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Enviado: Qui Fev 04, 2010 11:23 pm
por Pedro Prado
A Demoiselle, também conhecida como Libéllule (a tradução de “demoiselle’ é senhorita, mas a libélula também é chamada de demoiselle), foi o melhor modelo de avião criado pelo aviador brasileiro Santos Dumont. O primeiro modelo voou em 1907, sendo desenvolvido até 1909. As Demoiselles foram os menores e mais baratos aviões de sua época. A intenção de Santos Dumont era que essas aeronaves fossem fabricadas em larga escala e com isso popularizar a aviação. Como o inventor disponibilizava os planos a quem se interessasse, Demoiselles foram fabricadas por diferentes oficinas.

Foi em novembro de 1907 que o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont concebeu a Demoiselle, uma avioneta de apenas 56 quilogramas, considerada o primeiro ultraleve do mundo. Com esse aparelho ele fez vôos de menos de 200 metros em Saint-Cyr (Paris, França).

Santos Dumont construiu ao todo nove Demoiselles. A Demoiselle II é de dezembro de 1907, e se caracterizava por possuir duas hélices de seda em armação de alumínio. Devido a problemas com a corrente que ligava as hélices, a aeronave nunca voou.

[URL=http://img205.imageshack.us/i/57demoiselle.gif/][img:f45f28b626]http://img205.imageshack.us/img205/9761/57demoiselle.gif[/img:f45f28b626][/URL]

A Demoiselle III, terminada em novembro de 1908, caracterizou-se por possuir um motor Antoinette de 25 cavalos-vapor ligado a um sistema de correias que acionava uma hélice de seda. Várias tentativas de vôo com a Demoiselle III foram feitas por Santos Dumont no dia 17 desse mês em Saint-Cyr, mas o aparelho não logrou decolar.

Só em 1909 Santos Dumont produziu um avião capaz de voar quilômetros, a Demoiselle IV, com motor Dutheil-Chalmers de 18 cavalos-vapor e asas arqueadas, que produziam bastante sustentação. No primeiro teste, feito no dia 9 de março, o ultraleve caiu logo após a decolagem e ficou com uma das rodas despedaçada, mas o aeronauta não se feriu. No dia 8 de abril, com a aeronave já reparada, ele realizou um vôo de 2.500 metros a 20 de altura. A Demoiselle V, que voou no dia 28 de junho, resultou de simplificações desse aparelho.

