Supermarine Spitfire MK I

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Olá Pessoal,
Agora estou com dúvidas na fixação das rodas no trem de pouso.
Nos trens de pouso fixos, o próprio arame costuma servir de eixo, mas no caso dos retráteis acredito que tenha uma forma mais precisa de se fixar a roda ao mecanismo.
Já vi alguns eixos que são acoplados ao arame do trem, porém possuem amortecimento e são bem caros.
Alguem tem alguma ideia de dispositivo para fazer esta fixação? Dá para fazer em casa?
Vi alguns modelos de fixação, mas não encontrei nas lojas para vender separadamente. (fotos abaixo)
Abs
Mac2
Anexos
Lpmma5238.jpg
Lpmma5238.jpg (10.06 KiB) Exibido 8002 vezes
gws_rgmm_01.jpg
gws_rgmm_01.jpg (17.88 KiB) Exibido 8003 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

vc pode usar um retentor de roda com um parafuso grande e passar pela roda ou um salva helice.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:ce202b0702="eing20ver"]vc pode usar um retentor de roda com um parafuso grande e passar pela roda ou um salva helice.[/quote:ce202b0702]
Olá eing20ver
Seria como no exemplo da segunda foto acima? Utilizaria o parafuso mais comprido como eixo da roda?
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:9d1465238d="Mac2"][quote:9d1465238d="eing20ver"]vc pode usar um retentor de roda com um parafuso grande e passar pela roda ou um salva helice.[/quote:9d1465238d]
Olá eing20ver
Seria como no exemplo da segunda foto acima? Utilizaria o parafuso mais comprido como eixo da roda?
Abs
Mac2[/quote:9d1465238d]
Sim.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Eing20ver,
Obrigado pela dica.
Agora vamos ao teste de força para acionamento do trem de pouso (abrir e fechar):
Utilizei uma balança de tração com precisão mínima de +/- 10g, e uma base amostral de 12 tentativas, sendo 6 em cada um dos mecanismos, cheguei a uma média de 350g de força para acionamento (temos a força da gravidade atuando a favor do movimento) e 535g para recolhimento (com a gravidade atuando contra o movimento).
Pergunta:
Qual servo deverei usar, considerando que serão dois servos, um para mecanismo do trem de pouso (direito e esquerdo)???
Abs
Mac2
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,
O tipo de servo para trem de pouso deve ser diferente do tipo de servo para comandos de leme/profundor/aileron? Pelo que andei lendo, se eu colocar um servo comum no trem de pouso, ele sempre estará acionado, pois a posição de descanso dele é no meio do curso e com isso estará consumindo bateria e desgastando os mecanismos do servo. Sei que existe um servo próprio para trem de pouso retrátil, o CS-63 da Hobbico com curso de 180 graus, mas ele é muito grande para uma asa de 94 cm de envergadura.
Existem servos pequenos (5g) com estas características?
Abs
Mac2
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,
Ainda no assunto Trem de Pouso Retrátil (essa maldita perna torta deste Spitifire está me deixando careca). Vi uma forma de lincagem, no mínimo polêmica. O cara usava um único servo, porém o arame de lincagem era mais rígido e passava por cima do mecanismo do trem, sem o uso de alavancas ou qualquer artifícios para que o trem fechasse para o lado de fora da asa.
Abaixo anexo as tres opções possíveis que achei até agora. Gostaria da opinião de vocês.
Could someone help me?
Abs
Mac2
Anexos
esta é a opção polêmica que achei. O arame de lincagem passava por cima do mecanismo.
esta é a opção polêmica que achei. O arame de lincagem passava por cima do mecanismo.
trem Retratil - Opção.jpg (11.23 KiB) Exibido 7790 vezes
Opções que eu havia estudado e ainda não havia chegado a uma conclusão
Opções que eu havia estudado e ainda não havia chegado a uma conclusão
trem de Pouso.jpg (22.98 KiB) Exibido 7790 vezes
Detalhe do trem retrátil que não é reversível.
Detalhe do trem retrátil que não é reversível.
Trem retrátil.jpg (25.86 KiB) Exibido 7790 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tem alguma coisa que te impeça de colocar o trem da esquerda na direita e vice versa?
Acho que só isso já basta para você resolver o seu problema.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:efe1ec79e1="LaercioLMB"]Tem alguma coisa que te impeça de colocar o trem da esquerda na direita e vice versa?
Acho que só isso já basta para você resolver o seu problema.[/quote:efe1ec79e1]
Laercio,
Os mecanismos são iguais e não possuem lado. A única inversão que ocorre quando troco os lados é da volta na haste. Veja primeira figura do último post. é o mesmo mecanismo.
Para que isto funcionasse, eu teria que inverter o sentido de abertura/fechamento do trem e montá-lo como no Tucano que o trem é recolhido para o centro do avião, contrário ao do Spit.
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Peguei um par de trens retráteis aqui e entendi o que falou, se eu tivesse pego esses trens antes não teria feito essa pergunta idiota.
Para o seu caso resta usar dois servos mesmo pois fazer braços estará sujeito a falhas de funcionamento.
O mais garantido mesmo é usar um servo para cada trem de pouso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder