalagem de amaciante (para a tampa da bateria);
- 1 adaptador com rosca (não sei o nome da peça, comprei em lojas de construção - para servir como montante do motor);
- 6 dobradiças (para os ailerons - pode ser com durex também);
- +- 10cm de fio padrão futaba (fiz uma emenda em um dos servos para ficar mais afastado).

Opcional:
- Fiz um teste, com aquela massa da renner (massa tapa tudo) para ver como ficaria o acabamento.




A eletrônica é a seguinte:

Combo motor emax 2812 + esc 25A + Hélice 8x4 HD GWS;
2 servos 9gr (daqueles da hobbycity);
1 Mixer (meu rádio não tem a função);
1 receptor sintetizado corona de 4 canais (hobbycity);
Bateria flightmax 2200mAh 3s 11.1v.

Utilizei a ajuda de alguns tutoriais já postados aqui no e-voo e o manual do link abaixo:
http://www.e-voo.com/manual/
Anexos
DSC09751.JPG
DSC09751.JPG (31.45 KiB) Exibido 11770 vezes
Avatar do usuário
fuzileiro
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 8:47 am
Localização: Distrito Federal

Mensagem por fuzileiro »

Colando as asas. Usei 95% de cola para isopor (aquelas simples, de 2 reais) e uns dois pingos de epoxi 5 min para não deixar as asas se moverem durante a secagem.

Tem uma técnica legal que aprendi com meus "mestres" (Bian e Harlan). Passa-se uma fina camada de cola de isopor nas duas partes a serem coladas (lixar antes), retira-se todo o excesso com um cartão telefônico ou algo do tipo,que sirva como espátula. deixe secar uns 8 a 10 minutos até ficar pegajoso. Dei os dois pingos de epoxi, no centro, perto das extremidades. Junta-se as partes, fixando por alguns minutos. Ai é só deixar secar (no meu caso colei à noite e só mexi no dia seguinte).
Anexos
Colagem das asas
Colagem das asas
DSC09754.JPG (38.17 KiB) Exibido 11766 vezes
Avatar do usuário
thi_cesar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Localização: Mauá - SP

Mensagem por thi_cesar »

Tá tudo indo muito bem.....

Só trocaria a helice 8x4 por uma menor...... tipo 6x4 que muito melhor..... se for usar motor mais na casquinha pode colocar um 7x6 APC que vai muito bem, só que se ficar com motor todo direto o motor vai esquentar bastante e pode até queimar.....

Abraço.

Thiago
Avatar do usuário
Rafael Baldin
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 2:38 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rafael Baldin »

[quote:164356e5a5="thi_cesar"]Tá tudo indo muito bem.....

Só trocaria a helice 8x4 por uma menor...... tipo 6x4 que muito melhor..... se for usar motor mais na casquinha pode colocar um 7x6 APC que vai muito bem, só que se ficar com motor todo direto o motor vai esquentar bastante e pode até queimar.....

Abraço.

Thiago[/quote:164356e5a5]

Uso a 7x6 APC no meu 2812 e nem chega a esquentar...

A melhor hélice pro 2812 é a 7x6 APC pode usar sem medo.

Abraços.
Oriole - Buster - Slow Stick - Scout - Zagi 100cm - Pylon Race - Extra 300 Hyperion Red Shark - Katana EP TWM - Shock Flyer Diablo
Avatar do usuário
Fernando Huppes
membro
Mensagens: 1169
Registrado em: Ter Ago 04, 2009 11:14 pm
Localização: Planaltina-DF

Mensagem por Fernando Huppes »

Ta ficando legal cara...
fds leva ela no morro...
Avatar do usuário
fuzileiro
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 8:47 am
Localização: Distrito Federal

Mensagem por fuzileiro »

Valeu galera.. Testarei sim essa 7x6 APC...
Avatar do usuário
fuzileiro
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 8:47 am
Localização: Distrito Federal

Mensagem por fuzileiro »

Fixação do Motor ao montante e colagem na asa. Aqui, conforme disse acima, não sei o nome da peça. Quem souber e quiser postar aqui, agradeço. Bem, fiz a fixação da seguinte forma:

- passei CA (superbond mesmo) em volta de toda a base da borda onde receberia o anel do motor, fixei o anel e parafuse na "força bruta mesmo". O parafuso criou a rosca. Só tomar o cuidado para rosquear reto, pois como o adaptador azul não é muito grosso, o parafuso pode vazar para dentro (no meu caso foram todos ok.

- Peguei uma faca, e fiz uns cortes na parte que iria na fuselagem para a cola (aqui foi epoxi pura mesmo) fixasse melhor. na ponta (que é oca), coloquei uma bolinha de isopor um pouco para dentro para evitar que a cola escorresse até o motor.

- Atentar para a angulação do motor. No meu caso eu deixei-o reto. e como o adaptador que eu comprei estava um pouquinho torto para o lado, já fez aquela entortadinha que os motores tem para o lado hehehe.
Anexos
DSC09768.JPG
DSC09768.JPG (27.01 KiB) Exibido 11716 vezes
DSC09766.JPG
DSC09766.JPG (39.11 KiB) Exibido 11717 vezes
Avatar do usuário
fuzileiro
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 8:47 am
Localização: Distrito Federal

Mensagem por fuzileiro »

..
Anexos
DSC09772.JPG
DSC09772.JPG (35.08 KiB) Exibido 11715 vezes
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

Propsaver em aero pusher? precisa?
Avatar do usuário
fuzileiro
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 8:47 am
Localização: Distrito Federal

Mensagem por fuzileiro »

Precisa... sou iniciante em aeromodelismo e ainda não me sinto seguro para usar parafusado ehheheh...
Responder