Em setembro Santos Dumont adaptou à avioneta um motor Darracq de 30 cavalos-vapor e enrolou os tubos do radiador em torno das asas, criando a Demoiselle VI. Foi nesse aparelho que ele fez os seus mais duradouros e extraordinários vôos em avião. No dia 13 daquele mês voou em 5 minutos os 8 quilômetros que separam Saint-Cyr de Buc, numa média de 96 km/h, velocidade inédita para um veículo aéreo. No dia consecutivo fez o vôo em caminho inverso, levando dessa vez 12 minutos em razão do vento contrário. No dia 15, em Saint-Cyr, quebrou o recorde mundial de saída, com uma decolagem de 70 metros, cronometrada em 6,25 segundos.[4] No dia 16 bateu o próprio recorde, decolando em 60 metros, e aproveitou a bela saída para fazer um vôo de 10 minutos e 27 segundos. Pouco depois se elevou novamente, carregando agora um peso morto de 20 quilogramas. O peso, ao contrário do que se esperava, não atrapalhou as manobras, e ao ser solto perante um público entusiasmado de cerca de três mil pessoas, causou tensão entre os espectadores, que temeram ver a delicada avioneta capotar em pleno ar. O aparelho, porém, prosseguiu a sua trajetória com perfeita harmonia e graça, aterrissando 2 minutos mais tarde perto do hangar de Saint-Cyr. No dia 17 o aviador partiu de Saint-Cyr duas vezes na Demoiselle VI, às 15h e às 17h30min, quando tomou a direção de Rambouillet. 18 quilômetros e 16 minutos depois pousou em Wideville, no Castelo d’Aion, pertencente ao Conde de Galard, onde foi acolhido e convidado a jantar e a dormir. Na manhã do dia 18 o avião foi desmontado por três mecânicos de Dumont e levado num carro de volta ao hangar.
A remontagem durou 50 minutos, sendo assistida por várias pessoas. Às 17h, porém, um terrível temporal teve início. Houve debandada. Já os que corajosamente aguardaram o término do aguaceiro foram recompensados com uma sensacional exibição aérea de Santos Dumont: tomando emprestado o lenço de um jornalista, o aviador montou na Demoiselle VI e decolou. Com os braços erguidos e segurando um lenço em cada mão (um dele próprio e o outro do jornalista), sobrevoou o público presente. Seus dedos então se abriram, e os lenços caíram suavemente ao chão. O jornalista recolheu o seu, enquanto que o de Santos Dumont foi avidamente repartido entre os mecânicos, a Condessa D’Eu, espectadora assídua das experiências do inventor, e alguns amigos.
Conquanto o dia 19 fosse um domingo, Santos Dumont não descansou. Diante de mais de cinco mil parisienses vindos a Saint-Cyr certos de assistirem a belos vôos, o aviador fez duas demonstrações, uma de 8 minutos e outra de 3, quando o carburador da avioneta começou a falhar e ele julgou prudente parar as exibições. Teve tempo, porém, de repetir a proeza do dia anterior, largando os comandos e mantendo os braços afastados por boa parte do vôo.

A Demoiselle VII não voou. Capotou no dia 23 de novembro de 1909 em Issy-les-Moulineaux, ao tentar decolar com motor Clément-Bayard de 40 cavalos-vapor. Em 4 de janeiro de 1910, o aviador sofreu outro acidente: no vôo de estréia da Demoiselle VIII, uma das asas se rompeu, e o avião caiu de 30 metros de altura. Santos Dumont surpreendentemente não teve mais que um machucado na cabeça, mas o episódio marcou o fim de sua carreira aeronáutica como piloto.

Em 1913 ele chegou a esboçar um retorno ao campo de provas, encomendando aos construtores Morane e Saulnier uma Demoiselle nova, muito mais sólida e robusta que as precedentes, com motor de 50 cavalos-vapor; não se tem notícia, porém, de que ele haja feito vôos nesse aparelho.
(Wikipédia)


Neste texto da Wikipédia o autor dá números aos Demoiselles, mas Santos Dumont enumerava suas aeronaves da seguinte maneira:

Do no. 1 ao no. 14 eram balões, o primeiro avião foi o no.14bis, que chegou a ser pendurado no balão no. 14 para testes, (daí o nome 14bis, era uma dupla, balão mais avião). Com exceções dos numeros 11, que foi um aeroplano não completado e do 12 que foi um helicóptero também não completado.
O no. 15 foi um aeroplano (não sei se voou, era um misto de 14bis com Demoiselle, o no.16 era um híbrido de balão com avião, o no.17 outro avião e o no. 18 um hidroplano.
Então, os números 19 e 20 eram Demoiselles, o 19 aquele mais leve com 3 rodinhas na frente e um só bambu, e o 20 (3 bambus) que S=D deixou publicar na Popular Mechanics, que é o que eu estou fazendo e foi fabricado por várias fabricas e particulares, dizem que mais de 200 ao redor do mundo.
Tiveram também os no. 21 e no. 22 que eram variações do no. 20.
Estas informações tirei do livro publicado por Guto Lacaz e Adélia Borges, “SANTOS = DUMONT, designer”.

