Demoiselle do nosso Santos=Dumont - novidades!
- Pedro Prado
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- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
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[quote:5f14d17144="Pedro Prado"][quote:5f14d17144="NORTON"]Caro Pedro,
Poderia descrever a confecção do tanque de combustível em latão, achei perfeito o trabalho de solda, é estanho ou solda prata?
Parabéns pelo trabalho impecável, estou acompanhando de perto.
Abraços,
Norton[/quote:5f14d17144]
Oi Norton, tudo bem? Eu comprei um pedaço de folha de cobre na Casa da Bóia, com 0.5 mm de espessura, aí moldei a forma em cima de pedaço de madeira, (usei solda normal de estanho mesmo). O truque é passar a solda antes nas partes que vão ser grudadas (passar a pastinha Best antes) Aí com as peças no lugar certo, com a madeira por baixo só para ajudar e segurar, é só passar o ferro de solda que gruda tudo. Depois é só lixar as soldas com lixa d’água e polir com Brasso, lavar bem com detergente, secar e envernizar com Colorgin brilhante. Um abraço, Pedro.[/quote:5f14d17144]
Caro Pedro,
Muito obrigado pela aula em metal, ficou impecável sua réplica !
Como complemento de eu espatacular trabalho, sugiro um cuidadoso traalho de envelhecimento com aerógrafo na entelagem e em partes específicas de seu modelo, desta forma em minha humilde opinião ficará perfeito.
Abraços,
Norton
Poderia descrever a confecção do tanque de combustível em latão, achei perfeito o trabalho de solda, é estanho ou solda prata?
Parabéns pelo trabalho impecável, estou acompanhando de perto.
Abraços,
Norton[/quote:5f14d17144]
Oi Norton, tudo bem? Eu comprei um pedaço de folha de cobre na Casa da Bóia, com 0.5 mm de espessura, aí moldei a forma em cima de pedaço de madeira, (usei solda normal de estanho mesmo). O truque é passar a solda antes nas partes que vão ser grudadas (passar a pastinha Best antes) Aí com as peças no lugar certo, com a madeira por baixo só para ajudar e segurar, é só passar o ferro de solda que gruda tudo. Depois é só lixar as soldas com lixa d’água e polir com Brasso, lavar bem com detergente, secar e envernizar com Colorgin brilhante. Um abraço, Pedro.[/quote:5f14d17144]
Caro Pedro,
Muito obrigado pela aula em metal, ficou impecável sua réplica !
Como complemento de eu espatacular trabalho, sugiro um cuidadoso traalho de envelhecimento com aerógrafo na entelagem e em partes específicas de seu modelo, desta forma em minha humilde opinião ficará perfeito.
Abraços,
Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
- iggo_Malcher
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- Registrado em: Dom Set 06, 2009 11:53 pm
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- iggo_Malcher
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- david loos
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- Rafael P....
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- Pedro Prado
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[quote:8649d36ce4="david loos"]perfeito!
eu só tenho uma curiosidade, o que são as varetas imitanto bambú?
abraço![/quote:8649d36ce4]
Oi David, tudo bom? São de bambu mesmo, comprei lá na Leroy-Merlin, na seção de jardinagem, tem de todos os tamanhos, o problema é que os caras da loja devem ter achado que eu era meio [u:8649d36ce4]esquisito[/u:8649d36ce4], por que eu fiquei duas horas escolhendo os bambus certos, porque o de cima tem que ser um pouco mais grosso que os de baixo, e para seguir a escala, o de cima era de 2 polegadas ficando então com 1.25cm mais ou menos, (escala 1/4). E a distância entre os nós (o espaçamento) devem ser o menor possível, para melhor imitar o grande original.
É... os caras da loja tinham razão quanto ao “esquisito”, hehehe! Abs. Pedro
Notem as cordinhas de piano enroladas entre cada nó, que dão rigidez ao bambu, procedimento este desenvolvido pelo nosso S=D e também foi a primeira vez que se usou cordas de piano na aviação, procedimento muito comum depois na época.
[URL=http://img214.imageshack.us/i/demoisellebambusis.jpg/][img:8649d36ce4]http://img214.imageshack.us/img214/7121/demoisellebambusis.jpg[/img:8649d36ce4][/URL]
eu só tenho uma curiosidade, o que são as varetas imitanto bambú?
abraço![/quote:8649d36ce4]
Oi David, tudo bom? São de bambu mesmo, comprei lá na Leroy-Merlin, na seção de jardinagem, tem de todos os tamanhos, o problema é que os caras da loja devem ter achado que eu era meio [u:8649d36ce4]esquisito[/u:8649d36ce4], por que eu fiquei duas horas escolhendo os bambus certos, porque o de cima tem que ser um pouco mais grosso que os de baixo, e para seguir a escala, o de cima era de 2 polegadas ficando então com 1.25cm mais ou menos, (escala 1/4). E a distância entre os nós (o espaçamento) devem ser o menor possível, para melhor imitar o grande original.
É... os caras da loja tinham razão quanto ao “esquisito”, hehehe! Abs. Pedro
Notem as cordinhas de piano enroladas entre cada nó, que dão rigidez ao bambu, procedimento este desenvolvido pelo nosso S=D e também foi a primeira vez que se usou cordas de piano na aviação, procedimento muito comum depois na época.
[URL=http://img214.imageshack.us/i/demoisellebambusis.jpg/][img:8649d36ce4]http://img214.imageshack.us/img214/7121/demoisellebambusis.jpg[/img:8649d36ce4][/URL]
- Pedro Prado
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Este motor de dois cilindros opostos foi projetado pelo próprio S=D, tinha 30 HP e era refrigerado a água, o carburador foi torneado pelo nosso amigo, exímio torneiro-mecânico/arquiteto/aero-nautimodelista Zé Henrique. O carburador ficava em posição estratégica para que se pudesse “carburar” de dentro da aeronave, notem a “borboleta da agulha”. Não sei se era possível carburar em vôo. Abs. Pedro
[URL=http://img402.imageshack.us/i/demoisellecarburadoris.jpg/][img:b62f93fceb]http://img402.imageshack.us/img402/1773/demoisellecarburadoris.jpg[/img:b62f93fceb][/URL]
[URL=http://img402.imageshack.us/i/demoisellecarburadoris.jpg/][img:b62f93fceb]http://img402.imageshack.us/img402/1773/demoisellecarburadoris.jpg[/img:b62f93fceb][/URL]