No. 19
[URL=http://img7.imageshack.us/i/494083756d8f7a7a722.jpg/][img:f45f28b626]http://img7.imageshack.us/img7/7929/494083756d8f7a7a722.jpg[/img:f45f28b626][/URL]

No.20 (ou no. 21 ou no. 22?)
[URL=http://img7.imageshack.us/i/183016297363bdf13b8.jpg/][img:f45f28b626]http://img7.imageshack.us/img7/5059/183016297363bdf13b8.jpg[/img:f45f28b626][/URL]

Enviado: Qui Fev 04, 2010 11:33 pm
por marinho
Só pra adicionar um pouquinho:

A Demoiselle pilotada por Roland Garros, é o mesmo avião fabricado por S=D. Ele o vendeu a Garros quando se retirou de Paris para tratar da saúde. Garros, adicionou os esquis dianteiros e corrigiu o crítico centro de gravidade da aeronave além de algumas outras alterações que agora não me recordo!

Enviado: Qui Fev 04, 2010 11:47 pm
por alexcmag
Depois de ler este tópico inteiro, usando uma velha premissa premissa de Sherlock Holmes (contemporâneo de Santos Dumont), "Se você eliminar o impossível, o que sobrou ainda que improvável, deve ser verdade", e pensar que se achar bambu "na escala" já é difícil, fazer nervura treliçada beira o impossível, a conclusões improváveis, mas que uma delas deve ser verdadeira, são:

1) Não é um modelo escala, é um avião 1:1 e ele tirou as fotos do alto, por isto ele conseguiu achar os componentes na escala para fazer o avião. Os objetos que aparecem nas fotos são ampliados digitalmente e aplicados em uma imagem com fundo azul
2) As imagens são geradas por computador (por isto tudo é muito liso e sem rebarbas)
3) Ele conseguiu acesso à máquina de encolher do filme "Monstros vs Alienígenas"
4) Ele é na verdade um relojoeiro suíço, não um aeromodelista, e está fazendo este modelo apenas para promover um novo modelo de relógio de pulso. O vídeo em stop-motion será postado no YouTube e será feita uma campanha de marketing viral para divulgá-lo e atrair vendas para o novo relógio.

Enviado: Qui Fev 04, 2010 11:54 pm
por Pedro Prado
[quote:2dcb9eacb4="marinho"]Só pra adicionar um pouquinho:

A Demoiselle pilotada por Roland Garros, é o mesmo avião fabricado por S=D. Ele o vendeu a Garros quando se retirou de Paris para tratar da saúde. Garros, adicionou os esquis dianteiros e corrigiu o crítico centro de gravidade da aeronave além de algumas outras alterações que agora não me recordo![/quote:2dcb9eacb4]

Oi Marinho, tudo bem? Valeu! Obrigado por suas observações, por favor, coloque mais sobre S=D e suas Demoiselles, me ajuda aqui! Abs. Pedro

Enviado: Sex Fev 05, 2010 12:03 am
por Pedro Prado
[quote:53035b848a="alexcmag"]Depois de ler este tópico inteiro, usando uma velha premissa premissa de Sherlock Holmes (contemporâneo de Santos Dumont), "Se você eliminar o impossível, o que sobrou ainda que improvável, deve ser verdade", e pensar que se achar bambu "na escala" já é difícil, fazer nervura treliçada beira o impossível, a conclusões improváveis, mas que uma delas deve ser verdadeira, são:

1) Não é um modelo escala, é um avião 1:1 e ele tirou as fotos do alto, por isto ele conseguiu achar os componentes na escala para fazer o avião. Os objetos que aparecem nas fotos são ampliados digitalmente e aplicados em uma imagem com fundo azul
2) As imagens são geradas por computador (por isto tudo é muito liso e sem rebarbas)
3) Ele conseguiu acesso à máquina de encolher do filme "Monstros vs Alienígenas"
4) Ele é na verdade um relojoeiro suíço, não um aeromodelista, e está fazendo este modelo apenas para promover um novo modelo de relógio de pulso. O vídeo em stop-motion será postado no YouTube e será feita uma campanha de marketing viral para divulgá-lo e atrair vendas para o novo relógio.[/quote:53035b848a]

Hahahahahaha! Nota dez em criatividade! Acho que nem Sherlock Holmes seria capaz de tanta imaginação. Valeu! :lol: :lol: :lol: :lol: Abs. Pedro

Enviado: Sex Fev 05, 2010 12:29 am
por Pedro Prado
[URL=http://img62.imageshack.us/i/cartadesd.jpg/][img:bcb934cfb5]http://img62.imageshack.us/img62/6462/cartadesd.jpg[/img:bcb934cfb5][/URL]
A "Demoiselle" media 10 metros quadrados de superfície de azas; era 8 vezes menor que o 14 bis! Com ella, durante um anno, fiz vôos todas as tardes e fui, mesmo, em certa occasião, visitar um amigo em seu castello.
Como era um aeroplano pequenino e transparente, deram-lhe o nome de "Libelule" ou "Demoiselle".
Este foi, de todos os meus apparelhos, o que conseguiu maior popularidade.
Santos = Dumont

Enviado: Sex Fev 05, 2010 9:02 am
por Rafael Ritter
O pessoal anda colocando uns posts tão inspirados aqui no e-voo ultimamente que fazia tempo que nao entrava aqui apenas para questões práticas. Este post, em especial, tem sido uma fonte de conhecimento e prazer.

Enviado: Sex Fev 05, 2010 7:05 pm
por Pedro Prado
[quote:5123d4c484="xgregg"]O pessoal anda colocando uns posts tão inspirados aqui no e-voo ultimamente que fazia tempo que nao entrava aqui apenas para questões práticas. Este post, em especial, tem sido uma fonte de conhecimento e prazer.[/quote:5123d4c484]

Oi Xgregg, tudo bem? Então, estou colocando algumas coisas sobre as Demoiselles para ilustrar um pouco o aeromodelo, por se tratar de um modelo em escala, e também para o tópico não ficar chato.

Estes filminhos me parecem que são os dois únicos que existem (pelo menos na Internet) sobre as Demoiselles, no primeiro

http://www.youtube.com/watch?v=beLcrOkLm8o

dá para notar que é exatamente o mesmo aeroplano que estou fazendo, notem a asa reta sem diedro arqueada no centro e o motor também é igual, seria o último que S=D fez, o no.22. No segundo filme

http://www.youtube.com/watch?v=T243CHZDodw&feature=related

deve ser um modelo anterior, no. 20 ou 21, nota-se a asa reta com bastante diedro.

Me desculpem, mas como sou louco por aviação, principalmente a do início do século XX, adoro estudar estes pequenos detalhes técnicos, dou sempre preferência a tudo que é Brasileiro... S=D, Senta-Pua e etc.

Espero que você e todos gostem destes dois filminhos, notem que a velocidade das Demoiselles, [u:5123d4c484]não é pouca não![/u:5123d4c484] Abs. Pedro

Enviado: Sex Fev 05, 2010 10:51 pm
por david loos
legal a história!

eu só fiquei aqui tentando entender onde que os pilotos, ou no caso S=D, ficavam sentados, vou pesquisar aqui e ver se encontro alguma coisa para tentar postar as fotos...

na foto parace ser um assento comum e um encosto bem simples,o mais estranho que nem era do tipo concha, era literalmente uma cadeirinha de pano....

e o que acho mais interessante, o sistema de comandos dele, com duas alavancas... não consegui entender ainda o sistema do motor ( de mecânica não entendo nada...) o modelo escala era 3 "canais" ?

abraço!

Enviado: Sex Fev 05, 2010 10:58 pm
por david loos
http://www.lcrcc.net/images/Electric/Tom_Demoiselle-2.jpg

no primeiro link uma "réplica" ou melhor, comparado com seu modelo é um brinquedo hehe só no detalhe do assento, de como alguns demoiselles eram (modelos mais "sofisticados")

e nesse link abaixo dá de ver uma troxinha de pano, sem encosto, usado no original!

http://www.fazendaroyal.com.br/apostila/demoiselle.jpg

abraço